A linha de comando do instalador do Tableau aceita dois tipos de valores: opções e propriedades. As opções são uma lista de sinalizadores que controlam o comportamento da linha de comando. As propriedades fornecem a ação ou lista de ações que você deseja implementar.

Opções do instalador

Você pode especificar uma ou mais opções como parte da linha de comando: Observe o seguinte sobre as opções:

  • Cada opção é prefixada com uma barra (/).

  • As opções devem estar antes das propriedades.

Opção Descrição
quiet Executa o instalador sem mensagens (de status ou de progresso de instalação) e sem precisar de interação do usuário. O produto não é iniciado depois que a instalação é concluída.
passive Executa o instalador e exibe as caixas de diálogo e o status de instalação. Porém, não solicita informações do usuário. O produto é inicializado depois que a instalação é concluída.
norestart Suprime qualquer tentativa de reiniciar. Como padrão, o instalador avisará a você antes da reinicialização, a menos que seja executado em modo silencioso.
log "logfile.txt" Registra informações de instalação no caminho e arquivo especificados. Especifique o caminho e o nome de arquivo, por exemplo,/log "c:\logs\logfile.txt". O arquivo de registro padrão é o diretório %TEMP% do sistema.
repair Executa o instalador para reparar a instalação existente do Tableau.
uninstall Desinstale uma instalação existente do Tableau.
h Opções de listas de ajuda e propriedades do instalador.

Propriedades do instalador

Você pode incluir uma ou mais propriedades na linha de comando para o instalador. Observe o seguinte sobre essas propriedades:

  • Elas não podem ser usadas para atualizar configurações após a instalação inicial.

  • Os nomes da propriedade e os valores diferenciam letras maiúsculas de minúsculas.

  • Não há espaços em ambas as extremidades do sinal de igual.

  • Cada conjunto de propriedade está delimitado por um espaço.

  • Algumas propriedades são específicas de cada versão.

Propriedade Descrição Versão do produto Valor
ACCEPTEULA Aceita o Contrato de licença do usuário final (EULA). Se você não definir esta opção para 1, o Tableau não pode ser instalado com o modo silencioso ou passivo. Desktop: 10.1 e posterior

Prep: todas as versões

Reader: todas as versões

Public: todas as versões

1=Aceitar
0=Não aceitar (padrão)
ACTIVATE_KEY Ativar o Tableau Desktop ou Tableau Prep Builder usando a linha de comando. Você precisará da sua chave do produto, a menos que esteja ativando em um ambiente que usa gerenciamento de licenças baseadas em logon. Adicione uma única linha de comando que inclua a ACTIVATE_KEY="<key>" de opção do instalador. O instalador executa o -activate para aplicar a chave do produto.

Para obter mais informações, consulte Ativar o Tableau Desktop e o Tableau Prep Builder.

Desktop: 10.5 e posterior

Prep: 2018.1.2 e posterior

Reader: não disponível

Public: não disponível

Chave do produto inserida usando aspas.
ACTIVATIONSERVER Define a URL padrão do Tableau Server que você deseja que os usuários usem para ativação ao usar o gerenciamento de licenças baseadas em logon.

Para obter mais informações, consulte Gerenciamento de licença com base em logon(O link abre em nova janela).

Desktop: 2019.3 e posterior

Prep: 2020.4.1 e posterior

Reader: não disponível

Public: não disponível

A URL do Tableau Server que autorizará os usuários.
ATRENABLED Habilitar suporte ao desktop virtual É necessário habilitar essa opção durante a instalação ou ao editar o registro se quiser usar a desativação automática de licenças para suporte de desktop virtual.

Para obter mais informações, consulte Configurar suporte de desktop virtual(O link abre em nova janela).

Desktop: 10.5 e posterior

Prep: 2018.2.1 e posterior

Reader: não disponível

Public: não disponível

1=Habilitado (padrão)
0=Não habilitado
ATRREQUESTEDDURATIONSECONDS Defina o intervalo de tempo em que o Tableau Desktop ou o Tableau Prep Builder pode ser executado sem entrar em contato com o serviço ATR antes que sua licença seja automaticamente desativada. O padrão é de 1209600 segundos (14 dias). Isso só se aplica se ATREnabled estiver definida.

