Exemplo: Instalar e configurar um cluster HA de três nós

Uma instalação de alta disponibilidade de vários nós do Tableau Server pode ajudar a maximizar a disponibilidade do Tableau Server. Ao configurar uma implantação de vários nós do Tableau Server, todas as etapas executadas são projetadas para integrar redundância, ajudando a reduzir o tempo de inatividade possível. Além de aprimorar a eficiência ao mover ou adicionar processos de servidor a nós adicionais, é possível criar uma instalação de alta disponibilidade (HA) do Tableau Server ao satisfazer os requisitos a seguir:

  • Adicione nós adicionais, com um total de ao menos três nós
  • Implante um ensemble do Serviço de coordenação em, no mínimo, três nós
  • Adicione uma instância do CFS (Serviço de arquivo do cliente) em pelo menos um nó adicional (recomendamos adicionar uma instância em cada nó executando o Serviço de coordenação)
  • Adicione uma segunda instância de Armazenamento de arquivo em um dos nós adicionais (O processador de dados será instalado automaticamente, se ele ainda não estiver no nó)
  • Adicione uma segunda instância do repositório (pgsql) em um dos nós adicionais

Uma instalação do Tableau Server que inclui essas adições terão redundância integrada e suportarão failover caso haja um problema no repositório. Este exemplo mostra como fazer isso e muito mais.

Um sistema de servidor único

Após instalar o Tableau Server neste nó inicial, você terá um sistema executando tudo que precisa para funcionar. Ele tem, pelo menos, uma instância de todos os processos do servidor e é a configuração mais básica do Tableau Server. Ela não tem nenhuma redundância. A topologia do servidor se parece com isso (alguns processos específicos de TSM não são mostrados):

Um sistema de três nós

Para criar redundância, você precisa adicionar mais nós para hospedar instâncias dos processos do repositório e do processador de dados/armazenamento de arquivo. Você pode adicionar instâncias de outros processos, incluindo várias instâncias de um processo em um nó. Além disso, para reduzir a vulnerabilidade do sistema, você pode executar vários gateways e instâncias adicionais de alguns dos processos do servidor. O número mínimo de computadores necessários para alcançar essa configuração é três.

No diagrama abaixo, o processo de armazenamento do arquivo foi adicionado ao nó inicial e colocado em ambos nós adicionais. Uma segunda instância passiva do repositório também foi adicionada àquela dos outros nós novos. Finalmente, os processos de servidor (mostrados em azul) foram adicionados aos nós adicionais para fornecer redundância.

Etapas de configuração

Este procedimento descreve como configurar um cluster do Tableau Server de HA de três nós com duas instâncias de repositório e duas instâncias de armazenamento de arquivo/processador de dados nos nós adicionais, conforme descrito acima.

Antes de começar

Antes de instalar o Tableau Server em quaisquer nós adicionais, tenha certeza de que cada nó adicional atende aos requisitos distribuídos. Consulte Requisitos distribuídos para obter detalhes.

Observação: essa operação inclui etapas que talvez precisem ser executadas com a linha de comando do TSM.

Etapa 1: instalar o nó inicial

Consulte Instalação e configuração do Tableau Server.

Etapa 2: gerar um arquivo de bootstrap para os nós adicionais

  1. Abra o TSM em um navegador:

    https://<tsm-computer-name>:8850

    Para obter mais informações, consulte Fazer logon na interface do usuário na Web do Tableau Services Manager.

  2. Clique na guia Configuração e, na caixa Adicionar um nó, clique em Baixar arquivo bootstrap.

    O arquivo bootstrap é criado e copiado no computador local.

    As credenciais inseridas são incluídas no arquivo bootstrap, por padrão. Se você não quiser credenciais inseridas no arquivo bootstrap, desmarque a opção Incluir credenciais temporárias no arquivo. Se você quiser desabilitar completamente a capacidade de incluir credenciais inseridas nos arquivos bootstrap de nó, defina uma opção de configuração para o servidor. Consulte features.PasswordlessBootstrapInit para obter mais detalhes.

Etapa 3: instalar e inicializar o nó 2

  1. Copie o instalador original usado no primeiro computador, juntamente ao arquivo bootstrap gerado e coloque-os em um local acessível do novo computador no qual o Tableau Server está sendo adicionado. Isso pode ser um compartilhamento de rede montado, ou diretamente no computador.

  2. Se estiver executando um firewall local, será necessário configurar as regras de firewall para todos os nós no cluster. Para obter mais informações, consulte Configurar o firewall local.

  3. No novo nó, execute o programa de instalação do Tableau Server:

    Use o gerenciador de pacotes para instalar o pacote do Tableau Server.

