Tableau Advanced Management

Este conteúdo faz parte do Tableau Blueprint, uma estrutura de maturidade que permite ampliar e melhorar a forma como sua organização usa dados para gerar impacto. Para começar sua jornada, faça nossa avaliação(O link abre em nova janela).

Conforme a implantação do Tableau aumenta em uma organização e atende a mais usuários e casos de uso, o Tableau se transforma de um aplicativo que é usado em cenários de pequenos grupos de trabalho para uma plataforma empresarial muito importante para os negócios, que é gerenciada e controlada pela TI. Controles adicionais, segurança e medidas de governança devem ser implementados para oferecer suporte à plataforma como um serviço usado por toda a empresa.

O Tableau Advanced Management reúne funcionalidades de gerenciamento, segurança e escalabilidade para os clientes que executam o Tableau em casos de uso essenciais. Os recursos altamente configuráveis do Advanced Management facilitam a compreensão do ecossistema do Tableau e atendem a requisitos de segurança rígidos, a fim de proporcionar uma experiência aprimorada ao usuário final. Isso traz mais agilidade e economia significativa de tempo para a TI.

Ele está disponível para o Tableau Server e o Tableau Cloud e é licenciado separadamente da implantação desses programas.

Clique nas seções a seguir para saber mais sobre o Advanced Management for Tableau Server ou Tableau Cloud com base em sua implantação.

Advanced Management for Tableau Server

O Advanced Management for Tableau Server é licenciado separadamente do Tableau Server ou em conjunto com o Data Management, como parte do plano de assinatura empresarial, a fim de oferecer recursos aprimorados de segurança, gerenciamento e escalabilidade. Ele reúne opções adicionais de configuração de cluster, monitoramento de cluster baseado em agente e recursos de migração de conteúdo para atender a requisitos específicos de implantação e fluxo de trabalho.

Gerenciamento de configurações

O Advanced Management for Tableau Server oferece uma integração mais profunda com a AWS, o Azure, o GCP e tipos de implantação local, o que permite aproveitar ainda mais seus investimentos e experiência em tecnologia. A tabela abaixo mostra o recurso e o serviço de nuvem ou a infraestrutura local correspondente que ele utiliza.

 

AWS

Azure

GCP

Local

Armazenamento de arquivos externo

Amazon EFS ou FSx

Armazenamento de arquivos do Azure

Google Filestore

NAS

Repositório externo

Amazon RDS para PostgreSQL

Banco de Dados Azure para PostgreSQL

Cloud SQL para PostgreSQL

Banco de dados PostgreSQL

Gerenciamento de chaves

AWS KMS

Azure Key Vault

-

-

Gateway independenteAWS EC2VM do AzureVM do Google Compute EngineNó adicional

O Armazenamento externo de arquivos simplifica a topologia de implantação ao centralizar o armazenamento de arquivos no sistema de armazenamento da empresa, o que elimina a necessidade de executar armazenamentos de arquivos locais em vários nós em um cluster do Tableau Server e reduz o tráfego de rede durante a replicação entre nós. Se você estiver com restrições de espaço em disco ou alto tráfego de rede da replicação nó a nó, deve considerar a implementação do armazenamento de arquivos externo. Para mais informações, consulte Armazenamento de arquivos externo do Tableau Server.

Armazenamento de arquivos externo no Tableau Server versão 2020.1 e posterior tem o RTO mais baixo

O repositório externo oferece maior escalabilidade e alta disponibilidade para organizações com grandes quantidades de metadados do Tableau, separando a instalação do banco de dados PostgreSQL da instalação padrão do banco de dados PostgreSQL local, para que ele possa ser gerenciado fora do ambiente do Tableau com os outros processos de manutenção do banco de dados. As configurações da AWS e do Azure oferecem escalabilidade, confiabilidade, alta disponibilidade e segurança aprimoradas, aproveitando a velocidade e a escala da nuvem. As implantações locais podem ser gerenciadas usando uma instância de PostgreSQL autogerenciada. Para obter mais informações, consulte Repositório externo do Tableau Server.

