Este tópico orienta você no processo de instalação do Tableau Server Independent Gateway.

Seguir esse processo resultará em uma configuração de Independent Gateway com uma conexão direta com a implantação de back-end do Tableau Server. Você pode saber mais sobre os modos de conexão direta versus de relé no tópico Configurar o Tableau Server com Independent Gateway.

Pré-requisitos

  • Você deve usar o Tableau Server 2022.1 ou versões posteriores.
  • Você deve usar um instalador para o Tableau Server Independent Gateway com uma versão com uma versão principal (2022.0, por exemplo) que corresponda à versão do Tableau Server. Recomendamos que as versões secundárias (2022 .1 ou 2022 .2, por exemplo) também correspondam, mas isso não é um requisito. Se a alteração de "ativos estáticos" entre as versões e as versões não corresponderem, você poderá ver algum impacto inesperado na imagem. Por exemplo, os mapas podem não estar atualizados se o Independent Gateway for uma versão anterior ao Tableau Server.
  • Você deve ter uma licença válida do Advanced Management ativada no Tableau Server. Para saber mais sobre o Advanced Management, consulte Sobre o Tableau Advanced Management no Tableau Server.
  • Por padrão, o Independent Gateway deve poder se comunicar com a implantação do Tableau Server de back-end nas portas 80 e 21319 durante a instalação. Você pode alterar essas portas padrão durante a inicialização conforme descrito posteriormente neste tópico.
  • Verifique se a implantação do Tableau Server está completa e íntegra antes de instalar e configurar o Independent Gateway.
  • Verifique se você não está executando nenhum outro aplicativo com reconhecimento da Web no computador em que está instalando o Independent Gateway. Por exemplo, se o httpd do Apache estiver instalado no computador, desinstale-o ou configure o httpd para que ele não esteja escutando ativamente na porta 80.

Instalar o Tableau Server e o Independent Gateway

A instalação do Independent Gateway é feita usando um programa de de instalação autônomo que inclui "tsig" como parte do nome do arquivo para distingui-lo do instalador completo do Tableau Server. É altamente recomendável que você instale o Independent Gateway após instalar o Tableau Server e confirmar que está funcionando conforme o esperado. Para instalar, você deve ter direitos . Você pode instalar uma ou mais instâncias do Independent Gateway, mas cada uma deve ser instalada separadamente. Se você estiver instalando várias instâncias para alta disponibilidade ou para distribuir uma carga pesada de cliente, repita as etapas de instalação para cada instância.

Durante a instalação, um script chamado initialize-tsig.bat é executado. O script solicita as informações necessárias para configurar o Independent Gateway. Depois que o Independent Gateway estiver totalmente instalado, você precisará executar um comando do TSM no nó inicial do Tableau Server para configurar o servidor com detalhes sobre a instância do Independent Gateway.

A instalação do IG consiste nestas etapas:

  • Execute o instalador específico da plataforma.

  • Execute o script de pós-instalação. Isso é feito automaticamente pelo programa Setup.

  • Habilite a instância do Independent Gateway usando o TSM.

Etapa 1: baixar e instalar o Tableau Server

  1. Instalar o TSM: siga as instruções fornecidas neste tópico e conclua as etapas de 1 a 5, que executam o programa de instalação e instalam o TSM.

  2. Ativar e registrar o Tableau Server: forneça a chave do Tableau Server e a chave do Advanced Management na etapa de ativação. Você precisará executar o seguinte comando duas vezes, primeiro com a chave do produto Tableau Server e, em seguida, a chave do produto do Advanced Management:

    tsm licenses activate -k <product key>

  3. Configurar as definições do nó inicial: siga as instruções fornecidas no tópico para configurar as configurações iniciais do nó.

Etapa 2: baixar e instalar o Independent Gateway

Após baixar o arquivo de instalação do Tableau Server Independent Gateway, siga as instruções abaixo para instalar o Independent Gateway.

  1. No computador em que você está instalando o Independent Gateway, entre como usuário com acesso de administrador e clique duas vezes no arquivo de instalação baixado.

  2. Na primeira tela você deve aceitar o contrato de licenciamento antes de continuar.

  3. Depois de aceitar o contrato de licenciamento, você pode realizar uma das duas ações:

    • Instale o Independent Gateway clicando em Instalar
      ou
    • Altere o local de instalação clicando em Personalizar e instale o Independent Gateway:

      Por padrão, o Independent Gateway é instalado em C:\Program Files\Tableau\Tableau Server\independentgateway. Escolha um local diferente, incluindo uma unidade não padrão, por meio de navegação ou digitação de um novo caminho.

      Depois de especificar o local de instalação, clique em Instalar para instalar o Independent Gateway neste local.

  4. O programa de instalação instala o Independent Gateway e executa automaticamente o script initialize-tsig.bat.

    Em uma janela de comando aberta pelo instalador, são solicitados valores que são usados para configurar o Independent Gateway:

    • TSIG_TS_CLUSTER— Obrigatório. Não há valor padrão. Você deve inserir um valor quando solicitado.

