Sobre o Data Connect

Em seu ambiente, o cluster do Kubernetes do Data Connect supervisiona um conjunto de contêineres Docker. Os contêineres suportam o ambiente de tempo de execução que consiste em um ou mais agentes. O agente é o programa que executa tarefas e permite a comunicação segura através do firewall entre sua organização.

Os serviços do Data Connect incluem:

  • Solução de problemas e monitoramento de cluster: o Tableau monitora a integridade e o uso do agente do Data Connect. Os dados de telemetria são coletados para garantir que os recursos sejam usados da maneira mais eficaz e eficiente.

  • Manutenção do cluster: as atualizações são implantadas automaticamente e a operação e manutenção do cluster pertencem e são totalmente realizadas pelo Tableau. O Data Connect otimiza automaticamente a implantação para sua carga de trabalho com base nas necessidades e no pool de computação disponível.

  • Monitoramento de alertas: o gerenciamento de incidentes é fornecido continuamente para resolver problemas rapidamente e limitar o impacto nos negócios.

Suporte de conector

O Data Connect oferece suporte aos mesmos conectores que o Tableau Bridge para Linux. Para uma revisão completa das opções de conectividade, consulte Conectividade com o Bridge.

Apoio ambiental

Atualmente, o Data Connect oferece suporte a ambientes locais e VCP: Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure e Google Cloud Platform (GCP). Os nós do Data Connect são compatíveis com um único Site do Tableau Cloud. Os nós devem ser instalados na mesma rede que os dados. Portanto, os clientes devem planejar pelo menos três nós por rede privada por Site para manter a disponibilidade do serviço. Os nós do Data Connect devem ser dedicados ao Data Connect. Você não pode implantar nenhum outro contêiner no cluster de propriedade do Tableau. E você não pode usar um cluster existente para o Data Connect.

Visão geral

A arquitetura do Data Connect consiste em três componentes principais e limites de responsabilidade. Embora haja alguma sobreposição, o Tableau é o principal responsável pelas camadas de aplicação e orquestração, e os clientes são responsáveis pela infraestrutura (computação, sistema operacional, rede e armazenamento) e sua localização.

Para começar, execute um script em cada um dos servidores Linux que resulta em um cluster Kubernetes gerenciado pelo Tableau em seu ambiente. Esse cluster Kubernetes é gerenciado pelo Tableau criando uma conexão de saída do cluster para dois locais gerenciados.

Em seguida, você cria e implanta um contêiner Docker em seu cluster Kubernetes, o que permite que o Tableau implante e gerencie remotamente o agente do Data Connect em um contêiner Docker por meio da conexão de saída do cluster. Depois de estabelecer a conexão, você poderá especificar o mapeamento para suas fontes de dados de rede privada e usá-los para acessar seus dados.

Seus dados são transmitidos diretamente do agente do Data Connect para o Tableau Cloud. O Data Connect não requer acesso à rede externa, falhas de firewall ou acesso remoto à máquina.

Arquitetura

  1. Tableau Cloud -> serviço de orquestração

  2. Cluster Kubernetes -> serviço de orquestração

  3. Cluster Kubernetes -> contêiner Docker

  4. Usuário do Tableau -> Tableau Cloud

  5. Agente de Data Connect (contêiner Docker) -> Tableau Cloud

  6. Agente de Data Connect (contêiner Docker) -> banco de dados do cliente

Limites ambientais

Aplicação

O Data Connect fornece escalabilidade e recursos de gerenciamento simplificados de cargas de trabalho em contêineres.

Orquestração

Um cluster Kubernetes gerenciado e mantido remotamente que hospeda os contêineres do Data Connect.

Infraestrutura

Armazenamento, rede e computação (SO, CPU, memória) são os recursos necessários para a camada de infraestrutura de computação.

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!