Implantar Data Connect

Antes de implantar o Data Connect em sua organização, verifique se você atendeu aos pré-requisitos:

Etapa 1: configurar seu cluster

Verifique a seguinte conectividade e acesso:

  • A infraestrutura, o cluster e o contêiner do Data Connect exigem acesso de rede aos serviços do provedor de orquestração (número 2 na imagem acima) e ao Tableau Cloud (somente saída, número 5).

  • A infraestrutura, o cluster, o contêiner e o agente do Data Connect exigem acesso de rede ao seu banco de dados (número 6).

Consulte Especificações de rede.

Implantar e configurar

Execute o seguinte procedimento em cada computador da sua organização onde você deseja executar o cluster Kubernetes.

  1. Verifique se o seu volume secundário não está formatado. No nó do linux, execute o seguinte comando:

    lsblk -f

    A imagem a seguir mostra um exemplo em que o volume extra nvme1n1 em um nó de cluster está não formatado, e o FSTYPE está em branco:

  2. Na guia Data Connect, em Pools, clique no botão Novo pool. Na janela Novo pool, insira um nome de pool e em seguida clique em Criar.

  3. Na guia Data Connect, em Cluster e Nós, clique em Novo Cluster. Na janela Novo cluster, insira um nome de Clusters e em seguida clique em Criar.

  4. No cluster que você acabou de criar, clique na coluna Ações e então clique Novo nó. Na janela Adicionar novo nó, clique em Baixar arquivo.

    Um arquivo cluster.tar é baixado na sua pasta Downloads. Este arquivo contém os scripts de bootstrapping que você executará no nó.

  5. Copie o arquivo cluster.tar no computador. O exemplo a seguir mostra como copiar o arquivo tar, extrair os arquivos, alterar o script para um arquivo executável e, em seguida, executar o script. O exemplo mostra isso no contexto da AWS. Alterar os caminhos do arquivo para o seu ambiente.

    Execute os seguintes comandos como usuário root ou sudo, substituindo <key-name> e <IP-address> com seus valores:

    > scp -i <key-name>.pem /Downloads/cluster.tar ec2-user@ip-<IP-address>.us-west-2compute.internal:~/

    > ssh -i <key-name>.pem ex2-user@ip-<IP-address>.us-west-2compute.internal

    > tar -xvf cluster.tar

    > chmod +x onboard_node.sh preflight_check.sh

    > ./onboard_node.sh

    Observação: bzip2 não é instalado com o Ubuntu por padrão. Para instalá-lo, execute apt install bzip2 -y.

    Depois que o script for executado, você verá Successfully performed all operations na janela do terminal, e a equipe do Tableau iniciará o processo de provisionamento.

    Se você encontrar um erro, verifique se sua implantação atende aos requisitos mínimos de hardware e às especificações de rede descritas em Planejar sua implantação do Data Connect.

  6. Na guia Data Connect do seu site, encontre o status do pool que você criou na etapa 2. Na coluna Ações, clique em Atribuir Cluster e selecione o cluster que você criou na etapa 3.

  7. Clique na divisória (⌄) no cluster para ver o nome do host e as ações disponíveis. Se essas informações não forem exibidas, talvez seja necessário recarregar a página. Depois de confirmar que o nome do host é o nó de destino, clique em Aceitar nó e, em seguida, em Confirmar.

    O nó do cluster passa para o status de Provisionamento. O provisionamento do nó pode levar uma hora ou mais.

  8. Quando o status do seu nó mudar para Disponível, navegue até o pool ao qual você atribuiu o cluster e clique no botão de ações (...), em seguida, clique em Atualizar tokens. Verifique se você está atualizando os tokens para o pool correto e clique em Confirmar.

  9. Aguarde a atualização do token ser concluída. Quando concluída, o status do pool é definido como Disponível. Navegue de volta para o cluster e clique na divisória (⌄) para recolher a seção do nome do cluster. Clique no botão de ações para o cluster (...) e então clique Obter informações de registro do contêiner.

    • Se você receber um erro ao tentar esta etapa, o registro ainda não foi implantado e o processo de provisionamento ainda pode estar sendo finalizado. Espere alguns minutos e tente novamente.
    • Quando as informações do registro (nome do servidor, nome de usuário e senha) forem exibidas, copie-as para a próxima etapa.

