Gerenciar Data Connect
A partir de setembro de 2025, o Tableau Data Connect não estará mais disponível para novas implantações. Recomendamos que os clientes existentes migrem sua implantação do Data Connect para Private Connect(O link abre em nova janela) ou Tableau Bridge(O link abre em nova janela). O Data Connect será descontinuado no futuro. Para obter mais informações, consulte o artigo da base de conhecimento, Descontinuação do Data Connect do Tableau(O link abre em nova janela).
O Data Connect opera como um modelo de responsabilidade compartilhada. Com esse modelo, os clientes fornecem os recursos de computação físicos ou virtuais, e o Tableau hospeda e gerencia o cluster de Kubernetes do Data Connect nesses recursos. O Tableau reduz a sobrecarga de administração gerenciando, monitorando e mantendo remotamente o cluster Kubernetes. Neste modelo, o Tableau é responsável por operar o serviço Data Connect com segurança, e os clientes são responsáveis por gerenciar as camadas de infraestrutura e rede.

Gerenciamento dos nós do Data Connect
Como parte do modelo de responsabilidade compartilhada, o Tableau gerencia a solução de problemas de integridade dos clientes do Bridge implantados nos nós do Data Connect. Você é responsável pela integridade dos nós, mantendo os computadores atualizados e saudáveis e gerenciando a conectividade de rede. Para dar suporte ao gerenciamento de nós do Data Connect, o Tableau fornecerá alertas no Tableau Cloud quando uma ação do nó for necessária.
Licenças de nó
O Data Connect é licenciado pelo nó e está disponível para compra por clientes que usam as edições Tableau Cloud Enterprise ou Tableau. Os nós só podem ser adicionados a um único cluster por vez. Saiba mais em Sobre o Data Connect.
As licenças de nó são compartilhadas entre todos os sites em um locatário do Tableau Cloud Manager. Isso permite que você compartilhe clusters entre diferentes sites sem precisar pagar por licenças de nós separadas. Se você perceber que as licenças dos nós do Data Connect são consumidas antes de você configurar um cluster, isso significa que outro site no seu locatário já configurou os nós do Data Connect. Considere compartilhar nós do Data Connect com outros sites no seu locatário para reduzir os custos gerais.
Monitorar a integridade do nó
Caso um nó fique com problemas ou perca a conectividade com o Tableau Cloud, os detalhes serão fornecidos aos administradores do site do Tableau Cloud.
As porcentagens de utilização dos nós são fornecidas para monitoramento quase em tempo real da sua implantação. Os valores fornecidos são atualizados a cada 15 segundos e exibirão valores atualizados quando você atualizar seu navegador. Quando os computadores de nó ultrapassam 90% de utilização da CPU ou 80% de carga de memória, alertas aparecerão na experiência do usuário do Tableau Cloud.
Para obter mais informações sobre como solucionar problemas de nó, consulte Solução de problemas de inicialização e integridade do serviço.
Adicionar e remover nós de um cluster
Nós podem ser adicionados e removidos de clusters para acomodar diferentes padrões de uso. No entanto, eles são projetados para atender a um único cluster por vez e não para mudar dinamicamente entre clusters. Para adicionar ou remover um nó, você deve ser um administrador do site no site do proprietário do cluster. Consulte Adição de um nó de um cluster existente e Remoção de um nó de um cluster existente.
Gerenciamento da capacidade do nó
À medida que as cargas de trabalho do Data Connect aumentam, você pode começar a encontrar limitações na infraestrutura existente fornecida inicialmente. Há duas maneiras de expandir a capacidade do serviço Data Connect. A primeira é aumentar o tamanho do computador que você está usando para seu nó do Data Connect. A segunda é aumentar o número de nós que você tem dentro de um cluster.
Aumentar a CPU em uma máquina beneficiará particularmente a taxa de transferência de consultas ativas e extrações de fontes de dados incorporadas em um nó. Aumentar a memória beneficiará particularmente o desempenho de extrações de fontes de dados publicadas em um nó.
Aumentar o número de nós dentro de um cluster aumentará a taxa de transferência do sistema como um todo.
Para obter mais informações sobre o planejamento de capacidade, baixe o whitepaper, Acesso aos seus dados de rede privada com o Tableau Cloud.
