Antes da instalação...

Observação: encontre informações adicionais sobre as especificações técnicas para o Tableau Server no site da Web do Tableau, aqui.(O link abre em nova janela)

Este tópico inclui as solicitações e recomendações que devem ser consideradas antes de instalar o Tableau Server em um ambiente de produção.

  • Se você não estiver familiarizado com o Tableau Server e desejar implementá-lo na sua organização, incentivamos que você implemente primeiro o Tableau Server como um único servidor em um ambiente de teste. A maneira mais fácil de fazer uma instalação de servidor único é seguir as etapas em Começar a instalação.
  • Para obter um procedimento completo que descreve como implantar uma arquitetura de referência de quatro nós pronta para empresas em um data center em camadas, consulte Guia de implantação do Tableau Server Enterprise(O link abre em nova janela).
  • Se você estiver implantando o Tableau Server em um cluster distribuído, revise Requisitos distribuídos além dos requisitos e das recomendações descritas neste tópico.
  • Se você estiver migrando da instalação do Tableau Server no Windows para o Linux, consulte Migrar o Tableau Server do Windows para o Linux.

Validando seu plano de implantação do Server

Antes de se comprometer a instalar uma nova implantação do Tableau Server em sua organização, certifique-se de avaliar atentamente suas opções. Para a maioria das organizações, o Tableau Cloud fornecerá uma solução de análise mais confiável, eficiente e econômica em comparação com o Tableau Server auto-hospedado. Para obter informações sobre a viabilidade do Tableau Cloud para sua organização, revise essa postagem no blog, Should I move my analytics to the cloud? (Devo mover minha análise para a nuvem?)(O link abre em nova janela)

Já está executando o Tableau Server e deseja migrar para o Tableau Cloud? Consulte Guia de migração manual do Tableau Cloud(O link abre em nova janela).

Se você determinou que deve auto-hospedar o Tableau Server, recomendamos seguir a implantação prescrita do Tableau no Guia de implantação empresarial(O link abre em nova janela) (EDG). O EDG apresenta uma arquitetura de referência totalmente testada e suportada, de alto desempenho, escalável e segura, baseada em uma rede de dados em camadas. No futuro, estamos comprometidos em investir na arquitetura de referência EDG para facilitar o lançamento de recursos e melhorar os cenários de atualização.

Recomendações de hardware para instalações de produção

A lista a seguir descreve as recomendações mínimas de hardware para uma instalação de nó único e uso de produção do Tableau Server:

Importante: essas recomendações são mínimas e podem não refletir os requisitos da sua instalação e organização. Por exemplo, há vários fatores que podem afetar os requisitos de espaço em disco, incluindo se você publicará ou não extrações, fluxos e o número de pastas de trabalho no Tableau Server. Para obter mais informações sobre o que pode afetar os requisitos de espaço livre em disco, consulte Requisitos de espaço em disco.

Tipo de instalação

Processador

CPU

RAM

Espaço livre em disco

Nó único

  • 64 bits (chipsets de x86_64)
  • Deve aceitar conjuntos de instruções SSE4.2 e POPCNT
  • Os processadores baseados em ARM não são suportados

8 núcleos (16 vCPUs), 2.0 GHz ou superior

Versão 2022.3 e posteriores:

  • 128 GB

Versão 2021.4.0 para versão 2022.1.x:

  • 64 GB

Versão 2021.3.x e anteriores:

  • 32 GB

50 GB

Se estiver adicionando o Tableau Prep Conductor à sua instalação do Tableau Server, recomendamos adicionar um segundo nó e dedicá-lo para a execução do Prep Conductor no Tableau Server. Esse nó deve ter um mínimo de quatro núcleos (8 vCPUs) e 16 GB de RAM.

Implantações empresariais e de vários nós

Entre em contato com o Tableau para obter orientação técnica.

Os nós devem atender às recomendações mínimas de hardware ou excedê-las, exceto:

  • Nós dedicados do Processador em segundo plano executando até duas instâncias nele, onde 4 núcleos podem ser aceitáveis.

  • Nó dedicado para o Tableau Prep Conductor: mínimo de quatro núcleos (8 vCPUs) e 16 GB de RAM.

