Usar extensões de painel

As extensões permitem adicionar recursos exclusivos a painéis ou integrá-los diretamente a aplicativos fora do Tableau. É fácil adicionar extensões; você as incorpora aos layouts de painel como qualquer outro objeto de painel.

As extensões expandem a funcionalidade do painel com a ajuda de aplicativos Web criados por desenvolvedores de terceiros. Se você for um desenvolvedor e quiser criar suas próprias extensões, consulte a Documentação de API de extensões do Tableau no GitHub.

Observação: os administradores do Tableau podem desativar as extensões de painel para o Tableau Desktop, o Tableau Server e o Tableau Online.

A animação abaixo mostra um exemplo de extensão. Com outras extensões, você verá opções diferentes.


Clique na imagem para reproduzir a animação.

Adicionar uma extensão a um painel

Para adicionar uma extensão, primeiro você precisa baixar o arquivo .trex relacionado, que especifica as propriedades da extensão, incluindo a URL do aplicativo baseado na Web.

  1. Em uma pasta de trabalho do Tableau, abra uma planilha de painel.

  2. Na seção Objetos, arraste Extensão para o painel.

  3. Na caixa de diálogo "Escolher uma extensão", realize uma destas ações:

    • Clique em Minhas extensões e navegue até um arquivo .trex baixado anteriormente.

    • Clique em Galeria de extensões e baixe uma nova extensão. Em seguida, clique em Minhas extensões e navegue até o arquivo .trex baixado.

  4. Se solicitado, permita ou negue o acesso da extensão de painel aos dados da pasta de trabalho. Para obter mais informações, consulte Segurança de dados e extensões de painel.

    Se você permitir o acesso, siga todas as instruções na tela para configurar a extensão.

    Observação: os objetos de extensão aparecerão em branco em impressões, PDFs e imagens de painéis (incluindo imagens em e-mails de assinatura).

Configurar uma extensão de painel

Algumas extensões de painel oferecem opções de configuração que permitem personalizar recursos.

  1. Selecione a extensão no painel e, no menu suspenso no canto superior direito, escolha Configurar.

  2. Siga as instruções na tela para configurar a extensão.

Recarregar uma extensão de painel

Se uma extensão de painel deixar de responder, talvez seja necessário recarregá-la, o que é semelhante a atualizar uma página da Web em um navegador.

  1. Selecione a extensão no painel e, no menu suspenso no canto superior direito, escolha Recarregar.

    A extensão de painel é atualizada e definida para seu estado original.

  2. Se o recarregamento da extensão não recolocá-la em um estado utilizável, tente removê-la do painel e adicioná-la novamente.

Verificar se as extensões são executadas no Tableau Online ou no Tableau Server

Você pode adicionar extensões às pastas de trabalho publicadas no Tableau Desktop ou diretamente no modo de criação na Web do Tableau Online e do Tableau Server. Um administrador do Tableau deve permitir que as extensões sejam executadas em um site e adicionar extensões que acessem dados completos em uma lista segura. Os administradores só devem permitir extensões testadas e confiáveis.

Se você quiser usar uma extensão de painel no Tableau Online ou no Tableau Server, direcione seu administrador para Gerenciar extensões de painel no Tableau Online ou Gerenciar extensões de painel no Tableau Server.

Segurança de dados e extensões de painel

As extensões de painel são aplicativos Web, que podem estar em execução em servidores Web localizados fora da sua rede local. Antes de adicionar uma extensão ou de visualizar um painel com uma extensão, certifique-se de que o site que a hospeda seja confiável. Por padrão, as extensões de painel usam o protocolo HTTPS, o que garante um canal criptografado para enviar e receber dados, além de garantir alguma privacidade e segurança.

Para obter mais informações sobre segurança de dados ao usar extensões de painel, consulte Segurança de extensão - Práticas recomendadas para implantação.

Permitir ou negar acesso de uma extensão aos dados

Dependendo de como uma extensão foi projetada, ela pode acessar dados visíveis em uma exibição ou dados completos, nomes de tabelas e de campos de fontes de dados e informações sobre conexões de fontes de dados. Ao adicionar uma extensão ou exibir um painel com uma extensão, você terá a oportunidade de permitir ou negar a execução da extensão e o seu acesso a esses dados.

Se estiver exibindo um painel com uma extensão que exija acesso aos dados completos, e esse acesso tiver sido negado, uma mensagem será exibida no lugar da extensão. Se confiar na extensão e quiser usá-la, você poderá redefinir as permissões e permitir que a extensão seja executada.

  1. Selecione a extensão no painel e, no menu suspenso no canto superior direito, escolha Redefinir permissões.

  2. Clique em Permitir para permitir que a extensão seja executada e acesse os dados ou em Negar para impedir que a extensão seja executada.

Habilitar JavaScript

As extensões de painel interagem com os dados usando a biblioteca de API de extensões do Tableau, que é uma biblioteca JavaScript. Se você quiser usar extensões, verifique se o JavaScript está habilitado nas configurações de segurança do painel: escolha Ajuda > Configurações e desempenho > Definir segurança de exibição do painel na Web > Habilitar JavaScript.

Obter suporte para extensões de painel

Para obter ajuda para uma extensão, você precisa entrar em contato com o desenvolvedor ou a empresa que a criou.

  1. Selecione a extensão no painel e, no menu suspenso no canto superior direito, escolha Sobre.

  2. Clique em Obter suporte para ir até a página de suporte do desenvolvedor da extensão.

O Tableau não oferece suporte a extensões ou a outros programas que interagem com a API de extensões. No entanto, você pode enviar perguntas e solicitar ajuda na Comunidade de desenvolvedores do Tableau.

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.