Configurar o Suporte de desktop virtual

O suporte a desktop virtual é um recurso opcional do Tableau Desktop 10.5 e posteriores e do Tableau Prep Builder 2018.2.1 e posteriores que fornece a capacidade de otimizar as instalações do Tableau para desktops virtuais não persistentes ou para computadores que são reformatados regularmente. O serviço de autorização para execução (ATR) permite que o servidor de licenças do Tableau gerencie os limites de ativação e desativações das máquinas virtuais (VMs).

A partir da versão 2020.1, o desktop virtual pode ser configurado para gerenciamento de licenças baseadas em logon (não é necessário ter chaves de produto). Este é o método preferido, e muitas vezes necessário, para a implementação virtual do Tableau Desktop, quando os usuários finais não recebem chaves de produto. Para obter mais informações, consulte Ativar o Tableau usando o gerenciamento de licenças baseado em logon(O link abre em nova janela).

Com o suporte de desktop virtual habilitado, a capacidade de licença do gerenciamento de licenças baseadas em logon do Tableau ou as concessões de chaves são retornadas automaticamente quando não estão em uso após um período predeterminado. Isso significa que você não precisa atualizar ou desativar uma concessão ou chave do produto do gerenciamento de licenças baseadas em logon manualmente. O Tableau deve se comunicar com Tableau Server ou Tableau Cloud para gerenciamento de licenças baseadas em logon. Se você ainda estiver usando chaves de produto, os clientes do Tableau Desktop devem se conectar periodicamente à Internet para se comunicar com o serviço de licença hospedado.

Sem suporte para desktop virtual, uma licença ou concessão de licença do gerenciamento de licenças baseadas em logon ativada do Tableau permanece em uso até que o prazo da licença expire ou a licença seja desativada, causando um erro máximo de ativação. O uso do suporte de desktop virtual com VMs recicladas com frequência ou computadores reimaginados regularmente significa que a VM é retornada e a ativação é adicionada novamente ao gerenciamento de licenças baseadas em logon para uma futura solicitação de ativação. A área de trabalho virtual gerencia a ativação do gerenciamento de licenças baseadas em logon ou ativação da chave do produto, que evita que o erro máximo de ativação ocorra quando configurado com a duração de ativação correta.

Como funciona o suporte a desktop virtual

Quando habilitado para o suporte a desktop virtual, o Tableau Desktop ou o Tableau Prep Builder entrará em contato periodicamente com um serviço para autorizar a execução (ATR), hospedado pelo Tableau, para verificar se a execução do Tableau está autorizada, com base na licença. Quando a área de trabalho virtual está configurada para usar também o gerenciamento de licenças baseadas em logon, Tableau Cloud e Tableau Server, trabalhe como um proxy para o serviço ATR para verificar se o Tableau está autorizado a ser executado com um usuário Creator do Tableau Cloud ou Tableau Server.

O serviço ATR verifica a ativação da licença ou se o usuário é um Creator, bem como a duração da janela de autorização. Desde que essa comunicação seja bem sucedida, o Tableau executa sem afetar o usuário. Os diagramas abaixo mostram o processo de comunicação entre o cliente e os componentes de licenciamento.

Suporte a desktop virtual e o serviço ATR sem gerenciamento de licenças baseadas em logon

  1. O Tableau Desktop ou o Tableau Prep Builder entra em contato com o serviço ATR para verificar se Tableau Desktop ou Tableau Prep Builder está autorizado a ser executado.

  2. O serviço ATR entra em contato com o Serviço de licenciamento do Tableau para verificar se a licença é válida.

  3. O serviço ATR determina o tempo de autorização para executar a janela.

  4. Se válido, o serviço ATR permite que você use o Tableau Desktop ou o Tableau Prep Builder.

Gerenciamento de licenças baseadas em logon com Tableau Cloud

Gerenciamento de licenças baseadas em logon com Tableau Server

  1. Você instala o Tableau Desktop ou o Tableau Prep Builder e seleciona Ativar com as credenciais. Você entra no site Tableau Cloud ou Tableau Server.

