Construir um modelo de dados de relação de vários fatos
A análise geralmente envolve reunir tabelas de dados que não têm um relacionamento direto entre si, mas que ambos se relacionam com as mesmas informações comuns, como data ou local. Este tipo de análise é por vezes denominada análise de vários fatos com dimensões compartilhadas.
Para realizar esse tipo de análise no Tableau, você precisa criar uma fonte de dados que use várias tabelas base conectadas por tabelas compartilhadas.
- Tabelas básicas são as tabelas mais à esquerda no modelo de dados na guia Fonte de dados. Para obter orientação sobre como determinar quais tabelas usar como tabelas base, consulte Quando usar um modelo de relação de vários fatos.
- Tabelas compartilhadas são tabelas downstream com várias relações de entrada. Essas tabelas contêm campos que podem ser usados para unir campos não relacionados durante a análise em uma visualização. Data e Local são exemplos de tabelas comumente compartilhadas.
Criar o modelo
Criar um modelo de dados de relacionamento multifatorial é essencialmente o mesmo que criar qualquer outra fonte de dados que use relações, mas com duas peças adicionais: tabelas base adicionais e várias relações de entrada para tabelas compartilhadas.
- Conecte-se aos seus dados. Você pode usar múltiplas conexões de dados se suas tabelas não estiverem todas no mesmo banco de dados.
- Arraste uma tabela para a tela para criar a primeira tabela base.
- Arraste outra tabela do painel esquerdo para a área de destino Nova tabela base.
O Tableau mostra um aviso de que você está criando um modelo de dados com diversas tabelas base. Recomendamos que você configure um modelo de tabela base múltipla somente se seus dados precisarem dele. Caso contrário, use um modelo de tabela base única para evitar as complexidades que acompanham um modelo de tabela base múltipla.
- Arraste outro campo para a tela e relacione-o a uma das tabelas base. Configure cada relação, se necessário.
- Passe o mouse sobre a tabela base ainda não relacionada para exibir um sinal de mais (informalmente conhecido como “almôndega”).
- Arraste o ícone do sinal de mais para a tabela compartilhada para criar um novo relacionamento de entrada (também conhecido como “macarrão”).
Opcional: continue adicionando tabelas downstream e tabelas base. Clique e arraste o ícone do sinal de mais para criar tabelas compartilhadas, conforme necessário.
Observação: em vez de começar com as tabelas base, você também pode criar primeiro um modelo de tabela base única e adicionar tabelas base adicionais posteriormente.
Explorar o modelo
Um modelo de dados com múltiplas tabelas base é construído com relações, mas nem todas as tabelas estão relacionadas entre si no mesmo grau. Cada tabela base define uma árvore, que contém todas as tabelas relacionadas a essa tabela base, diretamente relacionadas ou downstream de uma tabela relacionada. Existem tabelas compartilhadas em diversas árvores. Para obter mais informações sobre graus de parentesco, consulte Sobre modelos de dados de relação de vários fatos.
Ao visualizar um modelo com diversas tabelas base, há diversas opções para explorar e gerenciar o modelo de dados. Essas opções são especialmente úteis quando um modelo de dados é complexo.
A versão 2024.2 introduziu alguns novos detalhes de layout para o modelo de dados. Em um modelo de dados de relação de vários fatos, as relações são agrupadas para ajudar a rastrear quantas relações de entrada uma tabela tem, e as tabelas compartilhadas (e as tabelas compartilhadas downstream) têm um contorno mais pronunciado do que as tabelas que não são compartilhadas.
Terminologia
Tabelas em um modelo de dados de tabela base múltipla têm funções específicas. Tabelas base e tabelas compartilhadas são as únicas tabelas que devem existir em um modelo de dados de relacionamento multifator. (Sem mais de uma tabela base, não é um modelo de dados de relacionamento multifator. Sem uma tabela compartilhada conectando as tabelas base, não é um modelo de dados válido.)
Devido à natureza frequentemente complexa desses modelos, é útil ter uma terminologia compartilhada para discutir outros tipos de tabelas e como elas se encaixam no modelo de dados.