Com o gerenciamento de chaves, você pode centralizar os principais esforços de gerenciamento e viabilizar mais cenários de segurança avançada e conformidade. Esse recurso oferece segurança aprimorada ao remover a chave principal de criptografia do sistema de arquivos do Tableau Server e armazená-la na solução de gerenciamento de chaves segura das plataformas AWS ou Azure. Para obter mais informações, consulte Sistema de gerenciamento de chaves.

Recuperação de desastres

Usar o armazenamento externo permite que os administradores façam backups instantâneos dos dados do Tableau se o dispositivo de armazenamento oferecer suporte para instantâneos do hardware. Isso reduz significativamente o tempo necessário para fazer backup do Tableau e a restauração. O resultado é um menor objetivo do tempo de recuperação (RTO) para recuperação de desastres.

Como o backup também é uma parte recomendada do processo de atualização, você terá atualizações mais rápidas. Usando um fato sobre dados para ilustrar, a implantação interna do Tableau Server na Tableau com uma pasta do processador de dados de 1 TB e um repositório de 66 GB finalizou um backup em menos de 20% do tempo da configuração padrão, permitindo que a atualização completa fosse concluída em menos de 4 horas. Para mais informações, acesse Backup e restauração com armazenamento de arquivos.

Gerenciamento de cargas de trabalho

Quando os trabalhos em segundo plano aumentam conforme o número de atualizações de extração e assinaturas crescem, é possível visualizar a fila de trabalhos. Como resultado, os usuários podem não ter acesso aos dados mais atuais e podem ter atrasos na entrega da assinatura. O Tableau Advanced Management permite configurar funções de nó para otimizar o gerenciamento de carga de trabalho em segundo plano, dedicando recursos de cluster específicos a cada tipo de trabalho.

Funções de nó em segundo plano para atualizações de extração, assinaturas, e qualquer combinação relacionada a elas, quando emparelhadas com o Tableau Data Management para a execução do fluxo, oferecem maior controle sobre as cargas de trabalho. Com o isolamento dessas cargas de trabalho em nós específicos, fica mais fácil escalonar sua implantação de acordo com as necessidades da organização. Para obter mais informações, acesse Gerenciamento de carga de trabalho por meio das funções de nó

Monitoramento e estornos

Conforme cada vez mais usuários são integrados e o uso de análises cresce em toda a organização, o Tableau se torna essencial para possibilitar decisões baseadas em dados. Sem monitoramento, a falta de supervisão constante da implantação configurada poderá resultar em recursos inadequados que não comportam a carga de trabalho de usuários que fazem um uso intensivo da análise. É necessário um monitoramento proativo e contínuo para operar e dar suporte à sua implantação de forma escalonável e atender às expectativas da sua comunidade de usuários.

A Resource Monitoring Tool é uma solução de monitoramento baseada em agente que oferece informações aprimoradas sobre a integridade e o desempenho de um cluster do Tableau Server, interpretando e analisando os registros gerados pelo uso do sistema e combinando esses dados com o monitoramento do uso do sistema físico (uso de CPU, RAM, E/S de disco etc.). Como administrador, defina alertas de limite de dados de ambiente, desempenho e carga de trabalho que são agregados a todos os ambientes do Tableau Server, assim como rastrear atividades até o usuário ou nível de sessão para isolar problemas mais rapidamente. Com maior visibilidade da utilização de hardware, sessões do VizQL, consultas em fontes de dados, cargas de trabalho do processador em segundo plano e muito mais, ficou mais fácil gerenciar a integridade do Tableau Server e ajustar com precisão o desempenho do seu servidor.

Para gerenciar e distribuir custos de análise na implantação da infraestrutura compartilhada do Tableau dentro da organização, a RMT inclui modelagem de estorno, que é especialmente útil se a análise não for tratada pela contabilidade principal em um centro de custo. Os relatórios de estorno mostram o uso por site ou por projeto.

O relatório é criado como uma pasta de trabalho do Tableau, que permite modificar o relatório ou reutilizar os dados conforme necessário. A pasta de trabalho de estorno mostra um detalhamento de várias métricas com base no site e/ou projeto. Isso permite que você personalize o custo total em relação ao estorno, ajuste o peso do estorno para cada métrica e gere uma visualização formatada no estilo de fatura.

Gerenciamento de conteúdo

O Gerenciamento de conteúdo, que faz parte das práticas de Governança de conteúdo com o Tableau, é fundamental para permitir o uso eficaz de dados e análises. Sem gerenciamento de conteúdo, os usuários terão cada vez mais dificuldade para encontrar o que eles precisam em meio a pastas de trabalho e fontes de dados irrelevantes, obsoletas e duplicadas. A Content Migration Tool automatiza tarefas como promoção e arquivamento de conteúdo, suportando fluxos de trabalho tradicionais e modernos ou entre os dois tipos de fluxos.

Com um plano de migração sem código, simplificado e repetível, copie e migre o conteúdo entre projetos em uma única instalação do Tableau Server ou, se tiver licenciamento baseado em usuário, entre projetos em instalações separadas do Tableau Server (por exemplo, de uma instância de desenvolvimento do Tableau Server para uma instância de produção).

A interface do usuário da Content Migration Tool orientará você pelas etapas necessárias para criar um plano de migração que poderá ser usado uma só vez ou como modelo para várias migrações. Além disso, você pode remapear fontes de dados e fazer outras modificações nas pastas de trabalho. Para mais informações, acesse Content Migration Tool e Casos de uso da Content Migration Tool.

 

Advanced Management for Tableau Cloud

O Advanced Management for Tableau Cloud facilita o gerenciamento, a segurança e o escalonamento rápidos de análises críticas, o que economiza tempo dos administradores. Ele é licenciado separadamente para o Tableau Cloud e oferece recursos de gerenciamento, segurança e escalabilidade. O Advanced Management ajuda você no seguinte:

Entender seu ambiente. Mantenha o controle sobre sua implantação do Tableau com recursos de informações operacionais.

Gerenciar conteúdos em escala. Promova conteúdos de maneira ideal para atender às necessidades mais robustas de gerenciamento de ciclo de vida.

Reforçar a segurança. Atenda aos requisitos de segurança organizacional com mais controle sobre suas chaves de criptografia de dados.

Escalonamento para sua empresa. Utilize maior capacidade de site no Tableau Cloud para garantir que os usuários tenham acesso aos dados necessários para tomar decisões baseadas em dados

Entenda seu ambiente

Conforme mais pessoas usam o Tableau, ele se torna um aplicativo essencial para os negócios da sua organização. Os usuários esperam uma experiência de fácil navegação, governada e selecionada. Quando os administradores adotam uma abordagem passiva e indiferente em sua implantação, geralmente não atendem adequadamente a essas expectativas, o que resulta em uma adoção insatisfatória e em menos decisões baseadas em dados. É necessário realizar um monitoramento proativo e detalhado para gerenciar sua implantação do Tableau Cloud em escala e manter seus usuários envolvidos.

Felizmente, o Advanced Management for Tableau Cloud melhora e simplifica os esforços de monitoramento, a fim de permitir que você acompanhe as ações do usuário e a adoção ao longo do tempo. Com o Registro de atividades e até 365 dias de dados nas Informações administrativas, é possível gerenciar seu ecossistema do Tableau Cloud com facilidade.

O Registro de atividades vai além dos dados de monitoramento existentes e fornece dados de eventos detalhados para ajudar os administradores a controlar como as pessoas estão usando o Tableau. Depois que ele é configurado, você recebe um arquivo JSON por hora em um bucket da AWS S3, a fim de integrar os dados de uso do Tableau Cloud à sua solução de gerenciamento de eventos e informações de segurança. É possível usar o Registro de atividades para realizar auditoria de permissões e verificar se os usuários têm acesso ao conteúdo apropriado.

As Informações administrativas são um projeto do Tableau Cloud que é fornecido com uma pasta de trabalho pré-criada de introdução das Informações administrativas e fontes de dados selecionadas. Com o Advanced Management, as Informações administrativas retêm dados por até 365 dias, para permitir que você acompanhe melhor a adoção do site, o desempenho da visualização e a atividade relacionada à publicação ao longo do tempo.