    Você deve instalar a nova versão no mesmo local da versão existente. O local de instalação deve ser o mesmo em todos os nós. Não instale em um local usando um link simbólico ou para um diretório em um volume de Sistema de arquivos de rede (NFS).

    • Em distribuições do tipo RHEL, incluindo o CentOS, há a opção de instalar o Tableau em um local não padrão.

      • Local padrão — Para instalar o local padrão (/opt/tableau/tableau_server), execute os seguintes comandos, em que a <version> seja formatada como major-minor-maintenance (por exemplo: 2019-2-5):

        sudo yum update

        sudo yum install tableau-server-<version>.x86_64.rpm

      • Localização não padrão— para instalar em um local não padrão, você deve usar o rpm -i. Além disso, será necessário instalar todos os pacotes dependentes. Consulte a observação abaixo.

        Execute o seguinte comando:

        sudo rpm -i --prefix /preferred/install/path tableau-server.rpm

      Observação: ao usar o yum para instalar o Tableau Server, todos os pacotes dependentes são baixados e instalados automaticamente. Esse é o método de preferência para instalar o Tableau. Se desejar instalar em um local não padrão ou se sua empresa não permite que você use o yum e requer que você instale usando o rpm -i, é necessário instalar todos os pacotes dependentes separadamente. Para obter informações sobre a instalação de pacotes dependentes, consulte Instalação do Tableau Server em um computador fisicamente isolado com Linux.

    • No Ubuntu, execute os seguintes comandos, em que a <version> seja formatada como major-minor-maintenance (por exemplo: 2019-2-5):

      sudo apt-get update
      sudo apt-get upgrade
      sudo apt-get -y install gdebi-core
      sudo gdebi -n tableau-server-<version>_amd64.deb
      
  4. Para inicializar as comunicações entre o novo nó e o nó inicial, execute o script initialize-tsm instalado ao fazer a instalação do Tableau Server.

    Navegue até o diretório scripts:

    cd /opt/tableau/tableau_server/packages/scripts.<version_code>/
    : atualiza as configurações do ambiente.
  5. Execute o script initialize-tsm:

    sudo ./initialize-tsm -b /path/to/<bootstrap>.json --accepteula
    • Use o sinalizador -b para fornecer o caminho até o arquivo bootstrap copiado para o computador. Se o arquivo bootstrap estiver criptografado, será necessário processar o arquivo como descrito em Proteção de segredos para operações de importação e exportação.

    • Se o arquivo bootstrap foi gerado sem credenciais inseridas, use o sinalizador -u para especificar o nome de usuário administrativo no nó inicial. Esse é o nome de um usuário administrador no computador, não o administrador do Tableau Server. Você deverá informar a senha do usuário. Para obter mais informações, consulte tsm topology nodes get-bootstrap-file.

      sudo ./initialize-tsm -b /path/to/<bootstrap>.json -u <admin-user-on-first-node> --accepteula

      Importante: é necessário inserir as credenciais do mesmo usuário usado durante o processo de instalação no nó inicial.

    • O sinalizador --accepteula aceita o Contrato de licença do usuário final (EULA) do Tableau Server. O EULA está disponível no local a seguir: Contrato de licença de usuário final. (O link abre em nova janela)

Etapa 4: instalar e inicializar o nó 3

Repita a Etapa 3 acima.

Etapa 5: configurar o novo nó com uma topologia mínima

Para concluir o processo de adicionar novos nós ao cluster, é necessário configurá-los com uma topologia mínima. Com uma topologia mínima, a única alteração pendente será a adição do Controlador de cluster, que é necessário em cada nó. Se quiser outros processos nos nós, você pode adicionar a maioria deles ao mesmo tempo. Esse exemplo apenas configura os nós com o Controlador de cluster.

  1. Abra o TSM em um navegador:

    https://<tsm-computer-name>:8850

    Para obter mais informações, consulte Fazer logon na interface do usuário na Web do Tableau Services Manager.

  2. Clique na guia Configuração. Uma mensagem deve informar que novos nós foram adicionados.

    Clique em Continuar para descartar a mensagem.

  3. Clique em Alterações pendentes na parte superior da página:

    Se você estiver configurando um cluster de três ou mais nós, um aviso de ensemble do Serviço de coordenação será exibido. Você pode continuar. Você implantará um ensemble do Serviço de coordenação em uma etapa separada.

  4. Clique em Aplicar alterações e reiniciar e Confirmar para confirmar uma reinicialização do Tableau Server.

    Quando o Tableau Server é reiniciado, os nós são incluídos com a topologia mínima necessária.

