Backup e restauração

Um administrador do Tableau Server deve executar a manutenção regular do banco de dados, monitorar o uso do disco no servidor e apagar arquivos desnecessários para liberar espaço no servidor, além de fazer backup do Tableau Server e de seus dados. Executar essas etapas pode ajudar a garantir que o Tableau Server funcione com a máxima eficiência.

Use a ferramenta de linha de comando do Tableau Services Manager (TSM) para realizar o backup e restaurar os dados do Tableau. Os dados do Tableau incluem arquivos de dados de extração, bem como o próprio banco de dados PostgreSQL do Tableau Server, que armazena metadados da pasta de trabalho e do usuário e dados de configuração do servidor. Os arquivos de registro do Tableau Server capturam a atividade e podem ajudar você a diagnosticar problemas. Os logs são gravados em pastas no servidor e você pode arquivá-los e removê-los para economizar espaço em disco.

Observação: é possível usar o comando tsm maintenance restore para restaurar backups do Tableau Server criados usando o tabadmin backup e o tsm maintenance backup. Backups de bancos de dados feitos de outras maneiras e instantâneos da máquina virtual não são fontes válidas para restaurar o Tableau Server.

Só é possível restaurar a partir de um backup que tenha o mesmo tipo de armazenamento de identidades que o servidor que está rodando. Por exemplo, um backup de um servidor que usa autenticação local pode ser restaurado para um Tableau Server inicializado por autenticação local, mas um backup de um servidor que usa autenticação por Diretório ativo não pode ser restaurado para um servidor inicializado por autenticação local.

Compatibilidade de plataforma

É possível usar um backup criado com o Tableau Server no Linux para restaurar o Tableau Server no Windows versão 2018.2 e posteriores.

Não é possível usar um backup criado com o Tableau Server no Linux para restaurar versões anteriores do Tableau Server no Windows (versão 2018.1 e anteriores).

Você pode usar um backup criado com o Tableau Server no Windows (versão 2018.2 e anteriores) para restaurar o Tableau Server no Linux. Para obter mais informações sobre como restaurar um backup do Windows no Tableau Server no Linux, consulte Migrar o Tableau Server do Windows para o Linux.

Uso do espaço em disco para backup e restauração

Requisitos de espaço em disco de backup

Você precisa de espaço em disco livre suficiente para restaurar a partir do backup, ou seja, em todos os casos 15% do tamanho do disco. Em alguns casos, pode ser ainda maior. Durante backups, as tarefas em segundo plano para limpeza de extrações antigas são temporariamente pausadas. Isso significa que, durante o backup, as atualizações de extração deixarão arquivos extras, aumentando o uso de espaço em disco. Se o backup demorar muito, ou se a sua empresa usar muitas extrações regularmente atualizadas, isso poderá resultar em uma quantidade significativa de uso de espaço em disco temporário. Esses arquivos antigos serão removidos depois que o backup for concluído.

  • Em nós com o repositório, você precisa de espaço livre adicional igual a pelo menos o dobro do tamanho dos dados do repositório. Para obter uma estimativa dos dados do repositório, verifique o tamanho do diretório <data directory>/pgsql/data/base.

  • Em nós com o armazenamento de arquivo, você precisa de espaço livre adicional igual a pelo menos o tamanho dos dados do armazenamento de arquivo. Para obter uma estimativa dos dados do armazenamento de arquivo (extrações, fluxos etc.), verifique o tamanho do diretório <data directory>/dataengine.

  • Em nós com o controlador de administração ou o controlador TSM (normalmente o nó inicial, a menos que precisou se recuperar de uma falha de nó inicial), você precisa de espaço livre adicional, equivalente a pelo menos o tamanho dos dados do repositório mais o tamanho dos dados do repositório de arquivos.

Se todos os itens acima estiverem no mesmo nó, você poderá usar a soma dos tamanhos para determinar a quantidade de espaço em disco necessária.

Requisitos para restaurar espaço em disco

Você deve ter espaço em disco adequado para o processo de restauração de banco de dados, para que seja executado com êxito.

Para restaurar o Tableau Server:

  • Em nós de controlador, você precisa de espaço livre igual a pelo menos o tamanho do arquivamento de backup.

  • Em nós de repositório, você precisa de espaço livre igual a pelo menos duas vezes o tamanho dos dados do repositório no arquivamento de backup.

  • Em nós de armazenamento de arquivo, você precisa de espaço livre igual a pelo menos duas vezes o tamanho da pasta dataengine no arquivo de backup.

Práticas recomendadas para backup do Tableau Server

Há várias maneiras de maximizar a eficiência do backup. Seu ambiente pode afetar a eficiência de cada um deles, então teste com seus dados para ver o que funciona melhor.

  • Localizar o repositório (pgsql) e o Armazenamento de arquivos no mesmo nó do controlador de administração pode reduzir o tempo necessário para fazer backup do Tableau Server. O controlador de administração geralmente está no nó inicial, a menos que você tenha uma falha inicial do nó e precise mover o controlador para outro nó.Quando o repositório é colocado no mesmo local do controlador, ele elimina ou reduz significativamente a necessidade de compactar e transferir dados entre nós durante o processo de backup. Isso também ocorre com o Armazenamento de arquivos, especialmente se a sua empresa usa extrações muito.

  • Use a opção --skip-compression ao fazer backup do Tableau Server. Isso cria o backup sem usar compactação e resulta em um arquivo de backup maior, mas pode reduzir o tempo necessário para que o backup seja concluído. Para obter mais informações, consulte tsm maintenance backup.

Outros artigos nesta seção

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.