O Guia de Implantação Corporativa do Tableau Server (EDG) foi desenvolvido para fornecer orientação prescritiva para a implantação do Tableau Server (local ou na nuvem). O Guia fornece orientação de implantação para cenários corporativos no contexto de uma arquitetura de referência. Testamos a arquitetura de referência para verificar a conformidade com os referenciais de segurança, escala e desempenho, que estão em conformidade com as práticas recomendadas padrão do setor.

Em um alto nível, os principais recursos de uma implantação corporativa padrão de mercado consistem em uma topologia em camadas, em que cada camada de funcionalidade de aplicativo de servidor (nível de gateway da Web, nível de aplicativo e nível de dados) é vinculada e protegida por sub-redes de acesso controlado. Os usuários que acessam o aplicativo de servidor da Internet são autenticados no nível da Web. Depois de autenticada, a solicitação é enviada por proxy para uma sub-rede protegida, onde o nível de aplicativo trata da lógica de negócios. Os dados de alto valor são protegidos pela terceira sub-rede: o nível de dados. Os serviços no nível do aplicativo se comunicam pela rede protegida com o nível de dados para atender às solicitações de dados às fontes de dados de backend.

Nesta implantação, a segurança está na vanguarda de todas as decisões de design e implementação. No entanto, confiabilidade, desempenho e escalabilidade também são requisitos prioritários. Dado o design distribuído e modular da arquitetura de referência, a confiabilidade e a escala de desempenho de uma forma linearmente previsível, colocalizando estrategicamente serviços compatíveis em cada nó e adicionando serviços em pontos de estrangulamento.

Quem deve ler este guia?

O EDG foi desenvolvido para administradores de TI corporativos que podem exigir:

  • Uma implantação de Tableau gerenciada por TI
  • Aplicação de conformidade do setor
  • Melhores práticas de implantação do setor
  • Implantação segura por padrão

O EDG é um guia de implementação para a arquitetura de referência corporativa. Embora esta versão do EDG inclua um exemplo de implementação AWS/Linux, o Guia pode ser usado como um recurso por administradores de TI corporativos experientes para implementar a arquitetura de referência prescrita em qualquer ambiente de data center padrão do setor.

Versão

Esta versão do EDG foi desenvolvida especificamente para a versão 2021.2.3 (ou posterior) do Tableau Server. Embora você possa usar o EDG como uma referência geral para implantar versões mais antigas do Tableau Server, recomendamos que você implante a arquitetura de referência com o Tableau Server 2021.2.3 ou posterior. Alguns recursos e opções não estão disponíveis em versões anteriores do Tableau Server.

Para obter os recursos e aprimoramentos mais atualizados, recomendamos a implantação do EDG com o Tableau Server 2022.1 e posterior.

A arquitetura de referência descrita neste guia oferece suporte a todos os clientes Tableau a seguir: criação na Web com navegadores compatíveis, Tableau Mobile e Tableau Desktop versão 2021.2.1 ou posterior. Outros clientes do Tableau (Tableau Prep, Bridge etc.) ainda não foram validados com a arquitetura de referência.

Destacar recursos

A primeira versão da arquitetura de referência do Tableau Server apresenta os seguintes cenários e recursos:

  • Pré-autenticação do cliente: todos os clientes Tableau (Desktop, Mobile, Criação na Web) são autenticados com o provedor de autenticação corporativa na camada da Web antes de acessar o Tableau Server interno. Este processo é gerenciado ao configurar um plug-in authN no servidor proxy reverso. Consulte Camada de proxy da Web.
  • Implantação zero trust: como todo o tráfego para os Tableau Servers é pré-autenticado, toda a implantação do Tableau opera em uma sub-rede privada que não requer uma conexão confiável.
  • Repositório externo: a arquitetura de referência especifica a instalação do repositório do Tableau em um banco de dados PostgreSQL externo, permitindo que os DBAs gerenciem, otimizem, dimensionem e façam backup do repositório como um banco de dados genérico.
  • Recuperação inicial do nó: o EDG apresenta um script que automatiza a restauração inicial do nó em caso de falha.
  • Backup e restauração baseados em tar: use backups tar conhecidos em marcos estratégicos da implantação do Tableau. No caso de uma falha ou configuração incorreta de implantação, você pode recuperar rapidamente para o estágio de implantação anterior, recuperando o backup tar associado.
  • Melhoria de desempenho: a validação do cliente e do laboratório mostra uma melhoria de desempenho de 15-20% ao executar o EDG em comparação com a implantação padrão.

Licenciamento

A arquitetura de referência do Tableau Server prescrita neste Guia requer uma licença do Server Management Add-on para habilitar o Repositório Externo do Tableau Server. Você também pode implantar opcionalmente o Armazenamento de arquivos externos do Tableau Server, que também requer a licença do Server Management Add-on. Consulte Sobre o complemento de gerenciamento do Tableau Server (Linux(O link abre em nova janela)).

Agradecemos seu feedback!