Etapa 6: implantar um ensemble do Serviço de coordenação

Se instalar um total de três ou mais nós, implante também um ensemble do Serviço de coordenação. Se não fizer isso, receberá uma mensagem de aviso sempre que fizer alterações na configuração ou na topologia do servidor. É possível ignorar esta mensagem, mas, como uma prática recomendada, você deve implantar um ensemble do Serviço de coordenação para vários nós.

Ao instalar o Tableau Server, uma única instância do Serviço de coordenação é instalada no nó inicial. O TSM e o Tableau Server dependem do Serviço de coordenação para funcionarem adequadamente. Sendo assim, de forma a fornecer redundância e garantir disponibilidade nas instalações de vários nós, configure instâncias adicionais do Serviço de coordenação ao implantar um ensemble do Serviço de coordenação. Os ensembles do Serviço de coordenação estão instalados com uma, três ou cinco instâncias do Serviço de coordenação. Em uma instalação de três nós do Tableau Server, o número recomendado de instâncias do Serviço de coordenação é três: um em cada nó.

Não tente implantar um ensemble do Serviço de coordenação se houver outras mudanças pendentes. Descarte ou aplique quaisquer alterações pendentes antes de implantar um novo ensemble do Serviço de coordenação.

Observação: essa operação inclui etapas que talvez precisem ser executadas com a linha de comando do TSM.

As etapas a seguir mostram como implantar um novo ensemble do Serviço de coordenação em um cluster de três nós do Tableau Server já existente, assim como limpar o ensemble antigo.

  1. No nó inicial, abra uma sessão do terminal.

  2. Interrompa o Tableau Server:

    tsm stop

    Se solicitado, faça logon como administrador do TSM.

    Alguns processos do TSM permanecerão em execução, inclusive o Controlador de administração e o Agente de administração.

  3. Confirme que não há alterações pendentes:

    tsm pending-changes list

    Se houver alterações pendentes, você precisará descartá-las ou aplicá-las. A aplicação de alterações pendentes levará algum tempo:

    • Descartar as alterações

      tsm pending-changes discard
    • ou

    • Aplique as alterações:

      tsm pending-changes apply

    Aguarde até que o comando seja concluído e você retorne ao prompt do sistema.

  4. Obtenha as IDs de cada nó no cluster:

    tsm topology list-nodes -v

  5. Use o comando tsm topology deploy-coordination-service para adicionar um novo ensemble do Serviço de coordenação ao adicioná-lo a nós específicos. Você deve especificar o(s) nó(s) ao(s) qual(is) o Serviço de Coordenação deve ser adicionado, usando a ID do nó real para identificar cada nó. O comando também torna o ensemble de “produção” (o ensemble em uso) no ensemble novo e remove o antigo, a menos que a implantação falhe. Se isso acontecer, veja a etapa 6 abaixo.

    Observação:um prompt "y/n” é exibido, confirmando que uma reinicialização do servidor ocorrerá. Para executar o comando sem entrada, inclua a opção --ignore-prompt.

    Por exemplo, implante o Serviço de coordenação em todos os nós de um cluster de três nós, sendo eles: nó1, nó2, nó3

    tsm topology deploy-coordination-service -n node1,node2,node3

    Aguarde até que o comando seja concluído e você retorne ao prompt do sistema.

  6. (Opcional) Se a implantação falhar, você precisa executar o comando tsm topology cleanup-coordination-service para remover o conjunto implantado sem sucesso. Para obter detalhes sobre a execução do comando, consulte tsm topology cleanup-coordination-service.

  7. Inicie o Tableau Server:

    tsm start

Para obter mais informações e detalhes sobre a implantação de um novo ensemble do Serviço de coordenação, consulte Implantar um ensemble do Serviço de coordenação.

Etapa 7: configure o CFS (Serviço de arquivo do cliente) em nódulos adicionais

Adicione o CFS em nós adicionais. Recomendamos que você adicione o CFS a cada nó que executa o Serviço de coordenação.

Observação: essa operação inclui etapas que talvez precisem ser executadas com a linha de comando do TSM.

  1. No nó inicial, abra uma sessão do terminal.

  2. Encontre a ID do nó ao qual você está adicionando o CFS:

    tsm topology list-nodes -v

  3. Adicione o CFS ao nó especificando o nó, o processo e uma única instância.

    Por exemplo, este comando adiciona uma instância do CFS ao node2:

    tsm topology set-process -n node2 -pr clientfileservice -c 1

    Se você tentar adicionar uma instância do CFS a um nó que já foi configurado com o CFS, uma mensagem de erro informará que já existe uma instância no nó.

