Perguntas sobre relações, o modelo de dados e as fontes de dados

Estas algumas das perguntas que ouvimos sobre os a modelagem de dados e relações no Tableau. Se você tiver uma pergunta que não está nesta lista, compartilhe conosco clicando no ícone azul Enviar feedback, no canto inferior direito desta página de Ajuda (clique em Sim ou Não, adicione a pergunta no campo Comentário e clique em Enviar).

Relações

Relação é só um nome diferente para uma união de colunas?

As relações são uma forma dinâmica e flexível de combinar dados de várias tabelas para análises. Uma relação descreve como duas tabelas lógicas independentes estão relacionadas entre si, mas não mescla as tabelas. Quando uma relação é criada entre tabelas, as tabelas permanecem separadas (normalizadas), mantendo seu nível de detalhe nativo e domínios. Você pode usar os relacionamentos para criar modelos de dados de vários fatos.

Você não pode definir um tipo de união para relacionamentos. Os relacionamentos se diferem das uniões de colunas no que diz respeito ao tempo e ao contexto da análise. O Tableau seleciona automaticamente quais tipos de união devem ser usados com base nos campos atuais em uso na visualização. Durante a análise, o Tableau ajusta os tipos de união de forma inteligente e preserva o nível de detalhes nativo em seus dados. É possível ver as agregações no nível de detalhes dos campos da visualização, em vez de ter que pensar sobre as uniões subjacentes.

Os relacionamentos podem ser de muitos para muitos e compatíveis com uniões de colunas externas completas. Você não precisa usar expressões LOD, como FIXED, para deduplicar dados em tabelas relacionadas.

Posso usar uniões de colunas entre tabelas lógicas?

Você deve usar relações entre tabelas lógicas. Você só pode usar uniões de colunas entre tabelas físicas contidas em uma tabela lógica. Clique duas vezes em uma tabela lógica para abri-la.

Recomendamos usar relacionamentos como sua primeira abordagem para combinar os dados, porque torna a preparação e análise de dados mais fácil e intuitiva. Usar as uniões somente quando você realmente precisar. As situações em que você ainda pode usar as uniões são quando você deseja:

  • Continuara usar uma fonte de dados de uma versão anterior a 2020.2 do Tableau que você atualizou para 2020.2
  • Usar explicitamente um tipo específico de união
  • Usar um modelo de dados compatível com dimensões compartilhadas

Para onde foram as uniões de colunas? Ainda posso combinar dados de tabela usando uniões de colunas?

As uniões de colunas ainda são uma opção para combinar os dados. Basta abrir uma tabela lógica para trabalhar com uniões de colunas (clique duas vezes em uma tabela lógica para abri-la). As tabelas com uniões de colunas são mescladas em uma única tabela lógica.

Para onde foram as uniões de colunas?

As relações são como combinações? Quando devo usar uma combinação?

Embora tanto as relações quanto as combinações aceitem a análise em diferentes níveis de detalhe, elas têm diferenças. Se quiser combinar dados de fontes de dados publicadas, no momento as combinações são a única opção.

Você também pode optar por usar mesclagens quando os campos usados para unir duas tabelas dependem da planilha.

As combinações aceitam apenas uniões de colunas à esquerda, enquanto as relações aceitam uniões de colunas externas completas. As mesclagens podem ser personalizadas por planilha.

Relações versus combinações

Fontes de dados, modelo de dados e conexões

Como as fontes de dados mudaram?

Nas versões anteriores a 2020.2, as tabelas combinadas na página Fonte de dados usando uniões de colunas e de linhas compõem o modelo de dados em uma fonte de dados. Os dados foram mesclados em uma única tabela plana.

No Tableau 2020.2, uma nova camada lógica foi adicionada ao modelo de dados do Tableau. A camada lógica e os relacionamentos expandem suas opções para trazer os dados necessários ao Tableau. Agora é possível criar fontes de dados normalizadas com várias tabelas em diferentes níveis de detalhe. As tabelas relacionadas não são mescladas; eles permanecem distintas. O uso de relacionamentos torna a criação e análise de dados em várias tabelas mais flexível e intuitiva.

