Manter as licenças do Tableau Desktop e do Tableau Prep

O Tableau Desktop e o Tableau Prep Builder podem ser licenciados sob um modelo de licença com prazo. Quando você compra uma assinatura nova do Tableau Server ou do Tableau Cloud, no entanto, as chaves do produto não são mais emitidas para Tableau Desktop ou Tableau Prep Builder. Em vez disso, você usa gerenciamento de licenças baseadas em logon para ativar e entrar no Tableau Server ou Tableau Cloud. Para obter mais informações, consulte Ativar o Tableau usando o gerenciamento de licenças baseado em logon(O link abre em nova janela).

As licenças com prazo devem ser renovadas e a chave do produto deve ser atualizada para continuarem a oferecer serviço ininterrupto. Você pode renovar continuamente a licença com prazo à medida que cada período especificado expira. Se a sua licença com prazo não for renovada e o prazo expirar, o Tableau não funcionará mais e o acesso o software será interrompido. Para obter mais informações sobre como renovar sua licença, consulte Como renovar as licenças do Tableau(O link abre em nova janela).

Observação: as licenças de avaliação para o Tableau Desktop ou o Tableau Prep expiram após um período de tempo definido, geralmente 14 dias. Após a expiração do período de avaliação, você precisará comprar uma licença(O link abre em nova janela) para continuar usando o produto.

Mostrar dados sobre a licença

Depois de instalar o Tableau Desktop ou o Tableau Prep, abra o aplicativo e navegue até Ajuda > Gerenciar chaves do produto no menu superior para ver as informações sobre o tipo de licença que você tem e a data de expiração.

Também é possível ativar ou desativar uma chave do produto ou atualizar uma chave do produto de manutenção nessa caixa de diálogo, se não estiver usando a opção de Desktop Virtual (ATR).

Observação: o Tableau oferece licenças com prazo que fornecem uma variedade de recursos. O tipo da sua licença é exibido no campo Produto. Para obter mais informações sobre os diferentes tipos de licenças baseadas em usuário disponíveis, consulte Licenças baseadas em usuário(O link abre em nova janela) na ajuda do Tableau Server.

Os usuários existentes do Tableau Desktop podem ter uma licença perpétua (permanente). As licenças perpétuas não expiram, e o campo Licença expira na caixa de diálogo Gerenciar chaves de produto exibe "Permanente". No entanto, para obter acesso a atualizações de produtos e suporte técnico, é necessário comprar os Serviços de suporte e manutenção. Esses serviços devem ser renovados para continuar recebendo o serviço. As licenças perpétuas (permanentes) não estão mais disponíveis para o Tableau Desktop.

Use os seguintes botões para executar a chave do produto:

  • Atualizar (apenas sem ser o gerenciamento de licenças baseadas em logon e o Desktop Virtual): clique no botão Atualizar para atualizar uma licença de manutenção que está expirando, em seguida, feche e reinicie o Tableau Desktop. Se a data do campo A manutenção expira não for atualizada, verifique com o administrador de licença, pois a chave ou o contrato de manutenção pode ter mudado.

    Uma chave do produto cujo valor de expiração de licença está listado como "Permanente", como mostrado na caixa de diálogo Gerenciar chaves de produto acima, é uma chave de produto antiga. Você pode atualizar uma chave permanente do produto a qualquer momento, desde que a data final de manutenção listada no Portal do Cliente do Tableau seja posterior à data refletida na caixa de diálogo Chaves de produto do Desktop Manager.

    Se a chave do produto tiver atingido a data de validade (chaves do produto não permanentes), não será possível atualizá-la. Visite o Portal do Cliente do Tableau para obter uma chave do produto de assinatura atualizada e realizar uma nova ativação. Se a chave do produto não tiver atingido a data de validade, será possível atualizá-la. Quando você atualiza uma chave de produto que ainda não expirou, apenas o valor "Licença expira" mudará e não a chave do produto. A chave do produto mudará quando atingir a data de validade.

    Para atualizar uma chave de manutenção na linha de comando, consulte Atualizar a chave do produto(O link abre em nova janela) no Guia de implantação do Tableau Desktop e do Tableau Prep.