      Este deve ser o endereço de internet ou endereços de cada nó no cluster do Tableau Server. Curingas podem ser usados e máscaras de sub-rede podem ser usadas para especificar vários nós. Para especificar vários endereços, separe os endereços por espaços. Os valores devem ser fornecidos em uma das formas aceitáveis pela diretiva Apache httpd mod_authz_host "Obrigatória". Para obter mais informações, consulte https://httpd.apache.org/docs/2.4/mod/mod_authz_host.html(O link abre em nova janela).

    • TSIG_HK_PORT— O padrão é 21319. Essa é a porta usada para solicitações de manutenção de entrada do Tableau Server.
    • TSIG_HK_PROTOCOL— O padrão é http. Os valores válidos são http e https. Este é o protocolo usado para solicitações de manutenção do Tableau Server.
    • TSIG_PORT— O padrão é 80. A porta usada para solicitações externas.
    • TSIG_PROTOCOL— O padrão é http. Os valores válidos são http e https. Este é o protocolo usado para solicitações externas.
    • TSIG_INSTANCE_ID— O padrão é o nome da máquina. Um identificador exclusivo para a instância do Independent Gateway.
  5. A instalação termina quando o script é executado e o Independent Gateway é inicializado.

Etapa 3: habilitar o Independent Gateway no Tableau Server

A última etapa da instalação e configuração do Independent Gateway é habilitar o Independent Gateway no Tableau Server. Para fazer isso, use o comando TSM tsm topology external-services gateway enable -c <file> com um arquivo JSON que identifica a instância ou instâncias do Independent Gateway e fornece ao Tableau Server os detalhes necessários para a comunicação entre o servidor e o Independent Gateway.

O Tableau Server deve estar em um estado interrompido para habilitar o Independent Gateway.

O conteúdo do arquivo JSON do Independent Gateway

O arquivo JSON que você usa para habilitar as instâncias do Independent Gateway no Tableau Server precisa conter o seguinte:

  • id — O valor do id deve corresponder ao TSIG_INSTANCE_ID para a instância específica. Se você não forneceu isso durante a inicialização, o padrão é o nome da máquina (%COMPUTERNAME%) do computador do Independent Gateway. O valor no arquivo json deve corresponder à saída do comando hostname.
  • host — O host deve ser um endereço IP ou um nome que possa ser resolvido por DNS do computador do Independent Gateway.
  • port — A porta deve corresponder ao valor TSIG_HK_PORT especificado na instância do Independent Gateway. Se você não forneceu isso durante a inicialização, o padrão é "21319".
  • protocol — O protocolo deve corresponder ao TSIG_HK_PROTOCOL especificado na instância do Independent Gateway. Se você não forneceu isso durante a inicialização, o padrão é "http".
  • authsecret — O segredo de autenticação deve corresponder ao segredo criado pelo script de inicialização na instância do Independent Gateway.

O segredo de autenticação do Independent Gateway

O script de inicialização cria um segredo exclusivo e compartilhado em cada computador do Independent Gateway. Você precisa desse segredo para habilitar o Independent Gateway no Tableau Server. Copie o segredo e inclua-o em seu arquivo JSON como "authsecret".

O segredo compartilhado está localizado no arquivo tsighk-auth.conf aqui:

C:\ProgramData\Tableau\Tableau Server\independentgateway\config\tsighk-auth.conf

Exemplo de arquivo JSON de Independent Gateway

O arquivo JSON deve estar no formato abaixo. Este arquivo JSON de exemplo mostra valores padrão onde há padrões. Seu arquivo deve usar os valores reais que correspondem à sua instalação do Independent Gateway e à sua organização.

{
"independentGateways": [ { "id": "<IGCOMPUTER>", "host": "<ip address of Independent Gateway computer>", "port": "21319", "protocol": "http", "authsecret": "<shared-secret01>" }, { "id": "<IGCOMPUTER2>", "host": "<ip address of second Independent Gateway computer>", "port": "21319", "protocol": "http" "authsecret": "<shared-secret02>" } ] }

Habilitando o Independent Gateway no Tableau Server

Para concluir a instalação do Independent Gateway, você precisa habilitá-lo usando o TSM.

  1. Copie o arquivo de configuração JSON para o nó inicial do Tableau Server.
  2. No nó inicial, abra um prompt de comando como um administrador.
  3. Execute os seguintes comandos para interromper o Tableau Server, habilite o Independent Gateway usando o arquivo de configuração json e reinicie o servidor:

    tsm stop
    tsm topology external-services gateway enable -c tsig.json
    tsm start

Etapa 4: verificar o Independent Gateway no Tableau Server

Você deve conseguir navegar até a página de entrada do Tableau Server inserindo o endereço do Independent Gateway em um navegador.

Se houver um firewall entre o Independent Gateway e a implantação do Tableau Server de back-end, você precisará abrir as portas dos processos do Tableau Server para conexão direta. Consulte Conexão direta para obter mais informações.

Como alternativa, você pode optar por minimizar os requisitos de porta configurando o Independent Gateway para uma conexão de relé. Consulte Conexão de relé para obter mais informações.

Agradecemos seu feedback!