Você ainda pode criar fontes de dados de tabela única no Tableau. É possível criar uma tabela lógica usando uma combinação de uniões de colunas, uniões de linhas, SQL personalizado etc. O comportamento da análise de tabela única no Tableau não mudou. A análise sobre uma única tabela lógica que contém uma mistura de dimensões e medidas funciona exatamente como no Tableau anterior à versão 2020.2. Ao atualizar uma pasta de trabalho ou fonte de dados para a versão 2020.2, ela conterá uma única tabela lógica que representa a fonte de dados anterior a 2020.2. Vai funcionar da mesma forma que antes da 2020.2.

O que são tabelas lógicas e tabelas físicas?

As fontes de dados na versão 2020.2 usam um modelo de dados de duas camadas: uma nova camada lógica onde você pode relacionar tabelas e uma camada física onde as tabelas podem ter uniões de colunas ou de linhas. As tabelas que você arrasta para a camada lógica usam relacionamentos e são chamadas de tabelas lógicas. Cada tabela lógica pode conter mais uma tabela física na camada física.

Para obter mais informações, consulte O modelo de dados do Tableau.

Podem existir relações entre tabelas de diferentes conexões?

Sim. É possível criar uma fonte de dados com relacionamentos entre tabelas de diferentes conexões. Para obter mais informações, consulte Combinar dados em Planejar a fonte de dados.

Posso usar operadores de desigualdade ou campos calculados para definir relacionamentos?

Na versão 2020.3 e posterior do Tableau, você pode criar relacionamentos com base em campos calculados e comparar os campos usados para relacionamentos, usando operadores na definição de relação.

Observe que os conectores a seguir não são compatíveis com operadores de desigualdade:

  • Google BigQuery
  • MapR
  • Salesforce

Todos os tipos de conexão são compatíveis com tabelas lógicas e relações?

A maioria dos tipos de conexão relacional é completamente compatível. Cubos, SAP HANA (com atributo OLAP), JSON e Google Analytics estão limitados a uma única tabela lógica na versão 20.2. Os procedimentos armazenados só podem ser usados em uma única tabela lógica.

As fontes de dados publicadas não podem estar relacionadas umas às outras. Não é possível editar fontes de dados publicadas.

Incompatíveis

  • Os bancos de dados de cubo não são compatíveis com a nova camada lógica. Conectar-se a um cubo oferece a mesma experiência que as versões anteriores à versão 2020.2.
  • Procedimentos armazenados: não são compatíveis com federação, relações ou uniões de colunas. São representados em uma única tabela lógica e não permitem abrir a tela União de colunas/União de linhas (camada física).
  • Splunk: não é compatível com uniões de colunas à esquerda (e, portanto, relações de tabelas lógicas).
  • JSON: não é compatível com federação, SQL personalizado, uniões de colunas ou relações (apenas uniões de linhas).
  • Fontes de dados que não são compatíveis com cálculos de LOD. Para obter mais informações, consulte Restrições de fonte de dados para expressões de nível de detalhe.

Suporte limitado

  • Salesforce e WDC Standard Connections: são representadas como tabelas com união de colunas dentro de uma tabela lógica. No momento, adicioná-las é aceito apenas para fontes de dados de uma única tabela lógica. As conexões padrão não podem unir colunas em uma tabela existente.
  • SAP HANA: não é compatível com relacionamentos de tabelas lógicas quando a conexão possui o conjunto de atributos OLAP.

Que tipos de modelos de dados são compatíveis?

Consulte O modelo de dados do Tableau e Esquemas de modelo de dados compatíveis

Existe uma exibição clássica da página Fonte de dados que eu possa usar?

A camada física da tela da página Fonte de dados é basicamente a "exibição clássica" da página Fonte de dados nas versões anteriores do Tableau.

A exibição padrão da tela Fonte de dados é a camada lógica a partir da versão 2020.2. Você deve clicar duas vezes em uma tabela lógica na tela da página Fonte de dados para acessar a camada física da tela.