- Tabelas base estão na extrema esquerda e não têm relacionamentos futuros.
- No exemplo, Estoque, Marketing, Vendas e Suporte são tabelas base.
- Tabelas de sub-base estão entre uma tabela base e uma tabela compartilhada.
- No exemplo, Peças é uma tabela sub-base.
- Tabelas compartilhadas ter mais de um relacionamento de entrada.
- No exemplo, Produtos, Datas, Cliente e Fornecedor são tabelas compartilhadas.
- Tabelas compartilhadas downstream tem exatamente um relacionamento de entrada e tem uma tabela compartilhada em algum lugar acima deles.
- No exemplo, Subcategoria e Categoria são tabelas compartilhadas downstream.
- Tabelas não compartilhadas downstream têm exatamente um relacionamento de entrada e não têm tabelas compartilhadas a montante deles.
- No exemplo, não há tabelas não compartilhadas downstream.
- Tabelas base: Inventário, Marketing, Vendas e Suporte
- Tabela de sub-base: Peças
- Mesas compartilhadas: Produtos, Datas, Cliente e Fornecedor
- Tabelas compartilhadas downstream: Subcategoria e Categoria
- Tabelas não compartilhadas downstream: nenhum
Identificar uma árvore de relação
Passe o mouse sobre uma tabela para destacar as tabelas às quais ela está relacionada. O Tableau enfatiza a árvore dessa tabela e tira a ênfase das tabelas não relacionadas.
Ver detalhes da relação
Passe o mouse sobre uma relação ou pacote de relações para ver os detalhes em uma dica de ferramenta.
Selecionar uma relação
Quando uma relação é selecionada, ela é destacada em azul na tela do modelo de dados e seus detalhes aparecem no painel Detalhes da Tabela abaixo da tela do modelo de dados. O painel Detalhes da tabela é onde você pode inspecionar ou modificar a cláusula de relação.
Há diversas maneiras de selecionar uma relação:
- Clique em uma linha de relação (macarrão) na tela. Toda relação tem uma zona clicável que seleciona apenas aquele macarrão.
- Clique com o botão direito ou clique com a tecla Control pressionada em uma tabela na tela para abrir seu menu. Selecione a opção Selecionar relação e escolha qual relação de tabela você deseja.
- Clique em um pacote de relações na tela para exibir uma dica de ferramenta persistente (passar o mouse sobre um pacote exibe a dica de ferramenta, você precisa clicar para fazê-la persistir). Em seguida, selecione uma linha nos detalhes da dica de ferramenta para destacar essa relação no modelo.
- Abra o menu na barra de ferramentas do painel Detalhes da tabela e selecione a relação desejada. Você também pode usar este menu para selecionar uma tabela específica e ver sua visualização no painel.
Trocar com tabela base
As tabelas intermediárias em uma relação entre uma tabela base e tabelas compartilhadas oferecem a opção de trocar a tabela downstream pela tabela base. Essa é uma mudança puramente visual para ajudar na compreensão conceitual e não altera a estrutura do modelo de dados.
Clique com o botão direito ou clique com a tecla Control pressionada em uma tabela downstream e selecione Trocar com tabela base (nome da tabela). A opção de troca também está presente apenas na tabela downstream e não na tabela base.
A opção de troca não está disponível para tabelas que alterariam o modelo de dados se trocadas, como tabelas compartilhadas ou tabelas compartilhadas downstream. Somente tabelas não compartilhadas downstream ou tabelas sub-base podem ser trocadas com tabelas base.
Exemplo
Neste exemplo, as tabelas Informações do salão e Vendas de sorvete podem ser trocadas sem alterar a estrutura fundamental do modelo de dados. Nenhuma outra tabela pode ser trocada.
- As vendas de sorvete estão relacionadas às informações do salão e à tabela de datas compartilhada.
- As informações do salão estão relacionadas às vendas de sorvete e à tabela de localização compartilhada.
- O clima está relacionado às tabelas compartilhadas de data e local.
