Instalar o TSM

Esse tópico é um guia pelo processo de instalação do Tableau Server do Tableau Services Manager (TSM).

Importante: não instale uma versão beta do Tableau Server no seu ambiente de produção. Nunca se deve restaurar uma instalação de produção do Tableau Server por meio de um backup de uma versão beta.

Em que versão você está instalando ou atualizando?

Começando com o Tableau Server na versão 2019.4.0 do Windows, um novo programa de configuração é usado para instalar e atualizar o Tableau Server. Se você estiver instalando ou atualizando para a versão 2019.3.x ou anterior, consulte a Ajuda do Tableau Server 2019.3 para obter instruções(Link opens in a new window).

Pré-requisitos

Antes de prosseguir, analise o tópico, Antes da instalação....

Executar a configuração

Após baixar o arquivo de instalação do Tableau Server, siga as instruções abaixo para instalar o servidor.

Importante: não instale uma versão beta do Tableau Server no seu ambiente de produção. Nunca se deve restaurar uma instalação de produção do Tableau Server por meio de um backup de uma versão beta.

  1. Faça logon como um usuário com acesso administrativo no computador em que deseja instalar o Tableau Server.

  2. Siga as instruções na tela para concluir a instalação e instale o aplicativo.

    Image from setup that allows you to change the file path

    O caminho de instalação padrão é C:\Program Files\Tableau\Tableau Server\<version>. O programa de Configuração exibe o caminho de instalação sem a versão, assim: C:\Program Files\Tableau\Tableau Server. Escolha um local diferente, incluindo uma unidade diferente, por meio de navegação ou digitação de um novo caminho. Saiba que se navegar até um local, o programa de configuração anexa \Tableau Server ao final do caminho. Você pode remover isso se não for o local que quiser.

    Se estiver atualizando da versão 2018.1 ou anterior do Tableau Server e o Tableau tiver sido instalado em um local não padrão, é necessário especificar o local da versão existente. As etapas de atualização variam dependendo da versão de destino e local da instalação. Consulte Visão geral da atualização do Tableau Server para obter informações sobre como escolher as etapas de atualização.

    Observação: Se o prompt do Windows Defender Firewall for exibido, clique em Permitir acesso. Pode ser necessário fazer isso várias vezes para que a instalação seja concluída.

    Essa caixa de diálogo também é onde você especifica se instalará o primeiro nó de uma instalação do servidor ou nós adicionais em uma instalação de vários nós. Não é necessário alterar isso do padrão (Criar nova instalação do Tableau Server.) a menos que você esteja instalando um Tableau Server de vários nós. Se estiver instalando um Tableau Server de vários nós, consulte Instalar e configurar nós adicionais.

  3. Após a conclusão da instalação, clique em Concluir. O processo de instalação abrirá a página da Web de configuração do TSM no computador no qual ocorreu a instalação do Tableau Server.

    Se você precisar oferecer suporte a caracteres que não sejam do conjunto Latin-1, instale os Pacotes de Idiomas do Windows por meio do Painel de controle > Opções regionais e de idioma. Os pacotes de idiomas precisarão ser instalados no servidor inicial, bem como em qualquer nó inicial.

Instalar o Tableau Server

  1. Abra um prompt de comando como um usuário com acesso de administrador no computador em que deseja instalar o Tableau Server.

  2. Baixe o programa de instalação na página Downloads e notas de versão do Tableau Server.

  3. Navegue até o diretório onde você copiou o programa de instalação.

  4. Execute o programa de instalação a partir da linha de comando usando as propriedades /silent flag e ACCEPTEULA :

    TableauServer-64bit-<version>.exe /silent ACCEPTEULA=1

    Observação: há várias opções de instalação diferentes que você pode especificar durante a instalação da CLI, por exemplo, para alterar os caminhos de instalação e logs ou especificar a porta do controlador do TSM. Para obter uma lista completa dos switches que você pode especificar durante a instalação da CLI, consulte Instalar switches e propriedades do Tableau Server.

  5. Feche a janela de comando e abra uma nova, em seguida confirme se o TSM está instalado e em execução:

    tsm status -v

    O status será STOPPED mas os processos do tsm-specific estarão em execução:

    node1: localhost
    Status: STOPPED
    'Tableau Server Coordination Service 0' is running.
    'Tableau Server Administration Agent 0' is running.
    'Tableau Server Administration Controller 0' is running.
    'Tableau Server License Manager 0' is running.
    'Tableau Server Client File Service 0' is running.

Configurar o Tableau Server para um proxy de encaminhamento

Se a sua organização usar uma solução de proxy de encaminhamento para acessar a Internet, configure o Tableau Server para usar o servidor proxy. O Tableau Server deve acessar a Internet para obter dados de mapa e o recurso de licenciamento padrão.

Nesse momento do processo de instalação, recomenda-se a configuração do Tableau Server para uma solução de proxy de encaminhamento. Consulte Configuração do Tableau Server no Windows para trabalhar com um proxy de encaminhamento.

Próxima etapa

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente.