Não tenha medo de relacionamentos

Os novos recursos de modelagem de dados criam fontes de dados flexíveis construídas em torno de relacionamentos.

Os relacionamentos combinam dados de diferentes tabelas olhando quais colunas (campos) essas tabelas têm em comum e usando essas informações para reunir informações de cada tabela na análise.

Ao contrário de uniões de colunas ou linhas, as relações formam uma fonte de dados sem achatar várias tabelas em uma única tabela. Por causa disso, as fontes de dados relacionadas sabem de que tabela cada campo é. Isso significa que cada campo mantém seu contexto ou nível de detalhes. As fontes de dados relacionadas podem, portanto, lidar com tabelas de diferentes granularidades sem problemas de duplicação ou perda de dados.

Em uma fonte de dados relacionada, as uniões de colunas não são fixadas antecipadamente. Em vez de mesclar todos os dados (e ter que trabalhar com todos os dados, independente do que cada visualização requer), apenas os dados relevantes são combinados — por planilha e conforme necessário. Ao arrastar e soltar, o Tableau avalia os relacionamentos dos campos e tabelas relevantes. Esses relacionamentos são usados para gravar consultas com os tipos corretos de união de colunas, agregações e manipulação nula.

Pense em como os dados se encaixam e quais perguntas quer responder, em vez de como combinar os dados ou compensar os artefatos da fonte de dados.

Os relacionamentos não substituem as formas anteriores de combinação de dados: uniões de colunas e linhas e mesclagens. Em vez disso, os relacionamentos são a maneira nova e flexível de reunir dados de várias fontes. Os métodos existentes não desaparecem, e ainda são úteis em cenários específicos.

Use relacionamentos

Este tópico o guia pela construção de uma fonte de dados relacionada e o uso de uma para análise. Se quiser acompanhar, baixe o conjunto de dados da Livraria(O link abre em nova janela). Escolha Bookshop.xlsx para que os dados brutos comecem do zero ou MinimalBookshop.tdsx para começar com as noções básicas sobre fonte de dados relacionadas configuradas para você.

Observação: as relações estão disponíveis no Tableau 2020.2 e posteriores.

Vídeo: dados migrados

Se abrir uma pasta de trabalho existente a de uma versão anterior do Tableau (na versão 2020.1 ou anterior) no Tabelau 2020.2 ou posterior, a guia Fonte de dados poderá mostrar uma tabela de Dados migrados.

Há vários vídeos inseridos neste tópico. Para sua conveniência, é fornecida uma transcrição na seção expansível abaixo de cada vídeo.

Transcrição do vídeo Dados migrados

Vídeo: relacionar tabelas

Observação: a interface para edição de relacionamentos mostrada neste vídeo difere um pouco da versão atual, mas tem a mesma funcionalidade.

Transcrição do vídeo Relacionar tabelas

Vídeo: opções de desempenho

Observação: a interface para edição de relacionamentos mostrada neste vídeo difere um pouco da versão atual, mas tem a mesma funcionalidade.

Transcrição do vídeo Opções de desempenho

Para obter mais informações, consulte Cardinalidade e integridade referencial.

Exemplo: dados da Livraria

Vamos fazer algumas análises com essa fonte de dados em um momento e, então, vamos falar sobre os dados.

O conjunto de dados é sobre livros (fictícios), e é importante considerar a distinção entre um livro e uma edição. Um livro é a obra conceitual em si, com atributos como o título, autor e gênero. Há também edições de um livro, com atributos como preço e formato (capa dura ou brochura), que são identificados com um ISBN. Uma edição de um livro tem uma editora e uma contagem de páginas, enquanto um livro pode ter ganho um prêmio ou estar em uma série.

Acompanhe baixando MinimalBookshop.tdsx, ou seja um aventureiro e construa o modelo você mesmo a partir de Bookshop.xlsx. Observe que você pode ocultar muitos campos de ID uma vez que as tabelas são combinadas.

Vídeo: trabalhe com várias tabelas

Observação: a interface para edição de relacionamentos mostrada neste vídeo difere um pouco da versão atual, mas tem a mesma funcionalidade.

Transcrição do vídeo Trabalhe com várias tabelas

Vídeo: cálculos básicos

Transcrição do vídeo Cálculos básicos

Vídeo: conjuntos e grupos

Transcrição do vídeo Conjuntos grupos

Analisar dados relacionados

Vamos fazer algumas comparações de como a análise fica entre relacionamentos e uniões de colunas. Recomendamos que baixe as pastas de trabalho complementares de Pergunta 1 e Pergunta 2, em vez de continuar com sua própria fonte de dados acima. Se identificar problemas com a configuração da fonte de dados ou etapas da Questão 1, observe que são intencionais para os fins do cenário.

Pergunta 1: Quantas edições existem para cada livro? 

Importante: o vídeo da Pergunta 1 foi gravado em software beta. A versão do 2020.2 lançada lida de maneira adequada com a nossa tentativa de introduzir um erro na fonte de dados relacionada. Se você seguir adiante, sua pasta de trabalho não corresponderá ao vídeo — os valores dos relacionamentos estarão corretos. Aguarde um pouco enquanto tentamos enganar nosso produto e forçar um erro para fins educacionais.

Vamos configurar isso fazendo algumas análises básicas com ambas as fontes de dados. Vamos construir um gráfico de barras com cada uma, olhando para o número de edições por título.

RelacionadoUnido

Usar a fonte de dados relacionada:

  1. Trazer Título para Linhas
  2. Trazer Edição (Contagem) para Colunas
  3. Clique no ícone Rótulo na barra de ferramentas para ativar os rótulos
  4. Clique no ícone Classificar em ordem decrescente na barra de ferramentas

 

Usar a fonte de dados unidos:

  1. Trazer Título para Linhas
  2. Trazer ISBN para Colunas
  3. Clique com o botão direito do mouse na pílula e selecione Medida > Contagem
  4. Clique no ícone Rótulo na barra de ferramentas para ativar os rótulos
  5. Clique no ícone Classificar em ordem decrescente na barra de ferramentas

Fica imediatamente claro que Contagem não é a agregação certa para os dados unidos. No entanto, algo não está certo com os dados relacionados, também. Vamos exibir os dados e ver o que está acontecendo e como corrigi-los. Assista ao vídeo (ou leia a transcrição) para saber como.

Vídeo: validação de dados e fixação do modelo de dados

Transcrição do vídeo Pergunta 1

Pergunta 2: Para autores com livros em uma série, quem tem mais eventos de book tour?

Vídeo: trabalhe com diferentes níveis de detalhes

Transcrição do vídeo Pergunta 2

Então não tenha medo de relacionar os dados. Veja você mesmo! Você pode baixar os dados da Livraria(O link abre em nova janela) ou usar alguns dos seus. Experimente filtrar, usar cálculos de tabela, construir uma variedade de tipos de gráficos, configurar opções de desempenho e aproveitar ao máximo os relacionamentos.

Dicas para trabalhar com dados relacionados

  • Visualizar dados subjacentes frequentemente para verificar quais dados uma marca representa.
  • Se você não for obrigado a unir — e há razões que você pode precisar — usar um relacionamento fornece mais flexibilidade.
  • Se não quiser ver apenas valores combinados, pode restaurar esses valores não compatíveis ao acessar o menu Análise > Layout de tabela > Mostrar linhas vazias.

Recursos relacionados

Pronto para lidar com cálculos com relações? Confira Não tenha medo de cálculos nas relações.

Pronto para continuar explorando como fazer análises complexas com relações? Confira Não tenha medo de relações mais profundas.

Para obter mais informações sobre os fundamentos técnicos das relações diretamente da equipe de Gestão de produtos, confira a série sobre relações no Blog do Tableau.

Veja também podcasts de vídeo sobre relacionamentos em Análises de ação(O link abre em nova janela), como Por que o Tableau inventou os relacionamentos?(O link abre em nova janela) Clique em "Podcast de vídeo" na Biblioteca(O link abre em nova janela) para ver mais.