Dimensionar e organizar seu painel

Depois que você criar um painel, talvez seja necessário redimensioná-lo e reorganizá-lo de forma que funcione melhor para os usuários.

Controlar o tamanho geral do painel

Opções de tamanho do painel

Tamanho fixo (padrão): o painel continua no mesmo tamanho, independentemente do tamanho da janela usada para exibi-lo. Se o painel for maior do que a janela, ele se tornará rolável. Escolha de um tamanho predefinido, como um navegador do desktop (o padrão), um blog pequeno e um iPad.

Painéis de tamanho fixo permitem especificar a localização e a posição exatas dos objetos, o que poderá ser útil se houver objetos flutuantes. Selecione esta configuração se souber o tamanho preciso em que o painel será exibido.

Os painéis publicados que usam um tamanho fixo podem ser carregados mais rapidamente porque é mais provável que usem uma versão em cache no servidor. (Painéis com tamanhos variáveis precisam ser renderizados novamente a cada solicitação do navegador.) Para obter outras dicas de desempenho, consulte Otimizar o desempenho da pasta de trabalho.

Intervalo: o painel alterna entre os tamanhos mínimo e máximo especificados. Se a janela usada para exibir o painel for menor do que o tamanho mínimo, as barras de rolagem serão exibidas. Se forem mais largas do que o tamanho máximo, um espaço em branco será exibido.

Use esta configuração quando estiver projetando para dois tamanhos diferentes de exibição que precisam do mesmo conteúdo e têm formas semelhantes, como janelas pequenas e médias do navegador. Intervalo também funciona bem para painéis móveis com layouts verticais, onde a largura pode mudar por conta das diferentes larguras do dispositivo móvel, mas a altura é fixa para permitir a rolagem vertical.

Automático: o painel é redimensionado automaticamente para preencher a janela na qual é exibido.

Use esta configuração se desejar que o Tableau faça qualquer redimensionamento. Para obter melhores resultados, use um layout de painel lado a lado.

Dica: se usar o Tableau Desktop, consulte Criar layouts de painel para tipos de dispositivo diferentes para criar layouts exclusivos para computadores desktop, tablets e telefones. Além de se adaptar a diferentes tamanhos de tela, cada layout de dispositivo pode conter itens diferentes.

Definir o tamanho geral do painel

  • Em Tamanho, no Painel, selecione as dimensões do painel (como Navegador do desktop) ou o comportamento de dimensionamento (por exemplo, Automático).

Agrupar itens usando os contêineres de layout

Os contêineres de layouts permitem agrupar itens relacionados do painel para que você possa posicioná-los rapidamente. Quando você altera o tamanho e o posicionamento de itens dentro de um contêiner, outros itens do contêiner são ajustados automaticamente.

Tipos de contêineres de layouts

Um contêiner de layouts horizontal redimensiona a largura de exibições e objetos contidos nele, e um contêiner de layouts vertical ajusta a altura.

Contêiner de layouts horizontal

As duas exibições a seguir estão organizadas em um contêiner de layouts horizontais.

Contêiner de layouts vertical

As três exibições a seguir estão em um contêiner de layouts vertical.

Adicionar um contêiner de layouts

  1. Em Objetos no Painel, selecione Horizontal ou Vertical.

  2. Arraste o contêiner ao painel.

  3. Adicione exibições e objetos ao contêiner de layouts.

Distribuir de maneira uniforme os itens de um contêiner de layout

  1. Selecione o contêiner de layouts. Caso tenha dificuldade ao executar essa ação, selecione um item individual do contêiner e escolha Selecionar o contêiner no menu de atalho.

  2. Com o contêiner de layouts selecionado, escolha Distribuir de maneira uniforme no menu de atalhos:

    Os itens que já estão no contêiner de layouts e outros itens adicionados são organizados de modo uniforme.

Formatar um contêiner de layouts (somente Tableau Desktop)

Você pode especificar um estilo de sombreamento e borda para contêineres de layouts para agrupar objetos visualmente no painel. Por padrão, contêineres de layouts são transparentes e não têm estilo de borda.

Abra o menu de atalho para o contêiner de layout a ser formatado e selecione Formatar contêiner.

Mostrar e ocultar contêineres flutuantes clicando em um botão

Os botões Mostrar/Ocultar permitem que os visualizadores do painel alternem a visibilidade de contêineres de layouts flutuantes, exibindo-os apenas quando necessário. Os botões Mostrar/Ocultar são particularmente úteis quando você deseja ocultar temporariamente grupos de filtros para exibir mais detalhes de uma visualização.

  1. Selecione o contêiner de layouts flutuante. (Os contêineres lado a lado não são compatíveis com a ocultação, pois o espaço em branco seria exibido.)
  2. No menu suspenso no canto superior do contêiner, selecione Adicionar botão Mostrar/Ocultar .

