Criar expressões de nível de detalhe no Tableau

As expressões de nível de detalhe (também conhecidas como expressões de LOD) permitem calcular valores no nível da fonte de dados e de visualização. Contudo, as expressões de LOD dão ainda mais controle no nível de granularidade que você deseja computar. Elas podem ser executadas em um nível mais granular (INCLUDE), menos granular (EXCLUDE) ou um nível totalmente independente (FIXED).

Este artigo explica os tipos de expressões de LOD que podem ser usados no Tableau, quando usá-los e como formatá-los. Além disso, apresenta usa um exemplo para demonstrar como criar uma expressão de LOD simples.

Como criar expressões de LOD

Siga as etapas abaixo para saber como criar e usar uma expressão de LOD no Tableau.

Etapa 1: configurar a visualização

  1. Abra o Tableau Desktop e conecte-se à fonte de dados Sample-Superstore salva.

  2. Navegue até uma nova planilha.

  3. No painel Dados, em Dimensões, arraste Região até a divisória Colunas.

  4. No painel Dados, em Medidas, arraste Vendas até a divisória Linhas.

    Um gráfico de barras que mostra a soma das vendas referente a cada região é exibido.

Etapa 2: criar a expressão de LOD

Em vez da soma de todas as vendas por região, você pode querer ver a média de vendas por cliente referente a cada região. Para isso, use uma expressão de LOD.

  1. Selecione Análise > Criar campo calculado.

  2. No editor de cálculo que é aberto, faça o seguinte:

    • Nomeie o cálculo Vendas por cliente.

    • Insira a seguinte expressão de LOD:

      { INCLUDE [Customer Name] : SUM([Sales]) }

  3. Ao terminar, clique em OK.

    A expressão de LOD recém-criada é adicionada ao painel Dados, em Medidas. Para saber mais sobre os tipos de expressões de LOD que podem ser usados, consulte a seção Tipos de expressões de LOD.

Etapa 3: usar a expressão de LOD na visualização

  1. No painel Dados, em Medidas, arraste a opção Vendas por cliente até a divisória Linhas e coloque-a à esquerda de SUM(Sales).

  2. Na divisória Linhas, clique com botão direito do mouse em Vendas por cliente e selecione Medida (Soma) > Média.

    Agora é possível ver a soma de todas as vendas e a média de vendas por cliente para cada região. Por exemplo, pode-se observar que na região Central, as vendas totalizaram aproximadamente US$ 500 mil, com uma venda média de aproximadamente US$ 800 para cada cliente.

Tipos de expressões de LOD

Existem três tipos de expressões de LOD que podem ser criados no Tableau:

Você também pode analisar uma expressão de LOD na tabela. Isso é chamado de expressão de LOD com Escopo de tabela.

FIXED

As expressões de nível de detalhe FIXED calculam um valor usando as dimensões especificadas, sem fazer referência às dimensões na exibição.

Exemplo

A expressão de nível de detalhe FIXED a seguir calcula a soma das vendas por região:

{FIXED [Region] : SUM([Sales])}

Essa expressão de nível de detalhe, denominada [Vendas por região], é então colocada em Texto para mostrar o total de vendas por região.

O nível de detalhe da exibição é [Região] mais [Estado]; entretanto, como as expressões de nível de detalhe FIXED não consideram o nível de detalhe da exibição, o cálculo usa apenas a dimensão referenciada, que nesse caso é Região. Por isso, é possível ver que os valores dos estados individuais são idênticos em cada região. Para obter mais informações sobre o motivo disso acontecer, consulte Agregação e expressões de nível de detalhe.

Se a palavra-chave INCLUDE tivesse sido usada na expressão de nível de detalhe em vez de FIXED, os valores seriam diferentes para cada estado, porque o Tableau acrescentaria a dimensão na expressão ([Região]) com as dimensões adicionais na exibição ([Estado]), a fim de determinar valores para a expressão. O resultado seria o seguinte:

INCLUDE

As expressões de nível de detalhe INCLUDE calculam valores usando as dimensões especificadas e qualquer outra dimensão que esteja na exibição.

As expressões de nível de detalhe INCLUDE podem ser úteis quando se deseja calcular em um nível de detalhe mais refinado no banco de dados e depois reagregar e mostrar em um nível de detalhe menos refinado na exibição. Os campos baseados em expressões de nível de detalhe INCLUDE serão alterados quando você adicionar ou remover dimensões da exibição.

