Acessar sites de clientes conectados
Por padrão, o Tableau Cloud permite que os usuários acessem seus sites diretamente de um cliente do Tableau. Ele permite este acesso após o usuário fornecer as credenciais pela primeira vez que fizer logon por meio do cliente. Neste caso, um cliente é um aplicativo ou serviço do Tableau que pode trocar informações com o Tableau Cloud. Exemplos de clientes do Tableau incluem Tableau Desktop, Tableau Prep Builder, Tableau Bridge e Tableau Mobile.
O Tableau Cloud estabelece um cliente conectado ao criar um token de atualização seguro que identifica exclusivamente um usuário quando esse usuário faz logon no cliente.
Requisito de cliente conectado para Tableau Bridge
A opção de cliente conectado padrão deve permanecer habilitada para o site para permitir que os clientes do Tableau Bridge sejam executados sem supervisão e, se habilitada, ofereça suporte à autenticação multifator com a autenticação do Tableau. Se os clientes conectados estiverem desabilitados para o site, o Bridge só poderá oferecer suporte à autenticação de nome de usuário e senha do Tableau.
Observação: Se a autenticação multifator (MFA) estiver habilitada com a autenticação do Tableau, os clientes Bridge devem estar executando o Tableau Bridge versão 2021.1 e posterior. Para obter mais informações sobre o Tableau com MFA, consulte Sobre a autenticação multifator e o Tableau Cloud(O link abre em nova janela).
Sobre a expiração do token de atualização
As sessões de cliente conectado são gerenciadas por tokens de atualização. Um token de atualização é gerado após uma entrada bem-sucedida no Tableau Cloud pelo cliente conectado. Se o token de atualização não for usado em 14 dias, ele vai expirar. Depois que o token de atualização expirar, é necessário fazer um novo logon no Tableau Cloud pelo cliente conectado.
Se um token de atualização está sendo usado regularmente, seu período de expiração depende de quando um site foi ativado. Os tokens de atualização gerados em sites ativados em junho de 2023 (Tableau 2023.2) ou posteriormente expiram após 180 dias. Os tokens de atualização gerados em todos os outros sites expiram após um ano.
Após a expiração de um token de atualização o usuário deve fazer logon no cliente conectado para restabelecer uma conexão autenticada com o Tableau Cloud.
Optar por não permitir clientes conectados
Administradores de site podem desabilitar este recurso, para exigir que os usuários façam logon de modo explícito cada vez que visitarem o Tableau Cloud.
Optar por não permitir clientes conectados é recomendado caso o SAML esteja habilitado no seu site e se você deseja garantir que os usuários não tenham acesso ao Tableau Cloud quando eles forem removidos do diretório SAML do IdP.
Entre no Tableau Cloud com as credenciais de administrador de site.
Selecione Configurações e, em seguida, selecione a guia Autenticação.
Em Clientes conectados, limpe a configuração Permitir que os clientes se conectem automaticamente a este site do Tableau Cloud.
Se você não optar por clientes conectados, lembre-se dos seguintes pontos:
Alguns clientes oferecem uma caixa de seleção Lembrar-me, que o usuário pode marcar para que seu nome de usuário seja lembrado. Sempre será preciso que os usuários forneçam suas senhas.
Para sites configurados para autenticação por logon único com SAML, os usuários podem ter acesso direto ao site após efetuarem logon pela primeira vez. Eles podem fazer isso caso não tenham feito logout de modo explícito ao selecionar o link Sair.
Remover os clientes conectados de um usuário
Os administradores do site podem remover os clientes conectados (tokens de atualização) associados a um determinado usuário, por exemplo, se o usuário não for mais um membro do site ou estiver visualizando uma mensagem sobre ter ultrapassado o número máximo de clientes na conta.
Selecione Usuários e, na página Usuários do site, selecione o link no nome de exibição do usuário.
Na página do usuário, selecione a guia Configurações.
Na seção Clientes conectados, remova os clientes apropriados.
Os usuários também podem acessar sua própria página Minhas configurações de conta para remover os clientes específicos.
Monitorar o uso do token de atualização
Se você tem Tableau Cloud com o Advanced Management, pode usar o Registro de atividades para monitorar o uso do token de atualização. Os eventos no Registro de atividades que capturam o uso do token de atualização incluem, entre outros: emitir token, resgatar token e revogar token,. Para obter mais informações sobre esses eventos, consulte Referência do tipo de evento do registro de atividades.