Converter um campo em um campo de data

Cada banco de dados armazena campos de dados de formas um pouco diferentes. O Tableau faz o melhor para interpretar os campos de dados, mas certas vezes um campo pode ser importado para o Tableau como uma cadeia de caracteres de texto ou um campo numérico. Se isso acontecer, há algumas etapas para solucionar o problema.

Verificar campos de data

Um campo de data pode aparecer como uma sequência de caracteres
na página Fonte de dados

 

Ou como uma cadeia de caracteres no painel Dados

 

Quando as datas forem interpretadas como cadeias de caracteres, você perderá todos os recursos e conveniências de trabalhar com campos de dados, como detalhamento, usar cálculos de data e alternar entre medidas Contínua e Discreta.

Se suas datas não forem interpretadas corretamente, siga as etapas a seguir na ordem:

  1. Alterar o tipo de dados do campo

  2. Criar um cálculo usando a função DATEPARSE

  3. Criar um cálculo com a função DATE

Alterar o tipo de dados do campo

A primeira etapa para solucionar um problema de interpretação do campo de data é certificar-se de que o tipo de dados esteja definido como Data ou Data e hora.

  1. No painel Fonte de dados ou Dados, clique no ícone de tipo de dados e altere o tipo para Data ou Data e hora

  2. Analise os dados na exibição ou no painel Fonte de dados. Caso veja muitos valores Nulos, retorne o tipo de dados para Cadeia de caracteres e prossiga para Criar um cálculo usando a função DATEPARSE para corrigir o problema.

    Valores nulos exibidos na tela Fonte de dados.

Criar um cálculo usando a função DATEPARSE

As datas são armazenadas em uma matriz quase infinita de formatos. Alguns campos de data têm anos antes de meses, outros separam as partes da data com períodos e outros usam uma combinação de formatos. Quando o Tableau não consegue interpretar um campo de data, pode ser devido ao fato de que determinado formato não pode ser traduzido.

A função DATEPARSE permite definir que partes do campo são as partes de uma data. Em suma, você está criando um mapa que o Tableau pode usar para traduzir a cadeia de caracteres para um campo de data. Este mapa é chamado de formato.

Observação: essa função está disponível para os seguintes conectores: conexões não herdadas de arquivos de texto e do Excel, Amazon EMR, Hadoop Hive, Cloudera Hadoop, Planilhas Google, Hortonworks Hadoop Hive, MapR Hadoop Hive, MySQL, Oracle, PostgreSQL e extrações do Tableau. Alguns formatos talvez não estejam disponíveis para todas as conexões.

Observação: o DATEPARSE não é compatível nas variantes Hive. Apenas Denodo, Drill e Snowflake são compatíveis.

Criar um cálculo DATEPARSE

  1. Analise o formato atual do seu campo de data. Observe onde meses, anos, horas e dias estão exibidos no campo. Essa informação será necessária para a função DATEPARSE.

    A. Dia do mês

    B. Mês

    C. Ano

    D. Hora, minuto, segundo, milissegundo, período

  2. Clique com o botão direito do mouse no painel Dimensões e selecione Criar > Campo calculado.

  3. Na caixa de diálogo, escreva a função DATEPARSE. A função DATEPARSE tem duas partes: o formato e a cadeia de caracteres. A cadeia de caracteres é o campo que deseja converter, e deve ser um tipo de dado de cadeia de caracteres.

    A. Formato

    B. Cadeia de caracteres

    O formato é o guia que o Tableau usará para interpretar a cadeia de caracteres como uma data. Cada parte de uma cadeia de caracteres de data ou hora possui um símbolo correspondente, como mostrado na tabela abaixo. O formato deve duplicar exatamente a forma que a data é exibida. Por exemplo, se um código de ano único ("Y") for usado quando a cadeia de caracteres tiver um código de ano de dois dígitos ("97"), o cálculo pode retornar valores nulos.

    Observação: a exceção ao formato duplicar exatamente a cadeia de caracteres exibida é que as partes de forma longa ("Setembro") podem ser formatadas com quatro símbolos ("Setembro" = "MMMM").

    O formato deve incluir todos os espaços, hifens e outros símbolos não alfanuméricos para interpretar a cadeia de caracteres corretamente.

    Símbolos do campo de data

    Parte da data Símbolo Amostra de cadeia de caracteres Amostra de formato
    Ano y 97, 2017 yy, y ou yyyy
    Ano da "Semana do ano" Y 1997 Y
    Fuso horário Z, z -0800, PST-08:00, PST Z, ZZZZ, zzz
    Mês M 9, 09, set, setembro M, MM, MMM, MMMM
    Semana do ano (1-52) w 8, 27 w, ww
    Trimestre do ano Q Q2, segundo trimestre QQQ, QQQQ
    Dia da semana E Seg, segunda-feira EEE
    Dia do mês d 1, 15 d, dd
    Dia do ano (1-365) D 23, 143 D, DD, DDD
    Período (marcador am/pm) a AM, am, PM aa, aaaa
    Hora (1-12), Hora (0-23) h, H 1, 10, 16 h, hh, HH
    Minuto m 8, 59 m, mm
    Segundo em um minuto s 5, 05 s, ss
    Segundo fracionado S 2, 23, 235, 2350 S, SS, SSS, SSSS
    Milissegundos durante o dia A 34532 AAAAA

    Para obter uma lista completa de símbolos de data, consulte Visão geral da formatação de data e nos Componentes internacionais(O link abre em nova janela) de uma página Unicode.

