Antes da instalação...

Observação: encontre informações adicionais sobre as especificações técnicas para o Tableau Server no site da Web do Tableau, aqui.

Este tópico inclui as solicitações e recomendações que devem ser consideradas antes de instalar o Tableau Server em um ambiente de produção.

Se você desejar instalar em um único servidor, ou se quiser realizar uma instalação mínima para fins de teste, consulte nosso guia de instalação de servidor único, Guia de instalação para todos.

Se você estiver implantando o Tableau Server em um cluster distribuído, revise Requisitos distribuídos além dos requisitos e das recomendações descritas neste tópico.

Se você estiver migrando da instalação do Tableau Server no Windows para o Linux, consulte Migrar o Tableau Server do Windows para o Linux.

Recomendações do hardware

A lista a seguir descreve as recomendações mínimas de hardware para uma instalação de nó único do Tableau Server:

  • Processador de 8 núcleos, 2.0 GHz ou superior

  • Arquitetura de processador de 64 bits

  • Memória de 32 GB

  • Espaço em disco de 50 GB disponível, com no mínimo 15 GB alocados para o diretório /opt e o restante alocado para o diretório /var para armazenamento de dados. Consulte a seção Diretório de dados, abaixo.

    Importante: o requisito de espaço em disco não pode ser verificado até que você inicialize o TSM. Se não tiver espaço suficiente, só saberá disso após a instalação do pacote do Tableau Server.

Para ver a lista completa de recomendações e os requisitos mínimos, consulte Requisitos mínimos de hardware e recomendações para o Tableau Server.

Para implementações de nuvem públicas na Amazon Web Services e na Google Cloud Platform, a “vCPU” é na realidade uma CPU de hiper processamento e não um núcleo de CPU total. Ao dimensionar as instâncias na nuvem, é preciso ter o dobro de vCPU que o informado nos requisitos de núcleo de CPU do Tableau Server (4 vCPU para uma instalação de avaliação gratuita mínima, 16 vCPU para uma instalação recomendada).

Requisitos do sistema operacional

As seguintes distribuições do Linux são aceitas:

  • Red Hat Enterprise Linux (RHEL) 7.3 e posterior, CentOS 7.3 e posterior, Oracle Linux 7.3 e posterior, e Amazon Linux 2.

    Essas distribuições são referidas coletivamente nesta documentação como de tipo RHEL.

    O RHEL 8 não é compatível.

  • Versões mais recentes do Ubuntu 16.04 LTS e 18.04 LTS.

    As versões diferentes da LTS não são compatíveis. A versão 17.04 do Ubuntu não é compatível.

  • Debian 9

As versões anteriores de CentOS e Ubuntu não são aceitas, pois o Tableau Server requer systemd para gerenciamento de processos. A versão do instalador com o sufixo do arquivo, .deb, instala em distribuições Ubuntu e Debian.

Não há suporte para kernels personalizados

Em uma instalação de vários nós do Tableau Server, todos os nós do computador onde o Tableau Server estiver sendo instalado devem executar o Linux e a mesma distribuição do Linux.

Observação: não é possível instalar o Tableau Server em uma combinação de computadores com Linux e Windows.

Diretório de instalação

Os bits principais do Tableau Server são instalados no diretório /opt por padrão. Você pode alterar o diretório de instalação em sistemas do tipo RHEL, mas não pode alterar isso no Ubuntu. Não é possível especificar um link simbólico ou um local de diretório em um volume de NFS (Network File System). O diretório onde você instala o Tableau Server deve ter ao menos 15 GB de espaço em disco livre. Se você tentar instalar o Tableau Server em um computador que não possua espaço o suficiente, o pacote do Tableau Server será instalado, mas será incapaz de continuar com a configuração.

Diretório de dados

Por padrão, o Tableau Server criará um diretório de dados para todo o conteúdo e as extrações gerenciadas pelo Tableau. O diretório é criado em /var/opt/tableau/tableau_server.