Como posso criar uma fonte de dados de tabela única?

Arraste uma única tabela para a tela (camada lógica) da página Fonte de dados. Na planilha, utilize os campos dessa tabela no painel Dados para análise.

É possível adicionar mais dados em uma única tabela lógica clicando duas vezes na tabela. Isso abre a camada física da tela da página Fonte de dados. Se você precisar usar uniões de colunas e de linhas, arraste as tabelas em que deseja fazer essas uniões para a tela de camada física. As tabelas físicas são mescladas em sua única tabela lógica.

Este exemplo mostra a tabela Livro na tela Relações (camada lógica) da fonte de dados. Clicar duas vezes na tabela lógica Livro abre a tela União de colunas/União de linhas (camada física). As uniões de colunas mesclam as tabelas Prêmio e Informações à tabela Livro.

A segurança no nível de linha mudou?

A segurança no nível de linha funciona da mesma forma. Para obter informações sobre segurança em nível de linha, consulte as Melhores práticas para segurança de nível de linha(O link abre em nova janela)na ajuda do Tableau Server.

Como posso usar o SQL personalizado no novo modelo de dados?

Clique duas vezes na opção Novo SQL personalizado no painel à esquerda da página Fonte de dados (como antes). O SQL personalizado será inserido em uma única tabela lógica.

O que acontece com minhas fontes de dados antigas ao abri-las na versão 2020.2 e versões posteriores?

Os dados são migrados sem alterações e você pode continuar a usar a pasta de trabalho como anteriormente.

Ao abrir uma pasta de trabalho ou fonte de dados anterior à versão 2020.2 em uma versão 2020.2 do Tableau, a fonte de dados aparecerá como uma única tabela lógica na tela com o nome “Dados migrados”. É possível renomear a tabela Dados migrados.

Os dados originais e desnormalizados podem ter sido criada originalmente a partir de uma ou mais tabelas, usando uniões de colunas e de linhas. Ao abrir a fonte de dados no Tableau 2020.2, o Tableau migra o modelo de dados desnormalizados para uma única tabela lógica no novo modelo de dados para garantir a migração de dados e pastas de trabalho sem alterações.

Para ver as tabelas físicas que compõem a tabela lógica única, clique duas vezes na tabela lógica para abri-la na camada física. Você verá suas tabelas físicas subjacentes, incluindo uniões de colunas e de linhas.

Preciso alterar minha fonte de dados migrada para usar relacionamentos em vez de uniões?

Se você tiver fontes de dados de várias tabela definidas usando as uniões de camadas físicas, elas ainda funcionarão como antes. Você não precisa alterar a fonte de dados. É possível relacionar tabelas lógicas à tabela migrada, mas não é possível desfazer tabelas lógicas.

Considere alterar a fonte de dados para usar relacionamentos em vez de uniões se quiser adicionar mais tabelas ao modelo de dados. Isso exigirá que você remova as tabelas da camada física e, em seguida, adicione-as à camada lógica.

Como posso exibir ou editar o modelo de dados na Web?

A pasta de trabalho deve usar uma fonte de dados incorporada para que você seja capaz de editar relacionamentos e opções de desempenho na página Fonte de dados.

Não é possível editar o modelo de dados de uma fonte de dados publicada na Web ou no Tableau Desktop.

Posso usar uma fonte de dados no Tableau Server ou no Tableau Online (versão 2020.2 ou posterior) em uma versão anterior do Tableau Desktop (versão 2020.1 ou anterior)?

Se você tentar abrir uma fonte de dados publicada ou pasta de trabalho publicada do Tableau Server ou do Tableau Online versão 2020.2 ou posterior em uma versão anterior do Tableau Desktop, serão removidas quaisquer tabelas lógicas relacionadas à tabela raiz na fonte de dados. Apenas a tabela raiz (a primeira tabela adicionada a esse modelo da fonte de dados) permanecerá.

