A partir da versão 2021.3, o Tableau Server e o Tableau Cloud oferecem suporte à integração com o Slack, disponibilizando as notificações do Tableau para usuários licenciados do Tableau em sua área de trabalho do Slack.

A integração do Tableau para Slack permite que você conecte seu site do Tableau a um espaço de trabalho do Slack. Depois de habilitado, os usuários do Tableau podem ver notificações no Slack quando colegas de equipe compartilham conteúdo com eles, quando são mencionados em um comentário ou quando os dados atingem um limite especificado em um alerta baseado em dados. Se um administrador de site no Tableau Cloud ou um administrador de servidor no Tableau Server habilitar notificações em um site, os usuários podem controlar quais notificações eles recebem no Slack definindo as Configurações de conta(O link abre em nova janela) . Para obter mais informações, consulte Ver notificações do Tableau no Slack .

Algumas preferências de notificação podem não estar disponíveis se os recursos estiverem desativados para seu site. Por exemplo, se a configuração Visibilidade do usuário estiver definida como Limitada, as notificações serão desativadas. Para obter mais informações, consulte Referência de configurações do site e Gerenciar Visibilidade do usuário do site.

Para integrar o Slack ao site do Tableau, existem poucas etapas de configuração necessárias, incluindo algumas no site do Tableau, e algumas na área de trabalho do Slack ao qual você deseja se conectar. Esta visão geral descreve essas etapas para administradores de site do Tableau no Tableau Cloud ou um Administrador do Tableau Server no Tableau Server e administradores da área de trabalho do Slack.

Requisitos

Habilitar o Tableau no Slack requer um administrador de espaço de trabalho do Slack e um administrador de site do Tableau no Tableau Cloud ou um administrador do Tableau Server no Tableau Server.

Conectar um site do Tableau Server à área de trabalho do Slack

Um administrador do Tableau Server pode conectar uma área de trabalho do Slack a um site do Tableau Server. Conectar seu site do Tableau a uma área de trabalho do Slack consiste em três tarefas:

  • Administrador da área de trabalho do Slack: crie um aplicativo privado do Slack na plataforma de API do Slack
  • Administrador do servidor do Tableau: use as informações do aplicativo para adicionar um cliente OAuth
  • Administrador do servidor do Tableau: conecte seu site do Tableau ao Slack.

Cada site do Tableau pode se conectar a uma área de trabalho do Slack por site do Tableau. Para obter informações sobre como criar aplicativos Slack, consulte as Práticas recomendadas e as diretrizes do Slack para a plataforma Slack(O link abre em nova janela) .

Observação: se estiver usando um servidor proxy, certifique-se de seguir as orientações de configurações de proxy em Configuração de proxies no Tableau Server antes de começar.

Além disso, para Windows:

Etapa 1: criar um aplicativo do Tableau Slack

Administrador da área de trabalho do Slack:

  1. Acesse a documentação da API(O link abre em nova janela) do Slack e selecione Criar novo aplicativo
  2. Selecione Do zero, em seguida, adicione um nome de aplicativo e a área de trabalho para o aplicativo existir. Selecione Criar novo aplicativo.
  3. Dê um nome ao seu aplicativo e selecione uma área de trabalho do Slack.
  4. Você será levado às configurações de informações básicas do aplicativo. A partir daqui, você pode modificar os privilégios do aplicativo, a descrição e muito mais.
  5. Selecione Bots na seção Adicionar recursos e funcionalidade e, em seguida, selecione Revisar escopos para adicionar.
  6. Em Escopos de token de bot, adicione estes escopos:
    • chat:write
    • files:write
    • users:read
    • users:read.email
  7. Selecione OAuth e permissões no menu de navegação.

    Importante: Ativar a rotação de token para seu aplicativo Tableau Slack fará com que as notificações parem de funcionar no Slack. A rotação de token não pode ser removida após ser adicionada.

  8. Selecione Adicionar nova URL de redirecionamento.
  9. Adicione uma URL totalmente qualificadahttps://<url>/auth/add_oauth_token
  10. Selecione Informações básicas no menu de navegação.
  11. Forneça a ID do cliente, o segredo do cliente e a URL de redirecionamento ao administrador do servidor do Tableau.
  12. Adicione o aplicativo Tableau à área de trabalho do Slack selecionando Informações básicas no menu Configurações e, em seguida, Instalar.

Observação: os administradores podem compartilhar seus aplicativos com outros espaços de trabalho do Slack ativando uma opção de distribuição. Para obter mais informações, consulte Gerenciar distribuição(O link abre em nova janela) na documentação do Slack.

Etapa 2: adicionar um cliente OAuth ao site do Tableau

Administrador do Tableau Server:

O administrador do servidor do Tableau adicionará o cliente OAuth do administrador do espaço de trabalho do Slack e, em seguida, conectará o site do Tableau ao Slack.

  1. Faça login no site que deseja conectar ao Slack. Na página Configurações do seu site, selecione a guia Integrações.

    Guia Integrações nas configurações do site do Tableau

  2. Em Conectividade do Slack, selecione Adicionar cliente OAuth.
  3. Adicione a ID do cliente, o segredo do cliente e a URL de redirecionamento do administrador da área de trabalho do Slack e selecione Adicionar cliente OAuth na caixa de diálogo.
  4. O tipo de conexão e a ID do cliente serão exibidos na tabela.

Etapa 3: finalizar a conexão

Administrador do Tableau Server:

Quando o cliente OAuth é adicionado à Conectividade Slack:

  1. Selecione Conectar ao Slack.
  2. Siga o prompt para entrar na sua área de trabalho do Slack.
  3. Selecione Permitir para dar ao seu site do Tableau acesso à área de trabalho do Slack.

O site do Tableau e a área de trabalho do Slack agora estão conectados. Na área de trabalho do Slack, os usuários licenciados do Tableau podem receber notificações do Slack quando alguém compartilha o conteúdo do Tableau, quando um alerta baseado em dados é disparado ou quando alguém é @mencionado em um comentário em uma exibição ou pasta de trabalho.

Desconectar um site do Tableau Server do Slack

Você pode desconectar um site do Tableau de uma área de trabalho do Slack selecionando Desconectar do Slack na guia Integrações das configurações do site. Os usuários continuarão a receber notificações por algum tempo. As informações do cliente OAuth que você adicionou na Etapa 2 são retidas e podem ser usadas para se conectar a um novo espaço de trabalho, se necessário.

Atualizar seu aplicativo Tableau Slack

Quando uma nova versão do aplicativo Tableau Slack está disponível, o Tableau recomenda reinstalar o aplicativo para manter o desempenho do aplicativo e usar novos recursos.

Para reinstalar o aplicativo Tableau para Slack, selecione Desconectar do Slack na guia Integrações das configurações do seu site e siga as etapas de conexão em Integrar o Tableau com a área de trabalho do Slack .

Agradecemos seu feedback!