Ações de URL

Uma ação de URL é um hiperlink que aponta para uma página da Web, um arquivo ou outro recurso com base na Web fora do Tableau. Você pode usar as ações de URL para criar um e-mail ou link para obter informações adicionais sobre os dados. Para personalizar links com base em seus dados, você pode inserir automaticamente os valores de campo como parâmetros em URLs.

Dicas: as ações de URL também podem apontar para um objeto de página da Web em um painel. Consulte Ações e painéis para saber mais.

Uma ação de URL é executada em um menu de dica de ferramenta. O link reflete o nome de ação, e não a URL de destino.

Abrir uma página da Web com uma ação de URL

  1. Em uma planilha, selecione Planilha > Ações. Em um painel, selecione Painel > Ações.

  2. Na caixa de diálogo Ações, clique em Adicionar ação e selecione Ir para a URL.

  3. Na caixa de diálogo subsequente, digite um nome para a ação. Para inserir variáveis de campo no nome, clique no menu Inserir à direita da caixa Nome.

    Observação: dê à ação um nome descritivo porque, nos menus de dica de ferramenta, o link reflete esse nome, e não a URL. Por exemplo, ao se vincular a mais detalhes do produto, um nome apropriado poderia ser “Mostrar mais detalhes”.

  4. Use a lista suspensa para selecionar uma planilha de origem ou uma fonte de dados. Se você selecionar uma fonte de dados ou um painel, poderá selecionar as planilhas individuais contidas nela.

  5. Selecione como os usuários vão executar a ação.

    Se você escolher esta opção... A ação será executada quando o usuário...
    Focalizar Passar o mouse sobre uma marca na exibição. Esta opção é ideal para ações de destaque e filtro em um painel.
    Selecionar Clicar em uma marca na exibição. Esta opção é ideal para todos os tipos de ações.
    Menu Clicar com o botão direito do mouse (clicar pressionando a tecla Control, no Mac) em uma marca selecionada na exibição, em seguida, clicar em uma opção em um menu de dica de ferramenta. Essa opção é ideal principalmente para ações de URL.
  6. Para a URL de destino, especifique onde o link será aberto:

    • Nova guia se não existir nenhum objeto de página da Web - garante que a URL seja aberta em um navegador nas planilhas que não tenham objetos de página da Web. Essa é uma boa opção quando as Planilhas de origem são definidas como Todas ou uma fonte de dados.

    • Nova guia do navegador - abre no navegador padrão.

    • Objeto de página da Web - (disponível apenas para painéis com objetos de página da Web) é aberto no objeto de página da web selecionado.

  7. Insira uma URL com um dos seguintes prefixos:

    • http, https, ftp, mailto, news, gopher, tsc, tsl, sms, tel, file

    • O Tableau Desktop também oferece suporte a caminhos locais como C:\Example folder\example.txt

    Para inserir os valores de campo e filtro como parâmetros na URL, clique no menu Inserir à direita da caixa URL. Esteja ciente de que quaisquer campos referenciados devem estar presentes na exibição, e não apenas uma fonte de dados relacionada. Para obter detalhes, consulte Uso de valores de campo e filtro em URLs.

    Observação: no painel, só será possível especificar um endereço ftp se o painel não contiver um objeto da Web. Se um objeto da Web existir, o endereço ftp não será carregado.

    Abaixo da URL inserida, há um exemplo com hiperlink em que você pode clicar para testar.

  8. (Opcional) Na seção Valores de dados, selecione qualquer uma das seguintes opções:

    • Valores de dados criptografados que URLs não aceitam - selecione esta opção se seus dados contiverem valores que usam caracteres não permitidos pelo navegador em uma URL. Por exemplo, se um de seus valores de dados contiver um E comercial, como “Vendas e finanças”, o E comercial deve ser convertido em caracteres que seu navegador entenda.

    • Permitir vários valores via parâmetros de URL - selecione esta opção caso esteja se vinculando a uma página da Web que receba listas de valores por meio de parâmetros da URL. Por exemplo, digamos que você selecione vários produtos em uma exibição e deseja ver os detalhes de cada produto hospedado em uma página da Web. Se o servidor puder carregar detalhes de vários produtos com base em uma lista de identificadores (ID ou nome do produto), será possível usar o recurso de multiseleção para enviar a lista de identificadores como parâmetros.

