Calendário ISO-8601 baseado em semana

O Calendário ISO-8601 baseado em semana é um padrão internacional para dados relacionados a datas. O objetivo do calendário ISO-8601 é fornecer um método consistente e simples para representar e calcular datas. Os calendários ISO-8601 dividem datas em Anos, Trimestres, Semanas e Dias da semana. Diferente do calendário gregoriano, os calendários ISO-8601 têm um número consistente de semanas em cada trimestre e um número consistente de dias a cada semana, tornando o calendário ISO-8601 popular ao calcular datas de varejo e financeiras.

Definir ISO-8601 como calendário padrão

Para definir o calendário ISO 8601 para uma fonte de dados, siga essas etapas:

  1. Clique com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control no Mac) na fonte de dados do painel Dados para abrir a caixa de diálogo Propriedades dos dados.

  2. Defina o campo Calendário padrão como ISO-8601 baseado em semana .

Você pode definir o tipo de calendário separadamente para cada campo de data na divisória. Na divisória, clique com o botão direito do mouse em uma dimensão de data (Ctrl+clique no Mac) e selecione ISO-8601 baseado em semana.

Um determinado nível de uma dimensão de data ser afetado ou não pelo uso do Calendário fiscal depende do caso específico.

Nível de data gregoriano Nível de data ISO-8601 Diferenças entre calendários ISO-8601 e gregoriano padrão
Ano ISOYEAR Os anos no ISO-8601 sempre começam na primeira segunda próxima a 1º de janeiro. Isso pode significar que o ano não começa até 4 de janeiro, em alguns casos, ou pode iniciar no final de dezembro em outros. Os calendários gregoriano sempre começam o ano no 1º de janeiro. Isso pode causar alguma discrepância nos anos entre os dois sistemas de calendário quando muito perto do início de janeiro.
Trimestre ISOQUARTER

Os três primeiros trimestres no ISO-8601 sempre têm 13 semanas, com o último trimestre com 13 ou 14 semanas, dependendo do início do próximo ano de ISO-8601.

Mês   O calendário ISO-8601 baseado em semana não usa meses. Muitos sistemas financeiros e de varejo dividem os trimestres do ISO-8601 em três segmentos de 4-4-5 semanas, embora outros sistemas de segmento também existam.
Número da semana ISOWEEK

Todas as semanas no calendário ISO-8601 baseado em semana têm exatamente 7 dias, começam em uma segunda-feira e cada semana pertence ao ano único. Diferente do calendário gregoriano, não há semanas que se estendem entre anos. Cada ano ISO-8601 é um ano longo ou curto, com 52 ou 53 semanas, dependendo do início do ano ISO-8601.

Dia   O calendário ISO-8601 baseado em semana não usa dias.
Dia da semana ISOWEEKDAY Os dias da semana do ISO-8601 sempre começam na segunda-feira.

Funções de data compatíveis com o ISO-8601

Quando uma dimensão de data estiver usando o calendário ISO-8601 baseado em semana, as seguintes funções de data refletirão o calendário ISO-8601 baseado em semana.

DATEADD e DATEDIFF

Se os cálculos DATEADD e DATEDIFF forem chamados com um valor de data não ISO-8601 (como day ou month), o campo resultante vai truncar uma data ISO-8601 para o nível ISO mais próximo. Por exemplo, adicionar um mês a uma data ISO-8601 será refletido na alteração iso-week.

DATENAME

Ao usar DATENAME, o cálculo resultante retornará datas do calendário gregoriano, a menos que você use as partes de data iso-year, iso-quarter, iso-week ou iso-weekday .

DATEPART

Ao usar DATEPART, o cálculo resultante retornará datas do calendário gregoriano, a menos que você use as partes de data iso-year, iso-quarter, iso-week ou iso-weekday .

DATETRUNC

O cálculo DATETRUNC vai truncar uma data ISO-8601 para o nível ISO mais próximo. Por exemplo, como você pode ver na imagem abaixo, mesmo que o ISO-8601 não use Meses, truncar a data ISO em 'mês' exibirá a primeira iso-week do mês gregoriano.

Criar um calendário 4-4-5 com funções de data ISO-8601

O calendário ISO-8601 baseado em semana não usa meses. Muitos sistemas financeiros e de varejo dividem os trimestres do ISO-8601 em três segmentos de 4-4-5 semanas, embora outros sistemas de segmento também existam.

Siga estas etapas para saber como implementar um calendário 4-4-5 no Tableau Desktop.

Etapa 1: configurar a visualização

  1. Abra o Tableau Desktop e conecte-se à fonte de dados Sample-Superstore salva.

  2. Definir ISO-8601 como calendário padrão.

  3. Navegue até uma nova planilha.

  4. No painel Dados, em Dimensões, arraste Data do pedido até a divisória Linhas.

  5. Na divisória Linhas, clique no ícone '+' em ISOYEAR(Data do pedido).

    ISOQUARTER(Data do pedido) é adicionado à divisória.

  6. No painel Dados, em Medidas, arraste Vendas até a divisória Linhas.

Etapa 2: encontre o número de semanas em cada trimestre

Em um calendário de segmento 4-4-5, cada trimestre é dividido em 3 segmentos com 4 ou 5 semanas. Precisamos descobrir quantas semanas estão em cada trimestre para dividí-las em segmentos.

  1. Selecione Análise > Criar campo calculado.

  2. Nomeie o campo calculado como Semanas no trimestre

  3. Digite o seguinte cálculo na caixa de diálogo de cálculo

    DATEPART('iso-quarter', [Order Date])*13 - DATEPART('iso-week', [Order Date])

Etapa 3: crie o cálculo de calendário 4-4-5

  1. Selecione Análise > Criar campo calculado.

  2. Nomeie o campo calculado como Segmento 4-4-5

  3. Digite o seguinte cálculo na caixa de diálogo de cálculo

    IF([Weeks in Quarter] > 8) THEN "1" ELSEIF ([Weeks in Quarter] > 4) THEN "2" ELSE "3" END

  4. Do painel Dados, arraste o campo calculado Segmento 4-4-5 até a divisória Linhas.

Consulte também

Datas e horas(O link abre em nova janela)

Funções de data(O link abre em nova janela)

 

Agradecemos seu feedback!