Dividir um campo em vários campos

Se você tiver campos de cadeia de caracteres em seus dados que contenham várias unidades de informação, por exemplo, o primeiro e último nome de um cliente, talvez seja mais fácil analisar os dados dividindo os valores desse campo em campos separados. Você pode usar as opções de divisão ou divisão personalizada no Tableau para separar os valores com base em um separador ou um padrão repetido de valores presentes em cada linha do campo. Neste exemplo, o separador comum é um caractere de espaço ( ).

Os novos campos criados pela divisão ou divisão personalizada são adicionados à fonte de dados como campos calculados.

As divisões e divisões personalizadas são baseadas na função da cadeia de caracteres SPLIT. Para obter mais informações, consulte Funções de cadeia de caracteres.

Saiba se seus dados oferecem suporte à função SPLIT verificando o menu suspenso do campo:

  • Na página Fonte de dados, verifique o menu de Divisão e Divisão personalizada.

  • No painel Dados na planilha, verifique o menu Transformar > Divisão e Divisão personalizada.

Como diferentes tipos de conexão oferecem suporte a diferentes funcionalidades no Tableau, poderá ser necessário verificar ambos os locais para determinar se seus dados oferecem suporte às opções de divisão e divisão personalizada.

Dividir colunas automaticamente

Um campo da cadeia de caracteres pode ser dividido automaticamente com base em um separador comum detectado pelo Tableau.

Dependendo do tipo da conexão, uma divisão pode separar automaticamente os valores do campo em até dez campos novos. O tipo de dados dos novos campos gerados pela divisão podem variar, dependendo da combinação padrão que o Tableau detecta no separador Usado para dividir o campo original.

Observação: Em alguns casos, se a divisão demorar muito tempo para gerar novos campos ou se o Tableau não conseguir encontrar um separador comum, uma caixa de diálogo de divisão personalizada será exibida. Para obter mais informações, consulte a seção Divisão personalizada.

Para dividir um campo automaticamente

  1. Na página Fonte de dados, na grade, clique na seta suspensa ao lado do nome do campo.

  2. Selecione Dividir.

Observação: use também a opção de divisão no painel Dados na planilha. No painel Dados, clique com o botão direito do mouse no campo que deseja dividir e, em seguida, selecione Transformar > Dividir.

Se os resultados da divisão não forem satisfatórios, será possível acessar o painel Dados e editar os campos calculados que são criados pela divisão. Alternativamente, você pode clicar em desfazer na barra de ferramentas do Tableau Desktop ou remover a divisão.

Para remover campos criados por uma divisão

  1. Na página Fonte de dados, na grade, clique na seta suspensa ao lado do nome do campo.

  2. Selecione Excluir.

  3. Repita as etapas 1 e 2 para remover todos os campos criados pela divisão.

Alternativas à divisão automática

Às vezes, o uso da divisão automática não é a melhor opção. Os exemplos a seguir são casos em que os campos não devem ser divididos automaticamente:

  • Valores que contêm um número diferente de separadores: Os campos não podem ser divididos automaticamente se o número de separadores varia de valor para valor. Por exemplo, suponha que um campo tenha os seguintes valores:

    jsmith| accounting | north

    dnguyen | humanresources

    lscott | recruiting| west

    karnold |recruiting |west

  • Em casos como este, considere usar uma divisão personalizada. Para obter mais informações, consulte a seção Divisão personalizada.

  • Valores que contêm separadores misturados: Os campos não podem ser divididos automaticamente se os tipos de separador são diferentes. Por exemplo, suponha que um campo contenha os seguintes valores:

  • smith.accounting

    dnguyen-humanresources

    lscott_recruiting

    karnold_recruiting

    Em casos como este, considere o uso de expressões regulares para criar novos campos. Para obter mais informações, consulte Funções adicionais.

Divisão personalizada

Você pode usar a opção de divisão personalizada para especificar um separador comum para a divisão. Assim como a opção de divisão, uma divisão personalizada pode separar os valores de um campo em até dez novos campos. Além disso, você pode optar por dividir os valores na primeira ocorrência n do separador, na última ocorrência n do separador ou em todas as ocorrências do separador. O tipo de dados dos novos campos gerados pela divisão personalizada sempre resulta em um tipo de dados de cadeia de caracteres.

Para usar uma divisão personalizada

  1. Na página Fonte de dados, na grade, clique na seta suspensa ao lado do nome do campo.

  2. Selecione Divisão personalizada.

Observação: Você também pode acessar a opção de divisão personalizada no painel Dados. No painel Dados, clique com o botão direito do mouse no campo que deseja dividir e, em seguida, selecione Transformar > Divisão personalizada.

Se os resultados da divisão não forem satisfatórios, será possível acessar o painel Dados e editar os campos calculados que são criados pela divisão. Alternativamente, você pode clicar em desfazer na barra de ferramentas do Tableau Desktop ou remover a divisão.

Para remover os campos criados por uma divisão personalizada

  1. Na página Fonte de dados, na grade, clique na seta suspensa ao lado do nome do campo.

  2. Selecione Excluir.

  3. Repita as etapas 1 e 2 para remover todos os campos criados pela divisão personalizada.

Visão geral: trabalhando com divisões e divisões personalizadas

A seguir, encontra-se uma lista de observações adicionais que você pode precisar saber sobre as divisões e divisões personalizadas.

  • Novos campos gerados de uma divisão ou divisão personalizada não podem ser usados como chaves da tabelas de união, mas podem ser usados para combinar as fontes de dados.

  • Novos campos gerados de uma divisão ou divisão personalizada não podem ser usados em uma dinamização.

  • As opções de divisão e divisão personalizada não têm suporte para conjuntos, grupos, parâmetros e compartimentos.

  • O Microsoft SQL Server permite até quatro campos de divisão.

  • Para gerar mais de dez novos campos, considere o uso de uma divisão ou divisão personalizada no campo que foi gerado anteriormente por estas divisões.

Solução de problemas para divisões e divisões personalizadas

A seguir, encontra-se uma lista de problemas que podem ocorrer ao usar as divisões e divisões personalizadas:

  • As opções de divisão e divisão personalizada não estão disponíveis para um tipo de fonte de dados com suporte: As opções de divisão e divisão personalizada estão disponíveis somente para campos que sejam um tipo de dados de cadeia de caracteres.

  • Valores nulos ou células vazias: Após a criação de uma divisão ou divisão personalizada, os novos campos poderão conter valores nulos ou nenhum valor. Os valores nulos ou células vazias ocorrem quando não há nenhum valor para o número de campos esperado.

  • Dados removidos: O Tableau pode usar partes dos valores de campo como um separador. Se uma parte dos valores de um campo for usada como um separador, esses valores não aparecerão mais nos novos campos. Por exemplo, suponha que um campo contenha os seguintes valores:

  • ZIP-98102

    ZIP-98109

    ZIP-98119

    ZIP-98195

     

    Neste caso, a divisão criará um novo campo com os seguintes valores:

    98102

    98109

    98119

    98195

     

    A divisão não criará um campo separado para “ZIP-“, porque a divisão usa-o como um separador.

Agradecemos seu feedback!