Exemplo 1

A expressão de nível de detalhe FIXED a seguir calcula o total de vendas por cliente:

{ INCLUDE [Customer Name] : SUM([Sales]) }

Quando esse cálculo é colocado na divisória Linhas, agregado como AVG, e a dimensão [Region (Região)] é colocada na divisória Colunas, a exibição mostra o volume médio de vendas ao cliente por região:

Se a medida [Vendas] for arrastada para a divisória Linhas, o resultado ilustrará a diferença entre a venda total de cada região e a venda média por cliente de cada região:

Exemplo 2

A expressão de nível de detalhe INCLUDE a seguir calcula a soma das vendas por estado:

{ INCLUDE [State] : SUM(Sales)}

O cálculo é colocado na divisória Linhas e é agregado como uma média. A visualização resultante calcula a média da soma de vendas por estado entre as categorias.

Quando Segmento é adicionado à divisória Colunas e o cálculo é movido para Rótulo, os resultados da expressão de LOD são atualizados. Agora é possível ver como a soma média de vendas por estado varia entre categorias e segmentos.

EXCLUDE

As expressões de nível de detalhe EXCLUDE declaram dimensões a serem omitidas do nível de detalhe da exibição.

As expressões de nível de detalhe EXCLUDE são úteis em casos de ‘Percentual do total’ ou ‘Diferença da média geral’. Elas podem ser comparadas a recursos como Totais e Linhas de referência.

A expressão de nível de detalhe EXCLUDE não pode ser usada em expressões de nível de linha (nas quais não há dimensões a serem omitidas), mas podem ser usadas para modificar um cálculo de nível de exibição ou qualquer coisa semelhante (ou seja, você pode usar um cálculo EXCLUDE para remover a dimensão de alguma outra expressão de nível de detalhe).

Exemplo 1

A expressão de nível de detalhe EXCLUDE a seguir calcula a média do total de vendas por mês e depois exclui o componente de mês:

{EXCLUDE [Order Date (Month / Year)] : AVG({FIXED [Order Date (Month / Year)] : SUM([Sales])})}

Para obter mais informações sobre como criar campos de data Mês/Ano, consulte Datas personalizadas.

Observe que se trata de uma expressão de nível de detalhe aninhada, ou seja, uma expressão de nível de detalhe dentro de outra expressão de nível de detalhe.

Salvo como [média de vendas por mês], o cálculo poderá ser subtraído da soma de vendas por mês através de um cálculo ad-hoc na divisória Linhas:

Com Month([Order Date]) na divisória Colunas, isso cria uma exibição que mostra a diferença entre as vendas reais por mês ao longo de quatro anos e a média mensal de vendas para todo o período de quatro anos:

Exemplo 2

A expressão de nível de detalhe a seguir exclui [Region (Região)] de um cálculo da soma de [Sales (Vendas)]:

{EXCLUDE [Region]: SUM([Sales])}

A expressão é salva como [ExcludeRegion].

Para ilustrar como essa expressão pode ser útil, primeiro considere a exibição a seguir, que divide a soma das vendas por região e por mês:

Se você soltar [ExcludeRegion] em Cor, a exibição ficará sombreada para mostrar o total de vendas por mês, mas sem o componente regional:

Escopo de tabela

É possível definir uma expressão de nível de detalhe no nível de tabela sem usar palavras-chave de escopo. Por exemplo, a expressão a seguir retorna a data de pedido mínima (mais antiga) de toda a tabela:

{MIN([Order Date])}

Isso equivale a uma expressão de nível de detalhe FIXED sem declaração de dimensão:

{FIXED : MIN([Order Date])}

Sintaxe de expressões de LOD

Sintaxe de expressões de nível de detalhe

Uma expressão de nível de detalhe tem a seguinte estrutura:

{[FIXED | INCLUDE | EXCLUDE] <declaração de dimensão > : <expressão de agregação>}

Os elementos em uma expressão de nível de detalhe estão descritos na tabela a seguir.

Elemento Descrição
{ } A expressão de nível de detalhe inteira é inserida entre chaves.
[FIXED | INCLUDE | EXCLUDE]

O primeiro elemento após a chave de abertura é uma das seguintes palavras-chave de escopo:

  • FIXED

    As expressões de nível de detalhe FIXED calculam valores usando as dimensões especificadas, sem fazer referência ao nível de detalhe da exibição, ou seja, sem fazer referência a qualquer outra dimensão na exibição.