    Observação: Alguns formatos de data não são compatíveis com todos os tipos de bancos de dados e arquivos.

  4. Verifique seu formato em comparação com a cadeia de caracteres exibida no Tableau. Se os símbolos e a formatação estiverem corretos, selecione OK para criar um novo campo calculado. O campo calculado agirá como um campo de data em sua exibição.

Extrações hyper

Para fontes de dados de extração .hyper, os símbolos são definidos pelo Consórcio Unicode. Para obter mais informações, acesse Sintaxe de formato na função DATEPARSE para fontes de dados de extração para ver um subconjunto de tipos de campo e de símbolos que podem ser usados com a função DATEPARSE em extrações .hyper.

Considerações locais

A função DATEPARSE depende do idioma especificado pelas configurações do computador para interpretar e exibir as cadeias de caracteres que você deseja converter. Mais especificamente, o arquivo de registro será afetado se um determinado formato puder ser reconhecido. Isto significa que, se um formato não é suportado pelo idioma, você poderá ver um valor nulo ou nenhum valor retornado. Por exemplo, suponha que você tenha a seguinte cadeia de caracteres em seus dados:

12Sep2016:9:8:8.6546

Os valores retornados da função DATEPARSE para essa cadeia de caracteres são diferentes de acordo com o arquivo de registro. No arquivo de registro em inglês você terá um certo valor, mas para o arquivo de registro em japonês não terá nenhum valor. Neste caso, nenhum valor é retornado porque o arquivo de registro em japonês não reconhece o mês "setembro".

Valor de data/hora

Em inglês Em japonês
#9/12/2016 9:08:09 AM# -

Como acontece com todas as datas, após ter usado a função DATEPARSE para converter uma cadeia de caracteres para um tipo de data e hora, por padrão o Tableau exibirá o valor de data e hora no formato padrão do seu arquivo de registro. Se o idioma for alterado, o resultado da função DATEPARSE poderá exibir o novo valor de data/hora em um formato diferente.

Observação: Devido a uma limitação do Jet, a função DATEPARSE não pode identificar corretamente as informações de idioma especificadas pelas configurações do computador em extrações criadas a partir de fontes de dados do Access. Para solucionar esse problema, exporte os dados do Access para o Excel.

Criar um cálculo com a função DATE

Se a função DATEPARSE não estiver disponível para os dados com os quais você está trabalhando ou o campo que está tentando converter for um tipo de dados de número, você poderá usar a função DATE.

A função DATE converte um número, uma cadeia de caracteres ou uma expressão de data em um tipo de data. Quando você cria um cálculo que usa a função DATE, o Tableau cria um novo campo na sua fonte de dados do Tableau que permite interagir com os dados de data como uma data. Para produzir com êxito os valores de data de um número, uma cadeia de caracteres ou uma expressão de data usando a função DATE, o Tableau precisa interpretar os componentes da cadeia de caracteres em partes de data. Depois que os componentes da data são identificados, o Tableau usa o idioma do computador para determinar o formato padrão da data.

Por exemplo, suponha que a tabela com a qual está trabalhando contenha uma coluna de dados de data chamada "Data original". A coluna "Data original" é um tipo de cadeia de caracteres.

Data original
03Jan2017
05Jan2017
07Mar2017
19Mar2017
30Apr2017

Nesse caso, você pode criar um campo calculad chamado "Nova data" que usa uma expressão em uma função DATE para converter os valores da cadeia de caracteres no "Data original" em valores de data.

Para este exemplo, a expressão de data consiste na função LEFT para isolar o componente de dia, na função MID para isolar o componente de mês e na função RIGHT para isolar o componente de ano.

DATE (LEFT([Original Date], 2) + "/" + MID([Original Date],3,3) + "/" + RIGHT([Original Date],4))

O usuário "Nova data" gera a seguinte coluna:

Nova data

1/3/2017
1/5/2017
3/7/2017
3/19/2017
4/30/2017

Nesse exemplo, os valores da nova data estão baseados em uma localidade de domínio do inglês e formatação padrão.

Consulte também

Formatos de data personalizados(O link abre em nova janela)

Formatos de data com semanas e anos ISO-8601(O link abre em nova janela)

Funções de data(O link abre em nova janela)

Todas as funções (por Categoria): data(O link abre em nova janela)

A função STR() ignora a data padrão e o formato de número(O link abre em nova janela) (base de dados de conhecimento do Tableau)

Agradecemos seu feedback!