  3. No menu Botão, escolha Editar botão.

  4. Configure estas opções:
    • O painel Item para Mostrar/Ocultar especifica o contêiner de layouts de destino. (Um contêiner pode ser o destino de apenas um botão Mostrar/Ocultar por vez. Escolha Nenhum se quiser direcionar o contêiner com outro botão Mostrar/Ocultar.)
    • Estilo do botão especifica se a imagem ou o texto é exibido para o botão.
    • Aparência do botão especifica a aparência do botão quando o item é mostrado e ocultado. Clique em Item exibido e Item oculto para escolher imagens ou texto diferentes para cada estado.
    • O Texto da dica de ferramenta fornece um texto explicativo exibido quando os visualizadores passam o mouse sobre o botão. (Por exemplo, você pode inserir "Mostrar ou ocultar filtros" para um contêiner com menus de filtro.)
  5. Se necessário, arraste o botão para um local diferente ou redimensione-o para ajustá-lo melhor ao layout. (Você pode incorporar o botão em um layout lado a lado mesmo se o contêiner de destino for flutuante.)

Observação: ao exibir um painel publicado, clicar em um botão Mostrar/Ocultar alterna a visibilidade do contêiner. No entanto, ao criar um painel, você precisa pressionar Alt (Windows) ou Option (macOS).

Redimensionar planilhas automaticamente nos contêineres de layouts

Se adicionar várias planilhas com dados relacionados a um contêiner de layouts, sempre que marcas forem selecionadas em uma planilha, você poderá redimensionar as planilhas relacionadas automaticamente.

Neste exemplo, quando uma marca for selecionada no mapa, o gráfico de barras será atualizado para mostrar o lucro e as vendas para essa marca; quando nenhuma marca for selecionada no mapa, ele se expandirá automaticamente para preencher o contêiner de layouts.

Com marca selecionada Sem uma seleção
  1. Adicione várias planilhas com dados relacionados a um contêiner de layouts.

  2. No menu suspenso da planilha que deseja expandir, escolha Usar como filtro.

  3. Escolha Painel > Ações e clique duas vezes no filtro gerado que você acabou de criar.

  4. Na seção Planilhas de destino da caixa de diálogo Editar ação de filtro, selecione as outras planilhas no contêiner de layouts.

  5. Para controlar como as planilhas de destino são redimensionadas quando nenhuma marca estiver selecionada na planilha de origem, selecione uma das seguintes opções:

    • Mostrar todos os valores retorna as planilhas de destino ao seu tamanho original, mostrando todos os dados.

    • Excluir todos os valores recolhe as planilhas de destino sob seus títulos, ocultando todos os dados.

Remover um contêiner de layouts para editar os itens que ele contém de forma independente

  1. Selecione o contêiner no painel ou na área da Hierarquia de itens do painel Layout.

  2. No menu suspenso na parte superior do contêiner, selecione Remover contêiner.

Colocar lado a lado itens do painel ou torná-los flutuantes

Layouts lado a lado e flutuantes

Cada objeto, contêiner de layouts e exibição que você coloca em um painel tem um layout lado a lado (o padrão) ou flutuante.

Layout lado a lado

Layout flutuante
Os itens lado a lado não se sobrepõem; eles se tornam parte de uma grade de camada única que é redimensionada com base no tamanho geral do painel. Os itens flutuantes podem ser sobrepostos a outros objetos. No exemplo abaixo, um mapa flutua sobre exibições lado a lado.
  Para obter os melhores resultados, dê aos objetos e às exibições flutuantes um tamanho e uma posição fixos.

Tornar um novo item flutuante ou colocá-lo lado a lado

  1. Em Objetos na guia Painel, clique na opção de layout que deseja usar: Flutuante ou Lado a lado.

  2. Arraste a exibição ou objeto até o painel à direita.

Dica: é possível atribuir um layout flutuante a um item, pressionando a tecla Shift no teclado enquanto arrasta-o até o painel.

Alternar um item existente de lado a lado para flutuante

  1. Selecione o item no painel.

  2. No menu de atalho do item, selecione Flutuante:

Dimensionar, posicionar, reordenar e renomear itens individuais do painel

Definir o tamanho e a posição de um item

Se quiser um alto grau de controle em relação à posição de cada item em um painel, escolha Tamanho fixo ou Intervalo para o dimensionamento geral do painel e, em seguida, defina o tamanho e a posição de cada item no painel Layout.

  1. Selecione o item do painel que deseja posicionar e dimensionar. No painel Layout, o nome do item aparece em Item selecionado.

    Dica: para alternar rapidamente entre os painéis Layout e Painel, pressione a tecla T.

  2. Defina a posição x do item e a y em pixels como uma compensação do canto superior esquerdo do painel. Por exemplo, para colocar um objeto no canto superior esquerdo do painel, especifique x = 0 e y = 0.

    Os valores inseridos podem ser positivos ou negativos, mas devem ser números inteiros.

