Fazer logon na interface do usuário na Web do Tableau Services Manager

Esse tópico explica como fazer logon na interface do usuário na Web do Tableau Server. As páginas de Web do TSM são usadas para definir as configurações do Tableau Server, como autenticação do usuário, processos de servidor, armazenamento em cache, entre outras configurações relacionadas ao servidor. Além disso, é possível configurar o TSM a partir do shell de uma linha de comando. Consulte Referência da linha de comando tsm.

Importante: o logon no TSM não é o mesmo que o para entrar no Tableau Server. O TSM é usado para configurar o servidor e requer uma conta com privilégios administrativos no computador que executa o TSM. Dependendo de como sua empresa está organizada, o administrador do TSM pode ser um usuário que não tem uma conta do Tableau Server. Um administrador do Tableau Server tem acesso a páginas administrativas para criação e edição de sites, usuário, produto e outras tarefas relacionadas ao usuário. Para obter informações sobre o logon no Tableau Server como um administrador, consulte Fazer logon na área de administração do Tableau Server.

Se você usa o Tableau Desktop e quer fazer logon no Tableau Server para publicar ou acessar conteúdo e fontes de dados, consulte Fazer logon no Tableau Server do Desktop.

Requisitos

  • A conta usada para fazer logon no TSM deve ter autorização para fazer alterações no computador local no qual o Tableau Server está instalado.

    Especificamente, a conta usada para fazer logon no TSM deve ser membro do grupo de autorização do TSM criado durante a inicialização. TO nome padrão do Grupo de autorização TSM é tsmadmin.

    Para visualizar as contas do usuário no grupo de autorização do TSM, execute o comando a seguir no Bash shell. Este exemplo usa o nome do grupo padrão tsmadmin:

    grep tsmadmin /etc/group

    Se a conta do usuário não estiver no grupo tsmadmin, execute o comando a seguir para adicioná-la:

    sudo usermod -G tsmadmin -a <username>

    O Tableau Server no Linux depende do PAM em cenários de autenticação de núcleo. para obter mais informações sobre a integração PAM para a administração do TSM, consulte Autenticação TSM.

  • Se você estiver executando uma implantação distribuída do Tableau Server, insira o nome do host ou o endereço IP do computador com o nó inicial em execução. As credenciais inseridas devem ter acesso administrativo ao computador que está executando o nó inicial, conforme especificado acima.

  • Especifique um protocolo HTTPS na URL do servidor. O Tableau Server instala um certificado autoassinado como parte do processo de instalação. Sendo assim, o protocolo deve ser especificado como https. Para obter mais informações sobre o certificado autoassinado e a confiança de certificado para conexões TSM, consulte Conexão de clientes do TSM.

  • Especifique a porta da interface do usuário na Web do TSM (8850) na URL.

  • Se você estiver executando um firewall local, abra a porta 8850. Consulte Configurar o firewall local.

  • Você deve especificar o nome do host ou o endereço IP do computador que está executando o TSM. Caso tenha configurado uma solução de balanceamento de carga ou proxy na frente do Tableau Server, não especifique o balanceador de carga ou o endereço de proxy.

  • Como prática recomendada de segurança, não exponha a porta TSM (por padrão, 8850) para a internet.

Fazer logon na interface do usuário na Web do TSM

  1. Abra um navegador e insira a URL do Tableau Server, em seguida anexe a porta dedicada da interface do usuário na Web do TSM.

    Aqui estão alguns exemplos de como a URL pode ser:

    https://localhost:8850/ (se estiver trabalhando diretamente no computador do servidor)

    https://MarketingServer:8850/ (se você souber o nome do servidor)

    https://10.0.0.2:8850/ (se você souber o endereço IP do servidor)

  2. Na página de logon exibida, insira o nome de usuário e a senha do administrador.

    Observação: o Tableau Server cria e configura um certificado autoassinado durante o processo de instalação. Esse certificado é usado para criptografar o tráfego para a interface do usuário da Web no TSM. Como é um certificado autoassinado, o navegador não confiará nele por padrão. Portanto, o navegador exibirá um aviso sobre a confiabilidade do certificado antes de permitir a conexão.

    página de logon do Tableau Services Manager. requer conta com direitos administrativos locais

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!