Mover o processo do Armazenamento de arquivos
Este tópico descreve o processo de Armazenamento de arquivos quando configurado para ser executado localmente no Tableau Server. No entanto, o Armazenamento de arquivos pode ser executado localmente, bem como fora do Tableau Server. Para obter mais informações sobre o Armazenamento de arquivos externo do Tableau Server, consulte Armazenamento de arquivos externo do Tableau Server.
Não é possível remover uma instância do Armazenamento de arquivos, se a mesma for a única instância no servidor. Não é possível executar o Tableau Server sem ao menos uma instância do Armazenamento de arquivos. Isso significa que se precisar mover o Armazenamento de arquivos ou se for excluir o nó do servidor que hospeda a única instância dele, é necessário movê-lo para outro nó antes.
A movimentação do Armazenamento de arquivos é um processo de duas etapas:
Adição de uma segunda instância do Armazenamento de arquivos (se não houver uma existente).
Desativação e remoção da instância original do Armazenamento de arquivos.
Este artigo presume que você tenha instalado o Tableau Server em um nó inicial e em pelo menos um nó adicional. Para obter mais informações sobre como adicionar nós ao Tableau Server, consulte Instalar e configurar nós adicionais.
Adição de uma segunda instância do Armazenamento de arquivos
Este procedimento presume que você tenha incluído um nó adicional. Para obter mais informações sobre como adicionar nós ao Tableau Server, consulte Instalar e configurar nós adicionais.
Abra o TSM em um navegador:
https://<tsm-computer-name>:8850
Para obter mais informações, consulte Fazer logon na interface do usuário na Web do Tableau Services Manager.
Clique na guia Configuração.
Para o nó no qual você deseja incluir uma instância do Armazenamento de arquivos, selecione Armazenamento de arquivos.
Adicionar o Armazenamento de arquivos a um nó também adicionará uma instância do Processador de dados, se ainda não houver um no nó.
Clique em Alterações pendentes na parte superior da página:
A lista Alterações pendentes é exibida.
Um aviso do ensemble do Serviço de coordenação é exibido porque você está configurando um cluster de três nós. Você pode continuar. Você implantará um ensemble do Serviço de coordenação em uma próxima etapa.
- Clique em Aplicar alterações e reiniciar e Confirmar para confirmar uma reinicialização do Tableau Server.
Desativação e remoção de uma instância do armazenamento de arquivos
No TSM, na guia Status, verifique se todos os processos estão ativos.
Clique na guia Configuração.
Para o nó no qual você está removendo o Armazenamento de arquivos, desmarque a caixa Armazenamento de arquivos.
Isso vai gerar um aviso sobre a desativação do Armazenamento de arquivos antes de removê-lo. Não é possível remover uma instância do Armazenamento de arquivos, a menos que ele tenha sido desativado. Clique em OK para desativar e remover o armazenamento de arquivos. O Processador de dados também será removido, a menos que uma instância de um desses processos esteja instalada no nó: VizQL Server, servidor de aplicativos (Vizportal), servidor de dados ou processador em segundo plano.
Se você estiver removendo o Armazenamento de arquivos de um nó que também tenha o Controlador administrativo do TSM (geralmente o nó inicial), um aviso vai alertá-lo sobre o impacto no desempenho do backup do servidor.
Clique em Continuar para desativar o Armazenamento de arquivos.
Clique na guia Status para ver o status da desativação. Quando a instância do Armazenamento de arquivos estiver marcada como "Pronto para remoção", você poderá continuar.
Clique em Alterações pendentes na parte superior da página.
Observação: se estiver configurando um cluster de três ou cinco nós, um aviso de ensemble do Serviço de coordenação será exibido. Você pode continuar a aplicar alterações pendentes e implantar um ensemble do Serviço de coordenação em uma etapa separada. Para obter mais informações sobre a implantação de um ensemble do Serviço de coordenação, consulte Implantar um ensemble do Serviço de coordenação.
Clique em Aplicar alterações e reiniciar e Confirmar para confirmar uma reinicialização do Tableau Server.
Adição de uma segunda instância do armazenamento de arquivos
Crie um backup completo do Tableau Server. Para obter mais informações, consulte Fazer backup dos dados do Tableau Server.
Adicione o Armazenamento de arquivos em um segundo nó.
tsm topology set-process -n <nodeID> -pr filestore -c 1
O Armazenamento de arquivos é adicionado automaticamente. O Processador de dados também é adicionado, se ainda não estiver no nó.
Aplique as alterações na configuração:
tsm pending-changes apply
Se as alterações pendentes exigirem uma reinicialização do servidor, o comando
pending-changes apply
exibirá um prompt para que você saiba que ocorrerá uma reinicialização. Esse prompt será exibido mesmo que o servidor esteja parado, porém, nesse caso, não há reinicialização. Cancele o prompt com a opção--ignore-prompt
, mas isso não altera o comportamento de reinicialização. Se as alterações não exigirem uma reinicialização, elas serão aplicadas sem um prompt. Para obter mais informações, consulte tsm pending-changes apply.Verifique o status da nova instância do armazenamento de arquivos.
tsm status -v
Aguarde até que o novo Armazenamento de arquivos sincronize com o do primeiro nó. Ao concluir a sincronização, o novo Armazenamento de arquivos apresentará o status "executando", em vez de "sincronizando".
Desativação e remoção de uma instância do Armazenamento de arquivos
Com a segunda instância do Armazenamento de arquivos instalada e sincronizada, você poderá desativar e remover a instância original. Para remover a instância original, desative-a. Isso garante que qualquer arquivo exclusivo no nó do Armazenamento de arquivos seja duplicado para outro nó do armazenamento de arquivos.
Desativar o armazenamento de arquivos original:
tsm topology filestore decommission -n <nodeID> --override
Quando o comando de desativação concluir, aplique as alterações de configuração pendentes para remover o Armazenamento de arquivos do nó. O Armazenamento de arquivo é removido automaticamente. O Processador de dados também é removido, a menos que uma instância de um desses processos esteja instalada no nó: VizQL Server, servidor de aplicativos (Vizportal), servidor de dados ou processador em segundo plano.
tsm pending-changes apply
Se as alterações pendentes exigirem uma reinicialização do servidor, o comando
pending-changes apply
exibirá um prompt para que você saiba que ocorrerá uma reinicialização. Esse prompt será exibido mesmo que o servidor esteja parado, porém, nesse caso, não há reinicialização. Cancele o prompt com a opção--ignore-prompt
, mas isso não altera o comportamento de reinicialização. Se as alterações não exigirem uma reinicialização, elas serão aplicadas sem um prompt. Para obter mais informações, consulte tsm pending-changes apply.