Não é necessário definir esta opção ao optar por usar o padrão de 14 dias. Para alterar o intervalo, especifique um novo intervalo em segundos por meio desta opção. Por exemplo, o seguinte comando instala o Tableau Desktop, configura-o para desativação automática de licença e define a duração como 14400 segundos (4 horas):

tableau-setup-std-x64.exe /quiet ACCEPTEULA=1 ATRENABLED=1 ATRREQUESTEDDURATIONSECONDS=14400

Desktop: 10.5 e posterior

Prep: 2018.2.1 e posterior

Reader: não disponível

Public: não disponível

Um valor inteiro, em segundos. A mínima é de 14400 segundos (4 horas) e a máxima é de 15552000 segundos (seis meses).

 

AUTOSAVE Configure o Tableau para salvar seu trabalho automaticamente. Se o Tableau for fechado de forma inesperada, os usuários poderão abrir uma versão recuperada do arquivo da pasta de trabalho (.twbr) ou do arquivo do fluxo (.tflr).

Tableau Desktop: se você selecionar AUTOSAVE=0, a opção para alterar a configuração Salvamento automático no menu Ajuda será desativada para usuários.

Essa opção não está disponível para o Tableau Reader ou Tableau Public.

Para obter mais informações, consulte Desativar recuperação de arquivos(O link abre em nova janela).

Desktop: 10.2 e posterior

Prep: 2020.3.3 e posterior

Reader: não disponível

Public: não disponível

1=Sim (padrão)
0=Não
AUTOUPDATE Configure o Tableau para verificar as atualizações de produto. Você também pode controlar a atualização de versão do Tableau Desktop de seus usuários.

Se você selecionar AUTOUPDATE=0, a opção para alterar as configurações de Atualização automática e Verificar atualizações do produto no menu Ajuda no Tableau Desktop será desativada para usuários. Para obter mais informações, consulte Controlar atualizações do produto para o Tableau Desktop.
Desktop: 9.1 e posterior (atualização automática)

10.2 e posterior (verificar atualizações do produto)

Prep: não disponível

Reader: não disponível

Public: 9.1 e posterior (atualização automática)

10.2 e posterior (verificar atualizações do produto)

1=Sim (padrão)
0=Não
AUTOUPDATESERVER Especifica o servidor para verificar as atualizações de produto do Tableau. Você pode controlar as atualizações para os seus usuários, personalizando e hospedando o arquivo TableauAutoUpdate.xml juntamente com o instalador apropriado do Tableau. Para obter mais informações, consulte Controlar atualizações do produto para o Tableau Desktop. Desktop: 9.1 e posterior

Prep: não disponível

Reader: não disponível

Public: não disponível

Um nome de host, como assets.internal.lan. O padrão é
downloads.tableau.com
CRASHDUMP Se o Tableau enfrentar um problema e fechar inesperadamente, serão gerados registros e arquivos de despejo da falha. Use para habilitar ou desabilitar esta opção na linha de comando.

Para obter mais informações, consulte Desativar relatórios de erro(O link abre em nova janela).

Esta opção não está disponível no Mac.

Desktop: 2018.2 e posterior

Prep: todas as versões

Reader: todas as versões

Public: todas as versões

1=Sim (padrão)
0=Não
CUSTOMSAMPLESDIR Especifique um caminho de diretório local para pastas de trabalho de amostra personalizadas. Você pode substituir as pastas de trabalho do acelerador padrão do Tableau por até 5 pastas de trabalho de amostra personalizadas para sua organização.

Para obter mais informações, consulte Substituir as pastas de trabalho do acelerador pelas personalizadas (somente Tableau Desktop) .

Aplica-se ao Tableau Desktop somente.

Desktop: 2021.3 e posterior

Prep: não disponível

Reader: não disponível

Public: não disponível

O caminho completo do arquivo local para o diretório de amostras personalizadas que você criou.

Por exemplo "C:\Users\mkim\Documents\My Tableau Repository\CustomSamples"

Não há suporte para os diretórios de rede.

DATABASEDRIVERS Instale o conjunto padrão de drivers para os bancos de dados aos quais os usuários podem se conectar no Tableau Desktop. Para obter mais informações, consulte a seção Drivers de banco de dados no artigo Drivers de banco de dados.

Para baixar os drivers mais recentes, consulte a página Download do driver(O link abre em nova janela). Você deve distribuir outros drivers usando qualquer ferramenta de gerenciamento de ativo para a implantação de software na sua empresa.

