Use o procedimento a seguir para migrar o Tableau Server de um computador para outro. Você pode fazer isso se estiver atualizando o hardware do computador em que o Tableau está em execução.

Mais especificamente, essas etapas descrevem como mover dados do Tableau Server de seu computador em produção para um novo computador no qual a versão do Tableau Server está instalada. Antes de iniciar, verifique se você seguiu as etapas em Preparação para a atualização, inclusive a criação de um backup e a coleta de todos os ativos que exigem ações manuais. Para obter detalhes, consulte Executar um backup e uma restauração completos do Tableau Server. Você precisará disso para restaurar os dados e a configuração do Tableau Server.

Importante: Se você fizer atualizações Azuis/Verdes ou atualizar manualmente o Tableau Server 2021.4 (ou anterior) usando o método de manutenção tsm (backup e restauração) , você deverá habilitarlegacy-identity-mode antes de poder restaurar para o Tableau Server 2022.1 (ou posterior). Para obter mais informações, consulte Solucionar problemas com migração de identidade.

Só é possível restaurar a partir de um backup que tenha o mesmo tipo de armazenamento de identidades que o servidor que está rodando. Por exemplo, um backup de um servidor que usa autenticação local pode ser restaurado para um Tableau Server inicializado por autenticação local, mas um backup de um servidor que usa autenticação por Diretório ativo não pode ser restaurado para um servidor inicializado por autenticação local.

Observação: essa operação inclui etapas que talvez precisem ser executadas com a linha de comando do TSM. Para usar a CLI do TSM, é necessário ter acesso de administrador à linha de comando em um dos nós em sua instalação e credenciais de administrador do TSM para executar comandos do TSM.

  1. Desative a chave do produto na instalação original do Tableau Server. Você precisa fazer isso para poder ativá-la no computador novo. Para obter mais informações, consulte "Ativação da chave do produto do Tableau Server" abaixo.

  2. Instale o Tableau Server no novo computador, ative a licença, faça as configurações iniciais e crie o usuário administrador. Para obter detalhes, consulte Instalação e configuração do Tableau Server.

  3. Copie o arquivo de backup .tsbak na localização de pasta especificada pela variável basefilepath.backuprestore. Por padrão, ele é: C:\ProgramData\Tableau\Tableau Server\data\tabsvc\files\backups.

    Observação: é possível alterar a localização do arquivo de backup. Para obter mais informações, consulte tsm File Paths.

  4. Em seguida, interrompa o Tableau Server:

    tsm stop

  5. Restaure seus dados em produção para sua nova instalação do Tableau Server usando o comando tsm maintenance restore:

    tsm maintenance restore -f <filename>

    em que <filename> é o nome do arquivo .tsbak copiado na etapa 3.

    Para obter mais informações sobre a restauração de dados do Tableau Server, consulte Restaurar de um backup.

  6. Inicie o servidor:

    tsm start

  7. Apenas instalações distribuídas: instale o Tableau Server nos novos computadores que deseja adicionar ao novo cluster do Tableau Server. Consulte Instalar e configurar nós adicionais para obter as etapas.

  8. Se você não desativou a chave do produto no computador antigo, faça isso após testar a nova instalação do Tableau Server e confirme que está pronto para produção. Para obter detalhes, consulte "Ativação da chave do produto do Tableau Server" abaixo.

    Observação: caso não tenha uma conexão com a Internet, você deve criar um arquivo de ativação offline para concluir o processo de desativação. Consulte Ativar o tableau server offline - adicionar uma licença para ver as etapas.

Ativação da chave do produto do Tableau Server

Você pode ativar a mesma chave do produto do Tableau Server até três vezes. Isso permite testar o Tableau Server (por exemplo, em ambientes de área restrita ou de controle de qualidade), além de usar o Tableau na produção. Para maximizar suas ativações, desative a chave do produto ao remover o Tableau Server de um computador, a menos que esteja reinstalando o Tableau no mesmo computador. Isso faz com que você possa usar a ativação em um computador diferente. Por exemplo, se você mover o Tableau Server de um computador ou VM para outro, desative a chave do produto e remova o Tableau do computador original. Ao instalar o Tableau no novo computador, você pode ativar a chave nele sem conflitos. Caso use o licenciamento baseado em função, certifique-se de ativar uma chave de Creator ou Explorer ou você poderá perder o acesso de administrador ao Tableau. Se você estiver removendo o Tableau Server para reinstalá-lo no mesmo computador, não precisará desativar a chave. O Tableau usará a chave ao reinstalar. Por exemplo, se você estiver movendo o Tableau de uma unidade em um computador para uma unidade diferente no mesmo computador. Para obter mais informações sobre como desativar uma chave do produto, consulte tsm licenses deactivate.

Agradecemos seu feedback!