Verificar permissões de pasta

A conta executada pelo serviço do Tableau Server é chamada de conta de serviço Run As. A conta de serviço Run As requer permissões para recursos específicos de pastas no computador Windows.

Este tópico fornece:

  • Uma listagem das permissões exigidas pela conta de serviço Run As.
  • Informações sobre a instalação do Tableau Server em locais de instalação não padrão
  • Como reaplicar permissões em uma conta de serviço Run As existente com o TSM.

Este tópico refere-se à unidade na qual o Windows como a unidade do sistema. A unidade do sistema é equivalente à variável do ambiente do Windows, %WINDIR%. A unidade na qual o Tableau Server está instalado é chamada de unidade de instalação.

Recurso Unidade do sistema ou de instalação Caminho do arquivo Permissões exigidas
pasta system SYSTEMROOT:\windows\system32 Leitura, Listar conteúdo da pasta
executável system SYSTEMROOT:\windows\system32\cmd.exe Ler e executar
Raiz da unidade instalação raiz, por exemplo, Local Disk (C:) Leitura, Listar conteúdo da pasta
pasta instalação PROGRAMFILES\Tableau\Tableau Server Modificar
pasta instalação (na unidade do sistema) \ProgramData\Tableau\Tableau Server\ Modificar
pasta instalação (em uma unidade externa ao sistema) \Tableau\Tableau Server\data\ Modificar

Quando a conta de serviço Run As no TSM é atualizada, um processo em segundo plano configura as permissões de pasta no computador Tableau da conta de serviço Run As especificada.

Nesse caso, onde você está instalando na unidade do sistema na pasta padrão (C:\Program Files\Tableau), a configuração das permissões de pasta serão tratadas pelo TSM. Não é necessário verificar ou alterar permissões de pasta nesse caso. Se você instalar o Tableau Server em uma unidade diferente, será necessário configurar algumas permissões manualmente.

Instalando em um local não padrão

Se você estiver instalando o Tableau Server em um local não padrão em uma unidade diferente, será necessário configurar permissões na pasta de instalação para a conta de serviço Run As, bem como as contas locais predefinidas: Serviço local do serviço de rede e Sistema.

A tabela a seguir descreve as permissões que você terá que configurar caso instale o Tableau Server em um local não padrão. Se você tiver alterado a conta de serviço Run As para usar uma conta de usuário do domínio, defina todas as permissões na tabela abaixo. Todas essas permissões são definidas na pasta de instalação e devem ser herdadas pelas subpastas e arquivos na pasta de instalação.

Para obter mais informações sobre as diferentes contas usadas pelo Tableau Server, consulte Contas e permissões do Windows.

Definir permissões para esta conta: Permissões exigidas
A conta de usuário usada para instalar e atualizar o Tableau Server Controle total
A conta de usuário usada para executar comandos TSM Controle total
Conta do sistema Controle total
Executar como conta de serviço, serviço de rede e serviço local Ler e executar

Esse procedimento ilustra como modificar permissões no cenário em que a unidade do sistema do Windows é a unidade C:\ e a unidade de instalação do Tableau está em D:\. Use esse procedimento para definir as permissões especificadas na tabela acima.

  1. No computador que está host Tableau Server (e nos nós adicionais, se distribuído), use o Windows Explorer para clicar com o botão direito do mouse no driver de instalação do Tableau Server. Por exemplo Disco Local (D:)\Tableau, e selecione Propriedades.

  2. Selecione a guia Segurança.

  3. Clique em Editar e em Adicionar.

  4. Na caixa de diálogo Selecionar usuários, Computadores, Contas de serviço ou Grupos, digite o <domain>\<username> para a conta de serviço Run As do Tableau Server.

  5. Clique em Verificar nomes para resolver a conta e em OK para confirmar.

  6. Com a conta de serviço Run As do Tableau Serverem destaque, selecione Ler e executar.

  7. Na parte inferior da guia Segurança , clique em Avançado.

  8. Nas Configurações de segurança avançadas, clique em Alterar permissões.

  9. Na caixa de diálogo Configurações de segurança avançada do Tableau, destaque a conta de serviço Run As e marque a caixa de seleção Substituir todas as permissões de objeto filho com permissões hereditárias desse objeto.

  10. Clique em OK para aplicar alterações em todas as subpastas e arquivos. Isso pode demorar alguns minutos.

    Observação: você poderá uma ou mais mensagens de aviso do Windows ao aplicar essas alterações. Confirme que os avisos são aceitáveis de acordo com o contexto e prossiga com o procedimento.

  11. Clique em OK para salvar as alterações.

  12. Repita as etapas acima para aplicar todas as permissões especificadas na tabela acima.

  13. Clique em OK para sair.

    Observação: em alguns casos, o Windows exibirá um erro da Lixeira: Deseja esvaziar a Lixeira para esta unidade?" Clique em Sim.

Reaplicar permissões de pastas

Em algumas empresas, Políticas de grupo ou outras soluções de gerenciamento de sistema são usadas para padronizar permissões e contas nos servidores de aplicações. Se sua empresa executar tal solução, configure o sistema para acomodar as permissões de pasta exigidas pela conta de serviço Run As. Se as permissões de pasta para a conta de serviço Run As tiverem sido alteradas, você poderá usar o TSM para reaplicar as permissões. Consulte Alteração de uma conta de serviço Run As de domínio existente para uma conta diferente.

Agradecemos seu feedback!