Antes de começar a configurar o cluster do Tableau Server, verifique se você atende aos requisitos a seguir.

Hardware

Embora devam atender aos requisitos descritos em Antes da instalação..., os computadores usados por você no cluster não precisam ser idênticos.

Diretrizes de hardware para alta disponibilidade

Aqui estão algumas diretrizes para os sistemas que você usa em failover e alta disponibilidade:

  • Failover — três computadores: para configurar um cluster que dê suporte a failover para os processos de armazenamento de arquivos e repositório, é preciso ter pelo menos três computadores ou VMs: um para o nó inicial do Tableau Server e dois para os nós adicionais.

  • Vários gateways—três computadores e um balanceador de carga: adicionar vários processos de gateway à instalação do Tableau Server e usar um balanceador de carga para distribuir automaticamente solicitações aos gateways aumentará ainda mais a confiabilidade do Tableau. Para configurar um cluster que dê o suporte a failover e vários gateways, adicione um balanceador de carga diante do cluster de três nós.

  • Suporte a failover e vários gateways — três computadores e um balanceador de carga: para configurar um cluster que dê o suporte acima e além para vários gateways, você precisa de no mínimo três computadores ou VMs e um balanceador de carga diante do cluster.

  • Alta disponibilidade — três computadores e um balanceador de carga: para configurar para alta disponibilidade, os recursos descritos acima são necessários.

  • Computadores iniciais: caso configure para alta disponibilidade, o nó inicial do Tableau Server pode estar executando poucos ou nenhum processo do Tableau Server. Portanto, o computador que serve como o nó inicial não requer tantos núcleos quanto os que executam os nós adicionais. No entanto, você precisará do espaço em disco adequado para backups porque o computador inicial é usado durante os processos de backup e restauração. Além da quantidade de espaço necessária para o arquivo de backup, você precisa de espaço temporário em disco. Para obter detalhes sobre os requisitos sobre espaço em disco, consulte Uso do espaço em disco para backup e restauração.

Software

Todos os nós de uma instalação distribuída devem executar a mesma versão do Tableau Server.

Local da instalação

A localização da instalação do Tableau Server deve ser a mesma em todos os nós de um cluster. Isso é válido para instalações na localização padrão ou em localização não padrão.

Rede e portas

  • Portas: assim como ocorre com qualquer sistema distribuído, os computadores ou VMs que você usa precisam ser capazes de se comunicar. Para obter informações sobre como o Tableau Services Manager aborda o mapeamento de portas, consulte Portas do Tableau Services Manager.

  • Mesmo domínio: se o Tableau Server estiver instalado em um ambiente do Active Directory do Windows, então todos os computadores em um cluster devem ser membros do mesmo domínio.

  • Latência: a latência da rede entre os nós do servidor pode impactar o desempenho do Tableau Server. Esteja ciente de possíveis problemas de latência, especialmente se tiver problemas de desempenho. Para reduzir a latência da rede, você pode tomar medidas como localizar os gateways e fontes de dados nas proximidades do Tableau Server.

  • Conta de serviço: a conta de usuário Conta de serviço Run As do servidor, especificada no Tableau Server inicial, deve ser a mesma em cada computador no cluster.

    Se estiver executando em um ambiente do Active Directory, recomendamos executar uma conta de usuário de domínio, como a conta de serviço Run As. Como uma melhor prática de segurança, embora exista a possibilidade de deixar a conta NetworkServices padrão em cada nó no cluster, não recomendamos isso.

    Caso esteja executando uma implantação distribuída em um grupo de trabalho do Windows, deverá usar a mesma conta de usuário e senha em cada nó do cluster. Nesse cenário, especifique a conta de serviço Run As usando um ponto final (.) em vez de um nome de computador no TSM. Por exemplo, se a conta de serviço Run As do grupo de trabalho for tableau-sa, especifique .\tableau-sa no TSM. O Windows interpreta a sintaxe .\ como equivalente a "nome do computador do host local."

  • Endereços IP estáticos: qualquer computador que estiver executando o Tableau Server, seja uma instalação de servidor único ou parte de um cluster, deverá ter um endereço IP estático .

  • Pode ser descoberto: cada nó no cluster pode ser descoberto em outros computadores do nó usando um arquivo DNS ou host local.

  • Fuso horário e hora: cada nó no cluster deve estar no mesmo fuso horário, com os horários do sistema sincronizados. Isso pode acontecer automaticamente. Por exemplo, se seus nós estão todos no domínio Active Directory, o controlador de domínio geralmente resolve isso. Se não tiver certeza se o seu cluster atende a essa exigência, consulte seus especialistas internos de TI.

Práticas recomendadas

Veja aqui algumas considerações que você deve ter em mente antes de começar a instalar e configurar:

  • Endereços IP ou nomes do computador: como mencionado acima, cada computador no cluster deve usar um endereço IP estático.

  • Registro CNAME: se estiver usando um balanceador de carga, será o nome do balanceador de carga que os usuários utilizarão como a URL do Tableau Server, independentemente do gateway que está efetivamente lidando com a solicitação.

  • Credenciais da conta de usuário: para cada computador, você precisa de credenciais de uma conta de usuário com permissões de admin locais.

  • Backup: é uma prática recomendada criar um backup antes de fazer alterações significativas no sistema. Consulte Fazer backup dos dados do Tableau Server para obter as etapas.

  • Implantação de distribuição em todos os data centers: não recomendamos a instalação de nós do Tableau Server em data centers distribuídos. Os exemplos a seguir descrevem alguns problemas que ocorrem quando os nós são distribuídos em vários data centers:

    • Problemas na conexão entre nós pode causar a falha de diversas tarefas ou fazer com que os componentes do Tableau Server percam a licença.
    • Proxies e firewalls entre data centers podem prejudicar a habilidade dos nós do Tableau Server de se comunicarem entre si.
    • O direcionamento de tráfego entre dados geograficamente dispersos pode causar latência ou afunilar a transmissão de dados, o que resulta em baixo desempenho e conexões expiradas.

SSL

Caso você pretenda configurar SSL para um cluster do Tableau Server altamente disponível com vários gateways e um balanceador de carga (saiba mais), verifique se o certificado SSL usado foi emitido para o nome de host do balanceador de carga. Consulte Configurar o SSL para tráfego de HTTP externo e do Tableau Server para obter outros detalhes.

 

Agradecemos seu feedback!