  • Nó dedicado para Independent Gateway: mínimo de 2 núcleos (4 vCPUs), 8 GB de RAM e 100 GB de espaço livre em disco.

Importante: o requisito de espaço em disco não pode ser verificado até que você inicialize o TSM. Se não tiver espaço suficiente, só saberá disso após a instalação do pacote do Tableau Server.

Espaço em disco de 50 GB disponível, com no mínimo 15 GB alocados para o diretório /opt e o restante alocado para o diretório /var para armazenamento de dados.

  • O espaço livre em disco será calculado após a extração do programa de Instalação do Tableau Server. O programa de instalação usa cerca de 1 GB de espaço. Pode ser necessário alocar espaço em disco adicional dependendo de vários fatores, como estar usando extrações.

    Os bits principais do Tableau Server devem ser instalados no diretório com pelo menos 15 GB de espaço livre em disco. Se você tentar instalar o Tableau Server em um computador que não possua espaço o suficiente, o pacote do Tableau Server será instalado, mas será incapaz de continuar com a configuração. Por padrão, o local de instalação é o diretório /opt. É possível alterar o caminho da instalação do Tableau Server nas distribuições de RHE.

    Se planejar fazer uso extenso de extrações, então pode precisar alocar espaço em disco adicional. É possível especificar um diretório diferente para o armazenamento de dados (extração) durante a instalação.

  • Requisitos de espaço de armazenamento conectado à rede para armazenamento de arquivo externo: se você estiver planejando configurar o Tableau Server com armazenamento de arquivo externo, precisará estimar a quantidade de espaço de armazenamento para dedicar em seu armazenamento conectado à rede.

    Estimativa do tamanho do armazenamento: você deve levar em consideração a quantidade de armazenamento necessária para publicar e atualizar as extrações. Além disso, você também deve levar em consideração o tamanho do backup do repositório, a menos que escolha especificamente a opção de fazer o backup do repositório separadamente, conforme descrito no tópico Opção 2: repositório de backup separadamente

    • Extrações:
      • Considere o número de extrações que será publicado no Tableau Server e o tamanho de cada extração. Teste as suas necessidades ao publicar várias extrações no Tableau Server e, em seguida, verifique o espaço em disco usado. Você pode usar essa quantidade de espaço em disco para ajudar a descobrir quantas extrações serão publicadas no Tableau Server no decorrer do tempo, além de como cada extração existente terá o tamanho aumentado.
      • Considere o espaço necessário pelo diretório temp durante uma atualização de extração. O diretório temp, que armazena uma extração durante a atualização, pode necessitar de um tamanho três vezes maior que o do arquivo final.

    • Backup do repositório:
      • Para obter uma estimativa dos dados do repositório, verifique o tamanho do diretório <data directory>/pgsql/data/base.

      • Para obter o tamanho exato dos dados de repositório, abra o arquivo de backup e use o tamanho do arquivo workgroup.pg_dump.
  • A contagem de núcleos baseia-se nos núcleos "físicos". Núcleos físicos podem representar hardware de servidor reais ou em uma máquina virtual (VM). O hyper-threading é ignorado para a finalidades de contar núcleos.

  • A RAM mostrada é o mínimo recomendado para uma instalação de um nó único. A instalação pode funcionar melhor com mais RAM, dependendo da atividade, do número de usuários e dos trabalhos em segundo plano.

Para ver a lista completa de recomendações e os requisitos mínimos, consulte Requisitos mínimos de hardware e recomendações para o Tableau Server. Para as especificações de hardware, o Tableau testa a escalabilidade internamente, consulte Recomendações de hardware para instalações de produção.

Para implementações de nuvem públicas na Amazon Web Services e na Google Cloud Platform, a “vCPU” é na realidade uma CPU de hiper processamento e não um núcleo de CPU total. Ao dimensionar as instâncias na nuvem, é preciso ter o dobro de vCPU que o informado nos requisitos de núcleo de CPU do Tableau Server (8 vCPU necessária para uma instalação de avaliação gratuita mínima, 16 vCPU recomendada para uma instalação de nó único).

