As permissões consistem em recursos ou na capacidade de realizar determinada ação em uma parte do conteúdo, como exibir, filtrar, baixar ou excluir. Cada linha na área Regras de permissão da caixa de diálogo é uma regra de permissão. As Regras de permissão são a configuração de cada recurso (permitido, negado ou não especificado) do grupo ou usuário nessa linha. As regras de permissão têm modelosdisponíveis que facilitam a atribuição de recursos rapidamente. As Regras de permissão também podem ser copiadas e coladas.

Observação: na caixa de diálogo Permissões de projetos, há guias para cada tipo de conteúdo (Projetos, Pastas de trabalho, Fontes de dados, Ampliações de Pergunte aos dados, Funções de dados, Fluxos, Métricas e, se tiver o Data Management Add-on — Conexões virtuais). Quando uma regra de permissão é adicionada, o padrão para todos os recursos em todos os tipos de conteúdo é Não especificado. Para permitir ou negar recursos para cada tipo de conteúdo, acesse uma guia de cada vez. Na caixa de diálogo Permissões de uma determinada parte do conteúdo, não há guias e as regras de permissão só se aplicam a essa parte.

Modelos

Os Modelos agrupam conjuntos de recursos que muitas vezes são atribuídos juntos com base em cenários comuns de usuários, Exibir, Explorar, Publicar e Administrar. Quando você atribui um modelo, estão incluídas as capacidades definidas como Permitido, com o resto deixado como Não especificado. Os modelos são cumulativos, então o modelo Explorar inclui tudo, desde o modelo Exibir até recursos adicionais. Todo o conteúdo também tem um modelo para Nenhum (que define todos os recursos para não especificados) e Negado(que define todos os recursos para negados).

Os modelos devem ser um ponto de partida e podem ser ajustados após serem aplicados. Os recursos também podem ser concedidos ou negados sem usar um modelo. Em ambos os casos, a coluna de modelos mostra Personalizados.

Copiar e colar permissions

Se houver uma regra de permissão que precisa ser atribuída a vários grupos ou usuários, você pode copiar e colar de uma regra para outra. Você não pode copiar ou colar em uma regra que envolve o status de Líder de projeto.

  1. Abra o menu Ação (...) da regra existente que deseja copiar e selecionar Permissões de cópia. Isso está disponível somente quando a regra não estiver no modo de edição.
  2. Selecione uma regra existente na qual deseja colar. Além disso, é possível criar uma nova regra clicando e + Adicionar Regra de grupo/usuário e selecionar um grupo ou usuário.
  3. Abra o menu Ações (...) e selecione Permissões.

Recursos

Cada tipo de conteúdo tem recursos específicos:

Projetos

Os projetos têm apenas dois recursos e dois modelos. Antes da versão do Tableau versão 2020.1, o Líder de projeto era tratado como um recurso de permissão em vez de uma configuração. Para obter mais informações sobre os líderes de projeto e como atribuí-los no Tableau versão 2020.1 e posterior, consulte Administração de projetos.

Exibir o modelo

Exibir permite que um usuário veja o projeto. Se um usuário não tiver recebido o recurso Exibir, o projeto não estará visível para ele. A concessão da capacidade de exibição de um projeto não significa que o usuário possa ver qualquer conteúdo no projeto, apenas a existência do projeto em si.

Publicar modelo

Publicar permite que um usuário publique conteúdo no projeto do Tableau Desktop ou do Tableau Prep Builder. O recurso Publicar é necessário para mover o conteúdo para o projeto ou salvar conteúdo no projeto da criação na Web.

Pastas de trabalho

Exibir o modelo

Exibir permite que um usuário veja a pasta de trabalho ou exibição. Se um usuário não tiver recebido o recurso Exibir, a pasta de trabalho não estará visível para ele.

Filtrar permite que um usuário interaja com filtros na exibição, incluindo manter apenas e excluir filtros. Os usuários que não possuem esse recurso não verão os controles de filtro na exibição.

Exibir comentários permite que um usuário visualize os comentários associados às exibições em uma pasta de trabalho.

Adicionar comentários permite que um usuário inclua comentários nas exibições em uma pasta de trabalho.

Baixar Imagem/PDF permite que o usuário baixe cada exibição como PNG, PDF ou PowerPoint.

Baixar dados de resumo permite que um usuário visualize os dados agregados em uma exibição ou nas marcas selecionadas e baixe esses dados (como um CSV).

Executar Explique os dados permite que um usuário execute Explique os dados nas marcas no modo de edição e visualização.

  • Observe que para que Explique os dados seja exibido como uma opção quando um usuário seleciona uma marca em uma pasta de trabalho, o recurso também deve ser habilitado como uma configuração do site. Para disponibilizar Explique os dados no modo de visualização, o recurso também deve ser permitido pelo autor em uma pasta de trabalho nas configurações de Explique os dados. Para obter mais informações, consulte Controlar acesso ao Explique os dados.

Explorar modelo

Compartilhar personalizado permite que os usuários adicionem as exibições personalizadas à lista de “Outras exibições” visível em uma pasta de trabalho.

  • Quando esse recurso é negado, os usuários não verão a opção “Tornar visível para os outros” ao criar uma exibição personalizada. Para obter mais informações, consulte Usar exibições personalizadas(O link abre em nova janela). Esse recurso não afeta a capacidade de compartilhar uma visualização personalizada com a caixa de diálogo de compartilhamento ou ao copiar o link.

Baixar dados completos permite que um usuário visualize os dados subjacentes em uma exibição ou nas marcas selecionadas e baixe esses dados (como um CSV).

