Portas de comunicação do Resource Monitoring Tool do Tableau
Este artigo lista as portas de comunicação que o Resource Monitoring Tool do Tableau usa, a configuração da porta padrão e como alterar essas portas quando seus requisitos de rede precisam que elas sejam diferentes do que é definido por padrão.
Servidor RMT
Você pode alterar ou atualizar as informações da porta usando:
o comando rmtadmin master-setup
Interface da Web: na máquina onde o Servidor RMT está instalado, vá para:
http://localhost/setup/server
Comunicações do Servidor RMT
Portas utilizadas: 9001, 443 e 80
A configuração inicialmente é padrão para a porta 9001, mas altera o padrão para 80 após a configuração inicial.
- O certificado autoassinado SSL na instalação inicial é para a porta 443. O Servidor RMT ouve na porta 80 por padrão e tentará encaminhar o tráfego até 443 para SSL. Qualquer certificado especificado pelo usuário também será para a porta 443.
Os certificados são usados durante o tráfego do usuário para o Servidor RMT e quando o Agente é registrado usando a interface da Web.
Geralmente, não recomendamos a mudança da porta 443. No entanto, você precisa alterar isso devido às restrições do ambiente, listando explicitamente o número da porta ao se conectar ao Servidor RMT. Se você estiver registrando o Agente usando a interface da Web, deverá especificar explicitamente o número da porta para se conectar ao Servidor RMT.
A porta 80 é usada para tráfego não SSL e pode ser alterada durante a configuração inicial ou após a instalação.
O Servidor RMT entrará em contato diretamente com o gateway do Tableau Server para chamadas de API REST.
O Servidor RMT entrará em contato diretamente com o repositório do Tableau Server para consultar informações se as informações do PostgreSQL forem fornecidas (opcional). Para obter informações sobre como configurar o SSL entre o servidor RMT e o repositório do Tableau Server, consulte Lista de verificação de pré-instalação - Resource Monitoring Tool do Tableau.
RabbitMQ
RabbitMQ é o componente (fila de mensagens) usado para intermediar informações entre os Agentes e o Servidor RMT.
Portas utilizadas: 5671, 5672
O RabbitMQ está instalado e ouve a porta 5671 (TSL), 5672 (não TSL).
A comunicação TLS para RabbitMQ está ativada por padrão.
Banco de dados PostgreSQL
Portas utilizadas: 5555
O banco de dados PostgreSQL está instalado e ouve a porta 5555. Isso não pode ser mudado.
O PostgreSQL tem um usuário
admin
usado pelo Resource Monitoring Tool. O usuárioreadonly
é usado para se conectar ao Banco de dados PostgreSQL do Resource Monitoring Tool em arquivos .tds baixados da interface Web do Resource Monitoring Tool. Para obter mais informações sobre o download de arquivos.tds, consulte Explorar dados de monitoramento usando arquivos de fonte de dados do Tableau.O PostgreSQL requer autenticação SCRAM-SHA-256. Para obter mais informações, consulte Explorar dados de monitoramento usando arquivos de fonte de dados do Tableau.
Agente
Portas utilizadas: 9002, 443, 5672
Durante a instalação, o instalador do Agente abre um navegador da Web usado apenas para o registro que ouve na porta 9002.
Se o registro do Agente for feito usando a interface da Web, o processo de registro usa a porta 443. Se o registro for feito utilizando a linha de comando, o processo de registro passa pelo RabbitMQ e utiliza a porta 5672.
O agente envia arquivos de registro e informações de WMI através do RabbitMQ pela porta 5672.