Refinar seu painel

Depois de criar e posicionar o painel, reserve um momento para avaliá-lo. Este tópico lista algumas das áreas a verificar e refinar.

Está tudo no lugar certo?

Confirmar organização

Assegure-se de que a exibição com suas descobertas importantes ou perguntas principais ocupa o canto superior esquerdo do painel. Em suas exibições, os dados mais importantes devem estar no eixo X ou Y e os dados menos importantes devem estar em cor, tamanho ou forma.

Verificar a orientação e a legibilidade do rótulo

Rótulos importantes devem ser horizontais para que possam ser lidos com facilidade.

Conferir o dimensionamento e o layout

Testar seu trabalho e ajustar o dimensionamento

Após concluir o seu painel, é uma prática recomendada testá-lo e experimentar o funcionamento da mesma forma que os usuários. Por exemplo, eles vão usar o Tableau Reader em um laptop para exibir o painel, o painel será publicado no Tableau Server ou será inserido em um aplicativo da Web e exibido em um tablet?

Após testar o painel, você provavelmente encontrará algo para alterar, como o dimensionamento e o posicionamento dos itens normalmente entre eles.

Os painéis do Tableau são definidos em um tamanho fixo padrão, destinado a funcionar bem em um desktop comum. No entanto, ao publicar (na Web, em um blog, em uma apresentação, etc.) você poderá descobrir mais limites.

É possível especificar o tamanho geral do painel usando as configurações em Tamanho na área Painel à esquerda. Selecione um novo tamanho usando o menu suspenso.

  • Automático - O painel é redimensionado automaticamente para preencher a janela na qual é exibido.
  • Tamanho fixo - O painel sempre permanece com um tamanho específico. Se o painel for maior do que a janela, ele se tornará rolável.
  • Intervalo - O painel alterna entre os tamanhos mínimo e máximo especificados, com a exibição de barras de rolagem ou espaço em branco.

Personalizar a exibição de imagens (somente Tableau Desktop)

Ao adicionar um objeto Imagem a um painel, você pode personalizar como a imagem será exibida selecionando uma opção no menu da imagem. Por exemplo, é possível selecionar Ajustar imagem, que dimensiona a imagem para o tamanho do objeto de imagem no painel.

Como padrão, qualquer imagem de alta resolução usada em um painel é exibida na resolução padrão e manterá o mesmo tamanho se for visualizada em telas padrão ou de Retina.

Para aproveitar as imagens de alta resolução em um painel que devem ser visualizadas em uma tela de Retina, use a convenção de nomenclatura @2x.

  1. Navegue até a imagem de alta resolução em seu computador com tela Retina.
  2. Renomeie sua imagem de alta resolução para incluir o modificador @2x usando o formato <nome-da-imagem>@2x<extensão-do-arquivo>. Por exemplo, logo@2x.png.
  3. Na sua pasta de trabalho, clique e arraste um objeto de Imagem para o painel.
  4. Quando solicitado, selecione a imagem que você acaba de renomear usando a convenção de nomenclatura @2x e clique em Abrir.

Observação: Os formatos de arquivo de imagem EMF não são compatíveis com o Tableau Desktop no Mac.

Usar um contêiner de layouts

Um contêiner de layouts pode criar uma experiência melhor para seus usuários, ao ajudar na reposição e no redimensionamento dos objetos do painel quando uma exibição está filtrando outra.

A imagem abaixo mostra como um painel se comporta quando duas exibições são colocadas em um contêiner de layouts vertical comparadas a quando não são colocadas em um contêiner de layouts. Observe como, no painel que usa um contêiner de layouts, as exibições se ajustam verticalmente conforme diferentes filtros são aplicados.


Clique na imagem para reproduzi-la.

Para adicionar um contêiner de layouts

  1. Arraste um contêiner de layouts horizontal ou vertical até o painel.

  2. Adicione planilhas e objetos ao contêiner de layouts. Conforme você focaliza o contêiner de layouts, uma caixa azul indica se o objeto está sendo adicionado ao fluxo do contêiner de layouts.

  3. Para posicionar os itens de modo uniforme, escolha Distribuir uniformemente no menu de atalho do contêiner de layouts:

    O comando Distribuir uniformemente está disponível apenas para contêineres de layouts que você adiciona explicitamente a um painel. Não está disponível para os que são adicionados automaticamente quando você inclui novos itens.

Obter mais espaço com um layout flutuante

O Tableau usa um layout lado a lado por padrão nos painéis, o que significa que cada exibição, legenda e objeto são organizados em uma grade de uma única camada, semelhante a um chão de azulejos.

Se desejar que um item se sobreponha a outro, é possível usar um layout Flutuante para um ou mais itens:

Às vezes, as legendas podem flutuar sobre outros itens, em vez de permanecerem lado a lado.

Consulte Dimensionar e organizar seu painel para obter mais detalhes.

Somente Tableau Desktop: Se você criar layouts de dispositivo para um painel, use um layout Lado a lado. Isso fornecerá um maior controle sobre onde os objetos aparecerão. Consulte Criar layouts de painel para tipos de dispositivo diferentes para as etapas.

Destacar o que é essencial

Mostrar apenas o que seus usuários precisam

Legendas, títulos e filtros podem ser úteis para seus visualizadores. Certifique-se de oferecer a seus usuários o que eles precisam e nada mais.

Para alterar o que é exibido para seus usuários:

  1. Selecione uma exibição no painel.

  2. Clique no menu suspenso no canto superior direito da exibição selecionada e escolha os itens a serem mostrados. Por exemplo, você pode mostrar o título, o subtítulo, as legendas e uma variedade de filtros.

    Outra opção é clicar com o botão direito do mouse no item na seção Layout do Painel para acessar todos esses mesmos comandos.

Observação: Os filtros estão disponíveis apenas para os campos usados na exibição original.

Eliminar os excessos

Em geral, tente usar não mais do que duas paletas de cores em um único painel e, idealmente, apenas uma paleta, caso seus dados sejam quantitativos. Remova texto, linhas ou sombreamento desnecessários que não ofereçam informações práticas para seus visualizadores. Certifique-se de que todas as legendas fornecidas são realmente necessárias, lembrando de levar em consideração o tamanho final de seu painel publicado.


Clique na imagem para reproduzi-la.

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.