Utilização de uma abordagem azul/verde para atualizar o Tableau Server

Embora muitas organizações sejam bem atendidas pela realização de uma atualização local do Tableau Server, outras organizações com uso de missão crítica do Tableau podem querer uma abordagem de atualização de nível empresarial mais eficiente que use investimentos de esforço e recursos adicionais para reduzir o risco e impacto. Nesses casos, a Tableau recomenda uma abordagem de atualização “Azul/Verde” para atingir esse resultado, caracterizada por:

  • Implantação confiável de aplicativos em um ambiente de não produção host recém-configurado (versus uma atualização local)
  • Realização de testes de pré-produção da nova versão em seu ambiente de não produção para validar funcionalidades críticas para os negócios, incluindo testes de casos de uso comuns para detectar mudanças de comportamento que podem afetar a organização
  • Teste em ambientes de produção idênticos para validar integrações e requisitos de recursos
  • A capacidade de reverter para a versão anterior rapidamente

Esta orientação de alto nível descreve uma abordagem Azul/Verde para atualizações que foram usadas com sucesso por muitos de nossos maiores clientes para atualizar o Tableau Server (e outros aplicativos de missão crítica) com confiança. As atualizações Azul/Verde são uma prática do setor(O link abre em nova janela) há muito estabelecida; existem muitas variações e as etapas específicas abaixo são um caminho possível. Se você está procurando orientação específica sobre como personalizar essa abordagem para a próxima atualização da organização, converse com seu gerente de conta técnico de suporte Premium ou discuta um contrato de serviços com seu executivo de conta ou parceiro de entrega.

A abordagem Azul/Verde envolve a instalação de uma nova versão do Tableau Server em um ambiente de não produção (sua instalação “Verde”) que espelha a configuração do seu ambiente de produção existente (sua instalação “Azul”). Para fins de sua licença do Tableau, observe que o Tableau concede um direito padrão a dois (2) ambientes de não produção para dar suporte ao único ambiente de produção em sua implantação, conforme descrito no contrato de licença aplicável. Esses ambientes de não produção devem poder ser retirados e usados para este método consistente com o uso pretendido de um ambiente de teste, conforme descrito neste artigo da Base de conhecimento do Tableau: Licenciamento de um ambiente de teste do Tableau Server(O link abre em nova janela).

Ao copiar seu conteúdo do ambiente de produção para a instalação Verde em seu ambiente de não produção (por exemplo, seu ambiente de teste), você pode criar uma instância atualizada do Tableau Server com tempo de inatividade mínimo e a rede de segurança de ter a instalação de produção original para retornar, se necessário. Depois de determinar que todo o seu conteúdo crítico no ambiente Verde é funcional, mude seus usuários para o novo ambiente (Verde). Seu ambiente Verde se torna seu ambiente de produção e sua instalação original (ambiente Azul) pode ser mantida como um ambiente de não produção para dar suporte à sua próxima atualização.

O que se segue é um esboço de alto nível das etapas necessárias para usar Azul/Verde como uma abordagem para atualizar o Tableau Server. Isso pressupõe que você tenha um balanceador de carga ou DNS que permite redirecionar o tráfego do usuário de uma instalação para outra e que baixou a nova versão do Tableau para a qual deseja atualizar.

Importante: suas instalações Azul/Verde devem ser tratadas como ambientes de produção. Elas não devem servir como ambientes de recuperação de desastres ou testes gerais. Para obter mais detalhes sobre a recuperação de desastres, consulte Recuperação de desastres(O link abre em nova janela) no Tableau Blueprint.

  1. Crie uma segunda instalação de servidores que espelhe sua instalação de produção do Tableau Server o mais próximo possível. Esse segundo ambiente é a sua instalação Verde, um ambiente de não produção. Ele deve ter capacidade, recursos e configuração semelhantes aos do ambiente de produção (“Azul”), pois a instância Verde se tornará a instância de produção após a atualização.