  3. Para redimensionar um item, clique e arraste-o no painel. Também é possível usar as configurações em Tamanho.

  4. Para ocultar o título do item selecionado, desmarque a caixa de seleção Mostrar título. (A caixa de seleção similar a Mostrar título do painel na guia Painel controla o título do painel em geral.)

Dica: para posicionar itens flutuantes rapidamente, pressione as teclas de seta para mover 1 pixel ou as teclas Shift + seta para mover 10 pixels. Para redimensionar itens rapidamente, adicione Alt (Windows) ou Option (macOS) a esses atalhos.

Alinhar itens a uma grade

Para apresentar um design visualmente consistente, organize e dimensione os itens do painel em uma grade.

  1. Escolha Painel > Mostrar grade.

  2. Para alterar o tamanho da grade, escolha Painel > Opções de grade.

Dica: para ativar e desativar a grade rapidamente, pressione a tecla G.

Reordenar objetos flutuantes

A área Hierarquia de itens no Layout mostra a relação entre os objetos no painel. Arraste itens flutuantes na hierarquia para alterar como eles se dispõem em camadas. Os itens mostrados no topo da lista estão na frente enquanto os itens no fim da lista estão atrás.

Renomear itens

Para diferenciar melhor os itens do painel, é possível renomeá-los.

Na área Hierarquia de itens do painel Layout, clique com o botão direito do mouse em um item e escolha Renomear item do painel. No painel, esse comando também está disponível por meio do menu suspenso de cada objeto.

Adicionar preenchimento, bordas e cores de fundo ao redor dos itens

O preenchimento permite o posicionamento preciso de itens no painel, enquanto as bordas e as cores de fundo permitem o realce visual deles. O preenchimento interno define o espaço entre o conteúdo do item e o perímetro da borda e da cor de fundo; o preenchimento externo fornece espaço adicional além da borda e da cor de fundo.

Observação: se não for possível alterar a borda ou a cor de fundo para um item em particular do painel, altere a sua formatação no nível da planilha.

A. Preenchimento externo B. Borda azul C. Preenchimento interno com fundo azul claro

  1. Selecione um item individual ou todo o painel.

  2. Na guia Layout à esquerda, especifique estilo e cor da borda, cor e opacidade do fundo ou tamanho do preenchimento em pixels.

Algumas dicas úteis sobre espaçamento no painel:

  • Para alinhar precisamente um item do painel com outro, desmarque a opção Todos os lados iguais e ajuste o preenchimento para apenas um lado.

  • Para criar projetos contínuos, especifique zero preenchimento externo para itens adjacentes.

Integrar visualmente elementos com transparência

Os elementos transparentes criam uma aparência mais integrada em seus painéis, revelando objetos e imagens subjacentes.

Dica: para criar uma imagem de fundo exibida através de elementos transparentes flutuantes, adicione um objeto de imagem como o único item lado a lado. Painéis de tamanho fixo garanta que os elementos flutuantes mantenham uma relação visual consistente com a imagem, independente do tamanho da tela.

Tornar os fundos das planilhas transparentes

  1. Em seu painel, selecione a planilha.

  2. Selecione Formatar > Sombreamento, clique no menu Planilha e selecione Nenhum para a cor de fundo.

    Se a planilha parecer opaca, altere a cor de fundo para Nenhum para o painel, objeto ou contêiner de layout subjacente. Você pode ajustar rapidamente esses itens na guia Layout do painel.

  3. Para integrar suavemente uma planilha transparente com outros itens do painel, selecione Formatar > Bordas e Formatar > Linhas, em seguida remover as bordas e linhas ou alterar suas cores.

Etapas adicionais de mapas transparentes

  1. Selecione Formatar > Sombreamento, clique no menu Painel e selecione Nenhum para a cor de fundo.

  2. Selecione Mapa > Camadas de mapa e desmarque a camada Base opaca. Em seguida, para tornar os mapas transparentes mais nítidos ao reduzir, selecione a camada Costeira.

    Dependendo do estilo do mapa, também pode ser necessário testar a ativação ou desativação de outras camadas.

Tornar uma planilha parcialmente transparente

  1. No painel Layout do painel, selecione a planilha.

  2. Clique na Cor de fundo e defina a cor e a opacidade.

Tornar flutuantes legendas, filtros, destaques e parâmetros transparentes

Para conectar filtros, parâmetros e destaques visualmente a dados relacionados, torne esses itens, que são transparentes por padrão, flutuantes. O texto sempre permanece totalmente opaco, mantendo a legibilidade.

Se um objeto flutuante continuar exibindo uma cor, verifique estas configurações nos níveis de objeto e de planilha:

  • Selecione o objeto e, na guia Layout, clique na cor de Fundo e escolha Nenhuma.

  • Clique no menu Formatar e escolha Legendas, Filtros, Destaques ou Parâmetros. Em seguida, no painel Formatar à esquerda, escolha Sombreamento > Nenhum.

Para obter mais informações, consulte Formatar no nível da planilha.

Outros artigos nesta seção

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.