      Ao permitir vários valores, é necessário definir o caractere de escape do delimitador, que é o caractere que separa cada item na lista (por exemplo, uma vírgula). Também deve definir o Escape do delimitador, que é usado quando o caractere delimitador é utilizado em um valor de dados.

Criar um e-mail com uma ação de URL

  1. Em uma planilha, selecione Planilha > Ações. Em um painel, selecione Painel > Ações.

  2. Na caixa de diálogo Ações, clique em Adicionar ação e selecione Ir para a URL.

  3. Na lista suspensa Planilhas de origem, selecione a planilha que contém o campo com os endereços de e-mail para os quais deseja enviar.

  4. Na caixa URL, faça o seguinte:

    • Digite mailto: e clique no menu Inserir à direita para selecionar o campo de dados que contém os endereços de e-mail.

    • Digite ?subject= e insira um texto na linha de Assunto.

    • Digite &body= e clique no menu Inserir à direita para selecionar os campos de informações que deseja incluir no corpo do e-mail.

    No exemplo abaixo, o campo “E-mail” contém os endereços de e-mail, o assunto é “Informações sobre a cidade” e o texto do corpo de e-mail consiste nos dados da Cidade e do Estado associadas ao endereço de e-mail.

     :

  5. (Opcional) Exiba os dados da sua pasta de trabalho no corpo do e-mail como uma lista vertical, em vez de uma lista horizontal. Por exemplo, suponha que você tenha uma lista horizontal de cidades, como Chicago, Paris, Barcelona, que gostaria de exibir verticalmente, desta maneira:

    Chicago
    Paris
    Barcelona

    Para tornar a lista vertical, na seção Valores de dados, faça o seguinte:

    • Desmarque Codificar valores de dados que URLs não aceitam

    • Selecione Permitir vários valores por meio de parâmetros de URL.

    • Digite % 0a na caixa de texto Delimitador de valor para adicionar quebras de linha entre cada item da lista. (Esses são os caracteres criptografados de URL para uma quebra de linha.)

Uso de valores de campo e filtro em URLs

Quando os usuários acionam as ações de URL em marcas selecionadas, o Tableau pode enviar valores de campo, filtro e parâmetro como variáveis na URL. Por exemplo, se uma ação de URL se vincular a um site de mapeamento, você poderá inserir o campo de endereço para abrir automaticamente o endereço selecionado no site.

  1. Na caixa de diálogo Editar ação de URL, comece a digitar a URL do link.

  2. Posicione o cursor onde deseja inserir um valor de campo, parâmetro ou filtro.

  3. Clique no menu Inserir à direita da caixa de texto e selecione o campo, parâmetro ou filtro que deseja inserir. A variável aparece dentro de suportes angulares. Você pode continuar adicionando quantas variáveis precisar.

    Observação: quaisquer campos referenciados devem estar presentes na exibição, e não apenas uma fonte de dados relacionada. Caso contrário, o link não será exibido na visualização, mesmo que funcione quando você clicar em Testar link.

Inclusão de campos agregados

A lista de campos disponíveis inclui somente campos não agregados. Para usar valores de campo agregados como parâmetros de link, primeiro crie um campo calculado relacionado e adicione esse campo à exibição. (Se você não precisar do campo calculado na visualização, arraste-o para Detalhe no cartão Marcas.)

Inserção de valores de parâmetro

Ao inserir valores de parâmetros, as ações de URL enviam o valor Exibir como por padrão. Para enviar o valor real, adicione os caracteres ~na após o nome do parâmetro.

Por exemplo, digamos que você tenha um parâmetro que inclua endereços IP, com cadeias de caracteres Valor real, como 10.1.1.195, e cadeias de caracteres Exibir como usando valores mais amigáveis, como Computer A (10.1.1.195). Para enviar o valor real, você revisaria o parâmetro na URL para ter esta aparência: http://<IPAddress~na>/page.htm.

Agradecemos seu feedback!