  2. Crie um backup inicial e exporte as configurações da instalação do Tableau Server Azul. Você usará isso para o teste de aceitação inicial do usuário (UAT) em verde. Posteriormente, você criará um backup e uma exportação finais e atualizados para usar ao mudar de azul para verde.

    1. Backup: para obter detalhes sobre a criação de backup, consulte Fazer backup dos dados do Tableau Server.

    2. Exportação de configurações: juntamente com um backup, você também precisará exportar as configurações da instalação do Azul. Algumas configurações precisarão ser recriadas manualmente no ambiente Verde. Para obter mais informações, consulte Ativos de backup que necessitam de processo manual

  3. Instale a nova versão do Tableau Server em Verde. Você deve especificar o mesmo tipo de armazenamento de identidade e conta de serviço Run As que usa no Azul.

  4. Use o backup inicial do Azul e a exportação de configurações para atualizar a instalação do Verde.

    1. Restaure a parte traseira do ambiente Azul na instalação Verde.

    2. Importe as configurações que você exportou da instalação do Azul. Talvez seja necessário recriar manualmente algumas das configurações em seu ambiente Verde. Consulte Restauração de uma funcionalidade do núcleo do Tableau Server.

  5. Desative todas as tarefas agendadas em Verde para evitar o envio de mensagens duplicadas durante o teste e não sobrecarregar os recursos do banco de dados. Para obter detalhes, consulte Atualização do servidor - Desabilitar as tarefas agendadas .

  6. Teste a instalação do Verde para confirmar se está funcionando conforme o esperado. Execute o Teste de Aceitação do Usuário (UAT) e simule qualquer teste de carga, se desejado. Se você tiver scripts ou integração de API com o Tableau, também deve testá-los. Quanto mais completo for o teste, melhor preparado você estará para lidar com quaisquer discrepâncias entre a instalação original Azul e a nova instalação Verde.

  7. Prepare a instalação Azul para que você possa criar um backup e exportar as configurações que usará para produção Verde. Isso pode significar restringir o acesso ao Tableau ou enviar uma mensagem instruindo os usuários a não fazerem alterações em seu conteúdo e avisando-os de que todas as alterações feitas após a criação do backup serão perdidas.

  8. Crie um backup final da Azul. Este é o backup que você usará para trazer a Verde ao conteúdo de produção mais recente. Se você faz backups regulares, pode usar o backup de produção mais recente, tendo em mente que quaisquer alterações ou atualizações feitas na Azul após a criação do backup serão perdidas. Recomendamos um “congelamento de alterações” em seu ambiente de produção após a realização desse backup, para que nenhuma nova pasta de trabalho ou fonte de dados seja adicionada e não haja alterações no conteúdo existente.

  9. Exporte as configurações no ambiente Azul, prestando atenção aos ativos que você pode precisar manipular manualmente. Para obter Mais informações, consulte Restauração de uma funcionalidade do núcleo do Tableau Server.

  10. Restaure o backup final do Azul e importe o arquivo de configurações do Azul para o Verde. Faça todas as alterações manuais de configuração necessárias.

  11. Execute UAT/verificações de integridade de conteúdo Verde.

  12. Reative agendamentos para quaisquer trabalhos, assinaturas e notificações que você desabilitou na Etapa 5 acima.

  13. Mude seus usuários para Verde usando um balanceador de carga ou DNS e bloqueie o acesso para Azul.

  14. Verifique se o servidor Azul está funcionando conforme desejado e monitore os problemas de carga de produção. Se você tiver Advanced Management, poderá usar a Resource Monitoring Tool para monitorar o desempenho.

  15. (Opcional) Se você não estiver mantendo seu ambiente Azul para atualizações futuras, desative as chaves de produto do ambiente Azul:

  16. (Opcional) Se você não estiver mantendo seu ambiente Azul para atualizações futuras,pare-o e prepare-o para descomissionamento. Para obter detalhes sobre a desativação, consulte Remover o Tableau Server do computador.

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!