Se você tentar usar uma fonte de dados local em uma versão anterior do Tableau:

  • O Tableau exibe um aviso de que a fonte de dados é de uma versão mais recente do Tableau que não é compatível com a versão anterior.
  • Na página Fonte de dados, apenas a tabela raiz permanecerá na fonte de dados.
  • No painel Dados em uma planilha do Tableau Desktop, o Tableau exibe erros (pontos de exclamação vermelhos) ao lado dos campos afetados, que não fazem parte da tabela raiz.

Se você tentar usar uma fonte de dados publicada em uma versão anterior do Tableau:

  • O Tableau exibe um aviso de que a fonte de dados é de uma versão mais recente do Tableau que não é compatível com a versão anterior.
  • No painel Dados em uma planilha do Tableau Desktop, o Tableau exibe um erro (ponto de exclamação vermelho) ao lado da fonte de dados selecionada e uma mensagem de que a conexão precisa ser atualizada. Clique em Mostrar detalhes para obter mais informações sobre o erro.

As fontes de dados publicadas podem estar relacionadas entre si?

Não. Além disso, não é possível editar ou exibir o modelo de dados em uma fonte de dados publicada.

Se quiser combinar dados de fontes de dados publicadas, no momento as combinações são a única opção.

Relações versus combinações

Como funcionam as extrações com tabelas lógicas relacionadas?

Os dados de extração agora são armazenados com base em tabelas lógicas (substitui a opção Tabela única) ou tabelas físicas (substitui a opção Várias tabelas). Para obter mais informações, consulte Criar uma extração.

Se eu precisar fazer downgrade da versão 2020.2 para uma versão anterior, o que acontece com as relações entre tabelas lógicas?

Se você fizer o downgrade de uma pasta de trabalho da versão 2020.2 para uma versão anterior do Tableau, as tabelas lógicas relacionadas à tabela raiz no modelo serão removidas da fonte de dados. Apenas a tabela raiz (a primeira tabela adicionada a esse modelo) permanecerá.

Todas as planilhas na pasta de trabalho que utilizavam campos de tabelas lógicas (não raiz) tornam-se inválidas, porque as tabelas e campos foram removidos do modelo de dados.

O downgrade funciona melhor para pastas de trabalho que contêm fontes de dados de tabela única.

Como funciona o novo modelo de dados com cubos?

Os cubos funcionam da mesma forma que nas versões anteriores do Tableau. Uma fonte de dados de cubo será exibida como uma fonte de dados de tabela única, exatamente como é hoje. Você não pode criar relacionamentos usando dados de cubos.

Interação com outros recursos e produtos do Tableau

O Explicar os dados funciona com fontes de dados de várias tabelas que usam relacionamentos?

Em 2020.3, você pode usar o Explique os dados com fontes de dados que contêm várias tabelas relacionadas. As configurações de cardinalidade e integridade referencial para relações devem ser instaladas corretamente para que o Explique os dados analise os dados relacionados de várias tabelas.

Na versão 2020.2, você pode usar o Explicar os dados somente com fontes de dados de tabela única. A fonte de dados pode ter uma tabela única e lógica definida por uma ou mais tabelas físicas.

O Pergunte aos dados funciona com fontes de dados de várias tabelas?

O Pergunte aos dados funciona com fontes de dados de várias tabelas.

Como os novos recursos de modelagem de dados afetam o uso do Tableau Bridge?

É preciso atualizar para a versão mais recente do Tableau Bridge para obter compatibilidade total com a funcionalidade de modelagem de dados da versão 2020.2.

Quando devo usar o Tableau Prep versus a criação no Tableau Desktop, Tableau Online ou Tableau Server para criar uma fonte de dados?

O Tableau Prep limpa dados e cria fluxos, extratos e fontes de dados publicadas que contêm tabelas físicas.

No Tableau Desktop, e na criação Web do Tableau Online e do Tableau Server, você pode criar fontes de dados que usam modelos de dados normalizados. Esses modelos de dados podem ser feitos de tabelas lógicas e físicas, e suas fontes de dados podem ser salvas como fontes de dados dinâmicas ou como extrações.