Etapa 2: criar sua imagem base e publicar

Nessa etapa, você criará sua imagem base com os drivers necessários, em seguida publicará a imagem no registro de contêiner do Docker. Antes de começar:

  • Verifique se você tem as informações de registro do contêiner do Docker da etapa anterior.

  • Cada pool pode ter sua própria imagem base e conjunto de drivers exclusivos.

  • Se você planeja se conectar usando um arquivo TDC, precisará incluir esse arquivo na sua imagem base. O usuário do sistema, tableau, deve ter acesso de leitura a este arquivo. Para obter mais informações sobre como criar e armazenar este arquivo, consulte o tópico de ajuda do Tableau Desktop, Personalize e ajuste uma conexão(O link abre em nova janela).

Construir o contêiner

O procedimento a seguir mostra um exemplo de construção de um contêiner. Pode ser necessário instalar ferramentas de gerenciamento de pacotes ou outras ferramentas específicas para sua implantação. Observe que a imagem do docker que você criou deve ser da Red Hat, pois o instalador do Tableau Bridge é um instalador da Red Hat (arquivo *.rpm).

  1. Faça login em qualquer cluster do Data Connect. Copie o arquivo cluster.tar no computador. O exemplo a seguir mostra como copiar o arquivo tar, extrair os arquivos, alterar o script para um arquivo executável e, em seguida, executar o script. O exemplo mostra isso no contexto da AWS. Alterar os caminhos do arquivo para o seu ambiente.

    Execute os seguintes comandos como usuário root ou sudo, substituindo <key-name> e <IP-address> pelos seus valores:

    scp -i <key-name>.pem /Downloads/cluster.tar ec2-user@ip-<IP-address>.us-west-2compute.internal:~/
    ssh -i <key-name>.pem ec2-user@ip-<IP-address>.us-west-2compute.internal
    tar -xvf clustertar.tar
    chmod +x onboard_node.sh preflight_check.sh
    ./onboard_node.sh
  2. Instale o Docker e as ferramentas de suporte conforme necessário:

    #RedHat
    sudo dnf install -y container-tools podman-docker
    #Ubuntu
    sudo apt-get update -y
    sudo apt-get install -y docker.io
  3. Crie o Dockerfile:

    touch Dockerfile
  4. Atualize o Dockerfile para incluir os drivers que dão suporte às conexões. Os comandos especificados neste Dockerfile serão executados durante o tempo de compilação da imagem base. Por exemplo:

    # example base 
    FROM registry.access.redhat.com/ubi8
    RUN yum -y update
    WORKDIR /
    # Go to https://tableau.com/support/drivers
    # Follow the instructions to install your drivers for linux
    CMD [“/bin/bash”]

    O diretório de destino para os arquivos do driver pode variar. Consulte Baixar driver do Tableau(O link abre em nova janela) para obter mais detalhes.

    Observação: o Data Connect oferece suporte a conectores do Exchange que têm um driver Linux e são rotulados como “Funciona com o Tableau Cloud via Bridge.” Para obter mais informações, consulte Conectores do Exchange do Tableau(O link abre em nova janela).

    Exemplo de linhas do Dockerfile para driver JDBC público, usando o comando curl para baixar o driver:

    RUN mkdir -p /opt/tableau/tableau_driver/jdbc
    RUN curl --location --output /opt/tableau/tableau_driver/jdbc/<file> <URL>
    				

    Exemplo de linhas do Dockerfile para driver JDBC não público, usando copy:

    RUN mkdir -p /opt/tableau/tableau_driver/jdbc
    COPY  <file> /opt/tableau/tableau_driver/jdbc

    Exemplo de linhas do Dockerfile para driver taco, usando copy:

    RUN mkdir -p /home/tableau/Documents/My_Tableau_Bridge_Repository/Connectors
    COPY  <file> /home/tableau/Documents/My_Tableau_Bridge_Repository/Connectors
  5. Enquanto você ainda estiver logado no seu nó de cluster do Kubernetes, defina a variável POOL_ID com o valor do seu id do pool. Para exibir o valor de id do pool, abra a guia Data Connect e clique no nome do pool.

    • Defina o valor do registro que você copiou para os respectivos valores.