    Para adicionar o CFS a outros nós, repita essa etapa para cada nó.

  4. Aplique as alterações:

    tsm pending-changes apply

Etapa 8: configurar processos para o nó 2

  1. Abra o TSM em um navegador:

    https://<tsm-computer-name>:8850

    Para obter mais informações, consulte Fazer logon na interface do usuário na Web do Tableau Services Manager.

  2. Clique na guia Configuração.

  3. Especifique os processos e número de instâncias que devem ser executados no primeiro nó adicional.

    Neste exemplo:

    1. Selecione Gateway.

    2. Defina a contagem do Servidor de aplicativos (vizportal) como 2.

    3. Defina a contagem do VizQL Server como 2.

    4. Defina a contagem do Servidor cache como 2.

    5. Defina a contagem do Processador em segundo plano como 2.

      Adicionar o processador em segundo plano a um nó também adicionará uma instância do processador de dados caso ainda não exista uma no nó.

    6. Defina a contagem do Servidor Dados como 2.

    7. Selecionar Armazenamento de arquivo.

    8. Selecione Repositório (pgsql).

    9. Selecione Serviço de Métricas. (O recurso Métricas herdado foi descontinuado em fevereiro de 2024 para o Tableau Cloud e será descontinuado na versão 2024.2 do Tableau Server. Para obter mais informações, consulte Criar e solucionar problemas de métricas (descontinuado).)

    10. Selecione Serviço de mensagens.

    11. Selecione Propriedades da fonte de dados.

    12. Selecione Serviço de exploração de conteúdo.

    13. Selecione Serviço de coleta.

    14. Selecione Search and Index Server.

    Os processos específicos e as contagens de processos definidos dependerão do ambiente e das necessidades organizacionais. Ao adicionar um outro processo, alguns processos são adicionados automaticamente. Para obter mais informações, consulte Configurar nós e Processos do Tableau Server.

    Observação: a interface de usuário na Web do TSM limita a um máximo de 8 instâncias de processos que permitem selecionar o número de instâncias. Para configurar mais instâncias, use a linha de comando e o comando TSM topology set-process . Para obter mais informações, consulte tsm topology set-process.

Etapa 9: configurar processos para o nó 3

  1. No TSM, na guia Configuração, especifique os processos e número de instâncias que devem ser executados no primeiro nó adicional.

    Neste exemplo:

    1. Selecione Gateway.

    2. Defina a contagem do Servidor de aplicativos (vizportal) como 2.

    3. Defina a contagem do VizQL Server como 2.

    4. Defina a contagem do Servidor cache como 2.

    5. Defina a contagem do Processador em segundo plano como 2.

      Adicionar o processador em segundo plano a um nó também adicionará uma instância do processador de dados caso ainda não exista uma no nó.

    6. Defina a contagem do Servidor Dados como 2.

    7. Selecionar Armazenamento de arquivo.

    8. Selecione Serviço de Métricas. (O recurso Métricas herdado foi descontinuado em fevereiro de 2024 para o Tableau Cloud e será descontinuado na versão 2024.2 do Tableau Server. Para obter mais informações, consulte Criar e solucionar problemas de métricas (descontinuado).)

    9. Selecione Propriedades da fonte de dados.

    10. Selecione Serviço de exploração de conteúdo.

    11. Selecione Serviço de coleta.

    12. Selecione Search and Index Server.

  2. Clique em Alterações pendentes na parte superior da página:

    A lista Alterações pendentes é exibida.

  3. Clique em Aplicar alterações e reiniciar e Confirmar para confirmar uma reinicialização do Tableau Server.

Etapa 1: instalar o nó inicial

Consulte Instalação e configuração do Tableau Server.

Etapa 2: gerar um arquivo de bootstrap para os nós adicionais

Para instalar o Tableau Server em mais computadores, use o mesmo instalador usado no nó inicial e o arquivo "bootstrap" gerado no nó inicial.

Importante: o arquivo do bootstrap contém uma cópia do arquivo do repositório de chaves principal, usado para criptografar os segredos da configuração. O arquivo também pode ter credenciais inseridas válidas por um período predeterminado (consulte tabadmincontroller.auth.expiration.minutes) e servir como um cookie de sessão. Recomendamos fortemente que você tome medidas adicionais para proteger o arquivo bootstrap.

