Use Explicar os dados em seu fluxo de análise enquanto explora as marcas em uma visualização. O Explicar os dados é executado automaticamente quando o painel Guia de dados é aberto e atualizado com base na seleção atual (painel, planilha ou marca).

Usar Explicar os dados

Pastas de trabalho do criador e controle de acesso

Executar Explicar os dados em um painel, planilha ou marca

As etapas básicas para executar o Explicar os dados são:

  1. Abra um painel ou planilha em uma pasta de trabalho.
  2. Abra o painel Guia de dados. Para obter mais informações, consulte Explorar Painéis com Guia de dados .
  3. Comece a interagir com uma visualização. Se você abrir um painel, o Explicar os dados o analisará em busca de valores discrepantes. Se você selecionar uma planilha no painel, o Explicar os dados analisa as marcas nessa planilha. Se você selecionar uma marca no painel, o Explicar os dados analisará especificamente essa marca.

    {nova imagem do Guia de dados}

    Como opção você pode selecionar uma marca em uma vizualização, focalizar o cursor sobre a marca, e, em seguida, clique em Explicar os dados no menu da dica de ferramenta.


    As explicações possíveis para o valor da marca analisada são exibidas no painel Guia de dados. Clique em diferentes nomes de explicação para expandir os detalhes e começar a explorar.

Dicas para usar Explicar os dados

  • Apenas uma marca pode ser explicada por vez. Várias marcas não podem ser selecionadas para comparação entre si.
  • A exibição deve conter marcas agregadas usando SUM, AVG, COUNT, COUNTD ou AGG (um campo calculado).
  • Quando o Explicar os dados não puder analisar o tipo de marca selecionado, uma mensagem será exibida para indicar o motivo. Para obter mais informações, consulte Situações em que o Explicar os dados não está disponível.
  • Os dados que você analisa devem ser extraídos de uma única fonte de dados primária. O Explicar os dados não funciona com fontes de dados combinadas ou em cubo.
  • Para obter informações sobre quais características tornam uma fonte de dados mais interessante para uso com Explicar os dados, consulte Requisitos e considerações para uso do Explicar os dados.

Detalhar as explicações

  1. No painel Guia de dados, clique em um nome de explicação para ver mais detalhes.

    Clique nas setas para expandir ou contrair as explicações.

  2. Role para ver os detalhes da explicação.


    Algumas explicações oferecem diferentes camadas de detalhes para uma exploração posterior

  3. Focalize os gráficos nas explicações para ver mais detalhes. Clique no ícone Abrir para ver uma versão ampliada da visualização.

    Creators ou Explorers abrem a exibição para edição podem clicar no ícone Abrir para abrir a visualização como uma nova planilha e explorar mais os dados.

    Observação: Creators e Explorers com permissões de edição também podem controlar as configurações de explicação de dados. Para obter mais informações, consulte Controle de acesso a Explicar os dados.

  4. Passe o mouse sobre um ícone de Ajuda para ver a ajuda de dica de ferramenta para uma explicação. Clique no ícone de Ajuda para manter a dica de ferramenta aberta. Clique em um link Saiba mais para abrir o tópico de ajuda relacionado.


Exibir campos analisados

  1. Executar Explicar os dados em um painel, planilha ou marca.
  2. No painel Guia de dados, em Explorar valores subjacentes para, clique no nome de uma medida.
  3. Clique no link number-of-fields na parte inferior do painel.


Os criadores têm a opção de abrir as configurações de Explicar os dados para controlar quais campos são incluídos na análise. Para obter mais informações, consulte Alterar campos usados para análises estatísticas(O link abre em nova janela).

Termos e conceitos nas explicações

Os seguintes termos e conceitos aparecem frequentemente nas explicações. Você pode achar útil familiarizar-se com seu significado no contexto do uso de Explicar os dados.

O que é uma marca?

Uma marca é um ponto de dados selecionável que resume alguns valores de registro subjacentes em seus dados. Uma marca pode ser feita em um único registro ou em vários registros agregados. As marcas no Tableau podem ser exibidas de muitas maneiras diferentes, como linhas, formas, barras e texto de célula.

O Tableau obtém os registros que constituem a marca com base na interseção dos campos na exibição.

A marca analisada refere-se a uma marca em um painel ou planilha que foi analisada pelo Explique os dados.

Para obter mais informações sobre marcas, consulte Marcas(O link abre em nova janela).

O que significa esperado?

O valor esperado de uma marca é o valor mediano na faixa de valores esperada nos dados subjacentes em sua visualização. O intervalo esperado é o intervalo de valores entre o 15º e o 85º percentil que o modelo estatístico prevê para a marca analisada. O Tableau determina o intervalo esperado sempre que executa uma análise estatística em uma marca selecionada.

Se um resumo de valor esperado indicar que a marca é menor do que o esperado ou maior do que o esperado, significa que o valor agregado da marca está fora do intervalo de valores previstos no modelo estatístico da marca. Se um resumo de valor esperado indicar que a marca é um pouco menor ou pouco maior que o esperado, mas está dentro do intervalo de natural variação, significa que o valor agregado da marca está dentro do intervalo de valores previstos da marca, mas é menor ou maior nesse intervalo de valores.

Para obter mais informações, consulte O que é um intervalo esperado?(O link abre em nova janela)

O que são dimensões e medidas?

Cada nome de coluna em um banco de dados é um campo. Por exemplo, Nome do produto e Vendas são campos. No Tableau, campos como Nome do produto que categorizam os dados são chamados de dimensões; campos com dados quantificáveis como Vendas são chamados de medidas. O Tableau agrega medidas por padrão quando você as arrasta para uma exibição.

Algumas explicações descrevem como os valores de registro subjacentes, e as agregações desses valores podem estar contribuindo para o valor da marca analisada. Outras explicações podem mencionar a distribuição de valores em uma dimensão para a marca analisada.

Quando você executa o Explicar os dados na marca, a análise considera as dimensões e medidas na fonte de dados que não estão representadas na exibição. Esses campos são chamados de dimensões não visualizadas e medidas não visualizadas.

Para obter mais informações sobre dimensões e medidas, consulte Dimensões e medidas(O link abre em nova janela).

O que é um agregado ou agregação?

Um agregado é um valor que é um resumo ou total. O Tableau aplica agregações automaticamente, como SUM ou AVG, sempre que você arrasta uma medida para Linhas, Colunas, uma opção de cartão Marcas ou exibição. Por exemplo, as medidas são exibidas como SUM(Vendas) ou AVG(Vendas) para indicar como a medida está sendo agregada.

Para usar o Explicar os dados deve-se utilizar uma medida agregada com SUM, AVG, COUNT, COUNTD ou AGG.

Para obter mais informações sobre a agregação, consulte Agregação de dados no Tableau(O link abre em nova janela).

O que é um valor recorde?

Um registro é uma linha em uma tabela de banco de dados. Uma linha contém valores que correspondem a cada campo. Neste exemplo, Categoria, Nome do produto e Vendas são campos (ou colunas). Móveis, Luminária de piso e US$ 96 são os valores.

Categoria Nome do produto Vendas
Móveis Luminária de piso US$ 96,00
O que é uma distribuição?

Uma distribuição é uma lista de todos os valores (ou intervalos) possíveis dos dados. Também indica a frequência com que cada valor ocorre (frequência de ocorrência).

Agradecemos seu feedback!