  2. O Tableau Cloud ou o Tableau Server verifica se você é um Creator. Se não for o Creator, você receberá um erro. Se for o Creator, o Tableau Cloud ou o Tableau Server se comunica com o serviço ATR.

  3. O serviço ATR retorna uma concessão ATR para o Tableau Cloud ou o Tableau Server.

  4. O Tableau Cloud ou o Tableau Server fornece uma concessão ATR para o Tableau Desktop ou o Tableau Prep Builder para finalizar a ativação.

Duração solicitada

Como padrão, uma instância do Tableau Desktop ou do Tableau Prep Builder recebe um período de autorização de 14 dias para execução. Isso significa que após a autorização inicial, você poderia usar o Tableau sem qualquer conexão de rede por 14 dias, antes de expirar a ativação. Há tentativas regulares de verificações de autorização e, sempre que uma verificação for bem-sucedida, o período de autorização é redefinido totalmente. Isso acontece sem afetar você, a menos que não tenha ocorrido verificações bem-sucedidas e que o período esteja próximo ao vencimento, sendo que nesse caso uma mensagem de advertência permite que o usuário saiba que precisa conectar o Tableau à rede para que a autorização seja confirmada. O padrão de 14 dias normalmente não é um bom valor para implantar o desktop virtual onde você recebe uma nova VM a cada uso. Para obter mais informações, consulte Configurações da duração solicitada.

A duração do período de autorização é determinada pelo valor da duração solicitada. Por padrão, a duração solicitada é de 14 dias (1.209.600 segundos), mas você pode configurá-la para se adequar ao ambiente, dependendo da frequência com que um usuário receberá uma nova VM ou se Tableau Desktop for de natureza persistente.

Observação: caso use o Tableau Desktop e o Tableau Prep Builder, configurar a duração solicitada para o Tableau Desktop também define essa mesma duração para o Tableau Prep Builder e vice-versa.

Configurações da duração solicitada

A duração solicitada é definida em segundos. A duração solicitada mínima que pode ser definida é 4 horas (14.400 segundos) e a máxima é seis meses (15.552.000 segundos). Use as instruções a seguir para determinar como definir a configuração da duração solicitada para seus usuários:

  • Na maioria dos computadores não compartilhados, principalmente aqueles que ficam off-line durante semanas, defina a duração solicitada para de três a seis meses (7.776.000 – 15552000 segundos). Uma duração mais longa permitirá que o usuário continue a usar o Tableau por um período extenso, sem uma conexão à Internet.

  • Em computadores reformatados aproximadamente uma vez por mês, defina a duração solicitada para 30 dias (2.592.000 segundos).

  • Nos desktops virtuais reciclados toda noite, defina a duração solicitada como o mínimo de 4 horas (14.400 segundos). Isso permitirá que você reutilize suas ativações de produto (gerenciamento de licenças baseadas em logon ou uma chave de produto) todas as manhãs e elimina a necessidade de se lembrar de desativá-las todas as noites antes que os desktops virtuais sejam reciclados.

Máquinas virtuais e chaves do produto

Usar o suporte a desktop virtual para ambientes que reformatam regularmente suas VMs é vantajoso pois permite definir uma duração curta o suficiente para que a ativação da licença expire antes da reutilização do desktop. Isso significa que você não usa todas as suas ativações. Você ainda precisará inserir a chave do produto para executar o Tableau, após o desktop ser reciclado. Gerenciamento de licenças baseadas em logon pode melhorar a experiência do usuário final neste cenário solicitando um logon no Tableau Cloud ou no Tableau Server para ativar Tableau Desktop ou Tableau Prep Builder em vez de inserir uma chave do produto.