    Observação: não é possível atualizar a chave do produto se Tableau Desktop estiver off-line. Se você estiver ativando o Tableau Desktop no modo off-line, obtenha e ative uma nova chave no Portal do cliente Tableau.

  • Desativar (apenas sem ser o gerenciamento de licenças baseadas em logon e o Desktop Virtual): selecione uma chave do produto na lista e clique em Desativar para desativar a chave do produto. Desative uma chave do produto se precisar movê-la para outro computador ou se não precisar mais dela nesse computador.

    Para obter mais informações sobre a desativação de uma chave do produto, consulte Mover ou desativar chaves do produto(O link abre em nova janela) no Guia de implantação do Tableau Desktop e do Tableau Prep.

  • Ativar: depois de instalar o Tableau Desktop ou o Tableau Prep, clique em Ativar para abrir a caixa de diálogo de ativação e inserir a chave do produto. Caso receba um erro e não possa ativar o Tableau Desktop ou Tableau Prep usando a chave do produto, entre em contato com o Suporte do Tableau(O link abre em nova janela).

    Para obter mais informações sobre a ativação de uma chave do produto, consulte Ativar e registrar seu produto(O link abre em nova janela) no Guia de implantação do Tableau Desktop e do Tableau Prep.

Atualize automaticamente as chaves do produto usando o licenciamento sem tempo de inatividade

A partir da versão 2021.1 do Tableau, os usuários do Tableau Desktop e do Tableau Prep Builder conectados à Internet talvez não precisem mais atualizar manualmente as chaves do produto. Licenças por prazo são automaticamente atualizadas sem exigir qualquer ação, a partir de 14 dias antes da expiração da assinatura se o usuário estiver conectado ao Tableau Desktop ou Tableau Prep Builder. Chaves do produto permanentes não são atualizadas automaticamente e devem ser atualizadas manualmente usando a opção de menu Gerenciar chaves do produto.

O Tableau Desktop e o Tableau Prep Builder tentarão atualizar silenciosamente uma chave ativa do produto e avisará os usuários 14 dias antes de a licença expirar, se a atualização silenciosa não tiver sucesso. O Tableau tentará atualizar uma chave do produto três vezes (14 dias, 4 dias e 1 dia antes do vencimento da licença) para refletir as extensões da data final da licença, como resultado da renovação da sua assinatura. A chave do produto não é atualizada a menos que um usuário do Tableau Desktop faça login em Tableau Desktop durante aqueles períodos. Para usuários que não fazem login no Tableau Desktop todos os dias, você deve atualizar suas chaves do produto usando a opção de menu Gerenciar chaves de produto.

Monitorar dados de uso e de expiração da licença do Tableau Desktop

Se quiser monitorar e ver os dados de uso e de expiração da licença do Tableau Desktop no Tableau Server, configure o Tableau Desktop para enviar os dados de licença para o Tableau Server em um intervalo definido e, em seguida, habilite os relatórios no Tableau Server.

Isso permite que os administradores do servidor acessem dois relatórios:

  • Uso da licença do Desktop: este relatório permite que administradores do servidor visualizem os dados de uso das licenças do Tableau Desktop na sua organização.

  • Vencimento da licença do Desktop: este relatório apresenta informações aos administradores do servidor sobre quais licenças do Tableau Desktop na sua organização venceram ou precisam de renovação de manutenção.

Se o Tableau Desktop e o Tableau Server estiverem configurados para relatórios de licenciamento, ao entrar no Tableau Server como Administrador, você verá esses dois relatórios listados na página Status do servidor, na seção Análise.

Caso não veja esses relatórios listados, é possível que o Tableau Desktop e o Tableau Server não estejam configurados para os relatórios de uso do Tableau Desktop.

Para obter informações sobre como configurar o Tableau Desktop e o Tableau Server para os relatórios de uso, consulte Gerenciar o uso da licença do Tableau Desktop(O link abre em nova janela) no Guia de implantação do Tableau Desktop e do Tableau Prep.

Recursos adicionais

Para obter mais informações sobre o gerenciamento de licenças, consulte os tópicos a seguir:

Agradecemos seu feedback!