Auto implantar um único Tableau Server no Google Cloud Platform

Este é um conteúdo arquivado

As implantações em nuvens públicas continuam a ter suporte, mas o conteúdo para implantações de nuvens públicas de terceiros não é mais atualizado.

Para obter o conteúdo de implantação mais recente do Tableau Server, consulte o Guia de implantação empresarial(O link abre em nova janela) e a seção Implantar(O link abre em nova janela) do Tableau Server.

Para os clientes que têm acesso, recomendamos Tableau Cloud. Para obter mais detalhes, consulte:

Introdução

É possível instalar e executar o Tableau Server em uma máquina virtual (VM) do Google Compute Engine (GCE). Realize as tarefas a seguir para instalar e configurar o Tableau Server em uma VM do Google Compute Engine.

Etapa 1: configurar uma VM do Google Compute Engine

Crie uma máquina virtual (VM) do Google Compute Engine onde o Tableau Server será instalado.

  1. Faça logon no Console do Google Cloud Platform(O link abre em nova janela) (https://console.cloud.google.com/).

  2. Caso ainda não tenha, crie um novo projeto e defina a cobrança. Para obter mais informações, consulte Criação e gerenciamento de projetos(O link abre em nova janela) no site do Google.

  3. No painel do Google Cloud Platform, no painel de navegação, em Computar, clique em Compute Engine.

  4. Na caixa de diálogo Instância de VM do Compute Engine, clique em Criar.

  5. Na página Criar uma instância, especifique as seguintes propriedades da instância:

    1. Nome: insira um nome para sua máquina virtual (VM).

    2. Zona: para ajudar a reduzir a latência, escolha a zona mais próxima a sua fonte de dados e usuários.

    3. Tipo de máquina: selecione uma VM que atenda aos requisitos de sistema do Tableau Server. Por exemplo, selecione o tipo de máquina n1-standard-16, clique em Personalizar, em seguida aumente a memória para 64 GB.

    4. Contêiner: se selecionado, desmarque a caixa de seleção Implantar uma imagem de contêiner a esta instância de VM (o padrão).

    5. Disco de inicialização: clique em Alterar, selecione Windows Server 2016 Datacenter com um disco persistente SSD de 128 GB SSD e, em seguida, clique em Selecionar.

    6. Acesso de identidade e API: use a configuração padrão.

    7. Firewall: selecione Permitir tráfego HTTP e Permitir tráfego HTTPS.

  6. Ao concluir as configurações, revise sua seleções e clique em Criar.

Etapa 2: conectar à sua VM do Google Compute Engine

Após criar sua máquina virtual (VM) do Google Compute Engine (GCE), é necessário conectá-la e prepará-la para instalar o Tableau Server.

  1. No console Compute Engine, clique em instâncias da VM.

  2. Na lista de instâncias da VM, selecione sua instância.

  3. Na coluna Conectar, clique no menu suspenso RDP, em seguida em Definir senha do Windows.

  4. Na caixa de diálogo Definir nova senha do Windows, no campo Nome de usuário, especifique um nome de usuário (ou deixe o nome padrão). Armazene o nome de usuário em um local seguro.

  5. Clique em Definir para gerar uma senha. Pode demorar alguns segundos antes que a caixa de diálogo Nova senha do Windows seja exibida. Armazene a senha em um local seguro.

    Importante: essa é sua única oportunidade para copiar a senha.

  6. Na página Instancia da VM, na coluna Conectar, clique no menu suspenso RDP e selecione Baixar o arquivo RDP. Salve o arquivo .rdp em seu computador.

  7. Conecte-se a sua VM usando o arquivo .rdp salvo. Forneça o nome de usuário e senha gerados acima para a VM do Google Compute Engine. (Se já estiver conectado a uma rede do Windows, como a rede de sua empresa, selecione Outro usuário e insira as credenciais nas caixas.)

    Você verá uma ou mais mensagens o informando que a conexão remota não pode ser identificada. Isso é normal.

    Observação: o arquivo RDP faz referência à instância usando um endereço IP externo. Por padrão, este é um endereço IP efêmero, que pode ser renovado ao interromper ou iniciar o servidor. Nesse caso, será necessário ter uma nova cópia do arquivo RDP. Para uso a longo prazo, o GCP fornece endereços IP estatísticos a um custo adicional.

    O RDP (Remote Desktop) o conecta à VM do Google Compute Engine.

Para obter mais informações sobre como se conectar às VMs do Google Compute Engine, consulte Como se conectar a instâncias(O link abre em nova janela) no site do Google.

Etapa 3: instalar o Tableau Server em sua VM do Google Compute Engine

Instalar o Tableau Server em uma máquina virtual (VM) do Google Compute Engine (GCE) é semelhante a instalá-lo em qualquer outro servidor.