Observação: ao usar o desktop virtual com licenças de assinatura, você não pode atualizar suas chaves do produto. Para renovar uma assinatura ou fazer alterações de licenciamento, você deve identificar a nova chave do produto no Portal do Cliente do Tableau e ativá-la.

Como usar o suporte a desktop virtual

O suporte a desktop virtual será um recurso opcional, se você não estiver usando o gerenciamento de licenças baseadas em logon, por isso será necessário habilitar o recurso para usá-lo (por padrão, ele é desabilitado). Se você estiver usando gerenciamento de licenças baseadas em logon, o serviço de licença gerenciada pelo Tableau (ATR) está ativado por padrão, mas a duração do ATR e os sinalizadores adicionais do instalador precisam ser definidos para suporte à área de trabalho virtual. As formas de habilitar o desktop virtual quando não estiver usando o gerenciamento de licenças baseadas em logon depende se o Tableau está em execução no Windows ou Mac:

No Windows, é possível habilitar e configurar o suporte a desktop virtual:

  • Durante a instalação do Tableau Desktop e do Tableau Prep Builder usando a linha de comando, instale switches para habilitar o suporte a desktop virtual e para especificar uma duração solicitada.

  • Após a instalação, ao editar o registro do Windows para habilitar o suporte a desktop virtual e especificar uma duração solicitada.

No Mac, é possível habilitar e configurar o suporte a desktop virtual:

  • Após a instalação do Tableau Desktop e do Tableau Prep Builder com os comandos sudo defaults write

Tableau Desktop e Tableau Prep Builder no Windows

Há três métodos para definir os sinalizadores de desktop virtuais:

Habilitar suporte a desktop virtual ao instalar

Execute o arquivo .exe do instalador na linha de comando do computador como um administrador e defina os sinalizadores recomendados da seguinte maneira para garantir a melhor experiência do usuário final:

  • ATRENABLED=1 (se estiver usando chaves de produto)
  • ATRREQUESTEDDURATIONSECONDS=14400 (menor valor de retorno de ativação permitido)
  • SILENTLYREGISTERUSER="true"
  • SYNCHRONOUSLICENSECHECK='true"

Inclua o switch ATRENABLED se gerenciamento de licenças baseadas em logon não está sendo usado (versão 2019.4 e anterior ou desativado manualmente). O switch ATRENABLED não será necessário se gerenciamento de licenças baseadas em logon estiver configurado no Tableau Desktop.

O valor padrão de ATRREQUESTEDDURATIONSECONDS é 14 dias. Para obter mais informações sobre o sinalizador ATRREQUESTEDDURATIONSECONDS, consulte Configurações da duração solicitada.

O sinalizador SILENTLYREGISTERUSER interromperá o prompt de registro em cada nova VM entregue da mesma forma; SYNCHRONOUSLICENSECHECK interromperá a mensagem de que a licença foi alterada a cada nova VM.

Caso precise extrair os arquivos .msi, siga as instruções para Extrair e executar o instalador do Windows (MSI).

Você deve executar o comando do diretório onde o arquivo .exe está localizado ou especificar o caminho completo para o local do arquivo .exe no computador. Não execute o programa de instalação em um diretório compartilhado na sua rede. Em vez disso, baixe o arquivo .exe em um diretório no computador onde a instalação está em execução.

O ATRREQUESTEDDURATIONSECONDS tem uma configuração mínima de 4 horas (14.400 segundos). O exemplo a seguir mostra o comando do instalador do Windows que habilita a desativação automática da licença e define a duração como 12 horas (43.200 segundos):

tableauDesktop-64bit-2022-1-0.exe /quiet /norestart ACCEPTEULA=1 ATRENABLED=1 ATRREQUESTEDDURATIONSECONDS=43200 SILENTLYREGISTERUSER="true" SYNCHRONOUSLICENSECHECK="true"

ou

tableauPrepBuilder-64bit-2022-1-2.exe /quiet /norestart ACCEPTEULA=1 ATRENABLED=1 ATRREQUESTEDDURATIONSECONDS=43200 SILENTLYREGISTERUSER="true" SYNCHRONOUSLICENSECHECK="true"

Quando você cria uma imagem primária de uma grande implantação virtual, as configurações acima são apropriadas e nenhuma ativação de chave de produto deve ser concluída. Ao usar uma nova VM, cada usuário final vai inserir a chave do produto ou entrar no Tableau Desktop ou no Tableau Prep Builder se gerenciamento de licenças baseadas em logon estiver habilitado.

Habilitar o suporte à área de trabalho virtual ao editar o Registro

Se o Tableau Desktop ou o Tableau Prep Builder já estiver instalado, poderá habilitar o suporte a desktop virtual ao editar o registro do Windows para adicionar uma entrada para ATREnabled. Para alterar a duração padrão na qual a ativação de uma licença é autorizada, é possível adicionar uma entrada para ATRREQUESTEDDURATIONSECONDS.

  1. Como administrador do computador que executa o Tableau Desktop ou o Tableau Prep Builder, faça um backup do arquivo de registro antes de alterá-lo.

  2. Edite o registro e em HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Tableau crie um novo hive chamado ATR com esses valores:

    • Nome: adicione um valor de cadeia de caracteres chamado ATREnabled.

    • Dados: adicione 1.

    • Nome: adicione um valor de cadeia de caracteres chamado ATRRequestedDurationSeconds.

    • Dados: adicione o tempo de duração em segundos. Por exemplo, adicione 43200 para definir uma duração de 12 horas.

    A ilustração a seguir mostra como o hive ATR aparece no editor de registro.

  3. Reinicie o Tableau para que as alterações tenham efeito.

Habilitar suporte a desktop virtual usando a ferramenta atr

Se o Tableau Desktop ou o Tableau Prep Builder já estiver instalado, ainda é possível habilitar o suporte a desktop virtual a partir do prompt de comando do Windows. O programa atrdiag.exe reside no diretório \bin do Windows e é uma ferramenta específica para o desktop virtual e as configurações gerenciamento de licenças baseadas em logon. O programa atrdiag.exe pode relatar os valores selecionados, alterar as configurações de configuração do desktop virtual e configurar inicialmente o desktop virtual. Se o Suporte técnico do Tableau for necessário, fornecer a saída da ferramenta atr muitas vezes é útil.

Observação: o Tableau Prep Builder deve ser instalado no mesmo computador com o Tableau Desktop para que o atrdiag.exe possa ser usado com o Tableau Prep Builder.

  1. Entre no computador que executa o Tableau Desktop como um administrador.

  2. Em um prompt de comando, navegue até o diretório onde o Tableau Desktop está instalado:

    cd C:\Program Files\Tableau\<version>\bin

  3. Em um prompt de comando, habilite o serviço ATR:

    atrdiag.exe -enableATRFeature

  4. Defina a duração, em segundos, que a ativação da licença está autorizada. Por exemplo, use 43200 para definir uma duração de 12 horas.

    atrdiag.exe -setDuration 43200

  5. Reinicie o Tableau para que as alterações tenham efeito.

Desabilitar suporte a desktop virtual usando a ferramenta atr

Se você não quiser mais usar o recurso de suporte ao desktop virtual, poderá desabilitá-lo.

  1. Desative o Tableau Desktop no computador onde você deseja desabilitar o suporte ao desktop virtual.

  2. Abra o prompt de comando do Windows como administrador e navegue até o diretório bin em que o Tableau Desktop está instalado.

