Arquivo de texto
Este artigo descreve como conectar o Tableau a um dados do arquivo de texto e configurar a fonte de dados. O Tableau se conecta a arquivos de texto delimitados (*.txt, *.csv, *.tab, *.tsv).
Após abrir o Tableau, em Conectar, clique em Arquivo de texto.
Selecione o arquivo ao qual você deseja se conectar e clique em Abrir.
OBSERVAÇÃO: a partir do Tableau 2020.2, as conexões de Excel e Texto antigas não serão mais compatíveis. Consulte o documento Alternativas de conexão herdada na Comunidade do Tableau para obter alternativas para usar a conexão herdada.
Na página da fonte de dados, faça o seguinte:
(Opcional) Selecione o nome da fonte de dados padrão na parte superior da página e, em seguida, insira um nome de fonte de dados exclusivo para uso no Tableau. Por exemplo, use uma convenção de nomeação de fonte de dados que ajude os outros usuários da fonte de dados a deduzir a qual fonte de dados devem se conectar. O nome padrão é gerado automaticamente com base no nome do arquivo.
Clique na guia de planilha para iniciar a análise.
Use SQL personalizado para se conectar a uma consulta específica em vez de à fonte de dados inteira. Para obter mais informações, consulte Conectar a uma consulta de SQL personalizado.
Observação: para arquivos de texto, o SQL personalizado só está disponível quando a conexão herdada é usada ou em pastas de trabalho que tenham sido criadas antes do Tableau Desktop 8.2.
Exemplo de fonte de dados do arquivo de texto
Veja a seguir um exemplo de fonte de dados do arquivo de texto:
Você pode configurar as seguintes opções antes de compilar a exibição.
Obter mais dados
Obtenha mais dados para a sua fonte de dados ao adicionar mais tabelas ou conectar mais dados em um banco de dados diferente.
Adicionar mais dados do arquivo atual: no painel esquerdo, arraste tabelas adicionais para a tela para reunir os dados usando uma união de linhas ou união de colunas. Para obter mais informações, consulte Unir colunas de dados ou Unir linhas de dados.
Adicione mais dados de diferentes bancos de dados: no painel esquerdo, clique em Adicionar próximo a Conexões. Para obter mais informações, consulte Unir colunas de dados.
Se um conector desejado não estiver listado no painel esquerdo, selecione Dados > Nova fonte de dados para adicionar uma nova fonte de dados. Para obter mais informações, consulte Combinar os dados.
Limpar seus dados com o Interpretador de dados
Se o Tableau detectar que pode ajudar a otimizar sua fonte de dados para análise, você receberá um aviso para usar o Interpretador de dados. O Interpretador de dados pode detectar subtabelas que você pode usar e remover a formatação exclusiva que possa causar problemas posteriormente na sua análise. Para obter mais informações, consulte Limpar dados do Excel, CSV, PDF e do Planilhas Google com o Interpretador de dados.
Configurar opções do arquivo de texto
Na tela, clique na seta suspensa da tabela e, em seguida, selecione se a primeira linha contém nomes de coluna. Essa opção é selecionada por padrão. Como alternativa, você pode fazer com que o Tableau gere os nomes ao conectar-se. Esses nomes podem ser alterados posteriormente. Você também pode selecionar Propriedades do arquivo de texto para especificar o seguinte:
Selecione o caractere usado para separar as colunas. Selecione uma opção da lista de caracteres ou selecione Outro para digitar um caractere personalizado.
Selecione o qualificador de texto que contém valores no arquivo de texto.
Selecione um conjunto de caracteres que descreva a codificação do arquivo de texto. As codificações disponíveis se baseiam no sistema operacional utulizado. Por exemplo, no Windows, ANSI está listado como windows-1252 e OEM está listado como 437.
Observação: em pastas de trabalho criadas antes do Tableau Desktop 8.2 ou que usam a conexão herdada, é possível selecionar ANSI, OEM, UTF-8, UTF-16 ou Outro. Ao selecionar Outro, você deverá especificar o conjunto de caracteres na caixa de texto fornecida. Esse valor será verificado quando houver a tentativa de conexão.
Selecione a localidade pela qual o arquivo deve ser analisado. Essa opção diz para o Tableau que separador de decimal e milhar usar.