Seja para aproveitar o conteúdo pré-criado ou criar visualizações de administração personalizadas, mais dados permitem que você responda com mais facilidade a perguntas históricas como as seguintes:

  • Quem está criando mais conteúdo do Tableau?

  • Quem está sem fazer logon nos últimos 100 dias?

  • Quais são as visualizações e fontes de dados mais usadas?

  • Que conteúdo deixou de ser usado?

Responder a essas perguntas permite não apenas melhorar a experiência do usuário e aumentar a adoção em todo o ecossistema do Tableau, mas também identificar defensores internos. Esses defensores podem compartilhar práticas recomendadas com outras pessoas, entrar em contato com usuários que possam precisar de ajuda para começar, exibir o ROI em pastas de trabalho e fontes de dados, e remover conteúdos obsoletos para que os usuários possam encontrar facilmente o que precisam.

Gerencie conteúdos em escala

O gerenciamento de conteúdo, um componente importante de suas práticas de governança de conteúdo, é essencial para permitir o uso eficaz de dados e análises por todos em sua organização. Sem ele, os usuários terão cada vez mais dificuldade para encontrar o que eles precisam em meio a pastas de trabalho e fontes de dados irrelevantes, obsoletas e duplicadas. A Content Migration Tool automatiza tarefas como promoção e arquivamento de conteúdo, a fim de garantir que você possa atender aos requisitos de ciclo de vida de conteúdo da sua organização e oferecer ao usuário uma experiência superior.

O gerenciamento de conteúdo não precisa ser uma tarefa difícil. Por exemplo, com um plano de migração sem código, simplificado e replicável, é possível promover conteúdos entre projetos de desenvolvimento e produção com facilidade no Tableau Cloud. Durante o processo de promoção de conteúdo, você pode remapear fontes de dados e realizar outras transformações na pasta de trabalho antes de compartilhá-la com seus usuários. A interface de usuário da Content Migration Tool oferece orientação sobre o processo de criação de um plano de migração que pode ser usado uma vez ou de maneira replicável.

Reforçar a segurança

A segurança dos dados é importante. Embora os dados no Tableau Cloud já estejam criptografados em repouso e em movimento, alguns clientes têm requisitos de segurança específicos para suas chaves de criptografia. As chaves de criptografia gerenciadas pelo cliente (CMEK) permitem criar, girar, auditar e excluir suas chaves sem sair do Tableau Cloud.

Elas utilizam o Key Broker do Salesforce Shield, onde a chave de criptografia mestra é armazenada no serviço KMS do Salesforce e é exclusiva do seu site. Ao utilizar a CMEK com o armazenamento de criptografia integrado, você obtém uma estratégia de defesa em profundidade para proteger seus dados e atender a rígidos padrões de conformidade. Veja abaixo um diagrama de arquitetura resumido e uma explicação.

  1. Sua extração de dados é enviada ao Tableau Cloud.

  2. O Tableau Cloud verifica a ativação do recurso de CMEK e solicita uma chave de extração do KMS do Salesforce caso a opção esteja ativada.

  3. O KMS do Salesforce cria duas versões da chave de extração, uma em texto simples e outra criptografada pela chave de criptografia mestra. Isso permite aproveitar a criptografia de envelope. Sua chave de criptografia mestra não sai do KMS do Salesforce.

  4. A chave de extração (texto simples) e a chave de extração (criptografada) são enviadas novamente ao Tableau Cloud. 5. A chave de extração (texto simples) é usada para criptografar a extração e, em seguida, é descartada. A chave de extração (criptografada) e a extração criptografada são armazenadas juntas no Tableau Cloud.

Escalonamento para sua empresa

O sucesso de suas análises depende da capacidade de fornecer aos seus usuários fontes de dados relevantes, atualizadas e governadas. Ao começar a utilizar novas soluções de dados e ampliar seus volumes de dados, você permanece com a certeza de que o Tableau Cloud será escalonado na mesma medida que a capacidade da sua empresa. Com o Advanced Management for Tableau Cloud, os sites dos clientes terão:

  • 5 TB de armazenamento

  • Até 25 atualizações de extração simultâneas

  • Tamanho máximo de pasta de trabalho/fonte de dados de 25 GB

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!