Habilitar autenticação SAML em um site

Este tópico lista como habilitar o SAML no site e selecionar usuários de logon único. Ele também fornece etapas para trocar do SAML para a autenticação do Tableau padrão (também conhecido como TableauID). Antes de habilitar o SAML, recomendamos que revise os Requisitos do SAML para o Tableau Cloud, inclusive os Efeitos da alteração do tipo de autenticação no Tableau Bridge.

Este tópico presume que você tenha familiaridade com as informações disponíveis em Autenticação e Como funciona a autenticação SAML.

Informações de configuração específicas ao IdP

As etapas nas seções posteriores neste tópico oferecem as etapas básicas que você pode usar com a documentação do IdP para configurar o SAML para o site do Tableau Cloud. Você pode obter as etapas de configurações específicas ao IdP para os seguintes IdPs:

Habilitar SAML

  1. Entre no site Tableau Cloud como um administrador de site e selecione Configurações > Autenticação.

  2. Na guia Autenticação, marque a caixa de seleção Habilitar um método de autenticação adicional, selecione SAML e, em seguida, clique na seta suspensa Configuração (obrigatório).

    Captura de tela da página de configurações de autenticação do site do Tableau Cloud

Etapas de configuração do SAML

Esta seção o guia pelas etapas de configuração que aparecem na guia Autenticação, na página Configurações do Tableau Cloud.

Observação: Para concluir esse processo, você precisará também da documentação que seu IdP fornecer. Procure tópicos que referenciam a configuração ou definição de um provedor de serviços para uma conexão SAML ou adição de um aplicativo.

Etapa 1: exportar metadados do Tableau
Etapas 2 e Etapa 3: etapas externas
Etapa 4: importar metadados do IdP para o site do Tableau
Etapa 5: corresponder atributos
Etapa 6: opções de incorporação
Etapa 7: testar a configuração e solucionar problemas
Gerenciar usuários
Tipo de autenticação padrão para exibições inseridas

Usar a autenticação do Tableau

Se um site estiver configurado para SAML, é possível alterar as definição do site para exigir que alguns ou todos os usuários façam logon usando as credenciais do Tableau.

  • Se você não quiser mais que um provedor de identidade gerencie a autenticação de um site, ou exigir que todos os usuários façam logon com as Tableau credenciais do Tableau, é possível alterar o tipo de autenticação no nível do site.

  • Se quiser manter o SAML habilitado para alguns usuários, mas quiser exigir que outras pessoas usem o Tableau, você pode alterar o tipo de autenticação no nível do usuário.

    Para obter mais informações, consulte Definir o tipo de autenticação do usuário.

Altere o tipo de autenticação do site

A partir de novembro de 2024 (Tableau 2024.3), você poderá habilitar vários tipos e métodos de autenticação em um site. Para alterar a autenticação que você deseja disponibilizar no site, ative ou desative as configurações de autenticação.

  1. Entre no Tableau Cloud como administrador do site e selecione o site.

  2. Selecione Configurações > Autenticação.

  3. Remova a caixa de seleção Habilite um método de autenticação adicional.

Após desabilitar o SAML, os metadados e as informações IdP são preservadas; assim, caso você deseje habilitar novamente, não é necessário definir a conexão SAML novamente com o IdP.

Atualizar certificado SAML

O certificado utilizado para metadados do site Tableau é fornecido pelo Tableau e não é configurável. Para atualizar o certificado para SAML você deve carregar um novo certificado para o seu IdP e trocar novamente os metadados com o Tableau Cloud.

  1. Entre no site como um administrador de site selecione Configurações > Autenticação.

  2. Em Tipos de autenticação, clique na seta suspensa Configuração (obrigatório).

  3. Abra uma nova guia ou janela e entre na sua conta IdP.

  4. Use as instruções fornecidas pela documentação do IdP para carregar um novo certificado SAML.

  5. Baixe o novo arquivo de metadados XML para fornecer ao Tableau Cloud.

  6. Retorne à página Autenticação no Tableau Cloud e, na etapa 4, carregue o arquivo de metadados que você baixou do IdP.

  7. Clique no botão Salvar alterações.

Consulte também

Acessar sites de clientes conectados