Você pode usar o serviço ATR (Autorização para execução) do Server para ativar o Tableau Server implantado em ambientes locais, de nuvem, contêiner ou virtuais sem faltar ativações de licenças. O serviço ATR consegue isso fornecendo concessões de curto prazo de duração configurável (duração ATR) que vinculam a licença ao dispositivo até que a data de validade da chave do produto seja cumprida. O ATR lida com o rastreamento da capacidade de ativação para que, quando houver uma alteração de hardware subjacente, não ocorram erros máximos de ativação. Esta opção é ideal para ambientes baseados em nuvem ou virtuais, mas está disponível para qualquer pessoa que possa ativar sua cópia do Tableau Server online porque o Tableau Server precisa se conectar a vários locais de Internet para fins de licenciamento. Para obter mais informações, consulte Como se comunicar com a Internet(O link abre em nova janela).

Selecione essa opção se:

  • Você planeja ativar o Tableau Server online
  • Você planeja instalar o Tableau Server na nuvem
  • Você planeja instalar o Tableau Server em uma máquina virtual ou outro ambiente não persistente
  • Você frequentemente testa instalações do Tableau Server
  • Você costuma ter erros máximos de ativação

Não use essa opção se:

  • Você planeja ativar o Tableau Server offline
  • Você planeja instalar o Tableau Server em um ambiente fisicamente isolado

Selecionar ATR para ativação do produto é uma escolha permanente que não pode ser desfeita facilmente. Para alterar isso mais tarde, você deve fazer backup, remover e, em seguida, reinstalar Tableau Server.

Observação: ao usar o ATR do Server com licenças de assinatura, você não pode atualizar as chaves do produto em Tableau Server . Para renovar uma assinatura vencida ou fazer alterações de licenciamento, você deve identificar a nova chave do produto no Portal do Cliente do Tableau e ativá-la.

Selecionar a opção ATR do Server

Você pode selecionar a opção ATR (Autorização para execução) do Server ao instalar o Tableau Services Manager (TSM) usando a interface da Web TSM ou a CLI do TSM. Para obter mais informações, consulte Instalar o TSM(O link abre em nova janela).

Definir ou alterar a duração de ATR do Server

Ao usar a ATR do Server para ativar Tableau Server, você pode alterar a duração da ATR e usar uma configuração diferente do padrão de 432000 segundos (5 dias). A duração da ATR é o tempo que o Tableau Server está autorizado a executar e será atualizado enquanto os processos do Tableau Services Manager (TSM) estiverem ativos, não exigindo nenhuma nova ativação até que as chaves tenham atingido a data de validade. Se você está criando um servidor de teste ou uma máquina virtual (VM) que terá uma vida útil curta, poderá querer encurtar a duração da ATR. Da mesma forma, se você tiver um servidor que planeja manter ativo por um longo tempo, poderá querer aumentar a duração da ATR.

Para alterar a duração da ATR, use o comando tsm licenses atr-configuration set –duration <value_in_seconds>. Para obter mais informações, consulte tsm licenses atr-configuration set(O link abre em nova janela).

Duração da ATR em segundos Mínimo Máximo Padrão
Tableau Server (não contêiner) 14400 (4 horas) 7776000 (90 dias) 432000 (5 dias)

A duração da atualização da licença varia de horária a diária, dependendo da duração da ATR.

Duração do ATR Frequência de atualização
< 4 horas a cada 15 minutos
< 24 horas toda hora
< 7 dias a cada 12 horas
> 7 dias a cada 24 horas

Você deve manter seu Tableau Server em execução o máximo possível. Caso contrário, se o Tableau Server for deixado desligado por muito tempo, o Server ATR pode reivindicar a concessão da licença e, em seguida, você precisará reaplicar sua licença.

Para definir a duração da ATR e iniciar manualmente o Serviço de Ativação, execute os seguintes comandos:

Observação: você deve executar esses comandos como administrador em um prompt de comando. Dependendo da configuração do computador, talvez seja necessário executá-los na pasta C:\Windows\System32.

  1. No nó inicial, abra um prompt de comando como administrador e use os comandos a seguir:

  2. tsm licenses atr-configuration set -–duration <value_in_seconds>

  3. tsm pending-changes apply

  4. net stop activationservice_0

  5. net start activationservice_0

Mover uma licença de ATR do Server para outro Tableau Server

Se você quiser parar de usar sua licença em um Tableau Server existente e usá-lo em uma nova instalação do Tableau Server, você pode mover sua licença ATR do Server. Você pode querer mover licenças quando:

  • Alternar entre ambientes de desenvolvimento ou pré-produção.

  • Mover o Tableau Server para hardware atualizado.

  • Mover o Tableau Server para infraestrutura em nuvem.

  • Usar um Tableau Server efêmero, como uma máquina virtual (VM) ou contêiner.

Como funcionam as concessões do ATR?

Quando você faz login no Tableau Server e ativa-o usando sua chave do produto, a concessão do ATR permanece ativa enquanto o Controlador de Administração, também chamado de Controlador TSM, e o Serviço de Ativação estiverem em execução. Se você parar de usar o Tableau Server, como quando você desliga o computador em que o Tableau Server for instalado, você será desconectado automaticamente e a concessão do ATR expirará. O Tableau recupera a licença e libera a capacidade para novo uso após o término da duração da concessão do ATR.

Ative a mesma licença em outro Tableau Server

Você pode ter uma produção e duas instalações de não produção por licença. Se você tiver ativações não utilizadas em uma licença, poderá ativar a mesma licença em outro Tableau Server . Se você não tiver mais ativações, ainda poderá ativar a licença depois que a concessão expirar.

  1. Você tem um Tableau Server licenciado usando o ATR do Server.

  2. Pare a atualização da ativação de concessão do Tableau Server existente. Você pode fazer isso usando qualquer um dos seguintes métodos:

    • Desligue o Tableau Server existente.

    • Desinstale Tableau Server existente.

    • Desconecte o Tableau Server existente da Internet, desconectando o cabo Ethernet ou desconectando o Wi-Fi.

  3. Depois que a concessão do ATR expirar, você pode reutilizar a licença em outro Tableau Server.

  4. No novo computador, instale o Tableau Server.

    Quando solicitado, ative o Tableau Server usando a mesma licença.

Remover a chave do produto que foi ativada usando o ATR do Server

Você pode remover as chaves do produto que foram ativadas usando o ATR do Server quando quiser recuperar a capacidade da licença de uma instalação do Tableau Server e usá-la em outra. Para obter mais informações sobre como recuperar uma chave do produto, consulte Desativar a chave do produto(O link abre em nova janela).

Parar de usar o ATR do Server para ativação

Se você não quiser mais usar o método de ativação ATR do Server para um Tableau Server, você deve fazer um backup, excluir o Tableau Server existente, instalar um novo Tableau Server e, em seguida, restaurar o backup.

  1. Faça um backup completo do Tableau Server. Para obter mais informações, consulte Executar um backup e uma restauração completos do Tableau Server(O link abre em nova janela).

  2. Remova completamente o Tableau Server usando o script tableau-server-obliterate com a opção -l. Para obter mais informações, consulte Remover o Tableau Server do computador(O link abre em nova janela).

  3. Instale e configure Tableau Server. Ao instalar o TSM, na págna Ativação do produto, desmarque a caixa de seleção Usar ATR para ativação do produto. Para obter mais informações, consulte Instalação e configuração do Tableau Server(O link abre em nova janela).

  4. Restaure de um backup. Para obter mais informações, consulte Executar um backup e uma restauração completos do Tableau Server(O link abre em nova janela).

Agradecemos seu feedback!