Desktop: 9.3 e posterior

Prep: todas as versões

Reader: não disponível

Public: não disponível

1=Sim (padrão)
0=Não
DESKTOPSHORTCUT Cria um atalho na área de trabalho. Desktop: todas as versões

Prep: todas as versões

Reader: todas as versões

Public: todas as versões

1=Sim (padrão)
0=Não
DISABLEEXTENSIONS Habilite as extensões de painel para aumentar a funcionalidade do painel com a ajuda de aplicativos da Web criados pelo Tableau e por desenvolvedores de terceiros. A partir da versão 2019.4, as extensões de painel são habilitadas para rede (e têm acesso completo à Web) ou de área restrita (e executadas em um ambiente protegido sem acesso à Web).

Por padrão, as extensões de painel habilitadas para rede e de área restrita são permitidas. Se você não quiser disponibilizar esta opção para os usuários, defina DISABLEEXTENSIONS=1 para desabilitar essa funcionalidade.

Se quiser permitir apenas a extensão de área restrita, defina a opção DISABLENETWORKEXTENSIONS como "1".

Para obter mais informações sobre esse recurso, consulte Usar extensões de painel(O link abre em nova janela) na ajuda online do Tableau Desktop. Para obter mais informações sobre segurança de dados ao usar extensões de painel, consulte Segurança de extensão - Práticas recomendadas para implantação(O link abre em nova janela). Para obter informações sobre como desabilitar esse recurso após a instalação, consulte Desabilitar as extensões de painel (somente no Tableau Desktop).

Desktop: 2019.1 e posterior

Prep: não disponível

Reader: todas as versões

Public: não disponível

1=Sim
0=Não (padrão)
DISABLENETWORKEXTENSIONS As extensões de painel habilitadas para rede são executadas em servidores Web localizados dentro ou fora da sua rede local. As extensões habilitadas para rede têm acesso completo à Web. Se você não quiser disponibilizar esta opção para os usuários, defina DISABLENETWORKEXTENSIONS=1.

Observação: se as extensões habilitadas para rede forem desabilitadas com essa opção, apenas as extensões de painel de área restrita serão permitidas. As extensões de painel de área restrita são executadas em um ambiente protegido hospedado pelo Tableau.

Para obter mais informações sobre as extensões de painel, consulte Extensões habilitadas para rede e de área restrita e segurança de dados(O link abre em nova janela) na ajuda do Tableau Desktop. Para obter informações sobre segurança de dados ao usar as extensões de painel, consulte Segurança de extensão - Práticas recomendadas para implantação(O link abre em nova janela). Para obter informações sobre como desabilitar esse recurso após a instalação, consulte Desabilitar as extensões de painel (somente no Tableau Desktop).

Desktop: 2019.4 e posterior

Prep: não disponível

Reader: todas as versões

Public: não disponível

1=Sim
0=Não (padrão)
DISCOVERPANEURL Crie conteúdo personalizado hospedado usando uma URL habilitada para https e mostre-o no painel Discover na página Iniciar para Tableau Desktop, em vez do conteúdo padrão fornecido pela Tableau.

Use este modelo(O link abre em nova janela) para seguir o mesmo layout para o seu conteúdo.

Para Windows, inclua a propriedade DISCOVERPANEURL="<https://YourWebPage.com>" na linha de comando durante a instalação.

Por exemplo, Tableau_<product_installer_name>.exe DISCOVERPANEURL="https://YourWebPage.com"

Para obter informações sobre como configurar conteúdo personalizado para o painel Discover após a instalação, consulte Configure o painel Descoberta para mostrar conteúdo personalizado (somente no Tableau Desktop).

Desktop: 2020.1 e posterior

Prep: não disponível

Reader: não disponível

Public: não disponível

A URL da sua página personalizada da Web. Por exemplo, "https://help.tableau.com"
DRIVERDIR A localização padrão para os drivers é Arquivos de programas/Tableau/Drivers. Este local é compartilhado pelo Tableau Desktop, Tableau Prep Builder e Tableau Bridge.

No Windows, é possível especificar um diretório de instalação (diferente do padrão) para os drivers. Esta opção cria o diretório e uma entrada no registro HKEY_LOCAL_MACHINE\.

Qualquer aplicativo que altere o diretório por último será o novo diretório para o qual todos os três aplicativos apontarão.

Se você alterar o diretório do driver, qualquer driver instalado no diretório anterior precisa ser movido manualmente para o novo diretório. Caso contrário, o aplicativo pode não encontrar o driver.

Para obter mais informações sobre os requisitos de driver para conectores, consulte Exemplos de conectores(O link abre em nova janela) na ajuda online. Para obter mais informações sobre como baixar os drivers, consulte a página Drivers Download(O link abre em nova janela).

