Seu acesso ao Explique os dados irá variar dependendo da função do seu site e das permissões de conteúdo. Explique os dados está sempre disponível para os autores no Tableau Desktop. Os autores com permissões de edição podem executar Explique os dados ao editar uma pasta de trabalho no Tableau Online ou Tableau Server.

Os autores também podem controlar se Explique os dados está disponível no modo de exibição em pastas de trabalho publicadas e quais tipos de explicação são exibidos no painel Explique os dados.

Esteja ciente de que Explicar os dadps pode exibir valores de dimensões e medidas na fonte de dados que não estão representados na exibição. Como autor, você deve executar Explicar os dados e testar as explicações resultantes, para garantir que dados confidenciais não sejam expostos em suas pastas de trabalho publicadas.

Quem pode acessar Explicar os dados

Explique os dados é habilitado por padrão no nível do site. Os administradores de servidor (Tableau Server) e os administradores de site (Tableau Online) podem controlar se Explique os dados está disponível para um site. Para obter mais informações, consulte Desabilitar ou habilitar Explique os dados para um site.

Modo Quem pode acessar

Modo de visualização

Viewers, Explorers, e Creators do Tableau, que têm o recurso de permissão de Executar Explique os dados, podem executar e explorar as explicações de Explique os dados no modo de exibição.

Modo de edição

 

Os Creators do Tableau podem executar Explicar os dados ao editar uma exibição no Tableau Desktop, Tableau Online ou Tableau Server. Os Explorers com recursos de permissões de Executar Explique os dados e editar permissões podem executar Explique os dados ao editar uma pasta de trabalho no Tableau Online ou Tableau Server.

Creators e Explorers com permissão de edição podem abrir novas planilhas para análise posterior.

Eles também podem usar as configurações de Explicar os dados para controlar quem pode usá-lo e o que eles podem ver.

Controlar quem pode usar Explicar os dados e o que eles podem ver

Uma combinação de configurações deve ser habilitada para disponibilizar o Explique os dados no modo de edição e no modo de exibição no Tableau Online e no Tableau Server.

Modo de edição

Requisitos para que os autores executem Explique os dados ou editem as configurações de Explique os dados no modo de edição:

  • Configuração do site: Disponibilidade de Explique os dados definida como Habilitar. Habilitado por padrão.
  • Função de site: Creator ou Explorer (pode publicar) é necessária.
  • Permissões: execute o recurso Explique os dados definido como Permitido. Não especificado por padrão. Se você abrir uma pasta de trabalho (Tableau versão 2022.1 ou anterior) que usou essa permissão no Tableau versão 2022.2 ou posterior, será necessário redefinir o recurso Executar dados explicativos para Permitido.

Observação: o recurso Baixar dados completos para um Creator ou Explorer (pode publicar) controla se eles veem a opção Exibir dados completos nas explicações de Valores extremos. Os Viewers sempre têm negado o recurso Baixar dados completos. No entanto, todos os usuários podem ver detalhes de nível de registro quando o tipo de explicação Valores extremos é habilitado nas configurações de Explique os dados.

Creators e Explorers com permissões de edição e o recurso de permissão Executar Explique os dados podem acessar as Configurações de Explique os dados, que fornecem opções para controlar:

Essas opções são definidas para toda a pasta de trabalho e só podem ser definidas na caixa de diálogo Configurações de Explicar os dados.

Modo de visualização

Requisitos para que todos os usuários executem o Explique os dados no modo de visualização:

  • Configuração do site: Disponibilidade de Explique os dados definida como Habilitar. Habilitado por padrão.
  • Função de site: Creator, Explorer ou Viewer
  • Permissões: execute o recurso Explique os dados definido como Permitido. Não especificado por padrão. Se você abrir uma pasta de trabalho (Tableau versão 2022.1 ou anterior) que usou essa permissão no Tableau versão 2022.2 ou posterior, será necessário redefinir o recurso Executar dados explicativos para Permitido.

Abrir a caixa de diálogo Configurações de Explicar os dados

  1. No menu Análise, selecione Explique os dados e clique em Configurações. Ou, no painel Explicar Dados, clique no ícone de configurações (canto inferior direito).


Incluir ou excluir tipos de explicação exibidos por Explicar os dados

Creatores e Exploreres com permissões de edição podem optar por excluir (ou incluir) tipos de explicação exibidos para todos os usuários da pasta de trabalho.

  1. Na caixa de diálogo Configurações de Explicar os dados, clique na guia Tipos de explicação.



  2. Na lista de tipos de explicação, selecione ou desmarque um tipo de explicação.
  3. Clique em OK.

Teste a configuração ao salvar e fechar a pasta de trabalho publicada e, em seguida, abrir uma exibição da pasta de trabalho no modo de visualização. Selecione uma marca que geralmente tem explicações de Valor extremo e, em seguida, execute Explicar os dados para verificar os resultados da explicação.

Incluir ou excluir campos usados para análise estatística

Creators ou Explorers com permissões de edição podem optar por excluir (ou incluir) campos que são elegíveis para análise.

  1. No painel Explicar os dados (canto inferior direito), clique no ícone de configurações. Ou clique no botão Editarna exibição Campos analisados .



  2. Na caixa de diálogo Configurações de Explicar os dados, clique na guia Campos.
  3. Na lista de campos em Incluir, clique na seta suspensa e selecione Automático para incluir um campo elegível sempre que o Explicar os dados for executado para essa pasta de trabalho.

    Observe que os campos devem ter menos de 500 valores exclusivos para serem incluídos na análise.



    Selecione Nunca incluir para excluir explicitamente o campo.
    Selecione Incluir Nenhum para executar uma análise estatística dos dados sem considerar os campos.
    Selecione Redefinir para retornar às configurações padrão.

  4. Clique em OK.

Teste a configuração salvando a pasta de trabalho publicada. Selecione uma marca, e, em seguida, execute Explicar os dados para verificar resultados da explicação.

Agradecemos seu feedback!