Ativar o Tableau Server usando o serviço ATR (Autorização para execução)
Você pode usar o serviço ATR (Autorização para execução) do Server para ativar o Tableau Server implantado em ambientes locais, de nuvem, contêiner ou virtuais sem faltar ativações de licenças. O serviço ATR consegue isso fornecendo concessões de curto prazo de duração configurável (duração ATR) que vinculam a licença ao dispositivo até que a data de validade da chave do produto seja cumprida. O ATR lida com o rastreamento da capacidade de ativação, portanto, se houver uma alteração de hardware subjacente, não ocorrerão erros máximos de ativação. Esta opção é recomendada para todas as instalações do Tableau Server.
Se você estiver ativando o Tableau Server on-line (esse é o padrão),ele se conectará a vários locais da Internet para fins de licenciamento. Para obter mais informações, consulte Como se comunicar com a Internet(O link abre em nova janela).
Se estiver ativando o Tableau Server offline, você ainda poderá usar o serviço ATR para ativação, mas há pequenas diferenças em como a duração do ATR funciona com ativações offline. Para mais informações, veja Duração ATR para ativações offline.
Recomendamos usar o serviço de autorização de execução do Server (ATR) para simplificar o licenciamento do servidor. Se você optar por não usar o Server ATR, usará a tecnologia de licenciamento herdada que não fornece os recursos de gerenciamento dinâmico do Server ATR.
A escolha do tipo de ativação será permanente para esta instalação do Tableau Server. Para alterar isso mais tarde, você deve fazer backup, remover e, em seguida, reinstalar o Tableau Server.
Como funciona a ATR do Tableau Server
Quando o serviço ATR está ativado, o Tableau Server entra em contato periodicamente com um serviço de autorização de execução (ATR) hospedado pelo Tableau para verificar se o Tableau está autorizado a ser executado, com base na licença e na duração da janela de autorização (duração ou concessão do ATR). Desde que essa comunicação seja bem sucedida, o Tableau executa sem afetar o usuário.
Quando o Tableau Server é ativado offline e o ATR está habilitado, o Tableau Server não pode entrar em contato periodicamente com o serviço ATR para verificar se o Tableau está autorizado a ser executado. Em vez disso, o Tableau Server rastreia internamente a duração do ATR desde quando a chave do produto foi ativada offline pela primeira vez.
Duração do ATR
Por padrão, uma instância do Tableau Server recebe uma concessão ATR de 5 dias (duração) para entrar em contato com o serviço ATR para verificação. Isso significa que após a autorização inicial, o Tableau Server poderá ser usado por cinco dias sem conexão de rede antes que a ativação expire. As verificações de autorização entre o Tableau Server e o serviço ATR são tentadas regularmente e, sempre que uma verificação é bem-sucedida, a duração do ATR é redefinida para seu comprimento total.
A frequência da verificação de autorização varia e depende da duração do ATR:
Duração do ATR | Frequência de verificação de autorização |
< 4 horas | a cada 15 minutos |
< 24 horas | a cada 1 hora |
< 7 dias | a cada 12 horas |
> 7 dias | a cada 24 horas |
Por exemplo: se a duração do ATR for 48 horas, o Tableau Server entrará em contato com o serviço ATR a cada 12 horas para concluir uma verificação de autorização, e a duração do ATR será redefinida para 48 horas após cada verificação de autorização bem-sucedida. A duração do ATR começará então a contar regressivamente até 0 até a próxima verificação de autorização. Se o computador do Tableau Server for desligada ou não houver acesso à Internet, o Tableau Server não poderá mais entrar em contato com o serviço ATR. Se isso acontecer, a duração do ATR não será redefinida para 48 horas e continuará em contagem regressiva até 0. Se o Tableau Server não for iniciado ou não puder se comunicar com o serviço ATR antes que a duração do ATR chegue a 0, a licença expirará e você deverá ativá-la novamente.
Observação: você deve manter o Tableau Server em execução o máximo possível. Se o Tableau Server não conseguir concluir uma verificação de autorização dentro do período de duração do ATR, o serviço ATR recuperará a concessão da licença e você precisará reativar sua licença.
Para ver a duração da ATR, consulte tsm licenses atr-configuration get(O link abre em nova janela).
Definir ou alterar a duração de ATR do Server
Ao usar a ATR do Server para ativar Tableau Server, você pode alterar a duração da ATR e usar uma configuração diferente do padrão de 432000 segundos (5 dias). Se você está criando um servidor de teste ou uma máquina virtual (VM) que terá uma vida útil curta, poderá querer encurtar a duração da ATR. Da mesma forma, se você tiver um servidor que planeja manter ativo por um longo tempo, poderá querer aumentar a duração da ATR.