É possível especificar um diretório diferente para o armazenamento de dados (extração) durante a instalação. Caso planeje usar um diretório diferente, não crie o diretório. Em vez disso, deixe que a instalação do Tableau Server o crie. O diretório de dados requer permissões específicas definidas durante o processo de instalação.

Para alterar o diretório de dados, você deve passar um sinalizador junto com o caminho do diretório de dados ao executar o script initialize-tsm. Consulte Saída de ajuda para script initialize-tsm.

Se estiver alterando o diretório de dados padrão:

  • Não especifique um link simbólico ou um local para o diretório de dados em um volume de NFS (Network File System).
  • Não especifique um local para o diretório de dados com um caminho que inclua um ponto ("."). Se houver um ponto no caminho, a inicialização falhará.
  • O diretório de dados deve ser instalado em um diretório diferente do diretório da instalação.

Importante: você não pode alterar o local do diretório de dados após executar initialize-tsm. O local do diretório de dados continuará pelo restante do tempo de implantação, incluindo atualizações subsequentes.

Tableau Prep Conductor

O Tableau Prep Conductor é um dos processos no Tableau Server. Ele executa um fluxo, verifica as credenciais de conexão e envia alertas se houver falha em um fluxo. O Tableau Prep Conductor usa a funcionalidade de agendamento e monitoramento do Tableau Server para automatizar os fluxos em execução para atualizarem a saída do fluxo, em vez de fazer logon no Tableau Prep Builder para executar manualmente fluxos individuais à medida que seus dados são alterados.

O Tableau Prep Conductor é licenciado separadamente e está disponível com a licença do Data Management Add-on. Para obter mais informações sobre o licenciamento do Tableau Prep Conductor, consulte Licenciamento do Tableau Prep Conductor.

É recomendável habilitar o Tableau Prep Conductor em um nó dedicado. É recomendável habilitar o Tableau Prep Conductor em um nó dedicado para executar os fluxos. Para obter mais informações:

Requisitos adicionais

Certifique-se de que o seu ambiente também atenda aos requisitos adicionais a seguir:

Nome de host

  • O Tableau Server deve resolver o hosthame para um endereço IP usando o servidor de nomes de domínio (DNS) ou com um arquivo de host local no computador que está executando o Tableau Server. Por padrão, os arquivos de host são armazenados em /etc/hosts.
  • O nome de host do servidor não deve ser alterado após iniciar o Tableau Services Manager durante o processo de instalação. Por exemplo, isso pode acontecer se o pacote cloud-init for usado para inicializar uma máquina virtual e o Tableau Server for instalado nesta máquina.
  • Os nomes do host que incluem sublinhado (_) não são compatíveis com o Tableau Server no Linux.

Endereço IP estáticos

O computador no qual o Tableau Server for instalado deve ter um endereço de IP estático.

Drivers de banco de dados

Para conectar-se a fontes de dados específicas, o computador no qual o Tableau Server for instalado deve ter os drivers de banco de dados corretos instalados. Para obter mais informações, consulte Drivers de banco de dados.

Portas disponíveis

O TSM e Tableau Server precisam de uma porta TCP para que você os acesse. O padrão do TSM é a porta 8850 e o padrão do serviço de Gateway do Tableau Server é a porta 80. Recomendamos certificar que as portas 8850 e 80 não estejam sendo usadas no seu sistema antes de instalar o Tableau Server. Se essas portas não estiverem disponíveis, as portas de TSM e gateway podem ser dinamicamente remapeadas a números de porta diferente e, atualmente, não há interface para exibir para qual porta eles foram remapeados.

Consulte Portas do Tableau Services Manager.

Configuração do firewall local

Se estiver executando um firewall no computador onde vai instalar o Tableau Server, será necessário abrir as portas padrões a seguir para o tráfego do Tableau Server. Todas as portas, exceto a porta 443, podem ser alteradas.

Porta TCP/UDP Usada por ... TIPO DE INSTALAÇÃO
Todos

Distribuída / Ata disponibilidade

80 TCP Gateway X  
443 TCP SSL. Quando o Tableau Server é configurado para SSL, o servidor de aplicativos redireciona solicitações para essa porta. Não altere essa porta. X  
8850 TCP Tableau Services Manager. X  
8060 TCP Banco de dados PostgreSQL. X  
8061 TCP Porta de verificação de backup do PostgreSQL X  
8000-9000 TCP Intervalo de portas reservado por padrão para o mapeamento dinâmico dos processos do Tableau   X
27000-27009 TCP Intervalo de portas usado pelo Tableau Server para o serviço de licenciamento. Esse intervalo deve ser aberto no nó que executa o serviço de licenciamento e acessível a partir de outros nós. Por padrão, o nó inicial executa o serviço de Licenciamento. X  

Consulte Portas do Tableau Services Manager e Configurar o firewall local.

Usuários e grupos do sistema

O Tableau Server no Linux usa um usuário sem privilégios e dois grupos para funcionar adequadamente. O Tableau criará a conta e grupos padrão durante a instalação. Como alternativa, é possível especificar contas existentes. Consulte Usuários e grupos do sistema

Acesso sudo e raiz

Todas as tarefas de instalação e administrativas do Tableau Server devem ser executadas como raiz. Geralmente é alcançado usando o comando sudo, mas também é possível executar os comandos diretamente como o usuário raiz.

Para instalar o Tableau Server em uma conta raiz, é necessário especificar uma conta de usuário durante a instalação. A conta será usada para gerenciar o TSM. Especifique a conta ao executar o script initialize-tsm com a opção -a. Consulte Saída de ajuda para script initialize-tsm.

Senha da conta

A conta de usuário usada para instalar e administrar o Tableau Server deve ser passível de autenticação com uma senha. Ou seja, o usuário não deve usar outros meios de autenticação (por exemplo, autenticação de chave pública).

Se a conta usada para instalar e inicializar o Tableau Server não tiver uma senha, será possível definir uma com o comando passwd:

                sudo passwd $USER
            

Requisito de acesso à porta

Se quiser instalar o Tableau Server remotamente, por exemplo, por meio de SSH, verifique se as seguintes portas estão abertas:

  • 8850. A porta usada para a interface da Web do Tableau Services Manager (TSM). Você pode usar esta interface para configurar o Tableau Server.
  • 80. A porta usada para a principal interface da Web do Tableau Server.

O instalador do Tableau Server tenta abrir essas portas durante o processo de instalação, mas ele só pode abri-las para o firewall firewalld. Se o seu computador executar outro firewall, abra as portas antes da instalação.

Ambientes do Contêiner virtual

A instalação do Tableau Server em ambientes de contêiner virtual, como Docker, não foi testada e não é suportada. Se for instalado nesses ambientes, o Tableau Server no Linux não funcionará como esperado.

Requisitos do pacote

Systemd

O Tableau Server exige o systemdpara gerenciar os serviços. Este pacote é instalado por padrão no CentOS 7 e no Ubuntu 16. Caso decida testar o Tableau Server em uma versão modificada dessas distribuições, você pode executar o seguinte comando para confirmar que o systemd está instalado:

                whereis systemd
            

Se o systemdestiver instalado, o local da instalação é exibido. Por exemplo, você poderá ver a seguinte saída:

                systemd: /usr/lib/systemd /etc/systemd /usr/share/systemd /usr/share/man/man1/systemd.1.gz
            

Se o systemd estiver instalado, mas o instalador do Tableau encontrar falhas nas verificações de requisitos para systemd, talvez esse systemd não esteja em execução. Para verificar se o systemd está em execução, execute o seguinte comando:

ls /run/systemd

O resultado será uma lista de arquivos e diretórios. Se o systemd estiver em execução, o resultado incluirá system. Caso system não esteja listado, isso quer dizer que o systemd não está em execução.

Continue para a próxima etapa: Instalação e configuração do Tableau Server.

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.