Apenas tabelas lógicas podem estar relacionadas. As linhas e colunas de tabelas físicas podem ser unidas.

Análise com fontes de dados de várias tabelas

A análise funciona de forma diferente com fontes de dados de várias tabelas que usam relacionamentos?

O uso de uma fonte de dados com várias tabelas relacionadas afeta o funcionamento da análise no Tableau. Como várias tabelas relacionadas têm domínios independentes e mantêm o nível de detalhe nativo, quando você arrasta os campos para a exibição:

  • Os dados são consultados no nível de detalhe natural.
  • Somente dados relevantes para uma visualização são consultados.
  • As relações entre as tabelas afetam os resultados da consulta. O fluxo de criação de uma visualização pode variar dependendo de como as tabelas de campos estão relacionadas entre si no modelo de dados, ou se elas não estão diretamente relacionadas.

Para obter mais informações, consulte Não tenha medo de relacionamentos(O link abre em nova janela), Como funciona a análise para fontes de dados de várias tabelas que usam relações, Comportamento de valores incompatíveis das dimensões que podem surpreendê-lo e Solucionar problemas de análise de várias tabelas.

Os LODs funcionam da mesma forma com o novo modelo de dados? Quando devo usar um LOD?

Expressões LOD e cálculos funcionam da mesma forma. Como o Tableau agora entende o Nível de detalhe (LOD) das tabelas de entrada, não é necessário usar os cálculos de LOD para remover a duplicação indesejada devido a uniões de colunas.

Você ainda pode usar os cálculos de LOD para:

  • Lidar com a duplicação indesejada nas tabelas de origem.
  • Calcular agregações de vários níveis (por exemplo, uma média sobre uma soma)
  • Realizar a análise de coorte (por exemplo, calcular a data do primeiro pedido de cada cliente)

Se a dimensionalidade de um cálculo de LOD incluir campos de uma única tabela, esse cálculo de LOD será exibido tabela proprietária no painel Dados.

Como posso saber se combinei meus dados corretamente com as relações?

Você tem várias opções para validar o modelo de dados para análise. À medida que você cria o modelo para a fonte de dados, recomendamos acessar uma planilha, selecionar essa fonte de dados e criar uma visualização, para explorar contagens de registros, dados esperados, valores sem correspondência, nulos ou valores de medida repetidos. Tente trabalhar com campos em diferentes tabelas para garantir que tudo fique como você espera.

O que você deve analisar:

  • Suas relações estão no modelo de dados que usa os campos de correspondência corretos para as tabelas?
  • Adicionar vários pares de campo correspondentes tornaria a relação mais precisa?
  • Quais são os resultados de arrastar diferentes dimensões e medidas para a exibição?
  • Você está vendo o número esperado de linhas?
  • Se algumas configurações de Opções de desempenho foram alteradas nas configurações padrão, os valores que você está visualizando são os esperados? Se não você estiver visualizando, verifique as configurações ou redefina para o padrão.

Opções para validar as relações e o modelo de dados:

  • Cada tabela inclui uma contagem de registros, como um campo chamado TableName(Count) no nível de detalhe para essa tabela. Para ver a contagem de uma tabela, arraste o campo Contagem para a exibição. Para ver a contagem de todas as tabelas, selecione o campo Contagem de cada tabela no painel Dados e clique na Tabela de texto em Mostre-me.
  • Clique em Exibir dados no painel Dados para ver o número de linhas e dados por tabela. Além disso, antes de começar a criar relações, a visualização dos dados da fonte de dados antes ou durante a análise pode ser útil para dar uma noção do escopo de cada tabela. Para obter mais informações, consulte Visualizar dados subjacentes.
  • Arraste as dimensões para as linhas para ver o Número de linhas na barra de status. Para ver os valores sem correspondência, clique no menu Análise e selecione Layout da tabela > Mostrar linhas vazias ou Mostrar colunas vazias. Você também pode arrastar diferentes medidas para a exibição, como <YourTable>(Count) de uma das tabelas representadas na visualização. Isso garante que você verá todos os valores das dimensões nessa tabela.