O seguinte conjunto de comando fornece um método de exemplo para criptografar a saída do arquivo bootstrap. Este método é semelhante ao processo de criptografia descrito com mais detalhes em Proteção de segredos para operações de importação e exportação

Porém, observe que o método aqui deve ser aprovado como argumentos separados com operadores finais && \ da seguinte forma:

mkfifo -m 600 /tmp/secure1 && \

tsm topology nodes get-bootstrap-file --file /tmp/secure1 && \

gpg --symmetric --batch --yes --passphrase-file ~/.secrets/pgppassphrase.txt --cipher-algo AES256 --output encrypted.enc < /tmp/secure1 && \

rm /tmp/secure1

  1. Após instalar o Tableau Server no nó inicial, gere o arquivo bootstrap do nó.

  2. No nó inicial, abra uma sessão do terminal.

  3. Digite este comando para gerar o arquivo bootstrap:

    tsm topology nodes get-bootstrap-file --file <path\file>.json

    As credenciais inseridas são incluídas no arquivo bootstrap, por padrão. Se você não quiser que o arquivo bootstrap inclua credenciais, use a opção -nec ou --no-embedded-credentials:

    tsm topology nodes get-bootstrap-file --file <path\file>.json --no-embedded-credentials.

    Se você quiser desabilitar completamente a capacidade de incluir credenciais inseridas nos arquivos bootstrap de nó, defina uma opção de configuração para o servidor. Consulte features.PasswordlessBootstrapInit para obter mais detalhes.

Etapa 3: instalar e inicializar o nó 2

  1. Copie o instalador original usado no primeiro computador, juntamente ao arquivo bootstrap gerado e coloque-os em um local acessível do novo computador no qual o Tableau Server está sendo adicionado. Isso pode ser um compartilhamento de rede montado, ou diretamente no computador.

  2. Se estiver executando um firewall local, será necessário configurar as regras de firewall para todos os nós no cluster. Para obter mais informações, consulte Configurar o firewall local.

  3. No novo nó, execute o programa de instalação do Tableau Server:

    Use o gerenciador de pacotes para instalar o pacote do Tableau Server.

    Você deve instalar a nova versão no mesmo local da versão existente. O local de instalação deve ser o mesmo em todos os nós. Não instale em um local usando um link simbólico ou para um diretório em um volume de Sistema de arquivos de rede (NFS).

    • Em distribuições do tipo RHEL, incluindo o CentOS, há a opção de instalar o Tableau em um local não padrão.

      • Local padrão — Para instalar o local padrão (/opt/tableau/tableau_server), execute os seguintes comandos, em que a <version> seja formatada como major-minor-maintenance (por exemplo: 2019-2-5):

        sudo yum update

        sudo yum install tableau-server-<version>.x86_64.rpm

      • Localização não padrão— para instalar em um local não padrão, você deve usar o rpm -i. Além disso, será necessário instalar todos os pacotes dependentes. Consulte a observação abaixo.

        Execute o seguinte comando:

        sudo rpm -i --prefix /preferred/install/path tableau-server.rpm

      Observação: ao usar o yum para instalar o Tableau Server, todos os pacotes dependentes são baixados e instalados automaticamente. Esse é o método de preferência para instalar o Tableau. Se desejar instalar em um local não padrão ou se sua empresa não permite que você use o yum e requer que você instale usando o rpm -i, é necessário instalar todos os pacotes dependentes separadamente. Para obter informações sobre a instalação de pacotes dependentes, consulte Instalação do Tableau Server em um computador fisicamente isolado com Linux.

    • No Ubuntu, execute os seguintes comandos, em que a <version> seja formatada como major-minor-maintenance (por exemplo: 2019-2-5):

      sudo apt-get update
      sudo apt-get upgrade
      sudo apt-get -y install gdebi-core
      sudo gdebi -n tableau-server-<version>_amd64.deb
      
  4. Para inicializar as comunicações entre o novo nó e o nó inicial, execute o script initialize-tsm instalado ao fazer a instalação do Tableau Server.

    No novo nó:

    Navegue até o diretório scripts:

    cd /opt/tableau/tableau_server/packages/scripts.<version_code>/
    : atualiza as configurações do ambiente.
  5. Execute o script initialize-tsm:

    sudo ./initialize-tsm -b /path/to/<bootstrap>.json --accepteula
    • Use o sinalizador -b para fornecer o caminho até o arquivo bootstrap copiado para o computador. Se o arquivo bootstrap estiver criptografado, será necessário processar o arquivo como descrito em Proteção de segredos para operações de importação e exportação.