      REGISTRY_HOSTNAME=registry_host_name_you_copied
      REGISTRY_USERNAME=registry_user_name_you_copied
      REGISTRY_PASSWORD=registry_password_you_copied
    • Defina o valor da ID do pool:

      POOL_ID=<pool_id_value>
  6. Crie o contêiner que é usado como imagem base.

    docker build -f <path_to_dockerfile> -t $REGISTRY_HOSTNAME/bridge-base:$POOL_ID .
  7. Entre no nó Kubernetes existente e envie a imagem para o registro do contêiner local.

    docker login --username $REGISTRY_USERNAME $REGISTRY_HOSTNAME
    docker push $REGISTRY_HOSTNAME/bridge-base:$POOL_ID
  8. No pool que você está configurando, clique no botão de ações (...) e clique em Atualizar imagem base. Essa ação iniciará uma implantação usando a imagem base e pode levar até 10 minutos.

    Observação: sempre que uma nova imagem base for criada e atualizada, uma nova implantação será criada. O agente do Bridge usado para a imagem base anterior persistirá como um ativo não atribuído. Não exclua agentes do Bridge não atribuídos.

Etapa 3: mapear um domínio para um pool

Os nomes de domínio que você especifica na lista de permissões são os nomes de servidor usados na conexão da fonte de dados.

  1. Na guia Data Connect, na seção de lista de permissões de pool e rede privada, selecione o pool que você atribuiu e clique em Novo Domínio na coluna Ações.

  2. Na caixa de texto Domínio, insira o URI do domínio usando as informações descritas em Regras de registro da lista de permissões. O URI de domínio que você especificar terá como escopo apenas o pool que você está configurando.

  3. Em Permissões de domínio, certifique-se de que o botão de opção Permitir esteja selecionado.

  4. Quando concluir, clique em Salvar.

Solucionar erros de conexão

Você deve configurar sua infraestrutura de rede para que o Data Connect possa alcançar todas as fontes de dados necessárias às quais você deseja se conectar. Para verificar se o Data Connect pode acessar suas fontes de dados, execute o seguinte comando curl nos nós onde o Data Connect será executado:

$ curl -v $DB_HOSTNAME:$DB_PORT

Se você configurou sua conexão, deverá ver uma coleção de respostas. Alguns exemplos são mostrados aqui:

  • Host $DB_HOSTNAME:$DB_PORT was resolved: confirma que os servidores DNS resolveram o nome do host com sucesso.

  • Connected to $DB_HOSTNAME: confirma que o nó tem conexão de rede.

  • Empty reply from server. Closing connection: isso é esperado, pois curl não é um cliente de banco de dados.

  • Could not resolve host: $DB_HOSTNAME: há um problema com a resolução de DNS.

  • Trying $DB_IP_ADDRESS:$DB_PORT: quando esta mensagem é seguida por um resultado travado, há um problema de rede.

Se você estiver usando um terceiro para a infraestrutura de conexão de dados, certifique-se de que a lógica de rede não esteja sendo interrompida por esse terceiro.

(Opcional) Etapa 4: compartilhar clusters entre sites

Por padrão, os clusters do Data Connect e seus nós correspondentes são usados apenas pelo site onde foram criados originalmente. Mas os clusters do Data Connect podem ser compartilhados entre todos os sites dentro do seu locatário do Tableau Cloud Manager. Compartilhar clusters permite que consultas em diferentes sites dentro do locatário usem a mesma infraestrutura de nós.

Para garantir a privacidade dos dados em todos os sites, nenhum dado sobre seu cluster compartilhado fica disponível para outros sites em seu locatário.

Observação: compartilhar um cluster é uma operação permanente. Para cancelar o compartilhamento de um cluster, você terá que removê-lo e reinstalá-lo.

Os clusters só podem ser compartilhados depois de serem aceitos com sucesso no site original onde foram criados.

Para compartilhar um cluster do Data Connect:

  • Navegue até o cluster que você deseja compartilhar, clique nas reticências de ação (...) e clique em Compartilhar.

Depois de compartilhar o cluster, os administradores do site em outros sites dentro do seu locatário poderão usar o cluster com quaisquer pools que criarem em seus sites.

(Opcional) Etapa 5: criação de um pool em um cluster compartilhado como um destinatário de cluster

Antes de criar seu pool como um destinatário em um cluster compartilhado, verifique o seguinte:

  • O cluster compartilhado tem conectividade de rede com os bancos de dados usados pelo seu site

  • Todos os drivers de banco de dados necessários para o banco de dados em seu site devem ser instalados no cluster

Para começar a usar um cluster compartilhado como um destinatário de cluster, você precisará se comunicar com o proprietário do cluster para que a imagem base do seu pool seja adicionada ao cluster:

  1. Na guia Data Connect, em Pools, clique no botão Novo pool.

  2. Na janela Novo pool, insira um nome de pool e em seguida clique em Criar.

  3. No novo pool, clique em Atribuir Cluster, selecione o cluster compartilhado, clique nas reticências de ação (...) e clique em Tokens de atualização.

  4. Verifique se você está atualizando os tokens para o pool correto e clique em Confirmar.

  5. Quando o status do pool estiver definido como Disponível, copie o Pool_ID do seu pool. Para exibir o valor Pool_ID, clique no nome do pool.

  6. Adicione uma imagem base para seu site. Consulte a Etapa 2: criar sua imagem base e publicar, acima.

    O administrador com acesso ao cluster precisará construir um novo contêiner com o valor Pool_ID como parte da adição da imagem base. Você também precisará dos valores de registro no site que criou originalmente o cluster, que podem ser fornecidos pelo proprietário do cluster.

  7. Depois que a imagem base for publicada no registro do contêiner local, navegue até o pool no site de compartilhamento e clique em Atualizar imagem base.

  8. Para concluir a configuração, consulte, Etapa 3: mapear um domínio para um pool, acima.

Adição de um nó de um cluster existente

  1. Navegue até o cluster e clique em Novo nó.

  2. Siga as etapas 4, 5, 7, 8, 9 do procedimento acima, Etapa 1: configurar seu cluster. Omita a etapa 6, pois você não precisará atribuir o cluster.

  3. Após a conclusão da etapa de atualização do token, vá para o pool associado ao cluster e clique em Atualizar imagem base.

Observação: quando uma nova imagem base for criada e atualizada, uma nova implantação será criada. O cliente do Bridge usado para a imagem base anterior persistirá como um ativo não atribuído. Não exclua clientes do Bridge não atribuídos.

Remoção de um nó de um cluster existente

Depois que um nó é removido de um cluster, o cliente do Bridge não poderá mais ser acessado pelo Tableau Cloud. Todos os trabalhos em execução no Data Connect no momento em que o nó for excluído falharão. Entretanto, nenhum trabalho adicional será encaminhado para esses clientes do Bridge.

Para remover um nó, navegue até o cluster, clique nas reticências de ação (...) e selecione Excluir.

Atualização de imagens base para pools existentes

Se você decidir utilizar um novo banco de dados ou atualizar um driver que seu cluster do Data Connect usará, poderá fazer alterações nas imagens de base existentes para acomodar essas alterações. Para fazer isso, atualize o arquivo do contêiner com as alterações conforme explicado em Etapa 2: criar sua imagem base e publicar. Depois de atualizar o arquivo do contêiner, clique em Atualizar imagem base. A implantação do novo gerador de imagens base pode levar até 15 minutos. Sua imagem base anterior será usada até que a nova imagem base seja implantada com sucesso.

Solução de problemas em conectividade de banco de dados

Comece validando se seus domínios estão de acordo com as regras de registro da lista de permissões. Consulte Configurar os pools.

Em seguida, confirme se você configurou sua infraestrutura de rede para que o Data Connect possa alcançar todas as fontes de dados necessárias às quais você deseja se conectar. Para verificar se o Data Connect pode acessar suas fontes de dados, execute o seguinte comando curl nos nós onde o Data Connect será executado:

$ curl -v $DB_HOSTNAME:$DB_PORT

Se você configurou sua conexão, deverá ver uma coleção de respostas. Alguns exemplos são mostrados aqui:

  • Host $DB_HOSTNAME:$DB_PORT was resolved: confirma que os servidores DNS resolveram o nome do host com sucesso.

  • Connected to $DB_HOSTNAME: confirma que o nó tem conexão de rede.

  • Empty reply from server. Closing connection: isso é esperado, pois curl não é um cliente de banco de dados.

  • Could not resolve host: $DB_HOSTNAME: há um problema com a resolução de DNS.

  • Trying $DB_IP_ADDRESS:$DB_PORT: quando esta mensagem é seguida por um resultado travado, há um problema de rede.

Se você estiver usando um terceiro para a infraestrutura de conexão de dados, certifique-se de que a lógica de rede não esteja sendo interrompida por esse terceiro.

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!