    cd C:\Program Files\Tableau\<version>\bin

  3. Em um prompt de comando, execute o seguinte comando para desativar o serviço ATR:

    atrdiag.exe -disableATRFeature

  4. Em um prompt de comando, execute o seguinte comando:

    atrdiag.exe -deleteAllATRs

  5. Inicie o Tableau Desktop.

  6. Na caixa de diálogo Licença alterada, clique em Sair.

  7. Reinicie o Tableau para que as alterações tenham efeito.

  8. No menu Ajuda, clique em Gerenciar chaves do produto para ver consegue desativar a chave do produto.

Tableau Desktop e Tableau Prep Builder no Mac

Habilitar ao atualizar o arquivo de preferências

Para habilitar o suporte a desktop virtual no Mac, execute os seguintes comandos em uma janela do terminal e depois instale ou reinicie o Tableau Desktop ou o Tableau Prep Builder:

sudo defaults write /Library/Preferences/com.tableau.ATR ATREnabled "1"

sudo defaults write /Library/Preferences/com.tableau.ATR ATRRequestedDurationSeconds -string "43200"

Solucionar problemas de desktop virtual

Caso encontre problemas ao configurar ou usar o desktop virtual, colete informações de diagnóstico sobre o computador que executa o Tableau Prep Builder ou o Tableau Desktop, usando a ferramenta de diagnóstico do suporte de desktop virtual (atrdiag).

Verifique se o desktop virtual está habilitado e veja o valor definido para os segundos de duração solicitados em uso para a ativação do Tableau Desktop. Os valores Início de TTL e Término de TTL refletem o aluguel atual sendo usado na máquina virtual (VM) executando o Tableau Desktop. Os comandos fornecidos abaixo vão capturar o estado da sua instalação de suporte de desktop virtual, independente de onde tiver instalado o Tableau Desktop ou o Tableau Prep Builder.

Erro: as informações da licença foram alteradas

Ao usar o desktop virtual, talvez você receba uma mensagem de erro afirmando que suas informações de licença foram alteradas, sempre que iniciar uma nova VM para o Tableau Desktop ou o Tableau Prep Builder. Esse erro força uma reinicialização, que solicita que você registre o Tableau Desktop novamente. Esse erro ocorre porque o serviço ATR envia um novo token que não corresponde ao cache de licença.

Para evitar que isso ocorra, você pode usar as opções SYNCHRONOUSLICENSECHECK e SILENTLYREGISTERUSER com o instalador no Windows. Por exemplo:

tableau-setup-std-tableau-2020 SYNCHRONOUSLICENSECHECK="true" SILENTLYREGISTERUSER="true" ATRREQUESTEDDURATIONSECONDS=14400

ou

tableauDesktop-64bit-2020-1-0.exe /quiet /norestart ACCEPTEULA=1 ATRREQUESTEDDURATIONSECONDS=14400 ACTIVATIONSERVER=http://<tableau_online_site_url> SYNCHRONOUSLICENSECHECK="true" SILENTYLYREGISTERUSER="true"

Coletar diagnósticos do desktop virtual no Windows

  1. Abra um prompt de comando como um administrador.
  2. Navegue até o diretório de binários (\bin) do Tableau, usando o seguinte comando:

    cd Program Files\Tableau\Tableau <version>\bin

    Por exemplo:

    cd Program Files\Tableau\Tableau 2022.4\bin

  3. Execute o seguinte comando:

    atrdiag.exe

    Para salvar opcionalmente a saída em um arquivo:

    atrdiag.exe > AtrOutput.txt

Coletar diagnósticos do desktop virtual no Mac

  1. Abra o aplicativo Terminal
  2. Navegue até o diretório que contém a ferramenta atrdiag, usando o seguinte comando:

    cd "/Applications/Tableau Desktop <version>.app/Contents/MacOS"

    Por exemplo:

    cd "/Applications/Tableau Desktop 2022.4.app/Contents/MacOS"

  3. Execute o seguinte comando:

    ./atrdiag

    Para salvar opcionalmente a saída em um arquivo:

    ./atrdiag > AtrOutput.txt

Para saber mais sobre como resolver problemas com a instalação do Tableau Desktop, consulte Solucionar problemas na instalação do Tableau Desktop ou do Tableau Prep Builder ou Solucionar problemas no Licenciamento do Tableau Desktop ou do Tableau Prep Builder.

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!