Dinamizar dados de colunas para linhas

Às vezes, a análise de dados armazenados em um formato de tabela de referência cruzada pode ser difícil no Tableau. Ao trabalhar com Microsoft Excel, arquivo de texto, Planilhas Google e fontes de dados .pdf, é possível dinamizar os dados de um formato de tabela de referência cruzada para um formato de colunas. Se estiver trabalhando com outras fontes de dados, é possível Dinamizar usando a SQL personalizada (Tableau Desktop).

Por exemplo, suponha que você tenha o número de dispositivos vendidos por trimestre para três fornecedores em três campos separados. Por exemplo, suponha que você tenha o número de dispositivos vendidos por trimestre para três fornecedores em três campos separados.

Dinamizar os dados

Após configurar a fonte de dados, na grade, selecione duas ou mais colunas. Clique na seta suspensa ao lado do nome da coluna e, em seguida, selecione Dinamizar. As novas colunas chamadas de "Nomes de campo da tabela dinâmica" e de "Valores de campo da tabela dinâmica" são criadas e adicionadas à fonte de dados. As novas colunas substituem as colunas originais que você selecionou para criar a opção dinâmica.

Adicionar à tabela dinâmica

Para adicionar mais dados para dinamizar, selecione outra coluna, clique na seta suspensa ao lado do nome da coluna e, em seguida, selecione Adicionar dados para dinamizar. Certifique-se de que as colunas e valores dinâmicos estejam como esperado antes de iniciar sua análise.

 

Para remover uma dinamização, clique na seta suspensa ao lado do nome de uma coluna dinâmica e, em seguida, selecione Remover dinamização.

Solucionando problemas dinâmicos

  • Os campos vermelhos na exibição e os campos com pontos de exclamação no painel Dados: como os campos originais são substituídos por novos campos dinâmicos, qualquer referência aos campos originais na exibição não funcionará mais. Eles fazem com que os campos tornem-se vermelhos na exibição ou mostrem um ponto de exclamação vermelho ao lado do campo no painel Dados.

  • Valores nulos na grade: Se todos os campos originais usados na opção dinâmica forem removidos, por exemplo, em uma atualização de extração, os valores nulos são exibidos nos campos dinâmicos.

  • Nenhuma opção de dinamização: a opção Dinamizar aparece ao selecionar duas ou mais colunas em uma única fonte de dados do Microsoft Excel, arquivo de texto, Planilhas Google e .pdf. Caso esteja usando uma fonte de dados diferente no Tableau Desktop, é possível usar o SQL personalizado para dinamizar.

Dinamizar usando a SQL personalizada (Tableau Desktop)

Além disso, é possível usar o SQL personalizado para dinamizar os seus dados mesmo se não estiver usando fontes de dados do Excel, arquivo de texto, Planilhas Google e .pdf. Ao usar o operador UNION ALL em uma consulta SQL personalizada, você pode obter os valores de colunas distintas e colocá-los em uma nova coluna.

Por exemplo, suponha que você tenha uma tabela denominada Contest.

Contest

Runner Start Time End Time
Amanda 3/9/2016 15h04 3/9/2016 15h25
Oscar 3/9/2016 15h04 3/9/2016 15h21
William 3/9/2016 15h04 3/9/2016 15h16

Para otimizar a análise destes dados no Tableau, você pode usar a consulta SQL personalizada a seguir para dinamizar as colunas "Start Time" e "End Time", para que seus valores estejam em uma única coluna.

Select [Runner]
, 'Start' as [Action]
, [Start Time] as [Time]
From [Contest]
Union ALL
Select [Runner]
, 'End' as [Action]
, [End Time] as [Time]
From [Contest]

A consulta SQL personalizada fará o seguinte:

  • Dinamiza o cabeçalho de coluna Start Time em um valor de cadeia de caracteres denominado Start, e adiciona esse valor para uma nova coluna denominada Action.
  • Dinamiza o cabeçalho de coluna End Time em um valor de cadeia de caracteres denominado End, e adiciona esse valor para uma nova coluna denominada Action.
  • Dinamiza as colunas Start Time e End Time, para que seus valores estejam em uma nova coluna denominada Time.

A tabela a seguir mostra os resultados desta consulta SQL personalizada.

Runner Action Time
Amanda

Início

3/9/2016 15h04
Oscar Início 3/9/2016 15h04
William Início 3/9/2016 15h04
Amanda End 3/9/2016 15h25
Oscar End 3/9/2016 15h21
William End 3/9/2016 15h16

 

Para dinamizar os dados usando a SQL personalizada

  1. Conecte-se aos seus dados

  2. Clique duas vezes na opção Nova SQL personalizada no painel esquerdo. Para obter mais informações, consulte Conectar a uma consulta de SQL personalizado.

  3. Na caixa de diálogo Editar SQL personalizada, copie e cole a consulta SQL personalizada a seguir e substitua o conteúdo com informações sobre a sua tabela:

    Select [Static Column]
    , 'New Value (from Column Header 1)' as [New Column Header]
    , [Pivot Column Values 1] as [New Values]
    From [Table]
    Union ALL
    Select [Static Column]
    , 'New Value (from Column Header 2' as [New Column Header]
    , [Pivot Column Values 2] as [New Values]
    From [Table]
    Union ALL
    Select [Static Column]
    , 'New Value (from Column Header 3' as [New Column Header]
    , [Pivot Column Values 3] as [New Values]
    From [Table]

    Onde os seguintes são verdadeiros:

    • Coluna estática: uma lista delimitada por vírgulas das colunas da Tabela, dimensões e medidas, que não deve ser incluída na opção dinâmica.

    • Novo valor (do cabeçalho de coluna 1-3): novos nomes dados aos cabeçalhos de colunas originais, que são usados como valores de linha na opção dinâmica.

    • Valores de coluna dinâmicos 1-3: as colunas cujos valores necessitam de ser dinamizados para uma única coluna.

    • Novo cabeçalho de coluna: o nome que deseja dar a nova coluna, que contém os novos valores de linha de Novo valor (do cabeçalho de coluna 1-3).

    • Novos valores: o nome dado a nova coluna, que contém os valores originais de Valores de coluna dinâmicos 1-3.

    • Tabela: a tabela na qual você se conecta.

  4. Clique em OK.

Agradecemos seu feedback!