Alterações em nós atuais
Enquanto o Data Connect estiver ativamente implantado, talvez seja necessário fazer alterações operacionais na infraestrutura do seu nó. Isso pode incluir adicionar memória ou CPU à sua infraestrutura, rotacionar um nó para uma nova máquina ou realizar manutenção em um nó.
Alterar a identidade do nó (nome do host ou endereço IP) ou impactar de outra forma a disponibilidade da rede resultará em tempo de inatividade do nó do Data Connect.
Se você estiver alterando a identidade do nó (nome do host ou endereço IP), será necessário tomar medidas adicionais para excluir o nó no Tableau Cloud antes de fazer as alterações e, em seguida, integrá-lo como um novo nó após a conclusão das alterações.
Cenário de exemplo nº 1: adicionar recursos a um computador existente sem precisar reiniciar
Alguns provedores de nuvem permitem que você adicione recursos a uma máquina existente (CPU/memória) sem reiniciar o computador. Nesse cenário, nenhuma alteração no Data Connect é necessária e o serviço utilizará os recursos adicionais sem exigir ação do Data Connect.
Cenário de exemplo nº 2: fazer alterações que exigem a reinicialização do computador, mas não afetam a rede ou a identidade da máquina
Muitas vezes, a manutenção do computador ou a adição de recursos a um computador existente (CPU/memória) exigirá a reinicialização do próprio computador, mas não afetará a identidade ou a rede do computador. Nesses casos, o nó que requer reinicialização será desconectado do Tableau Cloud durante a reinicialização. Após a reinicialização, também será necessário iniciar o serviço Data Connect no computador. Após a conclusão desse processo (normalmente menos de 1 hora), o nó será exibido como “Disponível” no Tableau Cloud. Não deve haver nenhuma outra ação necessária para habilitar o Data Connect.
Se você alterar inesperadamente a identidade do computador, consulte o Cenário de Exemplo nº 3.
Se a rede do computador for inesperadamete afetada durante a manutenção, consulte Solução de problemas de inicialização e integridade do serviço.
Cenário de exemplo nº 3: alterações que exijam uma alteração na identidade do nó (nome do host ou endereço IP)
Nesse cenário, você deve primeiro desconectar o nó do Tableau Cloud excluindo-o antes de fazer qualquer alteração. Após o nó ser desconectado, realize a manutenção necessária e adicione o nó novamente ao cluster.
Cenário de exemplo nº 4: mudanças que impactam a rede
Esse cenário é mais comum se outra equipe da sua organização ou um terceiro hospeda o computador para você. Se ela fizer manutenção no computador e isso afetar a rede do computador, o nó ficará indisponível no Tableau Cloud. Para resolver esse problema, você precisará resolver o problema de rede e, em alguns casos, reiniciar o computador. Para obter mais detalhes sobre as configurações de rede apropriadas, consulte Solução de problemas de inicialização e integridade do serviço.
Compartilhamento de clusters do Data Connect
Os clusters do Data Connect e seus nós correspondentes podem ser usados por todos os sites em um locatário do Tableau Cloud (Tableau Cloud Manager). Compartilhar a infraestrutura reduz o custo de execução do Data Connect em sua implantação do Tableau Cloud. Compartilhar clusters permite que consultas em diferentes sites dentro do locatário usem a mesma infraestrutura de nós.
Depois que um cluster for compartilhado, os administradores dos sites compartilhados serão responsáveis por configurar os pools em seus sites. Depois que os pools forem estabelecidos, as consultas no site começarão a usar o Data Connect para consultas enviadas aos domínios especificados nos pools.
Ver (Opcional) Etapa 4: compartilhar clusters entre sites.
Funções e responsabilidades para clusters compartilhados
Proprietários de clusters e destinatários de clusters trabalham juntos para gerenciar clusters compartilhados.
Proprietários de cluster
Os administradores do site que originalmente configurou o cluster Data Connect são chamados de Proprietários de cluster. Os proprietários do cluster são responsáveis por garantir a integridade dos nós do Data Connect em nome de todos os sites que usam o cluster. Os proprietários do cluster também são responsáveis por configurar os pools no site que possui o cluster, bem como monitorar a integridade das consultas individuais desse site. No entanto, a configuração de pools e o monitoramento da integridade de consultas individuais em todos os outros sites serão de responsabilidade dos sites nos quais esses pools estão configurados.