Analisar dados, dinamizar, dividir e criar cálculos
As primeiras 1.000 linhas na fonte de dados são exibidas de forma automática na grade de dados abaixo da tela. Se você adicionar ou remover tabelas ou alterar as condições de união, a grade de dados será atualizada com as suas mudanças. Também é possível fazer o seguinte na grade de dados:
Alterar o tipo de dados ou a função geográfica de uma coluna clicando no ícone do tipo de dados.
Ocultar um campo clicando na seta suspensa da coluna e selecionando Ocultar.
Renomear um campo ao clicar duas vezes no nome do campo.
Redefinir um nome de campo clicando na seta suspensa da coluna e selecionando Redefinir nome.
Classifique os campos nas grades de dados e de metadados, ao selecionar uma opção de classificação na lista suspensa Classificar campos.
Classificar as linha na grade de dados clicando no botão de classificação, ao lado do nome da coluna.
Dinamizar campos para transformar dados com formato de tabela de referência cruzada no formato de colunas. Disponível apenas para os tipos de conexão não herdadas. Para obter mais informações, consulte Dinamizar dados de colunas para linhas.
Dividir um campo de cadeia de caracteres em vários campos. Disponível apenas para os tipos de conexão não herdadas. Para obter mais informações, consulte Dividir um campo em vários campos.
Criar novos cálculos com base nos campos existentes da fonte de dados do Tableau. Clique na seta suspensa da coluna e selecione Criar campo calculado.
Copie os valores na grade selecionando os valores e pressionando Ctrl+C (Command-C no Mac). Como alternativa, para copiar valores na grade de metadados, selecione os valores, clique com o botão direito do mouse (Clique segurando a tecla Contol, no Mac) e selecione Copiar.
Examinar a estrutura da fonte de dados e executar as tarefas de gerenciamento
Use a área de metadados para examinar rapidamente a estrutura geral da fonte de dados do Tableau e seus campos. Se você estiver trabalhando com uma fonte de dados particularmente grande, use a área de metadados para executar as tarefas de gerenciamento de dados de rotina, como ocultar vários campos de uma só vez ou renomear ou redefinir rapidamente os campos.
Conexão dinâmica ou usar uma extração
Na parte superior da página Fonte de dados, selecione o modo Ao vivo ou Extração. Se você optar por criar uma extração, o link Editar será exibido. Clique em Editar para configurar filtros que definam um subconjunto dos dados que deseja incluir na extração. Para obter mais informações, consulte Extrair seus dados.
Adicionar filtros de fonte de dados
Na parte superior da página da fonte de dados, clique em Adicionar para incluir filtros da fonte de dados a fim de controlar quais dados são usados e incluídos na fonte de dados e, assim, restringir a visibilidade e o uso dos campos na fonte de dados.
Colete os arquivos em um único diretório
Colete todos os arquivos de texto relevantes para uma conexão de várias tabelas em um único diretório vazio, para que não haja possibilidade dos usuários selecionarem inadvertidamente um arquivo que não seja apropriado para a conexão.
Considerações sobre a largura e o tamanho da coluna do arquivo de texto
Se o arquivo de texto contiver colunas com mais de 254 caracteres de largura, o Tableau não poderá usar esses campos para pastas de trabalho criadas antes do Tableau Desktop 8.2 ou que usam a conexão herdada. Remova as colunas, modifique-as para caber em 254 caracteres antes de se conectar no Tableau, ou atualize a fonte de dados de arquivo de texto.
Com frequência, os arquivos de texto grandes apresentam desempenho fraco como uma fonte de dados, pois as consultas podem levar muito tempo.
Você observará arquivos .ttde ou .hhyper ao navegar pelo diretório do computador. Ao criar uma fonte de dados do Tableau que se conecta aos seus dados, o Tableau cria um arquivo .ttde ou.hhyper. Esse arquivo, também conhecido como uma extração clandestina, é usado para ajudar a melhorar a velocidade dos carregamentos de fontes de dados no Tableau Desktop. Embora uma extração clandestina contenha dados subjacentes e outras informações semelhantes à extração do Tableau padrão, ela é salva em um formato diferente e não pode ser usada para recuperar seus dados.
Observação: os arquivos .tde não são mais compatíveis com versões do Tableau posteriores a 2024.2. Todas as extrações estão agora no formato .hyper.
Consulte também
- Configurar fontes de dados – Adicione mais dados a esta fonte de dados ou prepare os dados antes de analisá-los.
- Criar gráficos e analisar dados – Inicie a análise de dados.