Requisitos do sistema operacional

As seguintes distribuições do Linux são aceitas:

 2021.4.x2022.1.0 -
2022.1.11
2022.1.12+2022.3.0 -
2022.3.3
2022.3.4+2023.1.0 -
2023.1.7
2023.1.8+2023.3.02023.3.1 - 2024.2.x
AlmaLinux 8.x        
AlmaLinux 9.x        
Amazon Linux 2
Amazon Linux 2023        
CentOS 7.9+
(não 8.x)
CentOS Stream 8.x        
CentOS Stream 9.x        
Debian 9Observação: a partir de julho de 2022, as distribuições Debian não são mais aceitas. Para obter mais informações, consulte a postagem da Comunidade do Tableau(O link abre em nova janela).
RHEL 7.3
RHEL 8.3+
RHEL 9.x       
Oracle Linux 7.3+
(não 8.x)
Oracle Linux 8.x        
Oracle Linux 9.x        
Rocky Linux 8.x        
Rocky Linux 9.x        
Ubuntu 16.04 LTS
Ubuntu 18.04 LTS
Ubuntu 20.04 LTS   
Ubuntu 22.04 LTS       

Para obter informações sobre os requisitos de distribuição do Linux para o Tableau Server em um contêiner, consulte Distribuições com suporte para criação .

Importante: para garantir que você tenha as correções de segurança e a funcionalidade mais recentes, o Tableau recomenda enfaticamente que você use a versão mais recente com suporte da distribuição do Linux na qual está implantando. O Tableau geralmente testa e valida na versão secundária mais recente de uma versão principal de distribuição com suporte.

Notas adicionais sobre distribuições Linux:

  • As distribuições Red Hat Enterprise Linux (RHEL), CentOS, Oracle Linux e Amazon Linux são coletivamente denominadas nesta documentação como semelhantes a RHEL.

  • A partir de julho de 2022, as distribuições Debian não são mais aceitas. Para obter mais informações, consulte a postagem da Comunidade do Tableau(O link abre em nova janela).

  • As versões não LTS de Ubuntu não são compatíveis.

  • Ubuntu versão 17.04 não é compatível.

  • O suporte para Ubuntu versão 20.04 foi adicionado no Tableau Server versão 2023.1.0 e nas versões de manutenção do Server 2022.1.12 e 2022.3.4. Não é aceito em versões anteriores.
  • As versões anteriores do CentOS e do Ubuntu não são compatíveis porque o Tableau Server requer o systemd para gerenciamento de processos.

  • A versão do instalador com o sufixo do arquivo, .deb, é instalada nas distribuições do Ubuntu e do Debian.

  • Kernels personalizados não são compatíveis.

Em uma instalação de vários nós do Tableau Server, todos os nós do computador onde o Tableau Server estiver sendo instalado devem executar o Linux e a mesma distribuição do Linux.

Diretório de instalação

Os bits principais do Tableau Server são instalados no diretório /opt por padrão.

  • O diretório onde você instala o Tableau Server deve ter ao menos 15 GB de espaço livre em disco alocado. Se você tentar instalar o Tableau Server em um computador que não possua espaço o suficiente, o pacote do Tableau Server será instalado, mas será incapaz de continuar com a configuração.
  • Você pode especificar um local de instalação não padrão em sistemas do tipo RHEL, mas não pode alterar isso no Ubuntu.
  • Não especifique um link simbólico ou um local de diretório em um volume de Sistema de arquivos de rede (NFS) ao especificar um local de instalação não padrão em sistemas do tipo RHEL.

Diretório de dados

Por padrão, o Tableau Server criará um diretório de dados para todo o conteúdo e as extrações gerenciadas pelo Tableau. O diretório é criado em /var/opt/tableau/tableau_server.

É possível especificar um diretório diferente para o armazenamento de dados (extração) durante a instalação. Caso planeje usar um diretório diferente, não crie o diretório. Em vez disso, deixe que a instalação do Tableau Server o crie. O diretório de dados requer permissões específicas definidas durante o processo de instalação.

Para alterar o diretório de dados, você deve passar um sinalizador junto com o caminho do diretório de dados ao executar o script initialize-tsm. Consulte Saída de ajuda para script initialize-tsm.

Se estiver alterando o diretório de dados padrão:

  • Não especifique um link simbólico ou um local para o diretório de dados em um volume de NFS (Network File System).
  • Não especifique um local para o diretório de dados com um caminho que inclua um ponto ou espaço. Se houver um ponto ou espaço no caminho, a inicialização falhará.
  • O diretório de dados deve ser instalado em um diretório diferente do diretório da instalação.

Importante: você não pode alterar o local do diretório de dados após executar initialize-tsm. O local do diretório de dados continuará pelo restante do tempo de implantação, incluindo atualizações subsequentes.

Tableau Prep Conductor

O Tableau Prep Conductor é um dos processos no Tableau Server. Ele executa um fluxo, verifica as credenciais de conexão e envia alertas se houver falha em um fluxo. O Tableau Prep Conductor usa a funcionalidade de agendamento e monitoramento do Tableau Server para automatizar os fluxos em execução para atualizarem a saída do fluxo, em vez de fazer logon no Tableau Prep Builder para executar manualmente fluxos individuais à medida que seus dados são alterados.

O Tableau Prep Conductor é licenciado separadamente e está disponível com a licença do Data Management Para obter mais informações sobre o licenciamento do Tableau Prep Conductor, consulte Licença Data Management.

Recomendamos habilitar o Tableau Prep Conductor em um nó dedicado. Para obter mais informações:

Requisitos adicionais

Certifique-se de que o seu ambiente também atenda aos requisitos adicionais a seguir:

Nome de host

  • O Tableau Server deve resolver o hosthame para um endereço IP usando o servidor de nomes de domínio (DNS) ou com um arquivo de host local no computador que está executando o Tableau Server. Por padrão, os arquivos de host são armazenados em /etc/hosts.
  • O nome de host do servidor não deve ser alterado após iniciar o Tableau Services Manager durante o processo de instalação. Por exemplo, isso pode acontecer se o pacote cloud-init for usado para inicializar uma máquina virtual e o Tableau Server for instalado nesta máquina.
  • Os nomes do host que incluem sublinhado (_) não são compatíveis com o Tableau Server.

Endereço IP estáticos

O computador no qual o Tableau Server for instalado deve ter um endereço de IPv4 ou IPv6 estático.

Drivers de banco de dados

Para conectar-se a fontes de dados específicas, o computador no qual o Tableau Server for instalado deve ter os drivers de banco de dados corretos instalados. Para obter mais informações, consulte Drivers de banco de dados.

Portas disponíveis

O TSM e Tableau Server precisam de uma porta TCP para que você os acesse. O padrão do TSM é a porta 8850 e o padrão do serviço de Gateway do Tableau Server é a porta 80. Recomendamos certificar que as portas 8850 e 80 não estejam sendo usadas no seu sistema antes de instalar o Tableau Server. Se essas portas não estiverem disponíveis, as portas de TSM e gateway podem ser dinamicamente remapeadas a números de porta diferente e, atualmente, não há interface para exibir para qual porta eles foram remapeados.

Consulte Portas do Tableau Services Manager.

Configuração do firewall local

Se você estiver executando um firewall no computador onde o Tableau Server será instalado, você precisará abrir as seguintes portas padrão para o tráfego do Tableau Server. Todos os números de porta, exceto 443, podem ser alterados.

PortaTCP/UDPUsada por ...TIPO DE INSTALAÇÃO
Todos

Distribuída / Alta disponibilidade

80TCPGatewayX 
443TCPSSL. Quando o Tableau Server estiver configurado para SSL, o servidor de aplicativos redirecionará as solicitações para essa porta. Não altere essa porta.X 
8850TCPTableau Services Manager.X 
8060TCPBanco de dados do PostgreSQL.X 
8061TCPPorta de verificação de backup do PostgreSQLX 
8000-9000TCPIntervalo de portas reservado por padrão para mapeamento dinâmico de processos do Tableau X
27000-27009TCPIntervalo de portas usado pelo Tableau Server para serviço de Licenciamento. Esse intervalo deve estar aberto no nó que executa o serviço de Licenciamento e acessível por meio de outros nós. Por padrão, o nó inicial executa o serviço de Licenciamento.X 

Consulte Portas do Tableau Services Manager e Configurar o firewall local.