    • Se o arquivo bootstrap foi gerado sem credenciais inseridas, use o sinalizador -u para especificar o nome de usuário administrativo no nó inicial. Esse é o nome de um usuário administrador no computador, não o administrador do Tableau Server. Você deverá informar a senha do usuário. Para obter mais informações, consulte tsm topology nodes get-bootstrap-file.

      sudo ./initialize-tsm -b /path/to/<bootstrap>.json -u <admin-user-on-first-node> --accepteula

      Importante: é necessário inserir as credenciais do mesmo usuário usado durante o processo de instalação no nó inicial.

    • O sinalizador --accepteula aceita o Contrato de licença do usuário final (EULA) do Tableau Server. O EULA está disponível no local a seguir:

      /opt/tableau/tableau_server/packages/docs.<version_code>/EULA.rtf

Etapa 4: instalar e inicializar o nó 3

Instale o Tableau Server no nó 3:

  1. Copie o instalador original usado no primeiro computador, juntamente ao arquivo bootstrap gerado e coloque-os em um local acessível do novo computador no qual o Tableau Server está sendo adicionado. Isso pode ser um compartilhamento de rede montado, ou diretamente no computador.

  2. Se estiver executando um firewall local, será necessário configurar as regras de firewall para todos os nós no cluster. Para obter mais informações, consulte Configurar o firewall local.

  3. No novo nó, execute o programa de instalação do Tableau Server:

    Use o gerenciador de pacotes para instalar o pacote do Tableau Server.

    Você deve instalar a nova versão no mesmo local da versão existente. O local de instalação deve ser o mesmo em todos os nós. Não instale em um local usando um link simbólico ou para um diretório em um volume de Sistema de arquivos de rede (NFS).

    • Em distribuições do tipo RHEL, incluindo o CentOS, há a opção de instalar o Tableau em um local não padrão.

      • Local padrão — Para instalar o local padrão (/opt/tableau/tableau_server), execute os seguintes comandos, em que a <version> seja formatada como major-minor-maintenance (por exemplo: 2019-2-5):

        sudo yum update

        sudo yum install tableau-server-<version>.x86_64.rpm

      • Localização não padrão— para instalar em um local não padrão, você deve usar o rpm -i. Além disso, será necessário instalar todos os pacotes dependentes. Consulte a observação abaixo.

        Execute o seguinte comando:

        sudo rpm -i --prefix /preferred/install/path tableau-server.rpm

      Observação: ao usar o yum para instalar o Tableau Server, todos os pacotes dependentes são baixados e instalados automaticamente. Esse é o método de preferência para instalar o Tableau. Se desejar instalar em um local não padrão ou se sua empresa não permite que você use o yum e requer que você instale usando o rpm -i, é necessário instalar todos os pacotes dependentes separadamente. Para obter informações sobre a instalação de pacotes dependentes, consulte Instalação do Tableau Server em um computador fisicamente isolado com Linux.

    • No Ubuntu, execute os seguintes comandos, em que a <version> seja formatada como major-minor-maintenance (por exemplo: 2019-2-5):

      sudo apt-get update
      sudo apt-get upgrade
      sudo apt-get -y install gdebi-core
      sudo gdebi -n tableau-server-<version>_amd64.deb
      
  4. Para inicializar as comunicações entre o novo nó e o nó inicial, execute o script initialize-tsm instalado ao fazer a instalação do Tableau Server.

    No novo nó:

    Navegue até o diretório scripts:

    cd /opt/tableau/tableau_server/packages/scripts.<version_code>/
    : atualiza as configurações do ambiente.
  5. Execute o script initialize-tsm:

    sudo ./initialize-tsm -b /path/to/<bootstrap>.json --accepteula
    • Use o sinalizador -b para fornecer o caminho até o arquivo bootstrap copiado para o computador. Se o arquivo bootstrap estiver criptografado, será necessário processar o arquivo como descrito em Proteção de segredos para operações de importação e exportação.

    • Se o arquivo bootstrap foi gerado sem credenciais inseridas, use o sinalizador -u para especificar o nome de usuário administrativo no nó inicial. Esse é o nome de um usuário administrador no computador, não o administrador do Tableau Server. Você deverá informar a senha do usuário. Para obter mais informações, consulte tsm topology nodes get-bootstrap-file.

      sudo ./initialize-tsm -b /path/to/<bootstrap>.json -u <admin-user-on-first-node> --accepteula

      Importante: é necessário inserir as credenciais do mesmo usuário usado durante o processo de instalação no nó inicial.

