Portais personalizados baseados em painel

Observação: esta visão geral foi inspirada pelo trabalho do mestre zen do Tableau, Mark Jackson. Para obter mais detalhes sobre o processo, acesse o blog do Mark.

A interface padrão do Tableau Online ou Tableau Server é ideal para muitas empresas, mas se você deseja criar uma experiência de empresa com marca e não tem habilidade de desenvolvedor de API, considere criar um portal personalizado baseado em um painel do Tableau. Um portal personalizado permite que você organize o conteúdo em departamentos específicos ou funções de trabalho, podendo até mesmo incorporar treinamentos para ajudar em uma interação de dados mais completa com as pessoas. À medida que o volume do conteúdo do Tableau cresce, um portal personalizado guia seus usuários diretamente para os dados que precisam, ao mesmo tempo que fornecem acesso imediato às exibições relacionadas e à pesquisa do Tableau Server de modo que eles possam explorar mais com facilidade.

Esboço de um design de portal

Comece fora do Tableau, em um papel ou em um aplicativo de maquete. Considere a estrutura da sua empresa e o número de exibições do Tableau que se aplicam a cada grupo de usuários. Você apenas precisa de um nível de navegação que aponta imediatamente para o conteúdo? Ou você precisa começar com uma página principal que fornece links navegacionais para grupos separados de usuários ou tipos de relatório, seguida por um segundo nível com painéis e exibições relacionadas?

Após obter a confiança dos seus acionistas e consumidores de dados principais, você está pronto para a próxima fase.

Coleta de imagens para logotipos e elementos de navegação

Comece a pensar sobre imagens enquanto refina seus esboços iniciais e, em seguida, obtenha-as de bibliotecas de ilustrações ou gráficos de marca aprovados, ou crie-as do zero em um aplicativo como o Photoshop ou SnagIt. O PowerPoint também pode ser uma boa fonte se planeja criar miniaturas de navegação de tipos de gráfico comuns.

Disposição em um painel do texto, das imagens e das planilhas selecionadas

Crie uma pasta de trabalho com um painel para o portal, usando um layout lado a lado para obter um posicionamento e escalonamento de elementos mais previsíveis dos elementos em diferentes dispositivos. Em seguida, comece a adicionar objetos de Texto e Imagem, bem como qualquer planilha de exibições de dados que deseja destacar logo na frente do seu portal. Para refinar o espaçamento entre esses elementos de painel, insira objetos Em branco e ajuste o tamanho deles. Para obter mais informações, consulte Criar painel.

Dica: para elementos dinâmicos que mostram conteúdo popular ou recém-criado, inclua planilhas baseadas nas exibições administrativas personalizadas.

Vinculação de elementos do painel ao conteúdo

Se você tiver um segundo nível de navegação, use ações Filtrar para apontar para um painel secundário em relação ao principal. Para criar links que abrem diretamente as exibições de dados, clique com o botão direito nos objetos Imagem e escolha Definir URL. (No nosso exemplo a seguir, cada seta colorida e texto associado é uma imagem vinculada à URL.) Você pode até mesmo apontar para exibições vazias com fontes de dados pré-carregadas, incentivando os usuários a criar novo conteúdo do Tableau na área de trabalho de criação na Web.

Dica: para adicionar hiperlinks a objetos de texto, inclua a URL completa (por exemplo, http://www.tableau.com).

Publicação, teste e refinamento do seu portal

Publique a pasta de trabalho no seu servidor e distribua a URL do painel aos seus usuários. O design do portal, como a própria análise de dados, é um processo cíclico. Agora que o seu portal está pronto, comece a coletar o feedback do usuário, para que você continue a aprimorar a experiência

Dica: como toque final, oculte a barra de ferramentas do Tableau para proporcionar uma sensação de personalização do seu portal. Após o ponto de interrogação no final da URL do painel, adicione :embed=y&:toolbar=n

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.