    As expressões de nível de detalhe FIXED também ignoram todos os filtros na exibição que não sejam filtros de contexto, filtros de fonte de dados e filtros de extração.

    Exemplo: { FIXED [Region] : SUM([Sales]) }

    Para obter mais informações sobre as expressões de nível de detalhe FIXED e para alguns exemplos de cenários de nível de detalhe FIXED, consulte a seção FIXED.

  • INCLUDE

    As expressões de nível de detalhe INCLUDE calculam valores usando as dimensões especificadas e qualquer outra dimensão que esteja na exibição.

    As expressões de nível de detalhe INCLUDE são mais úteis quando incluem uma dimensão que não está na exibição.

    Exemplo: { INCLUDE [Customer Name] : SUM([Sales]) }

    Para obter mais informações sobre as expressões de nível de detalhe INCLUDE e para alguns exemplos de cenários de nível de detalhe INCLUDE, consulte a seção INCLUDE.

  • EXCLUDE

    As expressões de nível de detalhe EXCLUDE removem explicitamente dimensões da expressão, ou seja, elas subtraem dimensões do nível de detalhe da exibição.

    As expressões de nível de detalhe EXCLUDE são mais úteis para eliminar uma dimensão na exibição.

    Exemplo: {EXCLUDE [Region]: SUM([Sales])}

    Para obter mais informações sobre as expressões de nível de detalhe EXCLUDE e para alguns exemplos de cenários de nível de detalhe EXCLUDE, consulte a seção EXCLUDE.

  • Escopo de tabela

    No caso de uma expressão de nível de detalhe com escopo de tabela, não é necessária nenhuma palavra-chave de escopo. Para obter mais informações, consulte a seção Escopo de tabela.

<declaração de dimensão>

Especifica uma ou mais dimensões para as quais a expressão de agregação deve ser unida. Use vírgulas para separar dimensões. Por exemplo:

[Segment], [Category], [Region]

Para expressões de nível de detalhe, é possível usar qualquer expressão avaliada como uma dimensão em uma declaração de dimensionalidade, incluindo as expressões de Data.

Este exemplo agregará a soma de Vendas no nível de Ano:

{FIXED YEAR([Order Date]) : SUM(Sales)}

Este exemplo agregará a soma de Vendas para a dimensão [Data do pedido], truncada para a parte de data do dia. Como essa é uma expressão INCLUDE, também usará as dimensões na exibição para agregar o valor:

{INCLUDE DATETRUNC('day', [Order Date]) : AVG(Profit)}

Observação: é altamente recomendável que você arraste campos para o editor de cálculo ao criar declarações de dimensão, em vez de digitá-los. Por exemplo, se você visualizar YEAR([Order Date]) em uma divisória e depois digitar esse item como a declaração de dimensão, ele não corresponderá ao campo na divisória. Mas se você arrastar o campo da divisória para a expressão, ele se tornará DATEPART('year', [Order Date]), e isso corresponderá ao campo na divisória.

Com cálculos nomeados (ou seja, cálculos que você salva no painel Dados, em oposição a cálculos ad-hoc, que não recebem nomes), o Tableau não pode associar o nome de um cálculo à sua definição. Assim, se você criar um cálculo nomeado, MyCalculation, definido a seguir:

MyCalculation = YEAR([Order Date])

E depois criar o seguinte nível EXCLUDE de expressão de detalhe e usar na exibição:

{EXCLUDE YEAR([Order Date]) : SUM(Sales)}

MyCalculation não será excluído.

De modo semelhante, se a expressão EXCLUDE especificar MyCalculation:

{EXCLUDE MyCalculation : SUM(Sales)}

YEAR([Order Date]) não será excluída.

: Uma vírgula separa a declaração de dimensão da expressão de agregação.
<expressão de agregação> A expressão de agregação é o cálculo executado para definir a dimensionalidade de destino.

Consulte também

Introdução às expressões de nível de detalhe

Uma análise aprofundada das expressões de LOD

Um mergulho nas expressões de LOD

15 principais expressões de LOD

Entendendo as Expressões LOD

Como funcionam as expressões de nível de detalhe no Tableau

Outros artigos nesta seção

Obrigado pelo feedback! Ocorreu um erro ao enviar seu feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem..