Um processo repetível para o Tableau Blueprint

O Tableau Blueprint é um guia passo a passo para que sua organização se torne impulsionada por dados. Ele oferece planos, recomendações e diretrizes concretas abrangendo o estabelecimento de uma base de trabalho e três fluxos de trabalho básicos que transformarão processos repetíveis em funcionalidades essenciais. Esses tópicos guiarão você pelos principais pontos de decisão com um processo de quatro etapas comprovado e repetível:

  1. Descoberta — Reúna informações e perspectivas de patrocinadores e das várias partes interessadas sobre a arquitetura da sua empresa, o uso de dados e análises entre as equipes de negócios e as habilidades analíticas presentes e necessárias.
  2. Governança — Defina controles, funções e processos repetíveis para disponibilizar os dados e o conteúdo apropriados para o público correspondente. 
  3. Implantação — Estabeleça os processos repetíveis e iterativos nos três principais fluxos de trabalho para instalar e configurar o software, educar os usuários e habilitar canais de comunicação.
  4. Evolução — Monitore a utilização da plataforma, avalie o engajamento dos usuários e realize atividades de engajamento para promover e apoiar a expansão do uso de dados e análises.

Para implantações existentes, use este modelo para avaliar seus recursos atuais, incluindo quais são os seus pontos fortes e em que áreas há espaço para crescimento e aprimoramento.

Etapa 1: Descoberta

O Tableau Blueprint inclui o Planificador do Tableau Blueprint, um ativo de planejamento abrangente que ajudará você a reunir de forma sistemática as informações corretas necessárias para vincular os dados às suas iniciativas estratégicas, definir sua estratégia de análise, descobrir casos de uso de análise e reunir os Funções e responsabilidades do patrocinador executivo e a Funções e responsabilidades em uma equipe de projeto do Tableau. Isso garantirá que você esteja avaliando as necessidades da organização de forma holística, de modo que possa definir uma visão e estratégia adequadas a toda a organização e que acompanhe o seu crescimento ao longo do tempo. Quando a etapa de descoberta estiver concluída, você deverá ter uma noção melhor de onde quer chegar com sua estratégia de análise e as funções necessárias para executá-la. Você deverá revisitar a etapa de descoberta ao adicionar novos usuários e casos de uso, mas ter uma visão clara do estado futuro ajudará você a tomar decisões à medida que avança.

Etapa 2: Governança

Como mencionado acima, uma abordagem de governança clara é um ponto crucial no processo que deve ser abordado com o máximo de antecedência. A governança é algo que afeta todos os fluxos de trabalho. O tempo investido inicialmente para definir de forma colaborativa a governança permite que as pessoas sintam confiança nos dados, use-os com responsabilidade e participem dos processos relacionados a eles. A Governança com o Tableau abrange todos os aspectos da governança no Tableau e ajuda a determinar a melhor abordagem para suas equipes, seus dados e seu conteúdo. Ao trabalhar nas áreas de governança de dados e conteúdo, você definirá padrões, políticas e funções que executam as ações e processos correspondentes nos modelos de governança.

Etapa 3: Implantação

Para expandir a análise para toda a organização com confiança, você precisa de processos repetíveis e iterativos no estágio de implantação à medida que executa sua estratégia de análise. Durante a implantação inicial, é preciso haver coordenação entre os membros multifuncionais da equipe para instalar, integrar e configurar a plataforma do Tableau, educar os usuários e fornecer recursos de capacitação específicos para sua organização. Após a implantação inicial, você integrará novas equipes e casos de uso por meio de recursos de aprendizado e comunicação.

Etapa 4: Evolução

Sua estratégia de análise deve acompanhar a evolução dos usuários, dos conjuntos de habilidades e dos casos de uso em toda a organização. À medida que os processos se tornarem funcionalidades, seus usuários adotarão análises modernas e você adaptará seus modelos operacionais delegando mais responsabilidades ao longo do tempo. A equipe de projeto tem acesso a várias fontes de informações e dados para adaptar e ajustar seu ambiente de análise às necessidades de negócios em constante mudança. A equipe de projeto reagirá ao uso cada vez maior de dados e análises por um conjunto diversificado de usuários estabelecendo um ciclo de feedback para monitorar e avaliar as principais métricas, incluindo o valor comercial alcançado.

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.