    • O sinalizador --accepteula aceita o Contrato de licença do usuário final (EULA) do Tableau Server. O EULA está disponível no local a seguir:

      /opt/tableau/tableau_server/packages/docs.<version_code>/EULA.rtf

Etapa 5: adicionar um processo aos nós adicionais

  1. No nó inicial, configure uma instância do controlador do cluster em cada nó adicional.

    tsm topology set-process -n <nodeID_second-node> -pr clustercontroller -c 1

    tsm topology set-process -n <nodeID_third-node> -pr clustercontroller -c 1

  2. Aplique as alterações na configuração do nó:

    tsm pending-changes apply --ignore-warnings

    Um aviso sobre a implantação de um ensemble do Serviço de coordenação aparece porque você implantou um cluster de três nós. Use a opção --ignore-warnings para aplicar as alterações na configuração apesar do aviso. Você implantará um novo ensemble do Serviço de coordenação na próxima etapa.

Etapa 6: implantar um ensemble do Serviço de coordenação

Se instalar um total de três ou mais nós, implante também um ensemble do Serviço de coordenação. Se não fizer isso, receberá uma mensagem de aviso sempre que fizer alterações na configuração ou na topologia do servidor. É possível ignorar esta mensagem, mas, como uma prática recomendada, você deve implantar um ensemble do Serviço de coordenação para vários nós.

Ao instalar o Tableau Server, uma única instância do Serviço de coordenação é instalada no nó inicial. O TSM e o Tableau Server dependem do Serviço de coordenação para funcionarem adequadamente. Sendo assim, de forma a fornecer redundância e garantir disponibilidade nas instalações de vários nós, configure instâncias adicionais do Serviço de coordenação ao implantar um ensemble do Serviço de coordenação. Os ensembles do Serviço de coordenação estão instalados com uma, três ou cinco instâncias do Serviço de coordenação. Em uma instalação de três nós do Tableau Server, o número recomendado de instâncias do Serviço de coordenação é três: um em cada nó.

Não tente implantar um ensemble do Serviço de coordenação se houver outras mudanças pendentes. Descarte ou aplique quaisquer alterações pendentes antes de implantar um novo ensemble do Serviço de coordenação.

Observação: essa operação inclui etapas que talvez precisem ser executadas com a linha de comando do TSM.

As etapas a seguir mostram como implantar um novo ensemble do Serviço de coordenação em um cluster de três nós do Tableau Server já existente, assim como limpar o ensemble antigo.

  1. No nó inicial, abra uma sessão do terminal.

  2. Interrompa o Tableau Server:

    tsm stop

    Se solicitado, faça logon como administrador do TSM.

    Alguns processos do TSM permanecerão em execução, inclusive o Controlador de administração e o Agente de administração.

  3. Confirme que não há alterações pendentes:

    tsm pending-changes list

    Se houver alterações pendentes, você precisará descartá-las ou aplicá-las. A aplicação de alterações pendentes levará algum tempo:

    • Descartar as alterações

      tsm pending-changes discard
    • ou

    • Aplique as alterações:

      tsm pending-changes apply

    Aguarde até que o comando seja concluído e você retorne ao prompt do sistema.

  4. Obtenha as IDs de cada nó no cluster:

    tsm topology list-nodes -v

  5. Use o comando tsm topology deploy-coordination-service para adicionar um novo ensemble do Serviço de coordenação ao adicioná-lo a nós específicos. Você deve especificar o(s) nó(s) ao(s) qual(is) o Serviço de Coordenação deve ser adicionado, usando a ID do nó real para identificar cada nó. O comando também torna o ensemble de “produção” (o ensemble em uso) no ensemble novo e remove o antigo, a menos que a implantação falhe. Se isso acontecer, veja a etapa 6 abaixo.

    Observação:um prompt "y/n” é exibido, confirmando que uma reinicialização do servidor ocorrerá. Para executar o comando sem entrada, inclua a opção --ignore-prompt.

    Por exemplo, implante o Serviço de coordenação em todos os nós de um cluster de três nós, sendo eles: nó1, nó2, nó3

    tsm topology deploy-coordination-service -n node1,node2,node3

    Aguarde até que o comando seja concluído e você retorne ao prompt do sistema.

  6. (Opcional) Se a implantação falhar, você precisa executar o comando tsm topology cleanup-coordination-service para remover o conjunto implantado sem sucesso. Para obter detalhes sobre a execução do comando, consulte tsm topology cleanup-coordination-service.

  7. Inicie o Tableau Server:

    tsm start

Para obter mais informações e detalhes sobre a implantação de um novo ensemble do Serviço de coordenação, consulte Implantar um ensemble do Serviço de coordenação.

Etapa 7: configure o CFS (Serviço de arquivo do cliente) em nódulos adicionais

Adicione o CFS em nós adicionais. Recomendamos que você adicione o CFS a cada nó que executa o Serviço de coordenação.

Observação: essa operação inclui etapas que talvez precisem ser executadas com a linha de comando do TSM.