Se você inicializar novas VMs com frequência, a redução da duração do ATR poderá permitir que VMs mais antigas liberem sua capacidade, permitindo que ela seja usada por novas VMs. Por outro lado, se aumentar a duração do ATR, os ciclos de renovação serão mais longos, mas a capacidade não será libertada com tanta frequência.
Para alterar a duração da ATR, use o comando tsm licenses atr-configuration set –duration <value_in_seconds>
. Para obter mais informações, consulte tsm licenses atr-configuration set(O link abre em nova janela).
Duração da ATR em segundos | Mínimo | Máximo | Padrão |
---|---|---|---|
Tableau Server (não contêiner) | 3600 (1 hora) | 7776000 (90 dias) | 432000 (5 dias) |
Para definir a duração da ATR e iniciar manualmente o Serviço de Ativação, execute os seguintes comandos:
Observação: você deve executar esses comandos como administrador em um prompt de comando. Dependendo da configuração do computador, talvez seja necessário executá-los na pasta C:\Windows\System32.
No nó inicial, abra um prompt de comando como administrador e use os comandos a seguir:
tsm licenses atr-configuration set -–duration <value_in_seconds>
tsm pending-changes apply
net stop activationservice_0
net start activationservice_0
Duração ATR para ativações offline
Quando o Tableau Server é ativado offline, a duração do ATR é definida como um ano a partir do dia em que a chave do produto foi ativada offline ou até a data de renovação da chave do produto, o que ocorrer primeiro. Assim que a duração do ATR atingir a data definida, a chave do produto será desativada. Como o Tableau não consegue se comunicar com o serviço ATR em ambientes offline, não há verificações de autorização.
Se você usar o comando tsm licenses atr-configuration get
para visualizar a duração do ATR para ativações offline, o resultado será 0
, o que é esperado. Para visualizar a duração do ATR para ativações offline, em vez disso, use o comando ATRDiag -product "Tableau Server"
. Para obter mais informações, consulte Referência de linha de comando ATRDiag.exe. Na saída resultante, a data TTL End
é a que termina a duração do ATR.
Atualização da duração do ATR em ambientes offline
Como as verificações de autorização não são possíveis em um ambiente off-line, a duração do ATR é definida como um valor fixo conforme descrito acima. Para evitar tempo de inatividade não planejado do servidor, esteja ciente da duração do ATR em sua instalação e planeje atualizar a duração do ATR antes que ela expire. A maneira de fazer isso depende se você tem uma chave USL ou uma chave não USL:
Chaves USL: se você tiver uma chave USL, siga as instruções aqui: Atualizações de direitos de licença off-line do USL.
Chaves não USL: se você tiver uma chave não USL:
Desative a chave de licença existente. Consulte Desativar o Tableau Server offline.
Ative sua nova chave. Consulte Ativar o Tableau Server off-line
Mover uma chave do produto do Server ATR para outro Tableau Server
Se você quiser parar de usar sua chave do produto em um Tableau Server existente e usá-lo em uma nova instalação do Tableau Server, você pode mover sua licença do Server ATR. Você pode querer mover chave do produto ao:
Alternar entre ambientes de desenvolvimento ou pré-produção.
Mover o Tableau Server para hardware atualizado.
Mover o Tableau Server para infraestrutura em nuvem.
Usar um Tableau Server efêmero, como uma máquina virtual (VM) ou contêiner.
Desativar uma chave do produto para reutilização em outro Tableau Server
Desative uma chave do produto na versão 2021.4 e posterior
Você pode remover as chaves do produto que foram ativadas usando o ATR do Server quando quiser recuperar a capacidade da licença de uma instalação do Tableau Server e usá-la em outra. Para obter mais informações sobre como recuperar uma chave do produto, consulte Desativar a chave do produto.
Desative uma chave do produto na versão 2021.3 e anterior
Quando o serviço ATR é usado para ativar uma licença do Tableau Server, não é possível desativar manualmente a licença. Você pode ter uma produção e duas instalações de não produção por licença. Se você tiver ativações não utilizadas em uma licença, poderá ativar a mesma licença em outro Tableau Server. Se você não tiver mais ativações, ainda poderá ativar a licença depois que a concessão do ATR expirar, seguindo as seguintes etapas:
Desative a atualização existente do Tableau Server em sua ativação concedida. Você pode fazer isso usando qualquer um dos seguintes métodos:
Desligue o Tableau Server existente.
Desinstale Tableau Server existente.
Desconecte o Tableau Server existente da Internet, desconectando o cabo Ethernet ou desconectando o Wi-Fi.
Depois que a concessão do ATR expirar, você pode reutilizar a licença em outro Tableau Server.
No novo computador, instale o Tableau Server.
Quando solicitado, ative o Tableau Server usando a mesma licença.