Posso ver as consultas que o Tableau está gerando para relações?

Se você quiser ver as consultas que estão sendo geradas para relações, poderá usar o Registrador de desempenho no Tableau Desktop.

  1. Clique no menu Ajuda e selecione Configurações e desempenho > Iniciar registro de desempenho.
  2. Arraste campos para a exibição para criar a visualização.
  3. Clique no menu Ajuda e selecione Configurações e desempenho > Parar registro de desempenho. A pasta de trabalho Registro de desempenho será aberta automaticamente.
  4. No painel Resumo de desempenho, em Eventos classificados por tempo, clique na barra “Execução de consulta” e visualize a consulta abaixo.

Outra opção mais avançada é usar o Tableau Log Viewer(O link abre em nova janela) no GitHub. Filtre uma palavra-chave específica usando end-protocol.query. Para obter mais informações, comece com a página wiki do Tableau Log Viewer(O link abre em nova janela) no GitHub.

Alterações em diferentes partes da interface

Como a página Fonte de dados foi alterada? A grade de dados? Exibir dados? O painel Dados?

A página Fonte de dados (tela, grade de dados), a janela Exibir dados e o painel Dados foram atualizados para viabilizar uma experiência de análise com várias tabelas.

Agora, a primeira exibição da tela Fonte de dados é a camada lógica, que é onde você define as relações. A grade de dados mostra os dados da linha para o nível de detalhe de cada tabela.

No painel Dados, os campos e campos calculados são organizados automaticamente pelo seu nível de detalhe nativo.

A janela Exibir dados mostra os dados do nível de linha no nível de detalhe correto, sem replicação, para facilitar a validação. Obtenha as contagens de linhas para cada tabela no painel Dados usando os campos Table(Count).

Alterações da página Fonte de dados

Grade de dados

Exibir dados

Painel Dados nas planilhas

A ordem da coluna Exibir dados foi alterada no Tableau 2020.2 e versões posteriores.

Quando você abre uma fonte de dados de uma versão anterior do Tableau no Tableau 2020.2 ou posterior, a ordem da coluna pode ser diferente. As colunas podem ser exibidas de forma diferente na janela Exibir dados, e a ordem da coluna pode ser diferente quando você exportá-la para o formato CSV.

Essa mudança na forma como a ordem da coluna é tratada na janela Exibir dados é necessária para compatibilidade com relacionamentos e tabelas lógicas.

Se você usar scripts que dependem de uma ordem de coluna personalizada, recomendamos usar a API de extensões do Tableau para exibir dados e baixar dados subjacentes para o formato CSV.

Como funciona a Contagem de tabela versus o Número de registros?

Você não verá mais o campo Número de registros nas fontes de dados que contêm tabelas lógicas. Cada tabela inclui uma contagem de registros, como um campo chamado TableName(Count) no nível de detalhe para essa tabela. No exemplo anterior, você pode ver Addresses(Count), Customers(Count) e LineItems(Count).

COUNT de tabela = SUM de Número de registros por tabela. Você não pode criar cálculos em cima do campo Contagem de uma tabela. A Contagem é apenas agregada.

Observação: você pode ver o campo Número de registros no painel Dados se abrir uma pasta de trabalho anterior à versão 2020.2 que usava Número de registros em uma exibição.

Onde são mostrados os conjuntos, grupos e campos calculados?

Se o campo pertencer a uma tabela, ele estará listado na tabela. Caso contrário, estará listado na área geral na parte inferior do painel Dados.

Os campos calculados são listados com seu campo de origem, se todos os campos de entrada vierem da mesma tabela.

Os conjuntos e grupos são exibidos na tabela com o campo de origem.

Os campos que não pertencem a uma tabela específica são exibidos na área geral abaixo das tabelas. Esses campos incluem: cálculos agregados, cálculos que usam campos de várias tabelas, Nomes de medida e Valores de medida.

 

Agradecemos seu feedback!