  1. No nó inicial, abra uma sessão do terminal.

  2. Encontre a ID do nó ao qual você está adicionando o CFS:

    tsm topology list-nodes -v

  3. Adicione o CFS ao nó especificando o nó, o processo e uma única instância.

    Por exemplo, este comando adiciona uma instância do CFS ao node2:

    tsm topology set-process -n node2 -pr clientfileservice -c 1

    Se você tentar adicionar uma instância do CFS a um nó que já foi configurado com o CFS, uma mensagem de erro informará que já existe uma instância no nó.

    Para adicionar o CFS a outros nós, repita essa etapa para cada nó.

  4. Aplique as alterações:

    tsm pending-changes apply

Etapa 8: configurar processos para o nó 2

  1. No nó inicial, defina a topologia para o nó 2. A topologia determina quais processos devem ser executados no nó e quantas instâncias de cada processo devem ser executadas. Para obter detalhes sobre a configuração de nós, consulte Configurar nós. O processador de dados é adicionado automaticamente com a adição de outros processos. Para obter detalhes sobre quando o processador de dados é adicionado, consulte Processos do Tableau Server.

    1. Obtenha o node-id do novo nó: tsm topology list-nodes -v
    2. Especifique os processos individuais que serão executados no novo nó:

      tsm topology set-process -n <node-id> -pr gateway -c 1

      tsm topology set-process -n <node-id> -pr vizqlserver -c 2

      tsm topology set-process -n <node-id> -pr vizportal -c 2

      tsm topology set-process -n <node-id> -pr backgrounder -c 2

      tsm topology set-process -n <node-id> -pr cacheserver -c 2

      tsm topology set-process -n <node-id> -pr indexandsearchserver -c 1

      tsm topology set-process -n <node-id> -pr dataserver -c 2

      tsm topology set-process -n <node-id> -pr filestore -c 1

      tsm topology set-process -n <node-id> -pr pgsql -c 1

      tsm topology set-process -n <node-id> -pr metrics -c 1

      tsm topology set-process -n <node-id> -pr activemqserver -c 1

      tsm topology set-process -n <node-id> -pr tdsservice -c 1

      tsm topology set-process -n <node-id> -pr contentexploration -c 1

      tsm topology set-process -n <node-id> -pr collections -c 1

  2. Aplique as alterações da configuração do nó. Uma mensagem indicará que o Tableau Server será reinicializado.

    tsm pending-changes apply

Etapa 9: configurar processos para o nó 3

No nó inicial, defina a topologia para o nó 3. A topologia determina quais processos devem ser executados no nó e quantas instâncias de cada processo devem ser executadas. O processador de dados é adicionado automaticamente com a adição de outros processos. Para obter detalhes sobre quando o processador de dados é adicionado, consulte Processos do Tableau Server.

  1. Obtenha o node-id do novo nó:

    tsm topology list-nodes -v

  2. Especifique os processos individuais que serão executados no novo nó:

    tsm topology set-process -n <node-id> -pr gateway -c 1

    tsm topology set-process -n <node-id> -pr vizqlserver -c 2

    tsm topology set-process -n <node-id> -pr vizportal -c 2

    tsm topology set-process -n <node-id> -pr backgrounder -c 2

    tsm topology set-process -n <node-id> -pr cacheserver -c 2

    tsm topology set-process -n <node-id> -pr indexandsearchserver -c 1

    tsm topology set-process -n <node-id> -pr dataserver -c 2

    tsm topology set-process -n <node-id> -pr filestore -c 1

    tsm topology set-process -n <node-id> -pr metrics -c 1

    tsm topology set-process -n <node-id> -pr tdsservice -c 1

    tsm topology set-process -n <node-id> -pr contentexploration -c 1

    tsm topology set-process -n <node-id> -pr collections -c 1

  3. Aplique a configuração do nó. Uma mensagem indicará que o Tableau Server será reinicializado.

    tsm pending-changes apply
  4. Inicie o servidor:

    tsm start

Etapa 10: configurar regras de firewall (opcional)

Se você estiver executando um firewall local, então precisa configurar as regras de firewall para todos os nós no cluster. Para obter mais informações, consulte Configuração do firewall local e Configurar o firewall local.

Adicionar um balanceador de carga

Nesse ponto, todos os três nós têm gateways, usados para encaminhar solicitações para processos de servidor disponíveis. Todos os gateways estão ativos, mas, para reduzir o potencial de tempo de inatividade no cluster, é possível configurar um balanceador de carga. Para obter mais informações, consulte Adicionar um balanceador de carga.

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!