Funções e responsabilidades do patrocinador executivo

Antes de implantar o Tableau, você deve identificar patrocinadores executivos. Os patrocinadores executivos definem a visão de análise moderna, alinham projetos a iniciativas transformacionais, nomeiam funcionários para funções de projeto e suporte e garantem a prestação de contas. Eles serão uma espécie de conselho administrativo do uso do Tableau. Os patrocinadores executivos também podem ser conhecidos como Grupo de coordenação do Tableau, Conselho do Tableau ou Comitê executivo de análise. Seja qual for o nome escolhido, essa equipe executiva multifuncional:

  • Comunicar e divulgar a visão de análise moderna para toda a organização.
  • Representar os interesses dos seus respectivos departamentos para estabelecer orçamentos e financiamento.
  • Alinhar o uso da análise com iniciativas estratégicas que impulsionem a transformação organizacional.
  • Aprovará os processos, políticas, diretrizes, funções e responsabilidades da Governança com o Tableau para gerenciar os dados da organização em conformidade com os requisitos comerciais e/ou regulatórios identificados pela equipe de projeto.
  • Defenderá o uso de fatos sobre a intuição, trazendo os dados para o centro das atenções em suas reuniões de departamento como usuário visível e eloquente da plataforma.

 

Dada a diversidade de casos de uso que surgem em uma iniciativa que abrange toda a empresa, a melhor maneira de monitorar o progresso é avaliar até que ponto os dados estão arraigados nas atividades diárias da organização e como isso afeta as decisões comerciais. Os KPIs podem incluir: a porcentagem de engajamento da liderança com o conteúdo do Tableau, como conteúdo vinculado a iniciativas estratégicas; o uso de análises para conduzir reuniões; e as medidas de desempenho do departamento/equipe.

Inicialmente, reuniões mensais devem ser realizadas para acompanhar o andamento da implantação e influenciar suas equipes a adotar o Tableau. Depois que uma rotina operacional é alcançada, as reuniões podem passar para a ser trimestrais.

Dependendo do tamanho e do escopo da implantação, o número de patrocinadores executivos e dos cargos envolvidos (diretoria, vice-presidente etc.) pode variar. Confira abaixo os possíveis membros do comitê executivo de coordenação.

 


Observação: Dependendo da sua estrutura organizacional, a função de diretor geral de dados e análise (CDAO) ou diretor de análise (CDO) e suas respectivas funções subordinadas podem estar situadas no departamento de TI.

 

Função de patrocinador executivo

Responsabilidades

Patrocinador de TI

O patrocinador de TI (CIO/CTO) é responsável pela instalação, configuração e manutenção do Tableau, faz parceria com líderes de negócios e PMEs, habilita o acesso seguro e governado aos dados e transfere a criação de conteúdo para usuários corporativos.

Os KPIs de TI específicos podem incluir: a porcentagem de conteúdo criado por usuários corporativos em comparação à TI, a porcentagem de dados disponíveis em comparação aos dados analisados.

 

Patrocinador de análises

O patrocinador de análises (CDO) implementa a visão de análise moderna, garante a disponibilidade de dados e conteúdo, estabelece planos e trajetórias de aprendizado por funções organizacionais, facilita a comunicação em toda a comunidade de usuários e agrega o valor comercial alcançado.

Os KPIs de análise específicos podem incluir: a porcentagem de usuários treinados, o grau de habilidades analíticas na organização e a porcentagem de usuários que desenvolveram suas habilidades analíticas.

 

Patrocinadores da linha de negócios

Os patrocinadores de linha de negócios (CFO, CMO etc.) defendem o processo decisório embasado em dados em suas respectivas equipes, promovem a criação de conteúdo e o acesso a dados governados, incentivam a colaboração e o compartilhamento e documentam o valor comercial.

Os KPIs de linha de negócios específicos podem incluir: a porcentagem de usuários treinados em uma equipe, a quantidade de conteúdo publicado, a frequência de logon do usuário, os dias desde o último logon, os usuários que efetuaram logon uma só vez e não retornaram.

 

 

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.