Destinatários do cluster
Os administradores de sites que não configuraram originalmente o cluster Data Connect são chamados de destinatários do cluster. Os destinatários do cluster não têm visibilidade da integridade do nó e não podem tomar medidas sobre a integridade do nó em seus sites. Os administradores do site destinatário do cluster são responsáveis apenas por estabelecer pools e monitorar a integridade das consultas individuais.
Qualquer comunicação sobre a integridade do nó para fins entre sites deve ocorrer fora do Tableau Cloud.
Resumo de responsabilidade compartilhada do cluster
| Responsabilidade | Proprietário do cluster | Destinatário do cluster |
|---|---|---|
Configuração | Configuração do cluster Configuração de rede Instalação de drivers para todos os sites Adição de imagens base para todos os sites destinatários | Fornecimento do ID do pool e os requisitos do driver ao proprietário do cluster |
| Habilitar | Compartilhar o cluster | |
| Configuração do pool | Gerenciado por administradores do site no site proprietário | Gerenciado pelos administradores do site no site receptor |
| Monitoramento | O proprietário do cluster monitora a integridade do Data Connect no nível do cluster | |
| Tokens de atualização (90 dias) | Atualizar no próprio site | Atualizar no próprio site |
| Consultar integridade | Monitora no próprio site | Monitora no próprio site |
Solução de problemas de inicialização e integridade do serviço
O Data Connect usa um modelo de responsabilidade compartilhada para implantar o Tableau Bridge em seu ambiente e manter os dados da rede privada atualizados. Esta seção de solução de problemas aborda problemas que podem surgir durante a configuração do Data Connect e problemas que fazem com que clusters e nós existentes fiquem indisponíveis.

Se você tiver problemas de inicialização, verifique a seguinte conectividade e acesso:
A infraestrutura, o cluster e o contêiner do Data Connect exigem acesso de rede aos serviços do provedor de orquestração (número 2 na imagem acima) e ao Tableau Cloud (somente saída, número 5).
A infraestrutura, o cluster, o contêiner e o agente do Data Connect exigem acesso de rede ao seu banco de dados (número 6).
Consulte Especificações de rede.
Monitoramento de integridade da consulta do Data Connect
O Data Connect implanta e gerencia clientes Bridge. Os clientes individuais do Bridge são responsáveis pelas consultas enviadas aos dados da sua rede privada. Para saber mais, consulte Arquitetura.
Há diversas soluções de monitoramento disponíveis no Tableau Cloud para ajudar você a gerenciar diferentes cenários de monitoramento para consultas individuais manipuladas pelo Data Connect. Todas essas soluções estão disponíveis para administradores. Os administradores podem disponibilizar o Informações administrativas e o Registro de atividades para usuários não administradores.
Monitoramento em tempo real
Página de trabalhos: monitore o status do trabalho de extração em tempo real para trabalhos realizados nas últimas 24 horas. Consulte Gerenciar trabalhos do Processador em segundo plano no Tableau Cloud.
Exibições administrativas: monitore o status e o desempenho do trabalho de extração em tempo real. Inclui histórico de trabalhos recentes para análise de longo prazo. Consulte Exibições administrativas Localizar exibições administrativas.
Análise histórica
Informações administrativas: monitore o status e o desempenho do trabalho usando fontes de dados do Tableau Cloud publicadas em seu ambiente. Esses dados são atualizados diariamente e mostram dados históricos para análises de longo prazo. Ele pode ser compartilhado com usuários não administradores, se desejado. Usar as Informações administrativas para criar Exibições personalizadas.
Registro de atividades: monitore o status e o desempenho do trabalho usando dados de registro que podem ser armazenados pelo tempo que for necessário para sua análise. Esses dados podem ser compartilhados com usuários não administradores, se desejado. Disponível apenas para clientes do Tableau Cloud Enterprise e Tableau+. Consulte Registro de atividade.
Observe que, para clusters compartilhados do Data Connect, o monitoramento das consultas do Data Connect é gerenciado no nível do site. Os administradores do site só poderão monitorar consultas que usam os pools em seus sites.
Para obter uma descrição completa do monitoramento de trabalhos individuais por meio de vários cenários de usuário, baixe o whitepaper, Acesso aos seus dados de rede privada com o Tableau Cloud.
Para obter informações relacionadas à solução de problemas de erros individuais, consulte Solução de problemas de erros de consultas individuais.