Observações:

  1. Copie o programa de instalação do Tableau Server na sua VM executando um dos seguintes procedimentos:

    • Baixe o instalador diretamente. Enquanto estiver conectado à VM, abra um navegador, vá até a página de download do Tableau Server(O link abre em nova janela) e baixe a versão do Tableau Server apropriada para o seu sistema operacional.

      Observação: a configuração de segurança padrão aprimorada no Windows Server determina que o Internet Explorer esteja sempre configurado como Alto para a zona da Internet e não pode ser alterado para essa zona. Dessa forma, ao navegar para sites públicos usando o Internet Explorer, é necessário adicioná-los à lista de sites confiáveis.

    • Copiar o instalador para a VM. Caso já tenha uma cópia do instalador do Tableau Server em seu computador, copie-a para a VM. Crie uma pasta na VM onde deseja colocar o instalador. No computador, faça upload do arquivo de instalação do Tableau Server (por exemplo, tableau-server-2020-2-3.x86_64.rpm) para a VM. Para obter mais informações sobre como copiar arquivos para uma VM do Google Compute Engine, consulte Transferir arquivos para instâncias(O link abre em nova janela) no site do Google.

  2. Execute o instalador do Tableau Server na VM para iniciar o processo de instalação do servidor. O processo de instalação funciona da mesma forma que em qualquer outro servidor. Para obter mais informações, consulte Instalação e configuração do Tableau Server.

Etapa 4: acessar o Tableau Server a partir de um navegador remoto

Certifique-se de que somente os usuários autorizados possam acessar a máquina virtual (VM) do Google Compute Platform, onde você instalou o Tableau Server.

  1. No console do Google Compute Platform, em Computar, clique em Compute Engine, em seguida em Instâncias da VM. Encontre o endereço IP externo associado à VM.

  2. Em outro computador (não na VM), abra um navegador.

  3. No navegador, digite o endereço IP externo do Tableau Server instalado na VM. Por exemplo, http://13.64.47.61.

    Observação: o IP externo é um endereço efêmero. É lançado ao interromper a instância e um novo IP externo é atribuído na reinicialização. Se interromper sua instância, pode ser necessário recuperar o novo endereço IP externo para acessar o servidor usando o navegador. A GCP fornece endereços IP estatísticos persistentes. Dessa vez a URL é solucionada corretamente e você é direcionado à página de logon de sua instância do Tableau Server.

  4. Faça logon usando as credenciais do usuário administrador criado ao final do processo de instalação. Após entrar, você verá a página Conteúdo do Tableau Server.

Para obter mais informações sobre como controlar o acesso ao seu Tableau Server, consulte como configurar um armazenamento de identidade(O link abre em nova janela).

Etapa 5: publicar dados no Tableau Server em sua VM do Google Compute Engine

Depois de configurar o Tableau Server em uma máquina virtual (VM) do Google Compute Engine (GCE), os usuários autorizados de sua empresa poderão publicar pastas de trabalho e fontes de dados no servidor. O processo funciona da mesma maneira que faria se o Tableau Server estivesse instalado no local, exceto que os usuários devem fazer logon no servidor que executa a VM.

Antes de permitir que os usuários façam publicações, verifique se cada um deles foi criado com a função no site de Publisher (Publicador) no Tableau Server e se têm permissões para Publisher (Publicador). Para obter mais informações, consulte Adicionar usuários ao Tableau Server.

Para publicar pastas de trabalho e fontes de dados no Tableau Server, os usuários devem fazer logon no servidor usando o endereço IP do servidor em nuvem e as credenciais atribuídas anteriormente. Para obter mais informações, consulte Como publicar pastas de trabalho no Tableau Server(O link abre em nova janela).

Etapa 6: gerenciar licenças do Tableau Server

Não é necessário gerenciar sua licença do Tableau Server se interromper a máquina virtual (VM) do Google Compute Engine (GCE) usando o console do Google Cloud Platform, ou de dentro da VM. Ao interromper uma VM do Google Compute Engine(O link abre em nova janela) com disco SSD persistente usando o console da GCP Compute Engine, a VM não resulta em alterações(O link abre em nova janela), mas os recursos anexados à VM resultam em alterações.

Excluir uma VM desaloca todos os seus recursos, incluindo armazenamento externo. Você pode excluir sua VM quando não precisar mais dela. Sempre desative sua licença do Tableau Server antes de interromper e excluir a VM.

Antes de excluir a VM, faça o seguinte:

  1. Faça logon em sua VM.

  2. Crie um backup do Tableau Server, em seguida copie o arquivo .tsbak em outro local, como o Armazenamento da Google Cloud(O link abre em nova janela), que será acessível depois que a VM não estiver mais disponível. Para obter mais informações, consulte Executar um backup e uma restauração completos do Tableau Server.

  3. Use o comando tsm licenses deactivate(O link abre em nova janela) para desativar sua chave do produto do Tableau Server. Agora você pode interromper e excluir sua VM.