Desktop: 10.3 e posterior

Prep: 2018.2.1 e posterior

Reader: não disponível

Public: não disponível

Um caminho como o D:\Drivers
DRIVER_MSSQL Desabilite a instalação automática do driver do Microsoft SQL Server durante a instalação.

Observação: a partir da versão 2019.4, esta opção se aplica apenas ao Windows.

Desktop: 10.5 e posterior

Prep: todas as versões

Reader: não disponível

Public: não disponível

1=Instalar (padrão)
0=Não instalar
DRIVER_POSTGRES Desabilite a instalação automática do driver do PostgreSQL durante a instalação.

Observação: a partir da versão 2020.4, esta opção se aplica apenas ao Windows. O jar do PostgreSQL não é instalado automaticamente no Mac. Para obter mais informações, consulte Driver do banco de dados e na página Download do driver do Tableau.

Desktop: 10.5 e posterior

Prep: todas as versões

Reader: não disponível

Public: não disponível

1=Instalar (padrão)
0=Não instalar
DRIVER_REDSHIFT Desabilite a instalação automática do driver do Amazon Redshift durante a instalação.

Observação: a partir da versão 2019.4, esta opção se aplica apenas ao Windows.

Desktop: 10.5 -2021.1

Prep: 2018.1.1 - 2021.1.1

Reader: não disponível

Public: não disponível

1=Instalar (padrão)
0=Não instalar
INSTALLDIR Especifica um diretório de instalação diferente do padrão.

Se você deseja salvar a instalação em um diretório personalizado e, no futuro, planeja instalar novas versões nesse mesmo local, é necessário realizar a instalação em uma subpasta específica para versão a ser instalada. Caso contrário, será necessário desinstalar a versão anterior primeiro.

Instalações lado a lado de várias versões no mesmo subdiretório não são compatíveis.

Desktop: todas as versões

Prep: todas as versões

Reader: todas as versões

Public: todas as versões

Um caminho como o D:\Software\Tableau.
LBLM Definido como enabled (o padrão), as telas de licenciamento apresentarão as duas opções para ativação (chave do produto ou credenciais).

Definidas como disabled, o gerenciamento de licenças baseadas em logon não aparecerá nas telas de licenciamento.

Definido como required, o gerenciamento de licenças baseadas em logon é a única maneira de ativar o Tableau Desktop (quando a tela de licenciamento é exibida, ele oferecerá apenas a opção de credenciais para ativação).

Desktop: 2019.4 e posterior

Prep: 2019.4.1 e posterior

Reader: não disponível

Public: não disponível

enabled

desabilitado

obrigatório

RECLAIMLICENSE Adicione uma única linha de comando que inclua RECLAIMLICENSE=1 para desativar qualquer chave perpétua (ou assinatura na versão 2018.3 e posterior) ao desinstalar o Tableau Desktop.

Esta opção não está disponível para o Mac ou Tableau Prep.

Desktop: 10.3 e posterior

Prep: não disponível

Reader: não disponível

Public: não disponível

1=Sim
0=Não (padrão)

REGISTER Registre automaticamente o Tableau Desktop ou Tableau Prep Builder durante a instalação. Adicione uma única linha de comando que inclua a REGISTER=1 de opção do instalador. O instalador executa -register para concluir o registro.

Esta opção usa as informações de registro no local de registro HKEY_CURRENT_USER\Software\Tableau\Registration\Data. Para obter informações sobre como adicionar estas informações ao registro, consulte Registrar o Tableau Desktop e o Tableau Prep Builder.

Esta opção não está disponível no Mac.

Área de trabalho: 2018.1 e posterior

Prep: 2018.1.2 e posterior

Reader: não disponível

Public: não disponível

1=Sim
0=Não (padrão)

REMOVEINSTALLEDAPP Ao instalar por meio da linha de comando, remova automaticamente todas as versões 9.3. Para remover as versões 9.2 e anteriores, você deve desinstalá-las manualmente.

Esta opção não está disponível no Mac.

Desktop: 10.4 e posterior

Prep: não disponível

Reader: 10.4 e posterior

Public: 10.4 e posterior

1=Sim
0=Não (padrão)
REPORTINGSERVER Para relatórios de licenciamento do desktop. Especifica a instâncias, ou instâncias, do Tableau Server para a qual as informações dos relatórios de licenciamento são enviadas. Requer que o Tableau Server na sua empresa seja habilitado para os relatórios de licenciamento no Tableau Desktop. Para obter detalhes, consulte Habilitar e configurar os relatórios do Tableau Desktop.

