Função e tarefas do administrator de site

Este tópico descreve a função típica do administrador de site do Tableau Online e as diferenças em relação à função do gestor de dados. Em seguida, lista as principais tarefas que o administrador de site realiza para configurar o seu site do Tableau Online. Outros tópicos nesta sessão fornecem mais informações sobre cada uma das etapas.

Como definimos a função do administrador de site

O administrador de site é definido como aquele que é responsável por criar e fazer a manutenção da estrutura que permite aos usuários do Tableau Desktop na sua empresa publicar, compartilhar, gerenciar e conectar-se a fontes de dados e pastas de trabalho. Por exemplo, ele trabalha com os usuário e as permissões, em vez de trabalhar diretamente com o conteúdo que é publicado no site.

O administrador de site do Tableau Online é, geralmente, parte da equipe de TI na sua empresa. Se a sua empresa não tem uma equipe específica de TI, a função de administrador de site pode ser ocupada por um usuário experiente do Tableau Desktop (o administrador ocasional, por assim dizer).

Tarefas tipicamente fora do escopo do administrador de site

Nesta documentação, distinguimos as funções do administrador de site e do gestor de dados, que é a função desempenhada pela pessoa que cria e publica fontes de dados no Tableau Online. Mesmo assim, na sua empresa, a mesma pessoa pode desempenhar os dois papéis. Na prática, você poderá dividir estas responsabilidades da melhor maneira para o seu ambiente. Para saber mais sobre as funções do gestor de dados, consulte Publicar fontes de dados e pastas de trabalho.

Etapas para configurar o seu site

A tabela abaixo mostra uma sequência de etapas para configurar um site. Complete as etapas na ordem que for melhor para você. Ao fim deste tópico, você encontrará uma lista de links para mais recursos de cada uma das etapas.

Antes de configurar o site, recomendamos que aprenda as opções de autenticações de site, funções de site de usuários, projetos e permissões. Crie e documente um plano para seus projetos, grupos e sua estratégia geral de permissões. Criar um projeto teste para experimentar as diferentes configurações é uma boa maneira de resolver possíveis problemas. É possível alterar diversas configurações quando os usuários já estão usando o site, mas procure minimizar a necessidade por alterações pós-produção desde o início.

Carregue sua logo

Esta primeira e simples etapa ajuda você a se familiarizar com o ambiente enquanto incorpora a marca da empresa ao site. Faça logon, acesse a página Configurações e faça o upload da logo no local indicado.

Configure o acesso ao site

Se sua empresa usar o logon único, você poderá configurar o site para usar a autenticação do Google ou por SAML. Também é possível utilizar a autenticação padrão do Tableau ID, em que o usuário usa um e-mail e uma senha que servem para fazer logon apenas no Tableau Online.

Além do tipo de autenticação, é possível determinar se os usuários poderão fazer logon a partir de clientes do Tableau após o primeiro logon. Isto está habilitado por padrão.

Crie projetos

Os projetos auxiliam no gerenciamento do acesso dos usuários (permissões) a fontes de dados e pastas de trabalho publicadas no seu site. Defina grupos e permissões padrão para todo o conteúdo no projeto Padrão, bloqueie e utilize mais tarde como modelo para outros projetos.

Os projetos também podem funcionar como ambientes de teste.

Configure a estrutura de permissões

No Tableau, as permissões trabalham em conjunto com as funções de site para determinar o acesso do usuário ao site e ao conteúdo.

Adicione usuários

Todo usuário que acessa o Tableau Online deve fazer logon. Determine quais usuários deseja autorizar a fazer logon no site. Se você habilitou a autenticação do Google ou por SAML, determine quais desses usuários usarão as credenciais de logon único e quais usarão as credenciais do TableauID.

Adicione ou importe vários usuários de uma só vez com base no tipo de autenticação.

Transfira seus dados para o Tableau Online

Recomendamos designar um usuário do Tableau Desktop para publicar as fontes de dados controladas no site (ou seja, aquele que desempenhará a função de gestor de dados mencionada anteriormente). Elas serão fontes de dados compartilhadas às quais outros usuários do Tableau também poderão se conectar.

Como administrador de site, você pode gerenciar as permissões das fontes de dados centralmente. Outros atributos que você ou o gestor de dados podem gerir centralmente são as informações de conexão (credenciais, tokens de acesso) e as agendas de atualização das fontes de dados em nuvem. Para obter mais informações, consulte Manter dados atualizados.

Analise o uso e o desempenho do site É possível monitorar o uso de fontes de dados e pastas de trabalho publicadas, o sucesso das tarefas de atualização das extrações, atividades dos usuários e mais.
Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.