Unir arquivos espaciais no Tableau
Você pode usar dados espaciais para criar mapas ou outros tipos de gráficos no Tableau. Se você tiver duas fontes de dados espaciais, poderá juntá-las usando seus recursos espaciais (geografia ou geometria). Você pode juntar dois arquivos espaciais ou utilizar um cálculo espacial para unir um arquivo espacial com dados não espaciais, que incluem campos de latitude e longitude.
O Tableau oferece suporte à conexão com as seguintes fontes de dados espaciais:
- Shapefiles
- Tabelas MapInfo
- Arquivos Keyhole Markup Language (KML)
- Arquivos GeoJSON
- Arquivos TopoJSON
- Bancos de dados geográficos do arquivo Esri
Se você tiver WKT (texto conhecido) em um arquivo CSV ou Excel, poderá importar os dados e convertê-los em dados espaciais na página Fonte de dados. Você também pode usar MAKEPOINT para converter dados que possuem coordenadas de latitude e longitude em dados espaciais. Consulte Criar uma fonte de dados espaciais usando o MakePoint.
Para obter mais informações sobre os tipos de arquivos espaciais que podem ser conectados no Tableau e como se conectar a eles, consulte o exemplo do conector do Arquivo espacial.
Observação importante: no Tableau 2021.3 ou posterior, você pode criar uniões de colunas espaciais entre recursos de ponto/polígono, polígono/linha, polígono/polígono e linha/polígono. No Tableau 2021.2 e versões anteriores, você só pode criar junções espaciais entre pontos e polígonos.
Unir arquivos espaciais
Dica: para exibir, editar ou criar uniões de colunas espaciais, você deve abrir uma tabela lógica na tela de relacionamento — a área que você vê quando você abre ou cria uma fonte de dados pela primeira vez — e acessar a tela de uniões de colunas.
Abra o Tableau e se conecte à primeira fonte de dados espaciais.
Abra a tela de junção para sua fonte de dados clicando duas vezes na tabela na tela para abrir a tela de união de colunas (camada física).
No lado superior esquerdo da página da Fonte de dados, em Conexões, clique em Adicionar.
No menu Adicionar uma conexão exibido, conecte-se à sua segunda fonte de dados. Arraste a segunda fonte de dados para a tela de união de colunas.
Clique no ícone Unir colunas.
Na caixa de diálogo Unir exibida, faça o seguinte:
Selecione um tipo de união.
Para mais informações sobre cada um desses tipos, consulte Unir colunas de dados .
Em Fonte de dados, selecione um campo espacial para unir colunas.
Observação: geometria é o nome de campo padrão para fontes de arquivos espaciais, exceto no SQL Server, onde os usuários criam nomes de campo. Os campos espaciais têm um ícone de globo ao lado deles.
Para a segunda fonte de dados, selecione outro campo espacial. Se a segunda fonte de dados não for um arquivo espacial e tiver campos de latitude e longitude, selecione Criar cálculo de união de colunas como a cláusula de união de colunas para que seus dados possam ser utilizados em uma união de colunas espacial. Para obter mais informações, consulte Funções espaciais.
Clique no sinal = e selecione Interseções no menu suspenso. Só é possível fazer interseções de dois campos espaciais.
Ao concluir, feche a caixa de diálogo Unir.
O mapa é atualizado para mostrar a contagem de avistamentos de aves aquáticas em cada bacia, e você está pronto para começar a analisar seus dados espaciais.
Para obter mais informações sobre a criação de diferentes tipos de gráficos, consulte Criar gráficos e analisar dados.
Solucionar problemas de uniões espaciais
Erro do SQL Server: a geometria é incompatível com a geografia
Embora o SQL Server ofereça suporte a tipos de dados de geografia e de geometria, o Tableau oferece suporte apenas ao tipo de dados de geografia do SQL Server nas seguintes geografias: EPSG:WGS84 = 4326, EPSG:NAD83 = 4269, EPSG:ETRS89=4258. Se tentar adicionar uma geografia diferente ou um campo de geometria do SQL Server à análise, você receberá um erro.
Ordenação de vértices
Diferentes sistemas espaciais podem ordenar seus vértices de maneiras diferentes. Se dois arquivos espaciais contiverem duas ordens diferentes de vértices, isso poderá causar problemas na análise. O Tableau interpreta a especificação de ordenação de acordo com a ordem da fonte de dados espaciais.
Para obter mais informações, consulte União de colunas espacial lenta e retorna resultados invertidos usando dados espaciais KML ou SQL importados de Shapefile ou GeoJSON e Suporte a análises espaciais avançadas com alterações em linhas e bordas de polígonos no Tableau na Base de dados de conhecimento do Tableau.
Consulte também:
Criar mapas do Tableau com arquivos espaciais
Criar mapas de eixo duplo (em camadas) no Tableau