Criar exibições administrativas personalizadas

Além das exibições administrativas predefinidas disponíveis na página Manutenção do Servidor, você pode usar o Tableau Desktop para consultar e criar suas próprias análises de atividade do servidor. Para fazer isso, é possível conectar-se e consultar as exibições no repositório do Tableau Server usando um dos dois usuários internos "tableau" ou "readonly".

Para se conectar ao repositório do Tableau Server, consulte Coletar dados com o repositório do Tableau Server.

  • Usuário tableau — O usuário tableau tem acesso às exibições especiais e a um subconjunto de tabelas no banco de dados do repositório. Estas exibições e tabelas são fornecidas para que os administradores possam criar exibições administrativas personalizadas. O Tableau se esforça em limitar as alterações a essas tabelas e exibições, assim, as exibições personalizadas criadas com elas não param de funcionar.

  • O usuário readonly — O usuário readonly tem acesso a um grande número de tabelas do repositório, fornecendo mais dados sobre o uso do servidor. Os administradores também podem usar isso para criar exibições administrativas personalizadas, mas muitas das tabelas são destinadas principalmente para oferecer suporte ao funcionamento do Tableau Server e podem ser alteradas ou removidas sem aviso prévio. Isto significa que as exibições criadas dessas tabelas podem não funcionar quando a estrutura do banco de dados é alterada.

Para exemplos de exibições administrativas personalizadas, consulte a Comunidade do Tableau. Você também pode usar a pasta de trabalho temporária gerada ao visualizar as Exibições administrativas incorporadas.

Antes que você possa conectar-se usando um dos usuários internos, é necessário habilitar o acesso ao banco de dados do Tableau Server. Após ter feito isso, você pode usar Tableau Desktop para conectar-se e consultar o banco de dados como o usuário do tableau ou o usuário readonly.

A opção auditing.enabled do tsm configuration set controla se o Tableau Server coleta o histórico de atividades do usuário e outras informações no repositório. Ela é habilitada por padrão. Um aspecto a ser observado é que a coleta de eventos de histórico afeta o tamanho do arquivo de backup do Tableau Server (.tsbak).

  • Todas as tabelas hist_ são controladas pela opção wgserver.audit_history_expiration_days do tsm configuration set, que controla quantos dias de histórico do evento são mantidos no repositório, e seu valor padrão é de 183 dias.

  • A tabela _http_requests é limpa de todos os dados mais antigos que 7 dias ao executar o tsm maintenance cleanup. Para obter mais informações, consulte Remover arquivos desnecessários.

  • A tabela _background_tasks é apagada automaticamente e mantém os dados armazenados por 30 dias.

  • Todas as outras tabelas cujos nomes começam com o prefixo "_" contêm dados atuais.

Para obter mais informações sobre as tabelas no repositório do Tableau Server, consulte Banco de dados dos grupos de trabalho.

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.