Inspecionar uma exibição usando o Explicar os dados

O Explicar os dados abre uma nova janela em seus dados. Use-a para inspecionar, descobrir e aprofundar nas marcas em uma visualização à medida que você cria, explora e analisa seus dados. Quando você seleciona uma marca durante a edição de uma exibição e executa o Explicar os dados, o Tableau cria modelos estatísticos e propõe possíveis explicações para a marca selecionada, incluindo dados potencialmente relacionados da fonte de dados que não são usados na exibição atual.

Ao criar diferentes exibições, use o Explicar os dados como ponto de partida para ajudar a explorar os dados mais detalhadamente e fazer mais perguntas.

Creators e Explorers com permissões de edição podem usar o Explicar os dados ao editar uma exibição na Área de trabalho ou editar uma exibição na Web no Tableau Online ou no Tableau Server. Os dados devem ser extraídos de uma única fonte de dados primária. O Explicar os dados não funciona com fontes de dados combinadas ou em cubo.

Observação: o Explicar os dados é uma ferramenta que revela e descreve os relacionamentos dos seus dados. Não é possível dizer o que está causando os relacionamentos ou como interpretar os dados. Você é o especialista em seus dados. O conhecimento de domínio e a intuição são fundamentais para ajudar a decidir quais características podem ser interessantes para explorar ainda mais, usando diferentes exibições. Para obter mais informações, consulte Como funciona o Explicar os dados e Requisitos e considerações para o uso do Explicar os dados.

Para obter informações relacionadas sobre como funciona o Explicar os dados e como usá-lo para incrementar sua análise, consulte estas apresentações da Conferência do Tableau:

Etapas para usar o Explicar os dados

Para usar o Explicar os dados em uma exibição, você deve editar uma exibição no Tableau Desktop, no Tableau Online ou no Tableau Server.

  1. Crie uma visualização. Essa visualização deve utilizar uma medida agregada com SUM, AVG, COUNT, COUNTD ou AGG.

    No Tableau Online ou no Tableau Server, será necessário abrir uma exibição para edição (clique em Editar na barra de ferramentas).

    Exemplo de uma visualização pronta para Explicar os dados

  2. Selecione uma marca de interesse e clique no ícone Explicar os dados na dica de ferramenta da marca. No Tableau Desktop, você pode clicar com o botão direito do mouse na marca e selecionar Explicar os dados no menu de contexto.

    Ícone Explicar os dados no menu da dica de ferramenta

    Observação: você deve selecionar uma única marca. Não há suporte para seleções de várias marcas. Se o Explicar os dados não puder analisar o tipo de marca selecionada, o comando Explicar os dados e o comando do menu de contexto não estarão disponíveis. Para obter mais informações, consulte Situações em que o Explicar os dados não está disponível.


    Selecione uma marca e, em seguida, Explicar os dados no menu da dica de ferramenta

  3. Leia as explicações. As explicações são geradas para cada medida na exibição atual que pode ser analisada.

    Se várias explicações estiverem disponíveis, clique em cada guia de explicação para ver os detalhes relacionados.

    Janela de explicações para Explicar os dados com explicações para uma única medida

     

    Se várias medidas estiverem disponíveis, clique em cada guia de medida para obter mais explicações.

    Janela de explicações para Explicar os dados com explicações para duas medidas

  4. Clique no ícone Abrir no ícone no canto superior direito de uma visualização de explicação para abri-la em uma nova planilha e explorar ainda mais os dados.

    Abra uma nova planilha para explorar uma explicação

Partes da janela Explicações

Esta imagem é um exemplo da janela de explicações para Explicar os dados, com várias explicações disponíveis.

A - Marca selecionada. Exibe os valores de dimensão da marca selecionada para indicar que a marca está sendo descrita e analisada.

B - Medida em uso. Clique para selecionar a medida em uso para explicações. As explicações são dadas para uma medida de cada vez. Se várias medidas estiverem disponíveis, elas serão exibidas como guias separadas aqui.

C - Resumo de valor esperado. Descreve se o valor é inesperado ou não, considerando as outras marcas na visualização. Passe o mouse sobre o texto desta instrução para ver detalhes sobre o intervalo de valores esperado.

Se um resumo de valor esperado indicar que a marca é menor do que o esperado ou maior do que o esperado, significa que o valor agregado da marca está fora do intervalo de valores previstos no modelo estatístico da marca. Se um resumo de valor esperado indicar que a marca é menor ou maior que o esperado, mas está dentro do intervalo natural de variação, significa que o valor agregado da marca está dentro do intervalo de valores previstos da marca, mas é menor ou maior nesse intervalo de valores. Para obter informações relacionadas, consulte Como as explicações são avaliadas, analisadas e classificadas.

D - Lista de explicações. Exibe uma lista das explicações possíveis para o valor na marca selecionada que o Tableau identificou. Clique em uma explicação na lista para ver uma descrição no painel de explicação à direita.

E - Descrição da explicação. Exibe a explicação selecionada com uma combinação de texto e visualizações. Clique no ícone no canto superior direito da miniatura da visualização para abrir como uma nova planilha na pasta de trabalho.

Observação: às vezes, uma marca pode ser analisada sem explicações resultantes. Isso é indicado por Nenhuma explicação encontrada nos dados. Para obter informações sobre as características dos dados que funcionam bem com o Explicar os dados, consulte Requisitos e considerações para o uso do Explicar os dados e Como funciona o Explicar os dados.

F - Barra de status. Exibe informações sobre o número de campos que foram considerados na análise. Clique na dica de ferramenta da informação para ver os tipos de campos que foram excluídos.

Quando uma fonte de dados contiver mais de 1.000 medidas ou dimensões não visualizadas, você pode ver um alerta perguntando se deseja que o Explicar os dados considere mais campos. Clique em Explicar tudo para executar uma análise que inclua mais campos. Para obter mais informações, consulte Explicar os dados: informações sobre o status.

Quando uma fonte de dados contém dimensões com um grande número de valores únicos (até 500), esses campos não serão considerados para análise inicialmente. Selecione quais campos estão incluídos para consideração ao clicar no Selecionar campos para<YourDataSourceName> na barra de status ou clicar no Dados e, em seguida, selecionar <YourDataSourceName> > Selecionar campos para Explicar os dados.

Observação: as dimensões com mais de 500 valores únicos não são consideradas para análise.

Outros artigos nesta seção

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.