Usuários e grupos do sistema

O Tableau Server no Linux usa um usuário sem privilégios e dois grupos para funcionar adequadamente. O Tableau criará a conta e grupos padrão durante a instalação. Como alternativa, é possível especificar contas existentes. Consulte Usuários e grupos do sistema

e Grupo de autorização TSM.

Acesso sudo e raiz

Todas as tarefas de instalação e administrativas do Tableau Server devem ser executadas como raiz. Geralmente é alcançado usando o comando sudo, mas também é possível executar os comandos diretamente como o usuário raiz.

Para instalar o Tableau Server em uma conta raiz, é necessário especificar uma conta de usuário durante a instalação. A conta será usada para gerenciar o TSM. Especifique a conta ao executar o script initialize-tsm com a opção -a. Consulte Saída de ajuda para script initialize-tsm.

Senha da conta

A conta de usuário usada para instalar e administrar o Tableau Server deve ser passível de autenticação com uma senha. Ou seja, o usuário não deve usar outros meios de autenticação (por exemplo, autenticação de chave pública).

Se a conta usada para instalar e inicializar o Tableau Server não tiver uma senha, será possível definir uma com o comando passwd:

                sudo passwd $USER    

Requisito de acesso à porta

Se quiser instalar o Tableau Server remotamente, por exemplo, por meio de SSH, verifique se as seguintes portas estão abertas:

  • 8850. A porta usada para a interface da Web do Tableau Services Manager (TSM). Você pode usar esta interface para configurar o Tableau Server.
  • 80. A porta usada para a principal interface da Web do Tableau Server.

O instalador do Tableau Server tenta abrir essas portas durante o processo de instalação, mas ele só pode abri-las para o firewall firewalld. Se o seu computador executar outro firewall, abra as portas antes da instalação.

Ambientes do Contêiner virtual

A partir da versão 2021.2, certas configurações do Tableau Server no Linux podem ser executadas em um contêiner. Para obter mais detalhes sobre as configurações compatíveis, consulte Tableau Server em um contêiner.

As versões anteriores do Tableau Server no Linux e as configurações sem suporte não foram testadas e não têm suporte em ambientes de contêineres virtuais, como Docker. Nesses casos, se for instalado nesses ambientes, o Tableau Server no Linux não funcionará como esperado.

Requisitos do pacote

Systemd

O Tableau Server exige o systemdpara gerenciar os serviços. Este pacote é instalado por padrão no CentOS 7 e no Ubuntu 16. Caso decida testar o Tableau Server em uma versão modificada dessas distribuições, você pode executar o seguinte comando para confirmar que o systemd está instalado:

                whereis systemd

Se o systemdestiver instalado, o local da instalação é exibido. Por exemplo, você poderá ver a seguinte saída:

                systemd: /usr/lib/systemd /etc/systemd /usr/share/systemd /usr/share/man/man1/systemd.1.gz 

Se o systemd estiver instalado, mas o instalador do Tableau encontrar falhas nas verificações de requisitos para systemd, talvez esse systemd não esteja em execução. Para verificar se o systemd está em execução, execute o seguinte comando:

ls /run/systemd

O resultado será uma lista de arquivos e diretórios. Se o systemd estiver em execução, o resultado incluirá system. Caso system não esteja listado, isso quer dizer que o systemd não está em execução.

Software antivírus

O software antivírus que verifica os diretórios usados pelo Tableau Server pode interferir na instalação e no uso contínuo do Tableau Server. Em alguns casos, isso pode resultar em falhas de instalação, problemas de inicialização do Tableau Server ou afetar o desempenho. Se você planeja executar um software antivírus no computador que executa o Tableau Server, siga as recomendações na Base de dados de conhecimento(O link abre em nova janela).

Continue para a próxima etapa: Instalação e configuração do Tableau Server.

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!