O processo de criação de fluxo do Tableau Prep fornece a experiência interativa de fluxo do Prep no navegador, que permite que os usuários criem e interajam com fluxos no Tableau Server para limpar e preparar dados. Para obter mais informações, consulte Criar e interagir com fluxos na Web. Adicionado na versão 2020.4.

Processo

Tableau Prep Flow Authoring

Status O status do processo de Tableau Prep Flow Authoring é visível na página Status. Para obter mais informações, consulte Exibir o status de processos do servidor.
Registros Os logs gerados pelo processo do Tableau Prep Flow Authoring são encontrados em C:\ProgramData\Tableau\Tableau Server\data\tabsvc\logs\floweditor. Para obter mais informações, consulte Locais de arquivo de registro e registros do Tableau Server.

A criação do fluxo do Tableau Prep está ativada por padrão. Ela usa estes componentes:

  • Serviço de fluxo de preparação do Tableau: usado pela Criação de fluxo do Tableau Prep para consulta de fontes de dados. Por padrão, ele é habilitado automaticamente em um nó que tenha a Criação de fluxo do Tableau Prep habilitada.
  • Processador de dados: o processador de dados cria extrações de dados e consultas de processos. Por padrão, ele é habilitado automaticamente em um nó que tenha a Criação de fluxo do Tableau Prep habilitada.
  • Gateway: o processo do Gateway controla todas as solicitações dos navegadores para o Tableau Server, o Tableau Desktop e outros clientes. Por padrão, ele é habilitado automaticamente em um nó que tenha a Criação de fluxo do Tableau Prep habilitada.

Recomendações de desempenho e escala

A criação de fluxo do Tableau Prep pode exigir muita CPU e RAM. Recomenda-se monitorar o servidor e ajustar sua implantação conforme necessário, isolando a criação do fluxo em um nó separado ou adicionando recursos do servidor.

Isolar a criação de fluxo autor em um nó separado

Executar a criação de fluxo do Tableau Prep em um nó separado isolará os fluxos de trabalho de outras cargas de trabalho do Tableau. Se você tem um servidor ocupado com muitas atualizações de extração, muita edição e exibição de visualizações e não quer causar interrupção nessa carga de trabalho, então é recomendável isolar a criação de fluxo do Prep em seu próprio nó de servidor. Isso significa que toda a edição de fluxo é direcionada para um nó dedicado. Para obter mais informações, consulte Configurar nós.

Observação: a criação na Web do Prep usa serviços compartilhados como o Servidor de aplicativo (VizPortal), o repositório PostgreSQL, o Servidor de cache e o Hyper. Se esses serviços já estiverem no limite, eles também podem precisar de recursos adicionais devido à carga adicional da criação na Web do Prep.

Se você estiver executando o Tableau Server em um cluster de vários nós, poderá dedicar um ou mais nós para a execução do Processador em segundo plano. Usando o processo do Processador em segundo plano, você pode isolar cargas de trabalho em segundo plano, como Tableau Prep Conductor, de todas as suas cargas de trabalho interativas, como a Criação de fluxo do Prep e VizQL Server. Para obter mais informações, consulte Processos do Processador em segundo plano do Tableau Server e Gerenciamento de carga de trabalho por meio das funções de nó

Para obter implantações de núcleo e baseadas no usuário, é altamente recomendável que pelo menos um nó seja dedicado aos fluxos para melhor desempenho. Embora você possa executar fluxos em qualquer núcleo de servidor licenciado, as compras de núcleos de recursos adicionais devem apenas executar o Tableau Prep Conductor, e não extrair atualizações ou processos VizQL.

Adicionar recursos

À medida que você precisar de mais recursos, é possível adicionar mais nós ao ambiente de servidor. Ao planejar seus nós, vários fatores podem influenciar a decisão sobre quanto hardware adicional você precisa alocar.

 O principal a ser considerado ao planejar seus nós é o seguinte:

  • O número de usuários simultâneos ou sessões simultâneas que você espera durante os horários de pico. O número de sessões simultâneas por usuário pode ser definido usando a opção TSM maestro.sessionmanagement.maxConcurrentSessionPerUser. Para obter mais informações, consulte Opções do tsm configuration set.
  • O número de nós de entrada de dados que seus fluxos têm em média, bem como a quantidade de dados que eles têm. O limite máximo de amostragem de linha pode ser definido usando a opção TSM maestro.app_settings.sampling_max_row_limit. Para obter mais informações, consulte Opções do tsm configuration set.
  • A complexidade dos fluxos que estão sendo criados e o número de nós. Em geral, tipos de nó como uniões de colunas e linhas, agregados e tabelas dinâmicas exigirão mais recursos.

Licenciar ofertas adicionais

Licenças adicionais de Gerenciamento de dados e Advanced Management são necessárias para configurar nós.

OFERTA Permite que você:
Gerenciamento de dados

Configure um nó para executar apenas fluxos ou configure um nó para executar todas as tarefas, exceto fluxos. O Tableau Prep Conductor deve estar em execução no nó.

A licença do Gerenciamento de dados inclui Tableau Prep Conductor, que permite agendar e rastrear fluxos. Ela é para uma única implantação do Tableau Server, que pode ser baseada em funções ou em núcleo.

Como Creator, Gerenciamento de dados não é necessário para criar e editar fluxos diretamente em seu servidor.

Advanced Management Configure onde os diferentes tipos de cargas de trabalho são processados por meio de regras de nó. Por exemplo, você pode executar fluxos em um nó e assinaturas e alertas em outro nó.

Topologia e configuração

Para tornar a criação de fluxo do Tableau Prep altamente disponível, configure duas instâncias da criação de fluxo do Tableau Prep Flow em nós ao habilitá-lo.

Veja a seguir o exemplo de uma configuração em dois nós:

Exemplo de uma configuração em dois nós

Veja a seguir o exemplo de uma página de status de configuração em dois nós:

Exemplo de status de uma configuração em dois nós

Veja a seguir o exemplo de uma configuração em quatro nós:

Exemplo de uma configuração em dois nós

Veja a seguir o exemplo de uma página de status de configuração em quatro nós:

Exemplo de status de uma configuração em dois nós

Agradecemos seu feedback!