Esses dois modelos são conceitualmente equivalentes:
Recolher uma tabela base
Você também pode recolher um caminho de relacionamento, ou árvore, apenas para sua tabela base para simplificar temporariamente a exibição do modelo de dados.
Clique nos botões Recolher ou Expandir em uma tabela base para recolher ou expandir toda a sua árvore. Como alternativa, clique com o botão direito ou com a tecla Ctrl pressionada em uma tabela downstream e selecione Recolher este caminho ou Recolher outros caminhos. Essa opção não está disponível em tabelas compartilhadas ou em tabelas downstream de tabelas compartilhadas.
Recolher uma árvore em sua tabela base é puramente visual e não acionará o alerta de Tabelas não relacionadas. Um caminho recolhido é indicado por uma tabela base com uma tabela empilhada e um botão Expandir. O recolhimento afeta todas as tabelas e relações que são relevantes apenas para aquela árvore, portanto, as tabelas compartilhadas com um caminho não recolhido não ficam ocultas.
Use o botão de Expansão para reabrir a tabela base e tudo na árvore.
Solução de problemas
Criar uma única fonte de dados
Todas as tabelas devem estar relacionadas de alguma forma com toda a fonte de dados. Se houver alguma tabela que não esteja relacionada ao modelo de dados geral, um alerta será exibido. O alerta permanece até que nenhuma tabela ou árvore esteja totalmente separada do restante do modelo de dados. Quando o alerta está ativo, a fonte de dados não pode ser publicada e você não pode usá-la em uma análise.
Você pode abrir o alerta e definir tabelas não relacionadas visualmente separadas para identificar quais tabelas acionaram o alerta. Essa opção é útil quando você tem um modelo complexo e precisa identificar quais tabelas ainda não estão relacionadas ao restante do modelo de dados.
Exemplo
Nas etapas abaixo Construir um modelo, um alerta será exibido na Etapa 4 antes que uma relação seja incluída para conectar a segunda tabela base.
Definir Tabelas não relacionadas visualmente separadas para Habilitado move a tabela Clubes embaixo da linha Tabelas não relacionadas. Relacionar Clubes a Alunos resolve o alerta.
Resolver um ciclo
Mesmo que algumas tabelas não estejam diretamente relacionadas entre si, todo o modelo de dados deve ser coeso. Neste exemplo, cada tabela base define uma árvore, mas não há nenhuma tabela compartilhada conectando-as. Esse não é um modelo válido para análise.
Os dois grupos de tabelas relacionadas precisam ser combinados através de uma tabela compartilhada...
...ou o modelo de dados precisa ser criado como duas fontes de dados separadas.
Restrições do modelo de dados
Alguns caminhos de relações entre tabelas não são aceitos em um modelo de tabela multibase. Se você não conseguir eliminar a almôndega ao tentar criar um segundo relacionamento de entrada em uma tabela, verifique se a estrutura que você está tentando criar é compatível com o Tableau. Exemplos de modelos não aceitos incluem:
Ciclos
Ciclos – onde há mais de um caminho de relações de uma tabela upstream para a mesma tabela downstream – não são aceitos. Essa estrutura sem suporte às vezes é chamada de gravata borboleta. Para modelar esse tipo de relacionamento entre tabelas no Tableau, use várias tabelas base em vez de uma gravata borboleta convertendo a tabela downstream em outra tabela base.
O modelo de dados deve ser um gráfico acíclico direcionado. Isso significa que toda relação de entrada em uma tabela deve ser rastreável upstream até uma tabela base diferente.
Não aceito. A Tabela X tem dois relacionamentos de entrada que são de tabelas downstream da Tabela Base A | Aceito. As tabelas S e T têm várias relações de entrada, mas cada uma vem de uma tabela base diferente. | Aceito. Embora possa parecer visualmente que há um ciclo, as relações de entrada da Tabela S e da Tabela T podem ser rastreadas até diferentes tabelas base. |
Tabelas compartilhadas aninhadas
Tabelas compartilhadas aninhadas não são aceitas. Qualquer tabela downstream de uma tabela compartilhada (uma tabela com várias relações de entrada) só pode ter uma relação de entrada.