Substituir fontes de dados

Haverá momentos em que você desejará atualizar uma pasta de trabalho ou planilha para usar uma fonte de dados diferente. Em vez de recriar sua pasta de trabalho usando uma nova fonte de dados, você pode substituir a fonte de dados.

Dica: todas as planilhas que utilizam a fonte de dados serão atualizadas quando uma fonte de dados for substituída. Se você deseja substituir a fonte de dados por uma única planilha, você precisará usar uma solução alternativa. (1) Copie a planilha para uma nova pasta de trabalho e exclua-a da pasta de trabalho antiga. (2) Na nova pasta de trabalho, substitua a fonte de dados. (2) Copie a planilha de volta para a pasta de trabalho original. A fonte de dados e todos os itens relevantes para a planilha, como parâmetros e conjuntos, também serão copiados. Para obter mais informações, consulte Copiar e colar planilhas entre pastas de trabalho.

A substituição de uma fonte de dados não mescla ou edita as fontes de dados. Em vez disso, a substituição de uma fonte de dados apenas redireciona campos usados na planilha a serem mapeados para campos correspondentes na nova fonte de dados. Todos os campos que o usuário cria na fonte de dados original (por exemplo, campos calculados, grupos, conjuntos etc.), que são incluídos na exibição, são copiados com êxito para a nova fonte de dados. Os campos que não estão incluídos na exibição e que não existem na nova fonte de dados não são copiados e serão automaticamente copiados e colados na nova fonte de dados, antes de substituir a anterior. As estruturas das pastas também não serão copiadas.

As duas fontes de dados não precisam ser idênticas, no entanto, as diferenças afetarão as planilhas na pasta de trabalho e os campos na exibição. Mais especificamente, qualquer campo, grupo, conjunto e campo calculado que não existir na nova fonte de dados (ou tiver um nome diferente) será removido do painel Dados. Para obter informações sobre como substituir referências de campo para corrigir campos inválidos, consulte Editar fontes de dados.

 

  1. Abra uma pasta de trabalho que se conecta à fonte de dados original.

  2. Selecione Dados > Nova fonte de dados e conecte-se à nova fonte de dados.

  3. Na página da fonte de dados, arraste uma tabela para a tela e configure a fonte de dados (se não for feito de forma automática).

  4. Vá para a guia de planilha e selecione Dados > Substituir fonte de dados.

    Observação: Você deve deixar ao menos um campo na exibição para que a opção Substituir Fonte de dados fique disponível.

  5. Na caixa de diálogo Substituir fonte de dados, selecione a fonte de dados Atual e a fonte de dados Substituição.

  6. Ao terminar, clique em OK.

Todas as planilhas, painéis e histórias que usavam a conexão original são atualizados para usar a nova fonte de dados. Clique em Desfazer na barra de ferramentas para reverter a alteração e retornar à fonte de dados original.

Você pode substituir uma fonte de dados por outra quando ambas forem relacionais ou cubos (multidimensionais). No Tableau, as fontes de dados cubo são compatíveis apenas com o Windows.

Fontes de dados publicadas

Quando você publica uma fonte de dados de uma pasta de trabalho, a pasta de trabalho atual no Tableau Desktop é automaticamente conectada à fonte de dados publicada, e automaticamente fecha a fonte de dados local. Por isso, não é necessário substituir a fonte de dados quando você publica outra. Para obter mais informações, consulte Publicar uma fonte de dados.

Além disso, a substituição de uma fonte de dados não está disponível atualmente para a criação na Web no Tableau Online ou no Tableau Server.

Agradecemos seu feedback!