Edição na Web permite que um usuário edite a exibição em um ambiente de criação baseado em navegador.

Publicar modelo

Baixar pasta de trabalho/Salvar como uma cópia permite que um usuário baixe uma pasta de trabalho compactada (como um TWBX). Permite que um usuário salve (publique) uma cópia da interface de edição na Web como uma nova pasta de trabalho.

Substituir permite que um usuário substitua o ativo do conteúdo no servidor.

  • Quando permitido, o usuário pode publicar novamente uma pasta de trabalho, uma fonte de dados ou um fluxo, ou salvar uma pasta de trabalho ou fluxo na criação na Web, tornando-se assim o proprietário e adquirindo acesso a todas as permissões. Em seguida, o acesso do proprietário original à pasta de trabalho é determinado por suas permissões como qualquer outro usuário.

Criar/atualizar métricas permite que um usuário crie métricas nas exibições em uma pasta de trabalho e permite que qualquer métrica que um usuário crie com essas exibições seja atualizada. Para obter mais informações, consulte Criar e solucionar problemas de métricas.

Modelo de administração

Mover permite que um usuário mova as pastas de trabalho entre projetos. Para obter mais informações, consulte Mover conteúdo.

Excluir permite que um usuário exclua a pasta de trabalho.

Definir permissões permite que um usuário crie regras de permissão para a pasta de trabalho.

Exibições

Em uma pasta de trabalho que não está em um projeto bloqueado e não mostra planilhas como guias de navegação, as exibições (planilhas, painéis, histórias) herdam as permissões da pasta de trabalho na publicação, mas quaisquer alterações nas regras de permissão devem ser feitas em exibições individuais. Os recursos de exibição são iguais para as pastas de trabalho, exceto Substituir, Baixar pasta de trabalho/Salvar como uma cópia e Mover, que estão disponíveis apenas no nível de pasta de trabalho.

Recomendamos mostrar as guias de planilha de navegação sempre que possível, para que as exibições herdem suas permissões da pasta de trabalho.

Fontes de dados

Exibir o modelo

Exibir permite que um usuário veja a fonte de dados no servidor.

Conectar permite que um usuário se conecte a uma fonte de dados no Tableau Desktop, no Tableau Prep Builder, no Pergunte aos dados ou na edição na Web.

  • Se um autor de pasta de trabalho inserir suas credenciais em uma fonte de dados publicada de uma pasta de trabalho publicada, ele estará basicamente inserindo seu recurso Conectar. Portanto, os usuários podem ver os dados na pasta de trabalho, independentemente de seu próprio recurso Conectar para essa fonte de dados. Se o autor da pasta de trabalho não inserir suas credenciais na fonte de dados publicada, o usuário precisará de seu próprio recurso Conectar da fonte de dados para consumir a pasta de trabalho. Para obter mais informações, consulte Acesso aos dados para fontes de dados publicadas do Tableau.
  • Um usuário deve ter o recurso Conectar de uma fonte de dados para usar o dados e criar ampliações de Pergunte aos dados. Para obter mais informações, consulte Ativar o Pergunte aos dados para sites e fontes de dados..

Explorar modelo

Baixar fonte de dados permite que o usuário baixe a fonte de dados no servidor (como um TDSX).

  • As fontes de dados multidimensionais, como as de conexões com Microsoft Analysis Services ou Oracle Essbase, devem ser usadas localmente. Para baixar a fonte de dados publicada no Tableau Desktop, o usuário deve ter o recurso Baixar. Para obter mais informações, consulte Fontes de dados de cubo.

Publicar modelo

Substituir permite que um usuário publique a fonte de dados no servidor e substitua-a no servidor.

Modelo de administração

Excluir permite que um usuário exclua a fonte de dados.

Definir permissões possibilita que um usuário crie e edite regras de permissão para a fonte de dados.

Outros tipos de conteúdo

  Exibir o modelo Explorar modelo Publicar modelo Modelo de administração
Fluxos Exibir permite que um usuário visualize o fluxo. Baixar fluxo permite que um usuário baixe o fluxo (como um TFLX).

Executar permite que um usuário execute o fluxo.

Substituir permite que um usuário publique um fluxo e substitua o fluxo publicado.

Mover permite que um usuário mova o conteúdo entre projetos. Para obter mais informações, consulte Mover conteúdo.

Excluir permite que um usuário exclua o conteúdo.

Definir permissões permite que um usuário crie regras de permissão para o conteúdo.

 

Funções de dados Exibir permite que um usuário visualize as funções de dados. n/a Substituir permite que um usuário publique funções de dados, substitua funções de dados publicadas e edite os sinônimos de funções de dados publicadas.
Métricas Exibir permite que um usuário visualize as métricas. n/a Substituir permite que um usuário substitua uma métrica e edite os detalhes de uma métrica.
Ampliações de Pergunte aos dados Exibir permite que um usuário veja a ampliação. n/a Substituir permite que um usuário edite as ampliações.
Conexões virtuais Exibir permite que um usuário veja a conexão virtual.

Conectar* permite que um usuário se conecte aos dados usando uma conexão virtual.

n/a Substituir permite que um usuário edite a conexão virtual.
Coleções Exibir permite que um usuário visualize as coleções. n/a n/a n/a

*Para conexões virtuais, observe que, por padrão, as conexões virtuais têm um modelo Personalizado que define o recurso Exibir como Permitido, mas não o recurso Conectar. Certifique-se de definir o recurso Conectar como Permitido para que os usuários possam se conectar usando a conexão virtual.

Agradecemos seu feedback!