Separe várias URLs de servidores com uma vírgula. Por exemplo, o seguinte comando instala o Tableau Desktop e configura-o para reportar para duas instâncias do Tableau Server:

tableau-setup-std-x64.exe /quiet ACCEPTEULA=1 REPORTINGSERVER="http://mytableau,https://mytableau02:8060"
Desktop: todas as versões

Prep: não disponível

Reader: não disponível

Public: não disponível

Uma URL do servidor, como http://mytableau.
SCHEDULEREPORTINTERVAL Para relatórios de licenciamento do desktop. Especifica o intervalo que o Tableau Desktop usará para reportar as informações de licenciamento do Tableau Server. O Tableau Server deve estar habilitado para gerar os relatórios de licenciamento do Tableau Desktop. Para obter detalhes, consulte Habilitar e configurar os relatórios do Tableau Desktop.

Não é preciso definir esta opção se você quiser usar o padrão de oito horas. Para alterar o intervalo, especifique um novo intervalo em segundos por meio desta opção. Por exemplo, o seguinte comando instala o Tableau Desktop, configura-o para reportar para duas instâncias do Tableau Server e define o intervalo de geração de relatórios para quatro horas (14.400 segundos):

tableau-setup-std-x64.exe /quiet ACCEPTEULA=1 SCHEDULEREPORTINTERVAL=14400 REPORTINGSERVER="http://mytableau,https://mytableau02:8060"
Desktop: todas as versões

Prep: não disponível

Reader: não disponível

Public: não disponível

Um valor inteiro, em segundos.

O padrão é 28800 (8 horas).

SENDTELEMETRY

O Tableau coleta dados que nos ajudam a aprender como nossos produtos estão sendo usados, para que possamos melhorar os recursos existentes e desenvolver novos. Todos os dados de uso são coletados e tratados de acordo com a Política de privacidade(O link abre em nova janela). Se você não quiser participar dessa opção, poderá desativá-la durante ou após a instalação.

No Windows, para desativar esta opção na linha de comando durante a instalação, adicione uma linha de comando que inclua a propriedade SENDTELEMETRY=0.

Para habilitar ou desabilitar essa opção depois da instalação no Windows e no Mac, consulte Desativar relatórios de uso

Desktop: 2018.2 e posterior

Prep: todas as versões

Reader: 2018.2 e posterior

Public: 2018.2 e posterior

1=Sim (padrão)
0=Não
SILENTLYREGISTERUSER Envie informações de registro silenciosamente para o Tableau para que os usuários não precisem preencher a caixa de diálogo do registro ao trabalhar em um ambiente de várias máquinas virtuais. Desktop: 2019.4 e posterior

Prep: 2020.4.1 e posterior

Reader: 2018.2 e posterior

Public: 2018.2 e posterior

verdadeiro=Habilitado
SKIPAPPLICATIONLAUNCH É possível definir SKIPAPPLICATIONLAUNCH=1 para evitar que o novo aplicativo abra automaticamente ao término do processo de instalação. Essa opção se aplica à instalações manuais e atualizações automáticas. Essa opção não se aplica à instalações silenciosas, já que o aplicativo não abre automaticamente ao usá-la.

Esta opção não está disponível no Mac.

Desktop: 10.4 e posterior

Prep: não disponível

Reader: não disponível

Public: 10.4 e posterior

1=Sim
0=Não (padrão)
STARTMENUSHORTCUT Cria uma entrada do Tableau no menu Iniciar do Windows. Desktop: todas as versões

Prep: todas as versões

Reader: todas as versões

Public: todas as versões

1=Sim (padrão)
0=Não
SYNCHRONOUSLICENSECHECK Verifique a licença na inicialização do Tableau, para que o estado da licença seja atualizado ao trabalhar em um ambiente com várias máquinas virtuais. Desktop: 2019.4 e posterior

Prep: 2019.4.1 e posterior

Reader: não disponível

Public: não disponível

verdadeiro=Habilitado
WEBVIEWTOGGLEWEBZONESENABLED Permite que objetos da Página da Web em painéis exiba uma URL direcionada. Para obter mais informações, consulte Adicionar objetos do painel(O link abre em nova janela). Desktop: 2020.4 e posterior

Prep: não disponível

Reader: não disponível

Public: 2020.4 e posterior

1=Sim (padrão)
0=Não
Agradecemos seu feedback!